Meritocracia- Vamos debater.

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
JackmAtAll
Admin
Admin
Contato:

Re: Meritocracia- Vamos debater.

Mensagem por JackmAtAll » 22 Abr 2020 10:07

Tartaruga escreveu:
21 Abr 2020 22:57
Nunca vai existir, sempre vai ter aqueles que nasceram com pais abastardos e familiares influentes, mas nao da pra matar a ideia de meritocracia, deixar o povo se acomodar porque nao recebeu o que queria, eh preciso incentivar a busca e aqueles que trabalham pra isso.
É bem por ai, server para incentivar a galera se mexer, não que alguém dentre 1 milhão consiga algo =))

Mesmo no ambiente de startups que trabalhei até mes passado não tinha "o zé do povo" que ficou milionário, geralmente pessoal com boa formação ou com grana fudando startups.
Tapirus terrestris

zehmetal
Contato:

Mensagem por zehmetal » 22 Abr 2020 10:40

cardonelli escreveu:
21 Abr 2020 23:29
Dennis rodman, Mike tyson, denzel whashington, Will Smith, stallone, Kevin hart, Jim Carrey, Ray Lewis, m. Jordan...

Esses os famosos que se criaram do nada

Sem fama posso citar um monte de nordestino(um exemplo) que veio pra cá sem nada e com esforço e força de vontade criaram impérios.

Ninguém deve nada a ninguém
Favor também citar exemplos de pessoas que correram atrás, deram a cara a tapa e por ausência de contatos/sorte/como vc quiser chamar, não conseguiram o "sucesso".

Acredito que ngm duvide que uma pessoa que nasça entre "bem sucedidos" tenha mais chances (probabilidade) de se dar melhor/ascender socialmente, pois possui mais e melhores contatos, um "selo de garantia" (família, empresa que trabalha, amigos e etc) e até mesmo não possuir preocupações primárias, como se vai ter como ter segurança (casa, comida, roupa) para si e família.

Isso impede que pessoas que não sejam de famílias "bem sucedidas" tenham sucesso? Óbvio que não, mas o caminho é mais longo e difícil!

Aproveitando o quote do cardonelli, e p/ te deixar feliz, tem o exemplo contrário do "sucesso": o cara que nasce em uma família bem estruturada, com boas condições financeiras, com contatos, educação de qualidade, e mesmo assim fica gritando #lulalivre
Perdendo horas de vida em Fóruns de MMA desde 2003

Campeão do BJJF Fantasy
1º Campeão do PVT Fantasy

http://ufconfantasy.forumeiros.com

kyo_spirit
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por kyo_spirit » 22 Abr 2020 10:51

Acho q era mais possível umas 5 décadas atrás qd as pessoas vinham para os grandes centros do sudeste, em q SP, RJ , MG eram "terras de oportunidades". Acho q era possível mudar de vida.

Hj em dia é possível, tão possível quanto eu jantar a Samara Felippo algum dia
Não existe trabalho ruim, o ruim é ter que trabalhar (Seu Madruga).

Tartaruga
Contato:

Mensagem por Tartaruga » 22 Abr 2020 11:33

JackmAtAll escreveu:
22 Abr 2020 10:07
É bem por ai, server para incentivar a galera se mexer, não que alguém dentre 1 milhão consiga algo =))

Mesmo no ambiente de startups que trabalhei até mes passado não tinha "o zé do povo" que ficou milionário, geralmente pessoal com boa formação ou com grana fudando startups.
Nao tem! Ze ninguem que chega a bilionario honestamente, no Brasil nao existe.

Existe o office boy que com muito trabalho durante uma vida chega a gerente, enquanto o abastado de boa familia, vai pra fora estuda sei la onde, volta com contatos e vira diretor.

Mas...nesse funil teve inumeros office boys que ficaram pelo caminho e nao sao sequer analistas.

Justo nao eh, mas o negocio eh viver a propria vida e esquecer a dos demais, se preocupar com os mais abastados eh segredo pra se frustrar.
Seres pré-históricos, vivendo em instituições medievais, lidando com tecnologia avançada. Que resultado você espera disso?

FCB
Apoiador
Apoiador
Contato:

Mensagem por FCB » 22 Abr 2020 13:00

Atenagoras escreveu:
21 Abr 2020 18:21
O resultado é quem diz qual é o melhor. A justiça pressupõe o que é logicamente possível. Oportunidades iguais são impossíveis pois os seres humanos são inerentemente desiguais o que gera desigualdade de oportunidades. Além disso, é impossível uma sociedade livre ter igualdade de oportunidades.

Políticos não são escolhidos por um sistema meritocrático. Tenha em mente que a meritocracia não é aplicável a todo tipo de sistema. A eleição é um exemplo de não aplicação. E também, há níveis de aplicação de regras meritocráticas na sociedade. Há países que aplicam mais, outros menos. O Brasil certamente é um pais pouco meritocrático.

Depende do conhecimento. Num sistema meritocrático, você ganha dinheiro na medida em que possui algo que as outras pessoas valorizam. Nem todo conhecimento é igualmente útil ou então as pessoas podem não valorizá-lo como deveriam. É justo? Acredito que sim, pois as pessoas devem ter o direito de valorizarem os produtos/serviços a partir do seu próprio ponto de vista.

Não creio que seja tão difícil, mas as oportunidades nunca foram iguais e jamais serão.

Acho que isso se aplica mais às antigas sociedades estamentais, onde você era valorado de acordo com a família a qual pertencia. O capitalismo rompeu com esse sistema ao valorizá-lo pelo que você produz. Se você gera algo de valor para sociedade, não importa sua origem, as pessoas vão querer comprar. Obviamente, os pontos de partida são diferentes, mas nenhum sistema foi tão benéfico para a mobilidade social como o capitalismo. Nunca foi tão fácil ascender socialmente como na época em que vivemos. Acredite, as coisas já foram bem mais difíceis.

Se você acredita em valores como liberdade individual e propriedade privada, o capitalismo é um sistema justo. Trata-se apenas de um sistema econômico. O mundo vai muito além disso. As pessoas podem ser bem injustas nas suas relações sociais, mas não acredito que isso seja culpa do capitalismo.
Perfeito.

cardonelli
Contato:

Mensagem por cardonelli » 22 Abr 2020 14:00

zehmetal escreveu:
22 Abr 2020 10:40

Aproveitando o quote do cardonelli, e p/ te deixar feliz, tem o exemplo contrário do "sucesso": o cara que nasce em uma família bem estruturada, com boas condições financeiras, com contatos, educação de qualidade, e mesmo assim fica gritando #lulalivre
Grande parte dos que nascem com berço de ouro apenas usufluem do direito dos descendentes, e mesmo essas famílias pode ter certeza que em alguma geração alguém começou do 0 e fez o império.

O sucesso é para poucos, se fosse fácil todo mundo teria.

Um foristas daqui me quotou uma vez sobre esse assunto e achei interessantíssimo o ponto de vista dele de que a maioria das pessoas independente de grana são simplesmente limitadas, é a ordem natural da vida.
America needs Trump.
The World needs Mr. Trump.
Give peace a chance. "THE GREAT WHITE HOPE" :2handed:

palmeirense
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por palmeirense » 22 Abr 2020 15:58

cardonelli escreveu:
22 Abr 2020 14:00
Grande parte dos que nascem com berço de ouro apenas usufluem do direito dos descendentes, e mesmo essas famílias pode ter certeza que em alguma geração alguém começou do 0 e fez o império.

O sucesso é para poucos, se fosse fácil todo mundo teria.

Um foristas daqui me quotou uma vez sobre esse assunto e achei interessantíssimo o ponto de vista dele de que a maioria das pessoas independente de grana são simplesmente limitadas, é a ordem natural da vida.
Mas o ponto é justamente esse. Existem diversos indivíduos bem sucedidos e completos idiotas. Será q o fator sorte não conta mto?

Andy

Mensagem por Andy » 23 Abr 2020 08:28

Na minha opinião, existe de tudo um pouco....sorte, trabalho árduo, oportunidade, ambição, persistência, preparo ( estudo )....

A maioria , esmagadora maioria de casos de crescimento pessoal financeiro ( em relação ao passado, ponto de partida ), tem todos elementos ou boa parte deles.

O acaso, sorte ou aqueles casos , " como esse bosta foi tão longe "...são as exceções.

Assim como o declínio geralmente tem má sorte, preguiça, desistência, vícios, pouco trabalho ou trabalho mal feito....o azar puro também considero exceção.

Vitaao
Contato:

Mensagem por Vitaao » 23 Abr 2020 10:53

Ascender socialmente é sim possível, mesmo não sendo fácil. Existem várias formas crescer, seja como funcionário de uma empresa, montar uma microempresa e crescer aos poucos, concurso público. Agora ficar rico ai o buraco é bem mais em baixo. Até donos de empresas médias e até grandes em sua maioria não são ricos.

Atenagoras
Contato:

Mensagem por Atenagoras » 24 Abr 2020 19:58

CJS escreveu:
22 Abr 2020 15:58
Mas o ponto é justamente esse. Existem diversos indivíduos bem sucedidos e completos idiotas. Será q o fator sorte não conta mto?
Só um adendo. É comum pessoas que estudaram mais, especialmente os intelectuais, olharem com desdém para pessoas com pouco estudo e ainda assim ganham mais dinheiro. Até citaram o caso do grande agricultor, e boa parte deles são pessoas com pouco estudo que cometem vários erros de português quando falam.

Ocorre meus nobres que, quando vamos comprar tomate no mercado, não damos a mínima para o nível de instrução do cara que plantou aquilo. Apenas queremos o melhor tomate pelo menor preço. É graças a Deus que é assim. Graças a essas pessoas, temos comida variada, de qualidade e razoavelmente barata. Se olhamos a história do homem na terra, mesmo um morador de favela tem acesso a uma qualidade e variedade de alimentos que muitos nobres não teriam há séculos atrás. Meritocracia existe porque no fim do dia todos nós queremos comprar o melhor pelo menor preço. Quando fui pesquisar o melhor cirurgião para operar minha mãe. Eu não procurei saber quem tinha a história de vida mais sofrida. Eu apenas queria o melhor homem para deixa-la saudável e não colocar sua vida em risco. Imagine se as companhias aéreas selecionaram pilotos ou engenheiros com base naqueles que mais se esforçaram e não com sabe nos que são mais aptos para fazer essa maravilhosa invenção decolar e pousar em segurança. Alguém aí já procurou saber a história de vida do piloto antes de comprar a passagem?

E ai você tem o carinha que estudou anos e anos, mas acumulou um conhecimento que não serve pra nada. Porque ele deveria ganhar mais? Você ganha na medida que oferece algo as pessoas. Isso me lembra o batido argumento de servidores públicos que afirmam merecer ganhar bem porque passaram num concurso. Tá aí uma área em que a meritocracia é quase inexistente e os resultados práticos disso são sentidos por todos aqueles que dependem de serviços públicos.

Longe de mim dizer que não há conhecimento importante e subvalorizado. Sem dúvida, há pessoas que mereciam ganhar mais que o Neymar, mas as pessoas gostam tanto de futebol ne?

Responder