Retrospectivas de Leituras de 2019 com recomendações

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Maestro
OSS
OSS
Contato:

Re: Retrospectivas de Leituras de 2019 com recomendações

Mensagem por Maestro » 29 Dez 2019 10:45

Sou extremamente inconstante com leitura, cheguei a ler 35 em um ano, nesse não chegou a 5, minha rotina muitas vezes não colabora tanto.
Mas vamos lá.

Esse ano li:
Tipos Incomuns
Livro de contos do Tom Hanks, FDP é foda até nisso, a estrutura é bem agradável e cadenciada, livro pra se digerir em 1 semana e meia, os contos são muito bem construídos (é um formato de literatura pra lá de subestimado, sobretudo no Brasil) com 2 ou 3 plots bem construídos, mas o que se destaca aqui é a escrita, é o prazer de ver o tom Hanks atuando, só que no papel. Nota- 8.6

A perfeita ordem das coisas: David Gilmour
O livro é uma autobiografia não oficial.
Como nunca tinha lido nada do autor( ele escreveu clube do filme, fez um certo sucesso) me surpreendi com a veracidade e acerto na escolha das palavras, o poder de descrever sensações do cotidiano ao longo de uma vida inteira também foi uma surpresa aprazível, encaixa com a proposta narrativa, e eventualmente, todos nos identificamos com uma ou outra passagem de maneira aterradora( principalmente nas sensações, não na vivência em si) logo, não sei se é a maneira como me marcou, mas é sem dúvida um livro certamente cru, nada como um Bukowski, obviamente, porém nota-se uma qualidade já não encontrada nos romances desse século.Nota- 8.9

Charles Bukowski Misto quente: é Bukowski, Nota-9.3

Aprendendo a Viver, Sêneca: É incrível como certos livros descrevem épocas futuras com tanta precisão, Sêneca é uma aula de como se viver a vida, apesar de profundamente diferentes, estoicismo seria descrito por mim como um Niilismo "light", é raro encontrar paz na literatura, mas neste aqui cheguei perto, pretendo reler. Nota- 8.9

O pianista: Leitura de 2018, livro excelente, retrato honesto e puro de um momento extremamente terrível e desesperador, quase sempre dá em arte de alta qualidade, perspectivas humanizadas de tempos tão insólitos quase sempre me conquistam rsrsrsrs( Não vou dar nota, as condições que o levaram a ser escrito não condizem com a ideia, mas pelo impacto causado em mim, seria um 9)

Estes foram os livros decentes que li, fora eles, nenhum que tenha sido memorável, podem ser até bons, mas tão fugazes quanto.

(Sim, sou frouxo com literatura, dou notas altas pq procuro sempre escolher com muito afinco livros, uma das metas pra esse ano é sair da zona de conforto em relação a isso)

jitsunaja
Contato:

Mensagem por jitsunaja » 29 Dez 2019 18:39

Li 54 esse ano.. fiz uma lista com os livros lidos, depois vou ver e postar aqui. Tentei bater 60, mas vi que ia acabar lendo a contragosto e ia ser uma merda. Esse mês li quatro livros, agora eu estou lendo “Dedique-se de coração” (a história da starbucks) e “Generals of God”. Ambos são muito bons.

FL28
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por FL28 » 29 Dez 2019 22:42

Li uns 25 livros esse ano, alguns técnicos e alguns de literatura, sendo os melhores:

Guerra e Paz, do Tolstoi. Foi o primeiro romance de fôlego que eu resolvi ler e não me arrependo, foi a minha melhor leitura do ano e uma das melhores da vida. A narrativa das invasões napoleônicas é magnífica, além das histórias das famílias serem muito boas e muito bem inseridas no contexto histórico que o livro narra.

A Montanha Mágica, do Thomas Mann q eu peguei na sequência e foi um livro q no começo eu não tava gostando muito mas q ao longo da narrativa acho q eu passei a entender melhor o estilo e intenção do autor na obra e do meio pro final o livro fica bom demais.

O Fio da Navalha, do Somerset Maugham. É mais curto que os outros dois e a história se passa pós 1a guerra e conta a história de alguns personagens com ambições e visões de vida totalmente diferentes mas que tinham em comum a amizade com o narrador do livro, que vai se encontrando ao longo da vida com os personagens e a história de cada um deles vai se desenvolvendo.

Esses 3 foram os que mais me agradaram entre os de literatura.

Andy

Mensagem por Andy » 30 Dez 2019 09:09

Eu lia muito....infelizmente não tenho lido muito nos últimos anos, minha esposa continua lendo bastante...eu tenho assistido muitos vídeos ao invés de ler, mas também com conteúdos legais.

Temos um ambiente em casa com mais de 500 livros, não é bem uma biblioteca...é um misto de quarto de hóspedes com escritório informal para estudos.

Em toda visita a shopping, compramos livros, é tradição que vem de anos e anos.

Fabricio Melgado
Contato:

Mensagem por Fabricio Melgado » 30 Dez 2019 21:37

Estou querendo aproveitar as férias para ler o livro "Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos"
Iniciei faz pouco tempo e parece um livro bem interessante.

Zocalo

Mensagem por Zocalo » 30 Dez 2019 22:25

Li 28 livros este ano, minhas recomendações são:

12 regras para Vida - Um antidoto para o caos - Jordan Peterson (Livro foda, virou meu livro de cabeceira)

Trilogia Guerra do Velho - Jon Scalzi (A maior surpresa do ano, virei fâ do cara, para quem curte Sci-Fi pode ir sem medo)

Kenobi (Este estava na lista há tempos, gostei bastante e mesmo não sendo mais cânone foi legal ver o velho Ben em ação)

Sapiens: Uma Breve História da Humanidade - Yuval Harari (um soco na cara de todos os professores de história que eu tive)

Moneyball - Michael Lewis (virei fã de Baseball por conta do livro, li duas vezes)

-----------------------------------------------------

Comecei a ler Duna ontem, livro gigantesco, muita informação, vamos ver o que vai dar.

Não sei vocês, mas eu gosto de ler coisas misturadas, termino um scifi, começo a ler um sobre política, termino volto a ler um romance (li os dois primeiros livros do Harry Potter, nunca vi nenhum filme e gostei dos livros, bons livros para ler antes de dormir)

kyo_spirit
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por kyo_spirit » 02 Jan 2020 22:25

Pro pessoal fazer um controle legal, indico o Skoob, o app faz cálculo até de páginas lidas. Uso muito pra não esquecer de alguns alguns q quero ler.

Sobre as indicações do pessoal, gostaria de gostar de Tolstoi como vcs gostam. Guerra e Paz gostei, fui ler Anna Karenina nesse ano e só terminei pq nunca abandono livros.....é uma novela do Manoel Carlos tendo como cenário Moscou e São Petersburgo kkkkkkkkk.

Vai se passar muito tempo até q tenha paciência novamente de ler Tolstoi
Não existe trabalho ruim, o ruim é ter que trabalhar (Seu Madruga).

PHDookie
Contato:

Mensagem por PHDookie » 02 Jan 2020 23:17

PEssoal o livro o Poder do Hábito é bom?? Recomendam??

Responder