Choke: Documentario sobre Rickson Gracie e o Vale Tudo de 95

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
palmeirense
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Re: Choke: Documentario sobre Rickson Gracie e o Vale Tudo de 95

Mensagem por palmeirense » 12 Mai 2020 15:03

phpBB [video]

phpBB [video]

diferenças do jiu jitsu e catch wrestling e a historia do Rufino dos Santos.

Tony Fla
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por Tony Fla » 12 Mai 2020 15:59

Questão, Sakuraba não pesava por volta de 93kg? Logo a diferença absurda de peso pro Arona e para outros que citaram aí, não existia.

Arona não cortava peso, 93kg era o peso natural dele.
Octacampeão Brasileiro

Campeão do Bolão Pé na Cova 2024! 🏆

Tony Fla
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por Tony Fla » 12 Mai 2020 16:04

Braziliano escreveu:
12 Mai 2020 10:41

Por isso acho que ficar malhando determinado lutador por decadas parece coisa de "mulher traida" , não vale a pena, Rickson já deve estar na casa dos 60 anos, já foi essa época.

E muitos são gritadores de internet, nunca lutaram porra nenhuma e destilam ódio pois são frustrados.

PHDookie escreveu:
12 Mai 2020 14:48
Karate mudando apos algumas lutas contra o Muay Thai. Judo incorporando quedas de wrestling. Nao se enganem com pureza, se é efetivo nego agrega ao jogo e pronto.
Perfeito. Antes dessa pandemia, eu estava fazendo uns treinos com um preta do Eddie Bravo. Fui visitar um dia, gostei do estilo, estava indo uma vez por semana para agregar o jogo de pernas em meu repertório.
Octacampeão Brasileiro

VBB
Contato:

Mensagem por VBB » 12 Mai 2020 17:15

Tony Fla escreveu:
12 Mai 2020 15:59
Questão, Sakuraba não pesava por volta de 93kg? Logo a diferença absurda de peso pro Arona e para outros que citaram aí, não existia.

Arona não cortava peso, 93kg era o peso natural dele.
A diferença na pesagem foi de 6.3 Kg.
Arona pesou 93 kg e o Sakuraba 86.7 kg. O que influiu na luta foi que o Arona não era guardeiro e raramente caía por baixo. Contra um cara como o Sakuraba foi uma luta que casou bem demais pra ele.

Tony Fla
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por Tony Fla » 12 Mai 2020 17:24

VBB escreveu:
12 Mai 2020 17:15
A diferença na pesagem foi de 6.3 Kg.
Arona pesou 93 kg e o Sakuraba 86.7 kg. O que influiu na luta foi que o Arona não era guardeiro e raramente caía por baixo. Contra um cara como o Sakuraba foi uma luta que casou bem demais pra ele.
Bem diferente dos 25kg que citaram.

Foi um passeio. Sem desmerecer o Sakuraba, que provavelmente foi o melhor japonês no MMA.
Octacampeão Brasileiro

Marcial
Contato:

Mensagem por Marcial » 12 Mai 2020 17:38

Ano sim, ano também, aparece alguém em algum tópico no BJJFORUM ( :)) ) para desmerecer o Rickson e o Carlos Gracie. É impressionante :)

Sobre o Rickson, acho que só é preciso ressaltar o respeito que os casca-grossas de todas as modalidades têm por ele, até entre os rivais.
De forma geral, quem menospreza a carreira do cara é jornalista espírito de porco, fã de lutas do tipo "crítico", e "lutador" de Internet :)

Sobre o Carlos, já que citaram um documentário do Manoel Rufino, acho que também seria bom apresentar a outra versão sobre a luta entre eles:

1) Rufino inicialmente insistiu na regra do "encostamento de espáduas" no chão para determinar o vencedor, o que claramente beneficiaria o seu estilo de luta, uma vez que o jiu-jitsu de Carlos bebia na fonte do jiu-jitsu/judô antigo, e priorizava o jogo de guarda no chão.

2) Rufino chegou a levar, numa reunião para acerto da luta, um livro de regras do jiu-jitsu/judô japonês da época, onde a tal regra estava presente, para constranger Carlos. Afinal, ele não poderia "renegar" as regras oficiais do esporte que dizia praticar...

3) Rufino chegou a declarar para um jornal: "eu queria uma competição esportiva. Ele quer uma coisa antiesportiva". Segundo outra matéria, "a questão já estava degenerando para um terreno antiesportivo, tendo até o desafiado (Carlos) dito que só lutaria se valessem todos os golpes, sem outro fim na luta senão a desistência consciente ou não de um dos contendores". Ou seja, para Carlos o desafio seria do tipo "Vale-Tudo", e Rufino queria uma luta esportiva do tipo "olímpico".

4) Carlos teria insistido que não aceitaria as regras do jiu-jitsu japonês, e que sua arte era "defesa pessoal". Se não fosse por decisões como essa, estaríamos lutando judô até hoje, e não o jiu-jitsu brasileiro que conhecemos.

5) Apesar de defender a bandeira da sua "luta livre americana", Rufino também buscava outros treinos e pode ter feito aulas de jiu-jitsu com Donato Pires (outro aluno de Maeda e ex-sócio de Carlos) para se preparar para o desafio. O livro da Reyla menciona isso.

6) Segundo o jornal "A Noite", no terceiro round, "ao perceber um golpe perigoso como seja o de estrangulação, aplicado em Rufino, que se fora arrastando, no ringue, até atingir uma de suas extremidades, o juiz determinou a paralisação da luta. Aí, segundo um dos juízes, Santos teria dado o sinal convencionado de desistência, perdendo, a seguir, os sentidos".

7) Houve confusão, mas todos testemunharam que Rufino ficou "grogue" após o ocorrido, em "más condições". Os partidários de Rufino acusaram Carlos de aproveitar o comando de paralisação para encaixar o "violento golpe". Carlos não aceitou a ordem para retornar à luta (quase 20 minutos depois da paralisação), por acreditar que tinha vencido, e deixou o ringue. Rufino foi declarado vencedor por desistência.

8) Por conta de toda polêmica proporcionada pelos acontecimentos, a rivalidade entre os Gracie e Rufino foi escalando até o caso do espancamento, anos depois. Cada parte também apresenta sua versão para o que houve: covardia x defesa da honra. Outros tempos :)

Já debati muito esse assunto com diversos haters da família Gracie, que sempre surgem, desaparecem e depois reaparecem com outros nomes, "elton", "sk4fun", "observador"... Curioso com as acusações sempre bombásticas e até mesmo desrespeitosas, fui pesquisar na hemeroteca digital e tenho os recortes de jornal até hoje. Como o assunto sempre volta à tona editado para reforçar um dos lados, entendo que é necessário destacar os pontos anteriores, para melhor avaliação da questão.

Tony Fla
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por Tony Fla » 12 Mai 2020 18:12

Marcial escreveu:
12 Mai 2020 17:38

Já debati muito esse assunto com diversos haters da família Gracie, que sempre surgem, desaparecem e depois reaparecem com outros nomes, "elton", "sk4fun", "observador"...
Esse Observador era muito chato, meu Deus! Sk4fun também era do finado.
Octacampeão Brasileiro

Esolf
Contato:

Mensagem por Esolf » 12 Mai 2020 18:16

Marcial escreveu:
Ano sim, ano também, aparece alguém em algum tópico no BJJFORUM ( :)) ) para desmerecer o Rickson e o Carlos Gracie. É impressionante :)

Sobre o Rickson, acho que só é preciso ressaltar o respeito que os casca-grossas de todas as modalidades têm por ele, até entre os rivais.
De forma geral, quem menospreza a carreira do cara é jornalista espírito de porco, fã de lutas do tipo "crítico", e "lutador" de Internet :)

Sobre o Carlos, já que citaram um documentário do Manoel Rufino, acho que também seria bom apresentar a outra versão sobre a luta entre eles:

1) Rufino inicialmente insistiu na regra do "encostamento de espáduas" no chão para determinar o vencedor, o que claramente beneficiaria o seu estilo de luta, uma vez que o jiu-jitsu de Carlos bebia na fonte do jiu-jitsu/judô antigo, e priorizava o jogo de guarda no chão.

2) Rufino chegou a levar, numa reunião para acerto da luta, um livro de regras do jiu-jitsu/judô japonês da época, onde a tal regra estava presente, para constranger Carlos. Afinal, ele não poderia "renegar" as regras oficiais do esporte que dizia praticar...

3) Rufino chegou a declarar para um jornal: "eu queria uma competição esportiva. Ele quer uma coisa antiesportiva". Segundo outra matéria, "a questão já estava degenerando para um terreno antiesportivo, tendo até o desafiado (Carlos) dito que só lutaria se valessem todos os golpes, sem outro fim na luta senão a desistência consciente ou não de um dos contendores". Ou seja, para Carlos o desafio seria do tipo "Vale-Tudo", e Rufino queria uma luta esportiva do tipo "olímpico".

4) Carlos teria insistido que não aceitaria as regras do jiu-jitsu japonês, e que sua arte era "defesa pessoal". Se não fosse por decisões como essa, estaríamos lutando judô até hoje, e não o jiu-jitsu brasileiro que conhecemos.

5) Apesar de defender a bandeira da sua "luta livre americana", Rufino também buscava outros treinos e pode ter feito aulas de jiu-jitsu com Donato Pires (outro aluno de Maeda e ex-sócio de Carlos) para se preparar para o desafio. O livro da Reyla menciona isso.

6) Segundo o jornal "A Noite", no terceiro round, "ao perceber um golpe perigoso como seja o de estrangulação, aplicado em Rufino, que se fora arrastando, no ringue, até atingir uma de suas extremidades, o juiz determinou a paralisação da luta. Aí, segundo um dos juízes, Santos teria dado o sinal convencionado de desistência, perdendo, a seguir, os sentidos".

7) Houve confusão, mas todos testemunharam que Rufino ficou "grogue" após o ocorrido, em "más condições". Os partidários de Rufino acusaram Carlos de aproveitar o comando de paralisação para encaixar o "violento golpe". Carlos não aceitou a ordem para retornar à luta (quase 20 minutos depois da paralisação), por acreditar que tinha vencido, e deixou o ringue. Rufino foi declarado vencedor por desistência.

8) Por conta de toda polêmica proporcionada pelos acontecimentos, a rivalidade entre os Gracie e Rufino foi escalando até o caso do espancamento, anos depois. Cada parte também apresenta sua versão para o que houve: covardia x defesa da honra. Outros tempos :)

Já debati muito esse assunto com diversos haters da família Gracie, que sempre surgem, desaparecem e depois reaparecem com outros nomes, "elton", "sk4fun", "observador"... Curioso com as acusações sempre bombásticas e até mesmo desrespeitosas, fui pesquisar na hemeroteca digital e tenho os recortes de jornal até hoje. Como o assunto sempre volta à tona editado para reforçar um dos lados, entendo que é necessário destacar os pontos anteriores, para melhor avaliação da questão.
Galera do jiu-jitsu é igual os fans do Bolsonaro, Lula, Trump, etc.

Quando se trata do preferido:
minimizam a parte ruim e maximizam a parte boa.

Quando se trata do preterido:
Maximizam a parte ruim e minimizam a parte boa.

Como o ajuste dessas 2 réguas (maximizar e minimizar) parte de conhecimento raso e emoção, um consenso é impossivel.

Daqui 20 anos vai ser igual... É um loop infinito. hehehe

Marcial
Contato:

Mensagem por Marcial » 12 Mai 2020 18:18

Tony Fla escreveu:
12 Mai 2020 18:12
Esse Observador era muito chato, meu Deus! Sk4fun também era do finado.
Curioso é que sempre apareciam causando, prometendo apresentar provas irrefutáveis das teses difamatórias, estudos acadêmicos científicos... e depois sumiam :)

Marcial
Contato:

Mensagem por Marcial » 12 Mai 2020 18:31

Esolf escreveu:
12 Mai 2020 18:16
Galera do jiu-jitsu é igual os fans do Bolsonaro, Lula, Trump, etc.

Quando se trata do preferido:
minimizam a parte ruim e maximizam a parte boa.

Quando se trata do preterido:
Maximizam a parte ruim e minimizam a parte boa.

Como o ajuste dessas 2 réguas (maximizar e minimizar) parte de conhecimento raso e emoção, um consenso é impossivel.

Daqui 20 anos vai ser igual... É um loop infinito. hehehe
?

:))

Quando o novo "avatar" do haterismo postou a opinião dele no tópico (tem todo o direito de fazer isso, aliás), citando o documentário do Manoel Rufino, o comentário do colega foi: "Pesado, hein?!".

Quando eu posto minha contribuição, apresentando a outra versão da história, o seu comentário é que a "galera do jiu-jitsu é igual os fans do Bolsonaro, Lula, Trump", "conhecimento raso e emoção" :))

Apenas apresentei meu ponto de vista, e fiz muitas pesquisas para embasá-lo.
Quem está politizando o assunto, fazendo comparações descabidas não sou eu :)

Maverick
Contato:

Mensagem por Maverick » 12 Mai 2020 19:05

Marcial escreveu:

Hehehehe... verdade, tava até demorando :rolleyes:

E da uma preguiça de responder, ainda mais agora que eu descobri que o catch wrestling é superior ao jiu-jitsu :-J kkkkkkkkkkk
Imagem
Eu concordo com os idiotas, discordar faz com que eles continuem falando!

VBB
Contato:

Mensagem por VBB » 12 Mai 2020 19:24

patola escreveu:
12 Mai 2020 19:04
Arona pesou 93 na pesagem e 100 no ringue bicho. Ele desidratou. A diferenca de tamanho e forca foi brutal
Wanderlei foi nocauteado pelo Dan Henderson quando desidratou pra bater 93 e o Henderson pesou 90 e foi com esse peso pra luta. A diferença deve ter sido muita parecida. Aliás, o Henderson lutando nos médios do PRIDE (meio-pesado no UFC), sempre entrou mais leve e só foi conseguir passar dos 90 depois dos 35 anos de idade. Se formos atrás acharemos dezenas de casos parecidos.

palmeirense
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por palmeirense » 12 Mai 2020 19:25

Marcial escreveu:

Defesa da honra???? Caramba, não é por nada que vc é bolsonarista.

Então o marido que mata a esposa devido a infidelidade defende sua honra ?

Que argumento ridículo, justificar uma covardia com defesa da honra.

Tava mandando bem nos contrapontos, até pq não conheço o outro lado da história, mas daí vc citou livros escritos por membros da própria família - óbvio a ausência de imparcialidade- e a tal defesa da honra.

Nem perderei mais tempo lendo o que vc posta, vc é do nível dos meninos maluquinhos daqui.

Ainda bem que o direito penal não é feito por leigos.

brunodsr
Contato:

Mensagem por brunodsr » 12 Mai 2020 19:30

Acabei de rever esse documentário. Muito bom ver o respeito que todo mundo tinha pelo Rickson. Ele tinha aquela áurea de imbatível de um jeito que a galera já entrava de cueca cheia, né? Mas guerreiro mesmo foi o Nakai. Olha o tamanho dos caras que ele enfrentou. Lutou cego contra um cara com o dobro do tamanho dele, tomando porrada em cima do olho ruim e não só resistiu como ainda finalizou o cara!!
"Ser famoso na Internet vale tanto quanto ser rico no Banco Imobiliário." by NoFun
"Você fala uma mentira na TV e 100 milhões de pessoas te assistem. Depois, três artigos te desmentem e cinco mil pessoas lêem." by César Benjamin

VBB
Contato:

Mensagem por VBB » 12 Mai 2020 19:37

Filipe escreveu:
11 Mai 2020 15:27
Renzo lutava na 77 hehe

Claro que o Sakuraba foi um gênio, mas se for para mencionar diferença física, então n podemos ser seletivos. Foi esse meu ponto.

Falar que o Sakuraba espancou todos os Gracies por ser do Catch Wrestling e depois dizer que perdeu pro Arona por conta da diferença física n faz sentido.

Arona foi um dos melhores lutadores de jiu do MMA. Ganhou de um monte de grappler cascudo e bem mais pesado que ele nos ADCCs que participou.
A propósito, o Renzo ao menos nunca arrumou desculpa pra essa luta e ao que consta nunca disse que pegou em cima da hora. Semana passada o Jean Jacque disse que foi chamado pra lutar com duas semanas de antecedência e recusou porque ofereceram 5 mil dólares. Se arrepende até hoje e o Renzo pegou a luta. Nada de errado mas esse tipo de prática que os Gracies são constantemente acusados era recorrente. Evento do PRIDE mesmo fechava card faltando 2 dias porrada cantar. Sakuraba treinava sem parar e tinha uma relação estreita com o Sakakibara e com o Takada. Acabou rompendo quando lutou no evento do Inoki. É só olhar o cartel do japonês depois de enfrentar o Ryan. Pegou um japa fraco no evento do Inoki e voltou pro PRIDE enfrentando só pedreira até o rompimento final ao lutar no K1 um tempo antes do PRIDE acabar.

Responder