Estereótipos

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
kyo_spirit
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Estereótipos

Mensagem por kyo_spirit » 07 Jun 2020 03:47

Tava pensando sobre o tema pq meu pai q é do norte da Bahia fica meio puto e diz- a gente que é lá do norte não enche comida de pimenta e não faz acarajé, bobó de camarão....isso é lá pra Salvador e região, nosso negócio é feijão com farinha....nem o sotaque deles é igual ao nosso.

E quais estereótipos fazem parte da vida de vcs? Tanto das pessoas terem uma img preconcebida errada de vcs, qto de vcs terem de alguma pessoa próxima.
Não existe trabalho ruim, o ruim é ter que trabalhar (Seu Madruga).

POBRELOKO
Contato:

Re: Estereótipos

Mensagem por POBRELOKO » 07 Jun 2020 08:34

Sempre falei isso para as pessoas existe por exemplo o baiano do litoral, cheio de gingado e malandragem e o baiano do sertão que é mais simples com costumes totalmente digerentes.

Carrapeta
Contato:

Mensagem por Carrapeta » 07 Jun 2020 08:46

Na Bahia existe entre 3 a 4 sotaques, o de Salvador e região, o do Norte q é aquele sotaque cabra da peste, do oeste e Sul q é tipo mineiro ou goiano e o do meio do estado q não tem uma predominância definida

tjeua
Contato:

Mensagem por tjeua » 07 Jun 2020 09:01

Carrapeta escreveu:
07 Jun 2020 08:46
Na Bahia existe entre 3 a 4 sotaques, o de Salvador e região, o do Norte q é aquele sotaque cabra da peste, do oeste e Sul q é tipo mineiro ou goiano e o do meio do estado q não tem uma predominância definida
Acho q todo grande estado eh assim

Mg

Tem bh e regiao
Interior
Lado do rio q o pessoal acha q eh carioca

Carrapeta
Contato:

Mensagem por Carrapeta » 07 Jun 2020 09:44

tjeua escreveu:
07 Jun 2020 09:01

Mg

Tem bh e regiao
Interior
Eu imagino, MG é maior q Bahia então deve ter vários

Vitaao
Contato:

Mensagem por Vitaao » 07 Jun 2020 10:12

tjeua escreveu:
07 Jun 2020 09:01

Mg

Tem bh e regiao
Interior
Tem o norte de minas tbm que se aproxima um pouco mais do sotaque baiano em comparação ao restante. Engraçado que a diferença é bem marcante entre os sotaques. Nem parecem do mesmo estado.

Vitorino
Contato:

Mensagem por Vitorino » 07 Jun 2020 11:27

Sou nordestino e acho forró um saco; buchada, panelada, cuscuz são pratos típicos que são OK, nada de incrível como alguns acham aqui. Vaquejada acho uma bobagem. Mas é nossa cultura, então...

Quando morei fora, eu era o único nordestino da turma. Lá eu pude entender como o pessoal do Sudeste/Sul/Centro Oeste nos vê. É quase como uma caricatura de quem realmente somos.
Um dia uma gaúcha olhou pra mim e disse: "ah, mas você é nordestino?! Tá mas você é bonitinho, né." :))
Era comum demais ouvir piadas no início. A galera também desacreditava que meu inglês era bom por eu ser nordestino.
Uma moça de Niterói disse que eu vim para o intercâmbio usando cotas, em tom de piada, claro. Outro dia ela disse que a peruana que eu tava pegando tinha cara de Paraíba.
Um cara de Petrópolis uma vez chegou numa outra peruana e disse para ela que na minha terra, as pessoas comem carne de bode, em tom de piada. Aí ela respondeu: "E daí? No Peru também." Repare bem: para ele ser nordestino é tao zoado que até nossos hábitos alimentares são uma piada.
Por outro lado, as pessoas tinham um ótima imagem dos poucos intercambistas sulistas. Apesar deles não fazerem esforços para serem aceitos ou estimados.
Era comum demais a galera do Brasil se aproximar de mim com piadas desse tipo, eu me acostumei e a maneira que encontrei de rebater era imitando o sotaque alheio e exagerando um pouco. Todo mundo lá virou meu amigo, nos falamos até hoje.
Enfim... As pessoas têm um entendimento das coisas baseados em estereótipos, é algo completamente idiota, mas é assim que é. Quase que natural do ser humano.
Synthwave & Retrowave
Deutsche als Fremdsprache

Vitorino
Contato:

Mensagem por Vitorino » 07 Jun 2020 12:31

Paraíba, cabeça-chata, cearense, comedor de farinha, baiano...
Synthwave & Retrowave

Paulo J.
Contato:

Mensagem por Paulo J. » 07 Jun 2020 13:23

Vitorino escreveu:
07 Jun 2020 11:27
Sou nordestino e acho forró um saco; buchada, panelada, cuscuz são pratos típicos que são OK, nada de incrível como alguns acham aqui. Vaquejada acho uma bobagem. Mas é nossa cultura, então...

Quando morei fora, eu era o único nordestino da turma. Lá eu pude entender como o pessoal do Sudeste/Sul/Centro Oeste nos vê. É quase como uma caricatura de quem realmente somos.
Um dia uma gaúcha olhou pra mim e disse: "ah, mas você é nordestino?! Tá mas você é bonitinho, né." :))
Era comum demais ouvir piadas no início. A galera também desacreditava que meu inglês era bom por eu ser nordestino.
Uma moça de Niterói disse que eu vim para o intercâmbio usando cotas, em tom de piada, claro. Outro dia ela disse que a peruana que eu tava pegando tinha cara de Paraíba.
Um cara de Petrópolis uma vez chegou numa outra peruana e disse para ela que na minha terra, as pessoas comem carne de bode, em tom de piada. Aí ela respondeu: "E daí? No Peru também." Repare bem: para ele ser nordestino é tao zoado que até nossos hábitos alimentares são uma piada.
Por outro lado, as pessoas tinham um ótima imagem dos poucos intercambistas sulistas. Apesar deles não fazerem esforços para serem aceitos ou estimados.
Era comum demais a galera do Brasil se aproximar de mim com piadas desse tipo, eu me acostumei e a maneira que encontrei de rebater era imitando o sotaque alheio e exagerando um pouco. Todo mundo lá virou meu amigo, nos falamos até hoje.
Enfim... As pessoas têm um entendimento das coisas baseados em estereótipos, é algo completamente idiota, mas é assim que é. Quase que natural do ser humano.
Hum... E agora você quer controlar a aparência do Kogos? Mas esteriótipo de intelectual não é ser galã...
Representante Oficial do Partido Comunista Conservador

Peixola
Admin
Admin
Contato:

Mensagem por Peixola » 07 Jun 2020 14:37

Paulo J. escreveu:
07 Jun 2020 13:23
Hum... E agora você quer controlar a aparência do Kogos? Mas esteriótipo de intelectual não é ser galã...
Dá o cu pra ele então

Vitorino
Contato:

Mensagem por Vitorino » 07 Jun 2020 14:37

Paulo J. escreveu:
07 Jun 2020 13:23
Brother, te respondi lá no tópico da política sem frescura para não desvirtuar tanto o assunto.
Synthwave & Retrowave

Aldebarã
Contato:

Mensagem por Aldebarã » 07 Jun 2020 15:28

Vitorino escreveu:
07 Jun 2020 12:31
Paraíba, cabeça-chata, cearense, comedor de farinha, baiano...
Comedor de cu de torcedor do Vitória, tambem conhecidos por vitorinos. :D

Sem abraçar corrente de vento, mestre.
Team Cara de Sapato :gunthug:

Aldebarã
Contato:

Mensagem por Aldebarã » 07 Jun 2020 15:35

Ô véi, que fuleragem e essa aí, mermão?! Ói, se vim pa cá vô dá um murro na cara, vu?!

Coisinha, bote sua prima aí na minha fita, na moral.

Ó, paí, véi! Que viaji desse cara!

Vem-a cá mermão, que saci é esse aí, véi?

Ô mão, tem condição de você botá 50 centavu aí pa eu compra um cigarro?

Ói, num bula comigo hoje não que ô tô virado no istopô, vu????

Ô véi, bolí vê uma mulé.

É véi, dá pá mim não. Vô se saí que amanha tenhu que tá cedo na obra.
E claro: Jarbi direto, Buiú! Jarbe direto, misera!!!!!

Não existe portugues na Bahia, só baianês.
Team Cara de Sapato :gunthug:

Hans de Sulivan
Contato:

Mensagem por Hans de Sulivan » 07 Jun 2020 17:01

Vitorino escreveu:
07 Jun 2020 11:27

Cara. Na minha visão isso se deve à soberba, preconceito e discriminação Advidos de pelo menos três dimensões.

1- Os meios de comunicação (noticiários, novelas, filmes). Ex. Em jornal nacional é quase impossível ouvir sotaque nordestino. Em novela, filmes etc. sempre que retratam o nordestino é por meio de uma caricatura esdrúxula.

2- imigração recente dos nordestinos para o sul e Sudeste. A galera que vem pra cá nos últimos 40; 50 anos é a galera que veio fugindo da seca e do pior lá do nordeste e são pessoas de baixa ou nenhuma instrução que vieram trabalhar em subempregos e morar em favelas. E como ter subemprego e morar em favela é motivo para ser tido como inferior, adicionou-se ainda o fato da pessoa possuir algumas características diferentes.

3- o filho da puta que é onipresente e destila preconceito e discriminação contra os nordestinos sempre que pode. Todos aqui conhecem ao menos uns 5. Até culpa do tráfico na favela é deles. Inclusive o presidente já se referiu em uma reunião oficial aos nordestinos como Paraíbas.

Lembro que a primeira pessoa que eu tive contato que é nordestina com sotaque e ocupa Posição de destaque na sociedade foi um professor. Pareceu mt estranho.

Não sei se era a praça é nossa; zorra; escolinha do professor Raimundo que tinha um personagem “eu sou o Paraíba e aqui está o meu cartão”.

Aqui no rj qd eu era criança aprendi antes de saber a geografia do nordeste quem eram os paraíbas. Só depois que fui entender o porquê. Também muitos eram chamados de Pará. Nesse caso foi pior pq não faz mt tempo que eu descobri que Pará é no norte.

Vitorino
Contato:

Mensagem por Vitorino » 07 Jun 2020 19:24

Hans de Sulivan escreveu:
07 Jun 2020 17:01
3- o filho da puta que é onipresente e destila preconceito e discriminação contra os nordestinos sempre que pode. Todos aqui conhecem ao menos uns 5. Até culpa do tráfico na favela é deles. Inclusive o presidente já se referiu em uma reunião oficial aos nordestinos como Paraíbas.
Pois é. O senso comum de muitas pessoas é que o nordeste é um sertão interminável onde somos todos feios, burros, falamos errado e votamos no PT. O próprio @brunolobo já deixou isso claro numa argumentação pífia dele. O @Bayek uma vez falou que as favelas só existem por causa dos imigrantes nordestinos e trouxe um artigo da wikipedia como prova cabal :silly: Daí você tira o nível de escassez de conhecimento.
Mas eu entendo esse preconceito: muitos de vocês só tem uma idéia rasa de como nós somos. E quando vocês conhecem um nordestino, geralmente é o porteiro Francisvaldo, o vendedor ambulante, enfim. São justamente os imigrantes que fugiram da pobreza aqui para tentar ser menos pobre aí. É natural que sejam feios e mal-instruídos, infelizmente.

O Bolsonaro chamou os nordestinos de paraíbas, o Neymar também já fez isso e até o Ryan Gracie se referindo ao Wallid - que é amazonense (!!!). =)) Entende como é o negócio? É algo natural para eles. Eles não vêem o quanto que isso é um reducionismo absurdo e negativo para os nordestinos. E diria até que acontecem com os nortistas também, já que algum forista falou que o @Aldebarã morava numa casa à beira rio cheia de mosquito e internet discada. Tipo, sempre que rola piada com nortista ou nordestino, é algo negativo. Diferente do carioca, que é malandro, pegador, joga futevôlei na praia. Diferente dos mineiros que bebem pra caralho, são gente boa, gostam de festa e tal.
Synthwave & Retrowave

Responder