Celão escreveu: ↑02 Jan 2020 09:43A melhor definição que ouvi sobre o Chico "cantor" foi de um gerente meu uns 25 anos atrás, quando eu trabalhei em uma loja de discos. Ele dizia que o Chico era um ótimo intérprete de SUAS músicas. O que ele queria dizer é que o CB não estragava suas músicas ao interpretá-las, ainda que suas ótimas composições exigissem grandes interpretações. É claro que a Maria Bethânia é muito melhor cantora que o Chico, mas essa diferença monstruosa não se vê nas interpretações de Olhos nos Olhos, por exemplo. Isso porque quem gosto do CB tende a relevar sua pouca técnica, preferindo apreciar o pacote completo (combo composição + interpretação). É como já foi dito aí sobre o Cartola. Eu prefiro ouvir As Rosas não Falam na voz do Cartola, ainda que a Beth Carvalho tenha sido muito melhor cantora.
Sobre o Chico compositor, existe uma "força maior" que não me deixa descartar a teoria de que ele não era o verdadeiro compositor de suas músicas. Sei que isso parece loucura, mas não consigo entender como um cara que compôs todas aquelas lindas canções no anos 60/70 não fez nada nem perto em termos de qualidade nos últimos 30/35 anos.
Por último, em relação à questão política, eu tento separar as coisas. Não concordo com nada que o Chico defende politicamente, mas sei reconhecer o mérito da obra do cara. Também gosto do Geraldo Azevedo, mesmo o cara sendo um petista doente. kkk
Que isso, celao, isso é uma recorrência entre compositores de música popular.
Os caras dão tudo de si nos primeiros anos e depois fica muito difícil alcançar aquele pico, se superar na velhice é muito difícil.
O rock mesmo tá cheio disso.
O Renato russo dizia que o primeiro álbum é o mais fácil, porque ele demora a vida toda do cara pra ficar pronto, tudo que o cara passou da pra servir de inspiração. O desafio é fazer outro do mesmo nível dois anos depois.
E outra, havia uma pujança criativa que era moldada pela época e pelas relações de muita gente boa.
Achar que não é o Chico que faz suas canções não dá, tem várias histórias sobre composições dessa galera, de colaboração. Nego brigava pra ganhar uma música do Chico na década de 70. Além do que, existe uma estética nas músicas do Chico buarque que são sua assinatura artística.