Bancos não vão contribuir, por isso que eu digo, essa crise será pior ainda porque tem o Paulo Guedes lá... o que ele é mesmo ?
Coronavirus - Topico Oficial
- VictorBoxe
- Contato:
Re: Coronavirus - Topico Oficial
-
- Contato:
Eu adicionaria um terceiro ponto - essas economias já estavam entrando ou prestes a entrar em recessão, especialmente, a Europa. O Corona só antecipou e provavelmente tornará a recessão mais intensa. De certa forma, há um belo ganho político ai. O Corona vai ser o bode expiatório perfeito, quando boa parte das causas da recessão são anteriores.O Pregador escreveu: ↑28 Mar 2020 20:51Os EUA ligaram as impressoras em 2 trilhoes de dolares, a Europa ta em modo turbo com a impressora ligada tb, o Brasil já disse que vai ligar a impressora em 1.9 trilhoes de reais, a partir disso é duas opções :
1- esses governos já sabem mais que nós , estão escondendo as informações para não causar panico e já ligaram as impressoras pra tentar conseguir controlar a situação que vai acontecer
2 - estão cometendo uma cagada homérica pois como vc postou naquele estudo, pra nós meros mortais ainda não existem dados pra suportar que justifiquem tais atos....
só o tempo dirá....
Abssss!!!
Os EUA tem a vantagem de poder exportar inflação para o resto do mundo, afinal o dólar é a moeda usada pelo mundo inteiro. Então, eles se ferram em algum momento, mas dividem a conta com o mundo todo. Nós não temos essa capacidade. Temos uma restrição fiscal muito maior e uma capacidade de se endividar sem fazer a economia entrar em colapso muito menor. Além disso, o Brasil não estava no mesmo estágio do ciclo. Nossa economia vinha de uma recessão e estava em recuperação. A conta é mais cara aqui infelizmente.
- Saci na giratória
- Contato:
Atenagoras escreveu: ↑28 Mar 2020 21:44Eu adicionaria um terceiro ponto - essas economias já estavam entrando ou prestes a entrar em recessão, especialmente, a Europa. O Corona só antecipou e provavelmente tornará a recessão mais intensa. De certa forma, há um belo ganho político ai. O Corona vai ser o bode expiatório perfeito, quando boa parte das causas da recessão são anteriores.
Os EUA tem a vantagem de poder exportar inflação para o resto do mundo, afinal o dólar é a moeda usada pelo mundo inteiro. Então, eles se ferram em algum momento, mas dividem a conta com o mundo todo. Nós não temos essa capacidade. Temos uma restrição fiscal muito maior e uma capacidade de se endividar sem fazer a economia entrar em colapso muito menor. Além disso, o Brasil não estava no mesmo estágio do ciclo. Nossa economia vinha de uma recessão e estava em recuperação. A conta é mais cara aqui infelizmente.
O Guedes numa live acabou de falar sobre isso.
Só que seu raciocínio foi o contrário, ele disse que depois da crise o mundo continua em recessão e o Brasil volta a crescer.
É que não demora. 3-4 meses...
"Somente um povo armado é forte e livre" (MUSSOLINI, 1937)
"Povo armado jamais será escravizado" (BOLSONARO, 2020)
-
- Contato:
Essa tem sido a tônica... quanto maior a testagem, menor a letalidade, devido ao efeito da menor subnotificacao. Tem sido assim na Coreia também. No artigo que linkei anteriormente, o epidemiologista diz que a letalidade pode ser tão baixa quanto 0,05%, até no máximo 1%.Rasta escreveu: ↑28 Mar 2020 21:37Lendo aqui algumas materias, inclusive em ingles, sobre os testes na alemanha..
A capacidade la eh de 160.000 por semana.. estao prevendo pros proximos dias 500 mil por semana...
O covid bateu la dia 27 de janeiro... pegando por baixo temos ai 1 milhao de testes ja realizados la. Temos la quase 58 mil resultados positivos e quase 500 mortes
“Ou seja”, 500 mortes para 1 milhao de testes. Na verdade 500 mortes para os 58k positivos né... um pouco menos de 1%
Os testes nao eram feitos em qq um. Tinha q ter sintomas e ter tido contato com alguem infectado...
O melhor a se fazer é testar o máximo possível e também testar a presença de anticorpos (outro colega ja comentou aqui), assim poderíamos saber quem foi infectado, mas se curou e não tem mais o vírus.
- VictorBoxe
- Contato:
O Paulo Guedes tenta, desde que entrou, tirar aos poucos os investimentos na saúde... e agora ? Agora vai gastar...Atenagoras escreveu: ↑28 Mar 2020 20:36Paulo Guedes está numa situação difícil mesmo, mas em situações como essa de grave calamidade pública ou guerra, talvez seja a única situação em que ligar a impressora seja justificável, afinal você precisa de uma soma vultosa de recursos hoje para impedir um colapso. Nesse tipo de situação, o fator time é essencial. Além disso, é inviável politicamente não fazer nada. Diversos estudos mostram que políticas públicas que geram resultados de curto prazo, ainda que ferrem um país no longo prazo, tem melhor aceitação daquelas com efeito negativo no curto e positivo no longo.
Se essas medidas foram boas ou ruins, só o tempo dirá. Pode ser que o corona não fosse tão grave e essas medidas podeiam não ter sido tomadas e assim gerado o alto custo econômico que trará no futuro. Se o corona é tão grave quanto dizem, nenhum liberal clássico, olhando retroativamente, se oporia isso, pois a função do Estado agir em tempos de guerra ou calamidade é um consenso entre todos os autores liberais.
PArte dessa crise é o pÂnico do povo brasileiro em saber que o sistema de saúde desse país é fraquíssimo. Ou seja, reforçar é pra prevenir uma crise dessa também... se o cidadão tivesse um pouco de confiança no sistema público acho que não existiria esse medo total que tá hoje de pisar na calçada....
Vai investir só a hora que acontecer uma coisa dessa ? Alguém acha que quando isso passar o povo vai voltar a andar nas ruas normalmente ? To vendo gente com medo de pisar na calçada literalmente!
Editado pela última vez por VictorBoxe em 28 Mar 2020 21:55, em um total de 1 vez.
-
- Contato:
Ele é pago para gerar otimismo kkkkk ..... mas não acho que este seja o cenário. Antes do Corona, até poderia ser, pois o Brasil está atrasado em relação aos EUA e Europa. Nos já tivemos nossa recessão, mas a pandemia muda tudo. A não ser que a epidemia aqui seja muito menor do que o previsto e os efeitos econômicos não sejam tão devastadores, mas este não parece ser o cenário mais provável.Saci na giratória escreveu: ↑28 Mar 2020 21:50O Guedes numa live acabou de falar sobre isso.
Só que seu raciocínio foi o contrário, ele disse que depois da crise o mundo continua em recessão e o Brasil volta a crescer.
É que não demora. 3-4 meses...
Baita resumo acima do Kratos. Agora, manter safra agrícola, farmácias e mercados com 3 meses de lockdown - acho impossível mesmo. Não dou 30 dias para o desabastecimento começar e o povo, como sempre, colocar a culpa nos empresários gananciosos.
Editado pela última vez por Atenagoras em 28 Mar 2020 22:06, em um total de 1 vez.
- VictorBoxe
- Contato:
Pra quem pensa em concurso público... se ele era avesso aos servidores antes, imagina agora.... e o crime vai crescer depois que isso passar mas apesar disso não vejo investimentos na área de segurança pública..KRATOSCS 85 escreveu: ↑28 Mar 2020 21:55
• Salário de servidor público subiu acima da inflação nos últimos 17 anos. Conversávamos sobre como travar isso daqui pra frente. Demoramos muito, a ponto de chegar demanda da rua para redução de salário do funcionalismo público. Isso está sendo discutido. Existe também discussão de tributar mais as empresas grandes.
• Nâo me atraem essas medidas deflacionárias. Não acho que é momento de fazer isso. Acho mais construtivo ao país travar reajuste do funcionalismo público. Não podemos quebrar as duas pernas das grandes empresas.
Fodeu tudo, só espero que o crime não chegue a níveis nunca antes vistos, mas com tanta gente indo pro fundo do poço acredito ser muito provável....
Pois eh.. Sempre leio artigos como esse da Forbes e nunca deixo de ficar espantado...mephistos escreveu: ↑28 Mar 2020 21:16Eu até concordo, mas acho que será inevitável se no período de uma semana não houver um aumento significativo de casos a quarentena continuar. Não sei como é a realidade nos outros países, mas a grande maioria dos trabalhadores aqui no Brasil dependem de grana contada para pagar as contas no final do mês. Principalmente a enorme quantidade de informais.
Vai ser bem complicado.
78% da populacao vive de salario a salario...
https://www.forbes.com/sites/zackfriedm ... 8bf6084f10
O pessoal ganhando perto de salario minimo eu entendo, mas mesmo 1 em 4 familias ganhando $150K por ano vive dependente do salario mensal... e 1 em 3 ganhando entre 50K e 100K/ano estao na mesma situacao.

https://www.marketwatch.com/story/a-sho ... 2020-01-07
Sei la, acho que talvez eu seja muito frugal...

All it takes for evil to prevail is for good men to do nothing -E.Burke
-
- Contato:
Vc que manja da area o que significa tudo isso? E qual é o cenário pra um futuro proximo que vc ta enxergando?KRATOSCS 85 escreveu: ↑28 Mar 2020 21:55Feedback Webinar Paulo Guedes com XP
Principais pontos:
• Esforço enorme em mostrar que equipe econômica está fazendo tudo o que é necessário para este momento de crise, sempre com cuidado para não criar gastos permanentes.
• Fala convicta de que não há discussão alguma sobre sua saída e que relação com Congresso continua boa. “Sair? Conversa fiada total! Não vou sair. Estamos combatendo um meteoro. Como que eu vou deixar o país nesse momento?”
• Algumas das cias citadas:
- Vale e Ambev doando testes de coronavírus
- Stone e PagSeguro serão canal para as políticas para pequeno e microempreendedor
- Banco do Brasil tem acionistas minoritários e não pode fazer o que Caixa e BNDES fazem
- Azul e outras aéreas precisam de ponte de liquidez neste momento, foi o que Warren Buffet fez com Goldman Sachs em 2008
Notas detalhadas:
• Impacto será forte, mas no Brasil estamos em posições diferentes do ciclo vs outros países. Mundo era um avião pousando, e COVID-19 acelerou isso. Nós não, nós estávamos em aceleração econômica, 1Q20 estava girando a quase 3% de crescimento de PIB (arrecadação 20% acima do esperado) quando chegou o vírus.
• Nossa primeira reação foi infraconstitucional. Começamos pela liberação de compulsório. Atacamos rapidamente setor de saúde e outros setores-chave.
• Ia ser um trimestre excepcional com recuperação econômica e reformas caminhando no Congresso, tudo já estava combinado e negociado.
• Vimos a seriedade da crise e trouxemos a discussão no dia da pauta-bomba do BPC. Naquele dia, Mandetta nos explicou a gravidade que a crise teria.
• Primeiras medidas foram essas: liberação de compulsório para bancos proverem liquidez às empresas e liberação de recursos ao Mandetta. Injetamos muitos recursos logo nesse primeiro momento.
• Por outro lado, não podemos nos esquecer da Lei de Responsabilidade Fiscal, não podemos criar despesas novas. O que fizemos foi postergação de impostos e antecipação abono salarial e benefícios a aposentados. Tudo infraconstitucional.
• Todas as reformas estavam caminhando muito bem, todos os relatores muito animados. Clima era interessante. Não sem fricção política, como de costume, mas caminhando. Em meio a isso, fomos atingidos por essa onda de fora.
• Liberamos compulsório (R$200b), empréstimos de BNDES e Caixa (R$150b) e fizemos diferimentos/antecipações (R$150b). No total, tudo isso significa R$500b de liquidez a mais na economia. Além disso, auxílio a informais (R$50b) e empréstimos de folha de pagamento (R$50b).
• Fila do Bolsa Família cresce em ano eleitoral. Neste ambiente, decidimos colocar todo mundo pra dentro e depois vamos checar quem é fraude. No passado era o contrário: demorávamos a aprovar.
• Ninguém é contra transferência de renda para os mais frágeis, somos contra benefícios perversos. De repente, trabalhadores, autônomos foram pegos de surpresa.
• 38m de brasileiros terão direito a R$600/mês.
• Nós, governo, vamos ajudar as pequenas empresas. Vamos complementar parcela de salário que empresas não puderem pagar.
• Além disso, estamos fazendo empréstimo na folha salarial. Isso evita o empoçamento de liquidez que estava acontecendo nos bancos após liberação de compulsório.
• Teremos um déficit extraordinário, mas não tem problema. Não podemos deixar os brasileiros para trás nesse momento.
• O pacote atual é de ~R$750b, e ele pode aumentar se for necessário.
• Não podemos esquecer nossas conquistas. Corrigimos gasto público, baixamos juros, fizemos reforma da previdência, desalavancamos banco públicos. Tudo isso destrava investimentos.
• No fim, todo mundo vai entender que gastamos muito, mas fizemos o que era necessário. Nós vamos pagar isso, não vamos deixar isso para gerações futuras. Não haverá mais endividamento em bola de neve.
• Vamos gastar 4,8-5,0% do PIB esse ano.
• Equipe está focada, presidente está focado. Estamos em uma democracia. Perfeitamente normal que presidente faça um alerta. Preocupação legítima. Passada a primeira onda da saúde, pode vir a segunda, econômica. Em democracia, todo mundo tem direito a opinião.
• Nosso Banco Central não pode interagir com setor real, só com bancos. Isso é um problema e será resolvido. O problema atual é esse, liberamos liquidez e ficou empoçado nos bancos.
• Tem 10-15 decisões relevantes a serem tomadas todo o dia. Exemplo: Mandetta pede pra bloquear exportação de máscara, 6 dias depois me falam que temos um problema diplomático com a Itália porque não mandamos mais máscara.
• Reclamam que eu não estou em Brasília, mas no Rio eu consigo fazer reunião por telefone, videoconferência. Eu morava em um hotel em Brasília. Recebi ligação dizendo que hotel seria fechado. Eu fui despejado! Tinha teste negativo do vírus, e vim pro Rio.
• Sair? Conversa fiada total! Não vou sair. Estamos combatendo um meteoro. Como que eu vou deixar o país nesse momento?
• Eu passei a aparecer menos porque estou trabalhando muito, 24h por dia. Tenho que escolher: ou faço reformas ou apareço. Quem anuncia é Roberto Campos, Pedro Guimarães, Solange Vieira. Eu estou trabalhando com todos.
• Nenhum brasileiro vai ficar para trás. É um gasto grande, mas é necessário.
• Temos interagido também com o setor real. Montamos 12 grupos de monitoramento e escutamos 190 entidades, das quais 103 enviaram pleitos, média de 7 pedidos cada um. Entidades representando companhias aéreas, bares e restaurantes etc. Analisamos esses 720 pedidos e separamos em 4 categorias: trabalhista, tributária, regulatória e disponibilidade de crédito. Estamos analisando tudo.
• Essas empresas de maquininha como PagSeguro e Stone estão ajudando os pequenos empreendedores e pequenas empresas, vão nos ajudar também. Estamos discutindo isso.
• Vamos ajudar quem mantem emprego. É a defesa da saúde e do emprego do brasileiro.
• Ponto de estrangulamento será os ventiladores pulmonares. Há 4 produtores no Brasil. Produzíamos 250/semana no Brasil. Passamos para 1000, mas precisamos de 1400/semana. Não é muito simples produzir. Nos EUA, GM prometeu produzir, depois viu que não conseguiria e Trump acabou tuitando contra a GM.
• Precisamos escalabilizar os testes. Se formos passar de isolamento horizontal para vertical mais para frente, isso será necessário.
• Empresas estão ajudando. Vale importou testes e testou funcionários. Ambev anunciou que vai comprar 1m de testes, usar 70k e doar o resto. XP poderia comprar testes também e nos ajudar.
• Calamidade pública é caso agudo de emergência fiscal. É temporário. Não podemos aprovar nenhuma medida permanente.
• Temos que destravar investimento. Em infraestrutura, saneamento, privatizações, cabotagem. Vamos dar um exemplo para o mundo.
• Temos democracia sólida. Muito barulho, discussão, o que é natural. Conseguimos aprovar reforma da previdência.
• Estamos em isolamento para conter a primeira onda, da saúde; mas não podemos esquecer da segunda onda. Daqui 4-5 meses, com reformas, juro baixo e câmbio mais alto; vamos dar exemplo de retomada para o mundo. Brasil está apontado para cima.
• Microempresário que interage com maquininha, vai ter que contactar pessoal da maquininha. Quem interage com banco, vai continuar assim. Mensagem ao empresário é: “não demita”.
• Salário de servidor público subiu acima da inflação nos últimos 17 anos. Conversávamos sobre como travar isso daqui pra frente. Demoramos muito, a ponto de chegar demanda da rua para redução de salário do funcionalismo público. Isso está sendo discutido. Existe também discussão de tributar mais as empresas grandes.
• Nâo me atraem essas medidas deflacionárias. Não acho que é momento de fazer isso. Acho mais construtivo ao país travar reajuste do funcionalismo público. Não podemos quebrar as duas pernas das grandes empresas.
• No início, ninguém tem dúvida que o isolamento é necessário. Mas é preciso encontrar um ponto ótimo para evitar colapso econômico. Eu não me arrisco em assuntos de saúde. Não há entendimento entre ministérios sobre duração do isolamento. Não entendo de saúde, mas no campo econômico, precisamos (i) manter safra agrícola, (ii) manter supermercados e farmácias funcionando. Se isso for feito podemos segurar o isolamento um pouco mais. Mas sobrevida econômica com lockdown total é curta. Não há consenso ainda. Saúde fala em necessidade de 3 meses; equipe econômica acha que empresas não sobrevivem mais de 2 meses. Precisamos discutir.
• BNDES e Caixa são 100% nossos, temo mais flexibilidade. Banco do Brasil tem acionista minoritário, é diferente.
• Precisamos dar uma ponte de liquidez para companhias aéreas como Azul. Warren Buffet fez isso com Goldman Sachs na crise de 2008.
• Vamos colocar dinheiro do Tesouro no crédito, mas bancos tem que ter skin in the game, risk-sharing.
• Tenho certeza absoluta de que vamos superar essa crise e sair melhores disso. Cada um de nós tem que ajudar.
To morrendo de medo de ficar desempregado
- Saci na giratória
- Contato:
armlock escreveu: ↑28 Mar 2020 22:15Pois eh.. Sempre leio artigos como esse da Forbes e nunca deixo de ficar espantado...
78% da populacao vive de salario a salario...
https://www.forbes.com/sites/zackfriedm ... 8bf6084f10
O pessoal ganhando perto de salario minimo eu entendo, mas mesmo 1 em 4 familias ganhando $150K por ano vive dependente do salario mensal... e 1 em 3 ganhando entre 50K e 100K/ano estao na mesma situacao.![]()
https://www.marketwatch.com/story/a-sho ... 2020-01-07
Sei la, acho que talvez eu seja muito frugal...![]()
https://www.cnbc.com/2019/01/09/shutdow ... check.html
Vi essa reportagem e fiquei impressionado, também não sabia até outro dia.
Segundo diz, 78% dos americanos vivem de cheque em cheque... então não é condição de brasileiro apenas.
"Somente um povo armado é forte e livre" (MUSSOLINI, 1937)
Recife rastreia o celular de 800 mil pessoas para saber quem sai de casa
Carlos Madeiro
Colaboração para Tilt
28/03/2020 10h44
Sem tempo, irmão
Recife adotou tecnologia que monitora a localização das pessoas pelo celular
Com isso, prefeitura manda mensagem para as que saem de casa durante a pandemia
Só nesta sexta, 120 mil pessoas foram avisadas de que deviam ficam em casa
Ao todo, são 800 mil indivíduos cuja geolocalização é acompanhada pelo serviço
Recife está contando com apoio da tecnologia para mapear os locais onde há pessoas nas ruas, ou seja, descumprindo a orientação para ficar em casa. Uma parceria da prefeitura com uma empresa de geolocalização montou uma plataforma que acompanha, em tempo real, a movimentação de 800 mil pessoas por meio de smartphones. O recurso permitiu até que a cidade criasse o índice de isolamento social, que calcula o percentual de pessoas que estão em casa.
As informações de geolocalização ajudaram a prefeitura a identificar 120 mil pessoas que furaram a quarentena e enviar a elas nesta sexta-feira (27) mensagens pedindo para que ficassem em casa. Elas foram mandadas para pessoas localizadas em 20 bairros da capital pernambucana e que tiveram movimentação acima da média dos demais pontos da cidade. Dos indivíduos que receberam o aviso, 110 mil já leram. O Rio de Janeiro possui uma ferramenta semelhante, que mensura o deslocamento e a concentração de pessoas, fornecida pela TIM.
Carlos Madeiro
Colaboração para Tilt
28/03/2020 10h44
Sem tempo, irmão
Recife adotou tecnologia que monitora a localização das pessoas pelo celular
Com isso, prefeitura manda mensagem para as que saem de casa durante a pandemia
Só nesta sexta, 120 mil pessoas foram avisadas de que deviam ficam em casa
Ao todo, são 800 mil indivíduos cuja geolocalização é acompanhada pelo serviço
Recife está contando com apoio da tecnologia para mapear os locais onde há pessoas nas ruas, ou seja, descumprindo a orientação para ficar em casa. Uma parceria da prefeitura com uma empresa de geolocalização montou uma plataforma que acompanha, em tempo real, a movimentação de 800 mil pessoas por meio de smartphones. O recurso permitiu até que a cidade criasse o índice de isolamento social, que calcula o percentual de pessoas que estão em casa.
As informações de geolocalização ajudaram a prefeitura a identificar 120 mil pessoas que furaram a quarentena e enviar a elas nesta sexta-feira (27) mensagens pedindo para que ficassem em casa. Elas foram mandadas para pessoas localizadas em 20 bairros da capital pernambucana e que tiveram movimentação acima da média dos demais pontos da cidade. Dos indivíduos que receberam o aviso, 110 mil já leram. O Rio de Janeiro possui uma ferramenta semelhante, que mensura o deslocamento e a concentração de pessoas, fornecida pela TIM.
São Judas Tadeu protegei o Flamengo de seus seguidores
- O Pregador
faz sentido, todo mundo tava ensaiando uma renda basica universal e ninguem tinha feito ainda em larga escala... agora como vc disse acharam o bode expiatorio perfeito e quero ver quem vai se opor a isso...Atenagoras escreveu: ↑28 Mar 2020 21:44Eu adicionaria um terceiro ponto - essas economias já estavam entrando ou prestes a entrar em recessão, especialmente, a Europa. O Corona só antecipou e provavelmente tornará a recessão mais intensa. De certa forma, há um belo ganho político ai. O Corona vai ser o bode expiatório perfeito, quando boa parte das causas da recessão são anteriores.
pra mim é eu já sabia news e sinceramente nem gasto minha energia pensando mais nisso, tava na cara que isso ia acontecer, só não achava que ia ser tão rapido assim...

absss
R.I.P malicia
Faltou ele falando da barbaridade do confisco de ventiladores que fizeram numa empresa em Cotia:KRATOSCS 85 escreveu: ↑28 Mar 2020 21:55Feedback Webinar Paulo Guedes com XP
Principais pontos:
• Esforço enorme em mostrar que equipe econômica está fazendo tudo o que é necessário para este momento de crise, sempre com cuidado para não criar gastos permanentes.
• Fala convicta de que não há discussão alguma sobre sua saída e que relação com Congresso continua boa. “Sair? Conversa fiada total! Não vou sair. Estamos combatendo um meteoro. Como que eu vou deixar o país nesse momento?”
• Algumas das cias citadas:
- Vale e Ambev doando testes de coronavírus
- Stone e PagSeguro serão canal para as políticas para pequeno e microempreendedor
- Banco do Brasil tem acionistas minoritários e não pode fazer o que Caixa e BNDES fazem
- Azul e outras aéreas precisam de ponte de liquidez neste momento, foi o que Warren Buffet fez com Goldman Sachs em 2008
Notas detalhadas:
• Impacto será forte, mas no Brasil estamos em posições diferentes do ciclo vs outros países. Mundo era um avião pousando, e COVID-19 acelerou isso. Nós não, nós estávamos em aceleração econômica, 1Q20 estava girando a quase 3% de crescimento de PIB (arrecadação 20% acima do esperado) quando chegou o vírus.
• Nossa primeira reação foi infraconstitucional. Começamos pela liberação de compulsório. Atacamos rapidamente setor de saúde e outros setores-chave.
• Ia ser um trimestre excepcional com recuperação econômica e reformas caminhando no Congresso, tudo já estava combinado e negociado.
• Vimos a seriedade da crise e trouxemos a discussão no dia da pauta-bomba do BPC. Naquele dia, Mandetta nos explicou a gravidade que a crise teria.
• Primeiras medidas foram essas: liberação de compulsório para bancos proverem liquidez às empresas e liberação de recursos ao Mandetta. Injetamos muitos recursos logo nesse primeiro momento.
• Por outro lado, não podemos nos esquecer da Lei de Responsabilidade Fiscal, não podemos criar despesas novas. O que fizemos foi postergação de impostos e antecipação abono salarial e benefícios a aposentados. Tudo infraconstitucional.
• Todas as reformas estavam caminhando muito bem, todos os relatores muito animados. Clima era interessante. Não sem fricção política, como de costume, mas caminhando. Em meio a isso, fomos atingidos por essa onda de fora.
• Liberamos compulsório (R$200b), empréstimos de BNDES e Caixa (R$150b) e fizemos diferimentos/antecipações (R$150b). No total, tudo isso significa R$500b de liquidez a mais na economia. Além disso, auxílio a informais (R$50b) e empréstimos de folha de pagamento (R$50b).
• Fila do Bolsa Família cresce em ano eleitoral. Neste ambiente, decidimos colocar todo mundo pra dentro e depois vamos checar quem é fraude. No passado era o contrário: demorávamos a aprovar.
• Ninguém é contra transferência de renda para os mais frágeis, somos contra benefícios perversos. De repente, trabalhadores, autônomos foram pegos de surpresa.
• 38m de brasileiros terão direito a R$600/mês.
• Nós, governo, vamos ajudar as pequenas empresas. Vamos complementar parcela de salário que empresas não puderem pagar.
• Além disso, estamos fazendo empréstimo na folha salarial. Isso evita o empoçamento de liquidez que estava acontecendo nos bancos após liberação de compulsório.
• Teremos um déficit extraordinário, mas não tem problema. Não podemos deixar os brasileiros para trás nesse momento.
• O pacote atual é de ~R$750b, e ele pode aumentar se for necessário.
• Não podemos esquecer nossas conquistas. Corrigimos gasto público, baixamos juros, fizemos reforma da previdência, desalavancamos banco públicos. Tudo isso destrava investimentos.
• No fim, todo mundo vai entender que gastamos muito, mas fizemos o que era necessário. Nós vamos pagar isso, não vamos deixar isso para gerações futuras. Não haverá mais endividamento em bola de neve.
• Vamos gastar 4,8-5,0% do PIB esse ano.
• Equipe está focada, presidente está focado. Estamos em uma democracia. Perfeitamente normal que presidente faça um alerta. Preocupação legítima. Passada a primeira onda da saúde, pode vir a segunda, econômica. Em democracia, todo mundo tem direito a opinião.
• Nosso Banco Central não pode interagir com setor real, só com bancos. Isso é um problema e será resolvido. O problema atual é esse, liberamos liquidez e ficou empoçado nos bancos.
• Tem 10-15 decisões relevantes a serem tomadas todo o dia. Exemplo: Mandetta pede pra bloquear exportação de máscara, 6 dias depois me falam que temos um problema diplomático com a Itália porque não mandamos mais máscara.
• Reclamam que eu não estou em Brasília, mas no Rio eu consigo fazer reunião por telefone, videoconferência. Eu morava em um hotel em Brasília. Recebi ligação dizendo que hotel seria fechado. Eu fui despejado! Tinha teste negativo do vírus, e vim pro Rio.
• Sair? Conversa fiada total! Não vou sair. Estamos combatendo um meteoro. Como que eu vou deixar o país nesse momento?
• Eu passei a aparecer menos porque estou trabalhando muito, 24h por dia. Tenho que escolher: ou faço reformas ou apareço. Quem anuncia é Roberto Campos, Pedro Guimarães, Solange Vieira. Eu estou trabalhando com todos.
• Nenhum brasileiro vai ficar para trás. É um gasto grande, mas é necessário.
• Temos interagido também com o setor real. Montamos 12 grupos de monitoramento e escutamos 190 entidades, das quais 103 enviaram pleitos, média de 7 pedidos cada um. Entidades representando companhias aéreas, bares e restaurantes etc. Analisamos esses 720 pedidos e separamos em 4 categorias: trabalhista, tributária, regulatória e disponibilidade de crédito. Estamos analisando tudo.
• Essas empresas de maquininha como PagSeguro e Stone estão ajudando os pequenos empreendedores e pequenas empresas, vão nos ajudar também. Estamos discutindo isso.
• Vamos ajudar quem mantem emprego. É a defesa da saúde e do emprego do brasileiro.
• Ponto de estrangulamento será os ventiladores pulmonares. Há 4 produtores no Brasil. Produzíamos 250/semana no Brasil. Passamos para 1000, mas precisamos de 1400/semana. Não é muito simples produzir. Nos EUA, GM prometeu produzir, depois viu que não conseguiria e Trump acabou tuitando contra a GM.
• Precisamos escalabilizar os testes. Se formos passar de isolamento horizontal para vertical mais para frente, isso será necessário.
• Empresas estão ajudando. Vale importou testes e testou funcionários. Ambev anunciou que vai comprar 1m de testes, usar 70k e doar o resto. XP poderia comprar testes também e nos ajudar.
• Calamidade pública é caso agudo de emergência fiscal. É temporário. Não podemos aprovar nenhuma medida permanente.
• Temos que destravar investimento. Em infraestrutura, saneamento, privatizações, cabotagem. Vamos dar um exemplo para o mundo.
• Temos democracia sólida. Muito barulho, discussão, o que é natural. Conseguimos aprovar reforma da previdência.
• Estamos em isolamento para conter a primeira onda, da saúde; mas não podemos esquecer da segunda onda. Daqui 4-5 meses, com reformas, juro baixo e câmbio mais alto; vamos dar exemplo de retomada para o mundo. Brasil está apontado para cima.
• Microempresário que interage com maquininha, vai ter que contactar pessoal da maquininha. Quem interage com banco, vai continuar assim. Mensagem ao empresário é: “não demita”.
• No início, ninguém tem dúvida que o isolamento é necessário. Mas é preciso encontrar um ponto ótimo para evitar colapso econômico. Eu não me arrisco em assuntos de saúde. Não há entendimento entre ministérios sobre duração do isolamento. Não entendo de saúde, mas no campo econômico, precisamos (i) manter safra agrícola, (ii) manter supermercados e farmácias funcionando. Se isso for feito podemos segurar o isolamento um pouco mais. Mas sobrevida econômica com lockdown total é curta. Não há consenso ainda. Saúde fala em necessidade de 3 meses; equipe econômica acha que empresas não sobrevivem mais de 2 meses. Precisamos discutir.
• BNDES e Caixa são 100% nossos, temo mais flexibilidade. Banco do Brasil tem acionista minoritário, é diferente.
• Precisamos dar uma ponte de liquidez para companhias aéreas como Azul. Warren Buffet fez isso com Goldman Sachs na crise de 2008.
• Vamos colocar dinheiro do Tesouro no crédito, mas bancos tem que ter skin in the game, risk-sharing.
• Tenho certeza absoluta de que vamos superar essa crise e sair melhores disso. Cada um de nós tem que ajudar.
Como vão querer que continuem produzindo depois?
Caralho que revoltante isso! Um político vagabundo da ordem aos cães do estado (polícia) que obedecem de orelha baixa e invadem em uma empresa particular pra ROUBAR máquinas que tiveram custo a ser produzida. Canalhas! Desgraçados! Cretinos! Deveriam ser recebidos a bala!
Grotesco!