Como apps de entrega estão levando pequenos restaurantes à falência

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
FROST
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Re: Como apps de entrega estão levando pequenos restaurantes à falência

Mensagem por FROST » 10 Fev 2020 21:06

AçoitaBjj escreveu:
10 Fev 2020 20:00
São pontos de vista, o restaurante ganha em visibilidade. É só vc fazer uma comparação simples, procure lembrar a 10 anos atrás como vc escolheria comer uma pizza ou sanduíche?? Iria por indicação de alguém que já foi lá ou tentaria a sorte (eu sou da época de buscar na listas telofônica-pag amarelas pra fazer um pedido), mas dificilmente iria em um restaurante novo que pouca gente conhece. Hoje, diversos restaurantes novos já tem um potencial competitivo com grandes franquias e restaurantes antigos; restaurantes antigos ,que vc de alguma forma já tenha se frustrado a muito tempo, podem ser melhor avaliados e levar você a mudar de opinião. O grande problema que vejo é a falta de entendimento sobre o marketing e a maneira de gerir o negócio que a concorrência atual exige, restaurantes antigos não querem mudar sua enraizada estrutura e nem aprender coisas novas ai ficam de mimi do carai.
Eu concordo contigo, em meu outro post até disse que dependia 80% do negócio. É uma ótima ferramenta.

Eu mostrei o lado prático de por exemplo algum pequeno empreendedor (no caso eu) que não tinha capital pra ter um lugar físico e dependia só de delivery, o app era uma ferramenta viável mas que pelo alto custo se tornou inviável, o que me obrigou a fechar o negócio.

E a nota do meu estabelecimento era altíssima (4,8) com + de 200 avaliações.
Kabeça Grande BJJ escreveu:
10 Fev 2020 20:02
Como é o serviço de motoca aí, Frost? Qual região tu é? Tem mto motoca disposto a trampar por entrega?
Sou da região de Campinas, aqui há muita demanda por esse tipo de serviço, o que acaba encarecendo bastante a mão-de-obra, lei de mercado.

Por exemplo, caso vc tenha um estabelecimento e queira contratar um free lance motoboy, terá que pagar 60 conto/dia+alimentação+a taxa de entrega que fica pra ele. Convenhamos, eu não conseguia tirar isso livre numa noite com bom movimento.

Caso queira pegar o do ifood, são 14% a mais pelo serviço + a taxa de entrega que também fica com o motoboy.
The Griot escreveu:
10 Fev 2020 20:26
Repassa o preço pro consumidor e ele decide se quer comprar lá ou não, ué.

Qual o prejuízo pro estabelecimento se o cliente não quiser comprar lá se o hambúrguer que poderia custar 15 tá sendo anunciado por 25?
Bicho, se até mesmo na época que teve um aumento considerável na carne e eu repassei parte desse aumento já teve queda nas vendas, isso que foi um aumento de 3 reais, imagina um de 10.

A prática é muito mais cruel que a teoria. Respondendo sua pergunta, o prejuízo é simplesmente o negócio deixar de existir.

Bayek
Contato:

Mensagem por Bayek » 10 Fev 2020 22:27

nunca usei essas porras de ifood

negócio de gordo tetudo e preguiçoso, gosto é de ir no lugar, comer o lanche feito na hora, quente, ver as vadias e ainda traçar algumas.

Psymarley
Contato:

Mensagem por Psymarley » 10 Fev 2020 22:39

Pode perguntar pra qualquer empresário do ramo de alimentação que o IFood aumenta a rende e em muitos casos até salva o dia com as entregas , é o funcionário que ele não paga “impostos” , vejo isso todos os dias , a primeira coisa que o empresário faz e instalar o iFood e afins na loja.

Kabeça Grande BJJ
Contato:

Mensagem por Kabeça Grande BJJ » 10 Fev 2020 22:48

FROST escreveu:
10 Fev 2020 21:06
Eu concordo contigo, em meu outro post até disse que dependia 80% do negócio. É uma ótima ferramenta.

Eu mostrei o lado prático de por exemplo algum pequeno empreendedor (no caso eu) que não tinha capital pra ter um lugar físico e dependia só de delivery, o app era uma ferramenta viável mas que pelo alto custo se tornou inviável, o que me obrigou a fechar o negócio.

E a nota do meu estabelecimento era altíssima (4,8) com + de 200 avaliações.

Sou da região de Campinas, aqui há muita demanda por esse tipo de serviço, o que acaba encarecendo bastante a mão-de-obra, lei de mercado.

Por exemplo, caso vc tenha um estabelecimento e queira contratar um free lance motoboy, terá que pagar 60 conto/dia+alimentação+a taxa de entrega que fica pra ele. Convenhamos, eu não conseguia tirar isso livre numa noite com bom movimento.

Caso queira pegar o do ifood, são 14% a mais pelo serviço + a taxa de entrega que também fica com o motoboy.

Bicho, se até mesmo na época que teve um aumento considerável na carne e eu repassei parte desse aumento já teve queda nas vendas, isso que foi um aumento de 3 reais, imagina um de 10.

A prática é muito mais cruel que a teoria. Respondendo sua pergunta, o prejuízo é simplesmente o negócio deixar de existir.
foda, irmão. É um leão por dia.
Graças a Deus meu ponto é um centro comercial, ao lado de um hospital, na frente de um ponto de ônibus de avenida movimentada.
Nunca foquei nem nunca vou focar só em delivery.
Investi uns bolsonaros pra deixar o ambiente mais agradável e tento construir a marca.
Tomara q de td certo pra ti.
"Faz teu corre não e depende desses ladrões aí, pra ver" - Xira4e21

Mister pike
Contato:

Mensagem por Mister pike » 10 Fev 2020 23:06

10 Fev 2020 22:48
Graças a Deus meu ponto é um centro comercial, ao lado de um hospital, na frente de um ponto de ônibus de avenida movimentada.
Investi uns bolsonaros pra deixar o ambiente mais agradável e tento construir a marca.
Kabeça você já disse que empreende na area gastronômica.

Você como ninguém pode opinar sobre isso.

Como é sua relação com o delivery? Já usou o ifood e outros aplicativos? O que achou? Ajudou seu negocio ou prejudicou?

FROST
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por FROST » 10 Fev 2020 23:07

10 Fev 2020 22:48
Porra! Top demais!! Tomara que tudo dê sempre certo pra ti!

Eu foquei em delivery de início porque era o que meu bolso permitia, infelizmente tive que cessar o negócio, mas já estou juntando grana novamente pra uma possível reabertura, dessa vez pelo menos com um trailer.

The Boi
Contato:

Mensagem por The Boi » 11 Fev 2020 05:50

Estabelecimento nenhum pode depender de serviços como o iFood. Pode ser uma boa opção temporária para divulgar o estabelecimento porém a longo prazo tem três problemas principais:
- margem de lucro muito pequena ou negativa.
- descontos bancados pelos próprios restaurantes: como mencionado na matéria tem promoções que as plataformas fazem que são bancadas pelos restaurantes e eles perdem muito dinheiro com isso. Promoções bancadas pela plataforma são ok do ponto de vista do restaurante.
- a posição que o restaurante vai aparecer na lista de opções para o cliente é um fator fundamental na escolha. O restaurante tem pouco controle sobre isso (praticamente só as avaliações) e esse procedimento é opaco e não é divulgado pelas plataformas. Essas plataformas de entrega de comida são two-sided marketplaces, onde tanto o cliente como o restaurante são clientes da plataforma. Enquanto a plataforma tiver uma massa crítica de restaurantes ela vai tomar decisões que otimizem o lucro dela e que não façam perder clientes finais. O restaurante não é prioridade. Isso também foi mencionado na matéria, provavelmente por uma mudança no algoritmo de ordenamento um dos restaurantes da matéria de uma hora pra outra passou a receber muito menos clientes.

O maior beneficiado é o consumidor final que tem mais comodidade e se beneficia dos descontos, sejam eles bancados pela plataforma ou pelos restaurantes.
Viril e leiteiro

Kabeça Grande BJJ
Contato:

Mensagem por Kabeça Grande BJJ » 11 Fev 2020 07:58

Mister pike escreveu:
10 Fev 2020 23:06
Kabeça você já disse que empreende na area gastronômica.

Você como ninguém pode opinar sobre isso.

Como é sua relação com o delivery? Já usou o ifood e outros aplicativos? O que achou? Ajudou seu negocio ou prejudicou?
cara, na primeira lanchonete que eu tive, fui sócio com meus irmãos e a gente nao tinha delivery.

Quebramos, mas a gnt era burro demais e fazia umas coisas doidas em termos de adm, como misturar fluxo de caixa com conta pessoal. Sim, não tenho vergonha de assumir tamanha cagada hahaha.

Fomos pra empresas, tocamos a vida e agora resolvi tentar de novo, mas estudando feito louco e sozinho.

To há poucos meses, mas o que fiz foi investir em pesquisa de mercado e achar um ponto bacana, justamente porque depois de tantos anos trabalhando no mercado publicitario eu sabia q deixar meus dados na mão de gigantes de entrega era dar ouro pra quem quer me canibalizar lá na frente. Os dados hj, são o novo petróleo.

Moro em cidade litorânea, então tem muito garoto disposto a entregar de bike. A cidade é plana, meu raio de entrega não passa de 3 bairros e prefiro sempre entregar meus lanches quentes e rápidos, porém poucos do que muito e ter reclamação de prazo e qualidade.

Sendo bem sincero, na pesquisa de mercado que fiz, já deu que algumas pessoas não gostam da taxa alta de entrega pro que eu vendo. Imagina numa cidade pequena, com renda familiar não muito alta, eu repassar 10 reais +ou- num lanche pro consumidor? E se eu assumir esse custo, agora, eu quebro.

Turista da capital paga, mas só ta aqui na temporada e eu preciso por comida em casa o ano todo.

A bike eu passei um mês sem delivery, sentindo minhas demandas (pesquisa é treino, mas prática é jogo) e com plaquinha dizendo q precisava de entregadores.

Demorou, mas achei um menor que estuda de manha, onde não há pedidos, só balcão msm, e ele ta comigo à tarde e comecinho da noite.

Ele tira ali seus 20 mangos dia na semana e 30 dia no fds. Mais 3 reais por entrega. Esses 3 reais eu cobro do cliente.

Esse menino foi um achado. To correndo e fazendo contas pra registrar ele. Mlk nunca deu cano, qd ta sem pedido, o q tem sido raro, ele fica estudando no mesanino.

Mas ainda é td recente, to todo dia rabiscando conta pra caralho pra ver o q faço, mas só vou decidir 3 meses após o carnaval, pois estarei na normalidade de faturamento, não na bolha da sazonalidade do verão.

coisas eu já reparei:

Contra: whats é um saco, come meu tempo no atendimento, as pessoas tem dificuldade de tomada de decisao e escolha,

Pró: mas se tornam fiéis. É sempre a msm galera, cria um laço com o cliente.

Apps o ifood é bom pq eu disponibilizo cardápio e a pessoa escolhe o que quer, chegando pronto pra mim, otimizando tempo de trabalho. Mas ta inviável 27%.

Vale pra um restaurante japonês, pizzaria. Lanches populares ainda não pelo valor do meu ticket médio.

Mas acompanho e pode ser q depois eu coloque o ifood, mas vou me estruturar antes, me consolidar, fazer meu nome, pras pessoas entrarem lá procurando já meu lanche. Deixar minha divulgacao na mão deles, nunca.

Meu lucro jamais pode depender do parceiro. Eu q corra atrás de publicidade.

Kabeça Grande BJJ
Contato:

Mensagem por Kabeça Grande BJJ » 11 Fev 2020 08:03

FROST escreveu:
10 Fev 2020 23:07
Porra! Top demais!! Tomara que tudo dê sempre certo pra ti!

Eu foquei em delivery de início porque era o que meu bolso permitia, infelizmente tive que cessar o negócio, mas já estou juntando grana novamente pra uma possível reabertura, dessa vez pelo menos com um trailer.
vai dar certo irmão. Nós vamos postar aqui felizes da vida hahaha.
Sei q tu ta ligado, mas procura o Sebrae, estuda, junta o q for preciso e mete as caras. Gente q mete a cara pra ralar merece conseguir e to na torcida por vc.

luizmma
Admin
Admin
Contato:

Mensagem por luizmma » 11 Fev 2020 08:56

Delta01 escreveu:
10 Fev 2020 17:58
Todos!!!
Playboy mimado detected :lamo:
Meu país demonstrou vergonha de ter minha cor
(Hã, hã)
Seus cuzão, né pra qualquer um memo não!!!

luizmma
Admin
Admin
Contato:

Mensagem por luizmma » 11 Fev 2020 09:04

Delta01 escreveu:
11 Fev 2020 09:01
Pô man!!! Você lá sabe como foi feito o rango? Dependendo da favela, não tem água encanada, não tem saneamento básico nem nada. O pessoal vive em condições precárias e tão fazendo comida pra vender. Aí o Deltão aqui pega uma cólera, uma diarréia nuclear e vai reclamar com quem? Com a ratazana que mijou em cima do saco de feijão que fica estocado no chão??? (Não que restaurantes também não possua 1 milhão de porquisses kkkkk) Se a comida fosse boa, eu provavelmente nem reclamaria, mas a comida era um lixo, não consegui nem terminar o marmitex.
Porra, tu é o Broka cara, to decepcionado ctg, smp acostumado a comer qualquer naco de comida que lhe oferecem kkkkk
To zuando mano Broka, tem comida boa na favela tbm, assim como tem ruim e duvidosa em restaurante caro.
Tu comeu o podrão la de guaianazes e ainda defecou no banheiro, é uma afronta reclamar de qlq tipo de comida =)) =)) =))
Meu país demonstrou vergonha de ter minha cor
(Hã, hã)
Seus cuzão, né pra qualquer um memo não!!!

FROST
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por FROST » 11 Fev 2020 12:18

11 Fev 2020 08:03
vai dar certo irmão. Nós vamos postar aqui felizes da vida hahaha.
Sei q tu ta ligado, mas procura o Sebrae, estuda, junta o q for preciso e mete as caras. Gente q mete a cara pra ralar merece conseguir e to na torcida por vc.
Com certeza, irmão. Tenho esse sonho e estou em busca do mesmo, não vou desistir, ainda voltarei aqui pra contar a experiência.

Também estou na torcida por você e que tudo dê certo sempre!

Raul Nutti
Contato:

Mensagem por Raul Nutti » 11 Fev 2020 12:32

11 Fev 2020 07:58

Contra: whats é um saco, come meu tempo no atendimento, as pessoas tem dificuldade de tomada de decisao e escolha,

Fala cabeça, cara, uma das pizzarias que eu peço aqui usa um sistema pelo whatsapp mesmo, eles mandam um link automático onde eu monto a pizza que quero e eles enviam pro restaurante o pedido pronto. Se não me engano é pedir.delivery ou algo assim, não sei como funciona, se tem uma cobrança por detrás, mas dá uma olhada pode ser que agilize seus atendimentos.

Depois manda uma mp com o cardápio aí. Sucesso
"In wars, boy, fools kill other fools for foolish causes"
Imagem

Kabeça Grande BJJ
Contato:

Mensagem por Kabeça Grande BJJ » 11 Fev 2020 14:15

Raul Nutti escreveu:
11 Fev 2020 12:32
Fala cabeça, cara, uma das pizzarias que eu peço aqui usa um sistema pelo whatsapp mesmo, eles mandam um link automático onde eu monto a pizza que quero e eles enviam pro restaurante o pedido pronto. Se não me engano é pedir.delivery ou algo assim, não sei como funciona, se tem uma cobrança por detrás, mas dá uma olhada pode ser que agilize seus atendimentos.

Depois manda uma mp com o cardápio aí. Sucesso
ah mlk, já to vendo aqui.
oia como é bom falar das coisas hehehe.

Mister pike
Contato:

Mensagem por Mister pike » 11 Fev 2020 21:14

11 Fev 2020 07:58
cara, na primeira lanchonete que eu tive, fui sócio com meus irmãos e a gente nao tinha delivery.

Quebramos, mas a gnt era burro demais e fazia umas coisas doidas em termos de adm, como misturar fluxo de caixa com conta pessoal. Sim, não tenho vergonha de assumir tamanha cagada hahaha.

Fomos pra empresas, tocamos a vida e agora resolvi tentar de novo, mas estudando feito louco e sozinho.

To há poucos meses, mas o que fiz foi investir em pesquisa de mercado e achar um ponto bacana, justamente porque depois de tantos anos trabalhando no mercado publicitario eu sabia q deixar meus dados na mão de gigantes de entrega era dar ouro pra quem quer me canibalizar lá na frente. Os dados hj, são o novo petróleo.

Moro em cidade litorânea, então tem muito garoto disposto a entregar de bike. A cidade é plana, meu raio de entrega não passa de 3 bairros e prefiro sempre entregar meus lanches quentes e rápidos, porém poucos do que muito e ter reclamação de prazo e qualidade.

Sendo bem sincero, na pesquisa de mercado que fiz, já deu que algumas pessoas não gostam da taxa alta de entrega pro que eu vendo. Imagina numa cidade pequena, com renda familiar não muito alta, eu repassar 10 reais +ou- num lanche pro consumidor? E se eu assumir esse custo, agora, eu quebro.

Turista da capital paga, mas só ta aqui na temporada e eu preciso por comida em casa o ano todo.

A bike eu passei um mês sem delivery, sentindo minhas demandas (pesquisa é treino, mas prática é jogo) e com plaquinha dizendo q precisava de entregadores.

Demorou, mas achei um menor que estuda de manha, onde não há pedidos, só balcão msm, e ele ta comigo à tarde e comecinho da noite.

Ele tira ali seus 20 mangos dia na semana e 30 dia no fds. Mais 3 reais por entrega. Esses 3 reais eu cobro do cliente.

Esse menino foi um achado. To correndo e fazendo contas pra registrar ele. Mlk nunca deu cano, qd ta sem pedido, o q tem sido raro, ele fica estudando no mesanino.

Mas ainda é td recente, to todo dia rabiscando conta pra caralho pra ver o q faço, mas só vou decidir 3 meses após o carnaval, pois estarei na normalidade de faturamento, não na bolha da sazonalidade do verão.

coisas eu já reparei:

Apps o ifood é bom pq eu disponibilizo cardápio e a pessoa escolhe o que quer, chegando pronto pra mim, otimizando tempo de trabalho. Mas ta inviável 27%.

Vale pra um restaurante japonês, pizzaria. Lanches populares ainda não pelo valor do meu ticket médio.

Mas acompanho e pode ser q depois eu coloque o ifood, mas vou me estruturar antes, me consolidar, fazer meu nome, pras pessoas entrarem lá procurando já meu lanche. Deixar minha divulgacao na mão deles, nunca.

Meu lucro jamais pode depender do parceiro. Eu q corra atrás de publicidade.
Vlw pelo feedback chefe. Sucesso pra você e seu negocio.

Responder