Ótimo post e argumentos. E trouxe dados preciosos.JackmAtAll escreveu: ↑09 Mai 2020 11:54Galera subestima demais esse meio de 1994, em teoria o brucutu seria o Dunga, mas na prática esse meio de campo era bola no chão e muitos passes trocados, só fechavam a casinha e não davam espaço sem bola sem bola.
Parreira usava estratégia de controle de jogo com posse de bola antes de Guardiola consolidar.
Dunga maior passador das histórias das copas, passando até monstros como Xavi:
Posição Jogador Número Passes
1 Dunga 1994 692
2 Xavi 2010 657
3 Philipp Lahm 2014 651
4 Mascherano 2014 633
5 Toni Kroos 2014 626
6 Dunga 1998 575
7 Andrea Pirlo 2006 565
8 Franz Beckenbauer 1974 555
9 Buquets 2010 543
10 Xabi Alonso 2010 520
Textou que destrincha o brasil de 1994:
As ideias táticas do Brasil de 1994, o time brasileiro mais próximo de Cruyff que já existiu
https://globoesporte.globo.com/blogs/pa ... stiu.ghtml.
Parreira ainda implementou estratégia de muitas trocas de passes no timão também, ele é mangolão subservente da CBF e arregou as calças em 2006, mas foi um técnico muito bom e esse time do brasil de 1994 era muito sólido.
Eu entendo os méritos e entendo as críticas.
Realmente ele tem todos esses méritos citados além do mais óbvio: foi campeão.
Mas em 94 ele tava com medo e todo mundo sabe disso. As eliminatórias foram as mais tensas possíveis. 23 anos pesando demais. Ele não quis correr risco algum. Dava pra ter um apoiador mais incisivo sim. Ou liberar mais o Zinho. Quem sabe se o Leonardo não fosse expulso (a ideia era o Branco se recuperar e ir pra LE), mas isso nunca saberemos.
Outro defeito dele é a politicagem. A convocação do Paulo Sérgio e do Viola, dois bons nomes, mas deixando ótimos nomes de fora é um exemplo de csra político que não queria deixar a seleção palmeirense ou sãopaulina demais e convocou os dois pra agradar a mídia gambá - e msm assim tomou porrada, jornalista é foda hahaha.
Ele sempre foi muito político. Era preparador do exército se não me engano. Teve ótimas ideias, foi campeão, mas essa fala mansa dele, as atitudes sempre calculadas pra ser mais boa praça e bem quisto me irritam. Mas é tudo pessoal meu. Taticamente os trabalhos dele rendem ótimas discussões táticas.
Solidez, consistência, posse de bola, controle de jogo e ritmo. Tudo isso pensado por um cara q já foi preparador físico e sabia que pra jogar num calor de 40 graus o ritmo e o estilo de jogo teria que ser esse, afinal não dava pra dar efedrina pra melhorar o desenpenho hehehe. Méritos totais.
Mas é réu confesso: tudo isso acima é maravilhoso, mas o gol é um detalhe.
E isso rende uma outra discussão a respeito do que ele pensa sobre futebol comparando a outros treinadores, mas o post ta enorme já.
Abs