Estoicismo
Estoicismo
“Se preocupar é carregar o amanhã com a força de hoje — carregar dois dias de uma vez. É se mover para o amanhã antes do tempo. Preocupação não esvazia o amanhã de sua tristeza, ela esvazia o hoje de sua força.” — Corrie ten Boom
Eric Barker é o autor do livro Barking Up the Wrong Tree. Ele é um ser humano normal como eu e você. Isso significa que também está sujeito à ansiedade e à preocupação excessiva.
Em uma entrevista, perguntaram a Barker como ele lidava com esses maus momentos. A resposta:
“Estou constantemente me lembrando que ‘eventos não me irritam, minhas crenças sim’. Perceber que não tem sentido em se sentir incomodado por coisas fora da minha esfera de controle — e a maioria das coisas está além do meu controle — é uma coisa impactante.”
– Eric Barker
Você acabou de ser demitido(a) do emprego dos seus sonhos. Você se sente injustiçado(a). O seu chefe estava errado? Com toda certeza!
Vamos mudar o cenário: você acabou de ser demitido(a). Mas era um emprego que você odiava. Como você se sente? Freedom at last!
A situação é a mesma, o que mudou foi a crença sobre a situação.
Se você acredita que é a pessoa certa para o trabalho e jamais encontrará outro tão bom, o impacto da demissão é quase como uma bomba atômica. Mas se você acredita que o trabalho é uma merda e pode arrumar outro muito melhor, então a demissão foi uma benção.
É isso o que Eric Barker quis dizer: o que você acredita sobre a situação define sua reação ao evento. E é um conceito bem estóico.
“Nada é bom ou mau, mas o pensamento o faz assim.” — William Shakespeare
Os estóicos acreditam que nada é bom ou mau — as coisas apenas são. O mundo existe de forma insensível e indiferente a você. As suas percepções que atribuem valores morais às coisas.
Existe uma grande diferença entre “Isso aconteceu” e “Isso aconteceu e é ruim” porque seus sentimentos ruins são gerados por uma crença irracional a respeito de um evento.
“Se ele(a) me deixar, eu jamais irei superar.”
“Se eu perder meu emprego minha vida acabou.”
“Se eu não responder essa mensagem agora a pessoa vai me odiar.”
As três crenças são irracionais e lhe deixam ansioso(a), deprimido(a) ou preocupado(a). Sua percepção da realidade definiu a reação.
O que Barker sugere para superar a irracionalidade é uma atividade simples baseada em um exercício estóico chamado praemeditatio malorum — meditação sobre os males futuros. Em suas palavras:
“Eu frequentemente uso uma versão do ‘praemeditatio’. Quando me sinto preocupado ou irritado, me pergunto: ‘Eu preciso disso de forma a viver uma vida feliz?’
A resposta quase sempre é ‘não’.”
– Eric Barker
Tudo pode dar errado. O praemeditatio malorum é a visualização desses possíveis resultados ruins de forma a criar planos para evitar o desastre.
Ou como o pessoal das startups gosta de chamar: é uma análise premortem — encontrar as causas antes da morte de um projeto.
Barker faz o mesmo tipo de antecipação, mas ele analisa o impacto que a causa da preocupação terá em sua vida.
Ao se sentir irritado(a) ou preocupado(a), se pergunte: Isso vai mudar minha vida alguma forma? Eu preciso disso para ser feliz?
Quase sempre a resposta será não, logo, você não precisa se preocupar.
fonte: https://medium.com/coffee-break-through ... 46ff1e1bf2
Eric Barker é o autor do livro Barking Up the Wrong Tree. Ele é um ser humano normal como eu e você. Isso significa que também está sujeito à ansiedade e à preocupação excessiva.
Em uma entrevista, perguntaram a Barker como ele lidava com esses maus momentos. A resposta:
“Estou constantemente me lembrando que ‘eventos não me irritam, minhas crenças sim’. Perceber que não tem sentido em se sentir incomodado por coisas fora da minha esfera de controle — e a maioria das coisas está além do meu controle — é uma coisa impactante.”
– Eric Barker
Você acabou de ser demitido(a) do emprego dos seus sonhos. Você se sente injustiçado(a). O seu chefe estava errado? Com toda certeza!
Vamos mudar o cenário: você acabou de ser demitido(a). Mas era um emprego que você odiava. Como você se sente? Freedom at last!
A situação é a mesma, o que mudou foi a crença sobre a situação.
Se você acredita que é a pessoa certa para o trabalho e jamais encontrará outro tão bom, o impacto da demissão é quase como uma bomba atômica. Mas se você acredita que o trabalho é uma merda e pode arrumar outro muito melhor, então a demissão foi uma benção.
É isso o que Eric Barker quis dizer: o que você acredita sobre a situação define sua reação ao evento. E é um conceito bem estóico.
“Nada é bom ou mau, mas o pensamento o faz assim.” — William Shakespeare
Os estóicos acreditam que nada é bom ou mau — as coisas apenas são. O mundo existe de forma insensível e indiferente a você. As suas percepções que atribuem valores morais às coisas.
Existe uma grande diferença entre “Isso aconteceu” e “Isso aconteceu e é ruim” porque seus sentimentos ruins são gerados por uma crença irracional a respeito de um evento.
“Se ele(a) me deixar, eu jamais irei superar.”
“Se eu perder meu emprego minha vida acabou.”
“Se eu não responder essa mensagem agora a pessoa vai me odiar.”
As três crenças são irracionais e lhe deixam ansioso(a), deprimido(a) ou preocupado(a). Sua percepção da realidade definiu a reação.
O que Barker sugere para superar a irracionalidade é uma atividade simples baseada em um exercício estóico chamado praemeditatio malorum — meditação sobre os males futuros. Em suas palavras:
“Eu frequentemente uso uma versão do ‘praemeditatio’. Quando me sinto preocupado ou irritado, me pergunto: ‘Eu preciso disso de forma a viver uma vida feliz?’
A resposta quase sempre é ‘não’.”
– Eric Barker
Tudo pode dar errado. O praemeditatio malorum é a visualização desses possíveis resultados ruins de forma a criar planos para evitar o desastre.
Ou como o pessoal das startups gosta de chamar: é uma análise premortem — encontrar as causas antes da morte de um projeto.
Barker faz o mesmo tipo de antecipação, mas ele analisa o impacto que a causa da preocupação terá em sua vida.
Ao se sentir irritado(a) ou preocupado(a), se pergunte: Isso vai mudar minha vida alguma forma? Eu preciso disso para ser feliz?
Quase sempre a resposta será não, logo, você não precisa se preocupar.
fonte: https://medium.com/coffee-break-through ... 46ff1e1bf2
Re: Estoicismo
vídeo interessante sobre o assunto:
- MãoDeMacaco
- Aprendiz
- Contato:
Já cai em uns vídeos sobre estoicismo quando procuramos por técnicas de foco e tenho um preconceito quando vejo o tema. O Youtube me fez assistir um video de um cara com ar de coach falando sobre isso, como ele era foda e bla bla. Outra vez vi um fulano falando sobre estoicismo e como as mulheres são dispensáveis (cardonelli news). O único canal legalzinho é de um rapaz que faz uns desenhos e vai narrando o vídeo.
Certamente existe um oceano sobre o assunto e deve ser muito foda, mas a turma que fala sobre isso no youtube chega a dar pena... dos fãs dessa galera, só nego metido a fodão vendendo curso de como ser feliz. Já viram essas figuras?
Vou assistir o vídeo quando tiver tempo pra ver se aprendo algo.
Certamente existe um oceano sobre o assunto e deve ser muito foda, mas a turma que fala sobre isso no youtube chega a dar pena... dos fãs dessa galera, só nego metido a fodão vendendo curso de como ser feliz. Já viram essas figuras?
Vou assistir o vídeo quando tiver tempo pra ver se aprendo algo.
Li sobre a brevidade da vida. Sêneca
Bom, boas liçoes, especialmente sobre nao se afundar demais no que nao importa tanto.
Mas pra ser estoico vc tem que ser muito exemplar. As pessoas exemplares sao muito perigosas.
prefiro um baltasar garcian. Mais pratico.
Ou Maquiavel
Bom, boas liçoes, especialmente sobre nao se afundar demais no que nao importa tanto.
Mas pra ser estoico vc tem que ser muito exemplar. As pessoas exemplares sao muito perigosas.
Ou Maquiavel

Que Dels perdoe essas pessoas ruins, porque o Bjjforum não perdoa.
-
- Contato:
Recomendo ler o Manual de Epicteto. Também chamado de Enchiridion.El Cid escreveu: ↑18 Mai 2020 17:11Li sobre a brevidade da vida. Sêneca
Ou Maquiavel![]()
Também recomendo Coragem sob Fogo. Fala de um general que ficou um tempão como prisioneiro de guerra e usou os ensinamentos do Epicteto para sobreviver e estimular os colegas.
"Tudo que não puder contar como fez , não faça." Immanuel Kant
Nao conhecia
Eu me amarro nesses manuais antigos de conselhos.
Esse do garcian eu ahei um pocket boook por acaso numa livrarias achei muito bom. Mas tem pdf tb
Arte da Prudência
ValeuRogerioMcz escreveu: ↑18 Mai 2020 17:24Recomendo ler o Manual de Epicteto. Também chamado de Enchiridion.
Também recomendo Coragem sob Fogo. Fala de um general que ficou um tempão como prisioneiro de guerra e usou os ensinamentos do Epicteto para sobreviver e estimular os colegas.
Nao conhecia
Eu me amarro nesses manuais antigos de conselhos.
Esse do garcian eu ahei um pocket boook por acaso numa livrarias achei muito bom. Mas tem pdf tb
Arte da Prudência
Que Dels perdoe essas pessoas ruins, porque o Bjjforum não perdoa.
-
- Contato:
Não cheguei a ler esse do Gracian, mas vi na biblioteca quando tava na faculdade. Gosto dessa carta do Sêneca que fala sobre o desconforto voluntário.
Estou lendo meditaçoes de Marco Aurelio
- Professor Ludovico
- Contato:
Manual dos Nogueira também deveria ter em vídeo.
Executarei neles grande vingança e os castigarei na minha ira. Então, quando eu me vingar deles, saberão que eu sou o Senhor".
-
- Contato:
Essa frase é fodaKRATOSCS 85 escreveu: ↑18 Mai 2020 18:26Sêneca é top " O homem que sofre antes do necessário, sofre mais que o necessário"
-
- Contato:
To sim maninho leio um pouco Todo dia.
Peguei essa versao do Kindle esta 4.90 Bolsonaros.
Prga Uma amostra no Kindle e ve se curte.
As cartas do Seneca Sao otimas tbm. Da para vc dividir em Uma por dia. A questao do tempo q ele fala é um tapa na cara.
https://www.amazon.com/Medita%C3%A7%C3% ... 466&sr=8-3
Vlw, brother.PHDookie escreveu: ↑18 Mai 2020 20:14To sim maninho leio um pouco Todo dia.
Peguei essa versao do Kindle esta 4.90 Bolsonaros.
Prga Uma amostra no Kindle e ve se curte.
As cartas do Seneca Sao otimas tbm. Da para vc dividir em Uma por dia. A questao do tempo q ele fala é um tapa na cara.
https://www.amazon.com/Medita%C3%A7%C3% ... 466&sr=8-3
Nada detém a marcha inexorável do tempo!
Um livro mto bom como apanhado geral ( não achei em português mas vem pela amazon se quiser comprar, na estante virtual tinha tb)
The Stoics F. H. Sandbach
The Stoics F. H. Sandbach
nulla tenaci invia est via