Tonio Kröger escreveu: ↑20 Mar 2020 18:47
Eu não acho que o Brasil vá chegar ao nível da Itália por alguns motivos: a Itália é um país do tamanho do estado do Maranhão, com uma densidade de 201 habitantes/km² (a do Brasil é 24 habitantes/km²), a população mais velha da Europa (e a segunda do planeta) e clima mais frio do que o nosso nesta época do ano. A cultura do cigarro por lá é muito pior do que aqui; o hábito de cumprimentar com abraços e as aglomerações de mundiças são similares aos nossos, mas a gente tem melhores hábitos de higiene (lava mais as mãos e toma mais banhos). E o país da pizza recebe um número de turistas bem maior do que o nosso. Por sorte (ou falta de azar), o coronavírus só chegou ao Brasil ao fim do Carnaval, caso contrário estaríamos completamente na merda agora.
O que complica mesmo é a política. Se todos os governadores decidirem imediatamente decretar lockdown e o governo federal apresentar medidas econômicas de socorro aos milhões de prejudicados (aí não me perguntem quais medidas porque eu não sei), a gente consegue achatar a curva de contágio e manter a situação num nível aceitável. Mas se continuar nessa palhaçada de mundiça ir à praia e ao boteco, vai continuar subindo o número de casos e mortos. São 904 casos confirmados e 11 mortos até agora.
Acho a Itália um caso extremo. Mas nos EUA o negócio tá ficando feio e o Brasil tem similaridades com o país (extensão territorial, população, políticas de contenção frouxas até agora, etc.). E os americanos tão decretando lockdown em vários estados.
Vai foder a economia? Vai, sem dúvidas, do mundo inteiro. Mas ou é isso ou o colapso do sistema de saúde, o que causaria um prejuízo sem precedentes ao país. Além, é claro, das perdas humanas.
Vc tá comparando a Itália q eh do tamanha de minas praticamente com um país de tamanho continental..
Os grandes centros tipo sp, rj, bh, ct,... vai tomar um baque fudido.
Nego tá esquecendo q nas favelas eh praticamente impossível de se conter uma porra dessa...
Mano imagina uma rocinha, complexo do alemão da vida tendo surto dessa merda... gente carente n tem infelizmente como se proteger dessa merda... me diga quantas pessoas da comunidade vai ter condição de fazer compras pra um mês inteiro sem sair de casa.
Posso estar falando merda. O problema do Brasil vai ser esse ai