TRT - Terapia de reposição de testosterona (tópico oficial)

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Tartaruga
Contato:

Re: TRT - Terapia de reposição de testosterona (tópico oficial)

Mensagem por Tartaruga » 07 Jun 2020 20:10

Rugby Man escreveu:
07 Jun 2020 18:59
Moro na Inglaterra e tenho pesquisado aqui sobre TRT.
O sistema de saúde aqui não fornece, a não ser em casos específicos.
Teria que ser particular...
Tenho 41 anos e ja tomei várias paradas nessa vida (GH, Tembrolona, Durasteston, Deca, Stanozolol...Algumas vezes com acompanhamento médico, mas quando era mais novo fiz sem.
Enfim...fui atleta de alto rendimento por 18 anos, mas hoje tenho uma puta dificuldade de perder peso (peso 130kg) e já começo sentir algumas dores que prejudicam o dia a dia (tornozelo principalmente).
Mas é foda...hoje não sinto ânimo para treinar mais e uma preguiça do caramba!! kakkaka
Não faço idéia de quanto é minha Testosterona hoje, mas acreito que preciso fazer TRT para ontem!!
Tem que achar algo que goste de fazer, pode ate nao sei levantar peso, mas bike, hiking, longos passeios com o dog, jiu-jitsu, sei la...ficar apenas no sofa vai te matar.
Braziliano escreveu:
07 Jun 2020 17:27
Meu caso é semelhante, tenho 36 anos, nunca tomei porra nenhuma, tive uma consulta pelo SUS , relatei pro médico perda de peso sem motivo mesmo sem ser gordo (perdi massa magra) , alem de um puta desânimo, fiz o exame, o resultado foi 652 de testo total.
Pra minha idade sendo natural disseram que tá acima da média então só me orientaram comer melhor e mexer o corpo que o resultado vem.
Tô fazendo exercício funcional em casa sem pesos.
Voce pode estar apenas entediado, tem horas que a gente nao tem saco pra nada, e isso acaba matando a motivacao pra fazer qualquer coisa.

Sair um pouco de casa, ver pessoas, viajar, fazer algo novo, ajuda...
Carl escreveu:
07 Jun 2020 15:07
Interessante o assunto e os relatos...rs
Mas o meu caso é diferente, tenho testo boa (800) mas não consigo ganhar músculos...sou magro há 5 anos (antes era normal) e não consigo ganhar mais do que uns 3kg de músculos com dieta correta e suplementação. Já até desisti...rs
Cara, se seu biotipo for ser ectomorfo e estiver tudo certo, nao tem o que mudar. Como ja disseram eh uma questao de saude, que pode interferir no aspecto fisico, mas esse nao eh o proposito principal.

Tem outras drogas como trembolona, boldenona, etc mas isso ja eh um submundo underground, nao existe necessidade
Seres pré-históricos, vivendo em instituições medievais, lidando com tecnologia avançada. Que resultado você espera disso?

DeepHalf
Contato:

Mensagem por DeepHalf » 07 Jun 2020 21:27

Tenho hipotireoidismo, tomo t4 diariamente, e, por algum tempo, devido a apresentar cansaço excessivo, uma endocrinologista que me acompanhava me passou 1 ml de durateston a cada 21 dias... O primeiro mês foi irado demais: força aumentou, disposição tbm, menor cansaço mental, etc. Depois voltou tudo ao normal, e no final, depois de alguns meses, eu tava pior do que tava antes de começar a tomar a durateston.
Falei pra ela que tava na merda e ela me passou citrato de clomifeno, que usei durante um tempo e fiquei muito bem, os níveis de testo ficaram até mais altos do que tomando a testosterona. Depois, pesquisando um bocado, resolvi aumentar a dose do T4 por conta própria, porque sempre que fazia o TSH dava próximo ao limite superior, sempre por volta de 5 ou 6. Fui ajustando a dose até uma que meu TSH ficasse perto de 2 e pronto, acabaram-se os problemas... Níveis de testosterona normais sem tomar nada, disposição lá em cima, tudo normal...

Resumindo: entrei numa TRT furada sem a mínima necessidade, só por causa de uma médica que só fazia ler os exames e dizer que tava tudo certo, e ainda tive sorte de não ter tido colaterais por causa da testo exógena, intervalo muito grande de aplicações, falta de controle de outros hormônios, etc. No meu caso o segredo era só controlar os hormônios da tireóide.

Carl
Contato:

Mensagem por Carl » 07 Jun 2020 22:33

lethalshot escreveu:
07 Jun 2020 16:03
Testo de 800, natural? Quantos anos vc tem?
Tenho 43.
Tartaruga escreveu:
07 Jun 2020 20:10
Cara, se seu biotipo for ser ectomorfo e estiver tudo certo, nao tem o que mudar. Como ja disseram eh uma questao de saude, que pode interferir no aspecto fisico, mas esse nao eh o proposito principal.

Tem outras drogas como trembolona, boldenona, etc mas isso ja eh um submundo underground, nao existe necessidade
O problema é que eu sempre pesei um 8kg a mais do que peso hoje. Há 5 anos fiz uma dieta muito restritiva em função de problemas de estômago e depois disso, mesmo voltando a comer normal, não recupero o peso.
Eu tenho o maior medo de hormônios...rs

Hardaway
Contato:

Mensagem por Hardaway » 08 Jun 2020 00:00

lethalshot escreveu:
06 Jun 2020 23:14
Meu endócrino é pelo plano e me prescreve há 9 anos . Faço desde os 30 . Não tinha deficiência hormonal alguma com 30 quando iniciei , porém decidi entrar e pesei os riscos e benefícios com o intuito de manter sempre minha testo na casa dos 800 ( e consigo manter ) , o que , naturalmente , é impossível . A cada 3 meses faço toda a bateria de exames e levo pra ele e sempre está tudo ok . Quando desregula algo , não é devido ao TRT , como por exemplo HB1AC mais alto em alguma época que ando comendo mais porcaria .

Colaterais : Existem sim . Pele mais oleosa e espinhas ( não tenho no rosto mas tenho ao redor da area que aplico , glúteos e ombros ) . Queda de cabelo mais acentuada ( niveis de DHT sempre ficam ALTOS , porém dentro do padrão ) , infertilidade ( queda da quantidade de esperma ). E não , vc não goza menos rs , apenas a quantidade de esperma diminui. ( sei que vc sabe disso , mas pra quem está lendo e ficou na dúvida )

Benefícios : todos que já sabemos .

Uso como auxiliares : anastrozol em dose baixa porém pode ser substituído por DIM ( vou fazer essa sub em breve ) . O anastrozol inibe a conversão para estradiol já o DIM faz vc eliminar o EXCESSO de estradiol . Essa é a diferença . Minoxidil e shampoo cetaconazol para o cabelo ( ajuda a retardar a queda ) . Poderia usar finasterida para diminuir um pouco o DHT e melhorar BEM a cabeleira , mas prefiro não arriscar essa droga . Além disso , pelo fato de o FSH e LH ficarem zerados , uso PREGNENOLONA para ajudar na cascata hormonal ( DHEA etc ) .

Comigo está tudo 100 % , psa excelente , colesterol excelente , etc etc . A única coisa que tem MUITO tempo que não faço é um check up completo no coração e farei isso esse ano , quando melhorar um pouco a pandemia .
caralho vendo esse monte de riscos não dá vontade não de usar essa porcaria

hhehe

shadowmoon
Contato:

Mensagem por shadowmoon » 08 Jun 2020 00:06

DeepHalf escreveu:
07 Jun 2020 21:27
Tenho hipotireoidismo, tomo t4 diariamente, e, por algum tempo, devido a apresentar cansaço excessivo, uma endocrinologista que me acompanhava me passou 1 ml de durateston a cada 21 dias... O primeiro mês foi irado demais: força aumentou, disposição tbm, menor cansaço mental, etc. Depois voltou tudo ao normal, e no final, depois de alguns meses, eu tava pior do que tava antes de começar a tomar a durateston.
Falei pra ela que tava na merda e ela me passou citrato de clomifeno, que usei durante um tempo e fiquei muito bem, os níveis de testo ficaram até mais altos do que tomando a testosterona. Depois, pesquisando um bocado, resolvi aumentar a dose do T4 por conta própria, porque sempre que fazia o TSH dava próximo ao limite superior, sempre por volta de 5 ou 6. Fui ajustando a dose até uma que meu TSH ficasse perto de 2 e pronto, acabaram-se os problemas... Níveis de testosterona normais sem tomar nada, disposição lá em cima, tudo normal...

Resumindo: entrei numa TRT furada sem a mínima necessidade, só por causa de uma médica que só fazia ler os exames e dizer que tava tudo certo, e ainda tive sorte de não ter tido colaterais por causa da testo exógena, intervalo muito grande de aplicações, falta de controle de outros hormônios, etc. No meu caso o segredo era só controlar os hormônios da tireóide.

é foda que que são poucos médicos que manjam disso aqui no br, bom mesmo seria pegar protocolos com quem manja de marormba mesmo as vezes compensa

lethalshot
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por lethalshot » 08 Jun 2020 02:24

Carl escreveu:
07 Jun 2020 22:33
Tenho 43.

O problema é que eu sempre pesei um 8kg a mais do que peso hoje. Há 5 anos fiz uma dieta muito restritiva em função de problemas de estômago e depois disso, mesmo voltando a comer normal, não recupero o peso.
Eu tenho o maior medo de hormônios...rs
43 anos com 800 de testo natural? Wtf. A nasa precisa te estudar. Se for isso mesmo, considere -se um ABENÇOADO GENETICAMENTE. Agradeça todos os dias. Todos. Rs

lethalshot
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por lethalshot » 08 Jun 2020 02:30

Hardaway escreveu:
08 Jun 2020 00:00
caralho vendo esse monte de riscos não dá vontade não de usar essa porcaria

hhehe
Que monte? Leve queda de cabelo e umas espinhas no corpo? Ah vá. Kkkk

Sério agora, o maior risco mesmo é a infertilidade. Só que como já dito, e confirmado pelo Masteron, na GRANDE maioria das vezes é temporária. Só dura enquanto vc usa. Isso quando acontece.

Tem o lance da parte cardíaca mas eu não sei até onde testo dentro do limite fisiológico ou um pouquinho acima poderia acarretar esse risco. Pode ser que sim. Não tenho certeza, mas o Masteron e alguns outros médicos acreditam que sim portanto é bom fazer check up do coração tb.

Masteron
Contato:

Mensagem por Masteron » 08 Jun 2020 07:56

1) Já que dá esse trabalho danado para fazer a TRT, não compensaria então deixar a testosterona num nível um pouco acima do padrão fisiológico?

- esse padrão fisiológico é uma média com variação bem larga , em media , 250-850 ng/dl , ele é uma média, tem homens que ficam acima disso a vida toda , já vi algunscom 40-45 anos que chegamcom 800-900 . ( claro que é incomum, mas tem )

Ou isso só não é feito por restrição dos conselhos de medicina?
- nao

Eu pensei que pela TRT deixar a testo num nível ainda fisiológico, que ela demandaria menos cuidados e teria menos colaterais, mas pelo que foi relatado não é assim.
- as pessoas se prendem demais aos números
mas nao é garantia que esse numero age adequadamente no receptor promovendo os efeitos
a densidade de receptor varia de pessoa pra pessoa , e de local do corpo pra outro local.
e claro, com a demanda do homem
entao, pra simplificar , 300ng/dl pode ser excelente pra um homem, e 600ng/dl ser insuficiente pra outro.

2) Também foi dito sobre a fertilidade que pode não voltar mesmo com a suspensão do tratamento. Mas vemos vários casos de gente que faz ciclos violentíssimos e depois ainda conseguem recuperar sua fertilidade, então deve ser algo raro mesmo essa infertilidade definitiva.

- é , o ideal é manter este tópico só sobre de trt , não de ciclo. ( mas vc ta certo )

3) Já vi em vários vídeos de gente do ramo, que uma mudança de 200 para 800 resultaria sim numa diferença, mas que uma de 400 para 600 ou 700 pouca mudança traria. Penso então que os casos recomendados para TRT sejam bem específicos, já que seria de homens de testo com nível realmente baixo, já que num com testo média e respeitando o limite fisiológico, pouco benefício traria.

- como citei acima, essa matemática no corpo nao funciona assim .
e o uso de testo exógena pode estimular formação de novos receptores.
resumindo , o cara pode ter sintomas caracteristicos com 450 , e subindo para 700 pode se sentir muito melhor. ( pode, nao necessariamente vai )
" testo baixa, média, etc " , tem pouco valor para decisão terapêutica
a decisaõ terapeutica é feita com o paciente, analisando necessidade clínica, laboratorial ( sempre ver outros hormonios, pode ser que os sintomas nao sejam causados pela deficiencia de testosterona, se a tireoide tiver insuficiente, cortisol alto ou baixo , etc ) , beneficios, riscos, complicações , nível de compromisso , etc .

4) Se eu tenho bastante libido isso significa que tenho testo alta?
- não .
e novamente ... este " alta " não e é o parÂmetro , mais ainda em libido , que é mega completo e multifatorial.
se tua libido tá boa, nem precisa se preocupar com o nível de testo.
aliás, nao só pra libido né... se os sintomas relacionados a testo ( disposição, energia, libido , ereção, força muscular , cognição, etc ) tão bons, nem precisa ver o numero pq vc nao precisa repor.
é que os nego ficam tentados a repor, e "forçam" a necessidade pq já pensa nos supostos benefícios , ou por que os amigos fazem, ou quer ficar mais fortão ( que na maioria das x é desnecessário , é só um capricho ) , mas isso envolve os riscos e complicações. e mais ainda, envolve um comprometimento ( ir regularmente a um medico que entenda, etc) . Nao éum comprometimento eterno , mas precisa saber que pode te desregular , entao vale a pena começar se tem real necessidade e sabendo que requer comprometimento.

5) Se um homem tem libido alta, desempenho sexual normal, boa disposição para fazer exercícios, mas tem aquela certa dificuldade de emagrecer e ficar realmente seco, a trt seria indicada?
- nao né .
secar é na boca mais que tudo . nego come muito mais do que precisa e do que fala que come. ou estraga no final de semana tudo que fez de dieta durante a semana, anula tudo.
e pra quem quer ficar mega fortão fazendo trt , vale saber que sim vai ganhar volume visível ( quanto maior a deficiencia mais ganha ) mas o fator mais determinante pra onde o cara pode chegar de volume é a genética + consistência ( tempo de treino e dieta adequada, hipertrofia com saúde demora mesmo ) . quem nasceu pra ser lagartixa não vai ser jacaré , o cara que é grandão com trt apenas, já era grande sem hormônios , aquele garoto do seu colégio que sempre foi maior de músculos do que os outros . esse cara magrelão que virou monstro não foi na trt , fez um mega ciclão e aí foge do escopo de saúde , se ele quer fazer tem total livre arbítrio , mas nao é o que estamos discutindo aqui.
15-40 anos: vc treina p ganhar atenção e aceitação dos outros
Depois: vc treina p manter os músculos e sanidade que ainda não o deixaram

Masteron
Contato:

Mensagem por Masteron » 08 Jun 2020 08:19

Elusive escreveu:
07 Jun 2020 09:36
Impressionante como os hormônios são uma coisa desgraçada mesmo. Tanto medicamento que muita gente abusa e não causam grandes problemas, mas no caso dos hormônios a consequência pode ser trágica. Claro que vemos muitos caras por aí incluindo lutadores e fisisulturistas que abusam mesmo e não estão nem aí e aparentemente estão bem, mas não deixa de ser uma roleta russa e não acompanhamos esses caras de perto para saber como realmente a saúde deles está.
Mas pra que abusar ?
O nome abuso já incumbe uso incorreto, excessivo.
Me diz aí exemplos de medicamrntos desta tua frase " Tanto medicamento que muita gente abusa e não causam grandes problemas "
Hormonios são medicamentos, são feitos para curare reduzir risco de doenças... não tem "desgraça" no uso correto .
Se vc abusar de aspirina, voltaren, amoxicilina, salbutamol , etc... vai dar merda mesmo .
Elusive escreveu:
07 Jun 2020 09:36
Eu pensei numa analogia que pode ser incorreta ou tosca, mas que pra mim fez certo sentido, do porque um hormônio que traz tantos efeitos positivos para o homem, ter sua produção diminuída conforme o homem envelhece. Ter muita testosterona num homem idoso, seria como usar gasolina de avião num fusca. O combustível é excelente, mas a carcaça já não aguenta mais o tranco, por isso o corpo sabiamente vai diminuindo gradativamente a produção. É a consequência natural do envelhecimento, algo para o qual ainda não temos remédio e devemos nos conformar que faz parte da vida.
Seu pensamento é válido, claro.
" Conformar" é opcional né... Vc pode ser um homem de 70 anos igual um vovôzinho cansado ou estar com 70 funcionando se sentindo com bem menos. Opcional .
Esse termo " natural " , é dificil nos dias de hoje né, somos bombardeados por estímulos " não naturais " a vida toda. Nem treinar do modo que treinamos é natural , homem não foi feito pra levantar estes pesos enormes, comer esse tanto , dormir pouco, e etc. isso é uma longa discussão.
15-40 anos: vc treina p ganhar atenção e aceitação dos outros
Depois: vc treina p manter os músculos e sanidade que ainda não o deixaram

Kiloiron
Contato:

Mensagem por Kiloiron » 08 Jun 2020 11:27

Alguém do grupo aqui de CURITIBA, poderia indicar um profissional da área que atenda pela UNIMED ??

Acabei de fazer 40 anos minha testo está em torno de 170.

Pelo jeito minha testo sempre foi baixa, gostaria de falar com um profissional para ver o que ele fala sobre aumentar estes números!!
[img]https://imgur.io/828it48?r[/img]

Tartaruga
Contato:

Mensagem por Tartaruga » 08 Jun 2020 11:41

Natural...o pessoal come carne hormonizada de vaca, porco, frango e sei lá mais o que, consome corantes, adoçantes e uma caralhada de outros químicos, ingere medicamentos pra diversos fins medicinais, alguns enchem o cu de cachaça e vem fala em ser natural, porque não repôs um hormônio que seu próprio corpo produz. :dunno:

Talvez o pessoal que se entope de doses muito acima das fisiologicas pode ser rotulado, mas nao os que usam de acordo com o necessario pelo organismo.
Editado pela última vez por Tartaruga em 08 Jun 2020 12:16, em um total de 1 vez.
Seres pré-históricos, vivendo em instituições medievais, lidando com tecnologia avançada. Que resultado você espera disso?

Braziliano
Contato:

Mensagem por Braziliano » 08 Jun 2020 14:29

fethai escreveu:
07 Jun 2020 17:47
Pra ganhar massa magra tem que fazer exercícios com carga pra gerar hipertrofia. Quando as academias da sua cidade reabrirem se matricula numa e se esforça pra ir pelo menos 3x na semana, depois que vc tomar gosto vai até mais vezes.
Tô ligado assim que der vou puxar uns ferro.

Braziliano
Contato:

Mensagem por Braziliano » 08 Jun 2020 14:34

Tartaruga escreveu:
08 Jun 2020 11:41
Natural...o pessoal come carne hormonizada de vaca, porco, frango e sei lá mais o que, consome corantes, adoçantes e uma caralhada de outros químicos, ingere medicamentos pra diversos fins medicinais, alguns enchem o cu de cachaça e vem fala em ser natural, porque não repôs um hormônio que seu próprio corpo produz. :dunno:

Talvez o pessoal que se entope de doses muito acima das fisiologicas pode ser rotulado, mas nao os que usam de acordo com o necessario pelo organismo.
Pode crêr, estamos vivendo mais e a medicina avança pra dar mais qualidade de vida, é só ter bom senso, tanto quem prescreve quanto quem usa, acho que daqui ah uns anos o Trt vai ficar cada vez mais seguro e acessível pra todos.

Humpty Dumpty
Contato:

Mensagem por Humpty Dumpty » 08 Jun 2020 16:26

Masteron escreveu:
08 Jun 2020 07:56
1) Já que dá esse trabalho danado para fazer a TRT, não compensaria então deixar a testosterona num nível um pouco acima do padrão fisiológico?

- esse padrão fisiológico é uma média com variação bem larga , em media , 250-850 ng/dl , ele é uma média, tem homens que ficam acima disso a vida toda , já vi algunscom 40-45 anos que chegamcom 800-900 . ( claro que é incomum, mas tem )

O que deve ser bem ressaltado é que esse valor é apenas uma média feita dentro de estatística populacional, ou seja, não quer dizer que estar entre "200 ou 800 é normal" para qualquer pessoa, mas sim que qualquer pessoa que esteja dentro deste parâmetro está possivelmente dentro da normalidade. Possivelmente porque tem muita gente que está fora desses padrões e está normal.

Estou vendo muita gente usando esse valor no tópico sem saber do que se trata. Basicamente eles pegaram os negões da áfrica, os japinhas com 60 anos de idade, os obesos americanos, os nórdicos etc. e tiraram uma média de intervalo da testo de todos esses indivíduos. Isso não quer dizer que você, brasileiro de mistura negra com europeu e índio, esteja com testo alta se tiver perto de 800 ou baixa se tiver próxima a 200. É a mesma coisa que fazer uma pesquisa para determinar a estatura média de um homem adulto, aferindo ser de 1,60m a 2,10m, por exemplo. Acima ou abaixo disso PODE ser nanismo ou gigantismo. Agora, um indivíduo de 1,70 é NORMAL, embora a estatura seja baixa.

Isso tudo será definido com o bom e velho TESTE CLÍNICO, o qual deve sempre preceder o exame laboratorial em uma medicina séria. Se você não tem nenhum SINTOMA de falta de testosterona, tal como, por exemplo, dificuldade de ereção, depressão, fraqueza muscular, falta de disposição etc. você NÃO TEM déficit de testo, mesmo que seu exame laboratorial dê 300. Se algum médico disser que sua testo está baixa e que seria conveniente eleva-la a 800, é um picareta.

Se quiser fazer tratamento para isso tudo bem, mas não pense que você está fazendo REPOSIÇÃO HORMONAL, mas sim está tomando bomba. Daí já seria melhor tomar muito mais, por conta dos benefícios e riscos. Arriscar a saúde pra ficar com 800 de testo não vale a pena. Em ciclos pesados chega-se a 40 mil de testo.

O que mais acontece entre esses médicos de reposição hormonal que não são sérios é você chegar no consultório e, antes mesmo do cara olhar pra tua cara, te dar um formulário com mais de 50 tipos de exame de sangue, alguns até bastante absurdos. Depois te tirar um litro de sangue o cara vai dizer que tudo que estiver baixo no intervalo usado pelo laboratório deve ser melhorado, como vitaminas, hormônios etc. Daí ele pega que sua testo de "400" está baixa para sua idade, dizendo que poderia melhorar até "800", que é o límite máximo e "SEGURO" da coisa. Ora, se é seguro esse aumento pq é que você começa a ter espinhas igual a um adolescente e pode crescer tetinhas em seus peitos? Meio estranho isso em um homem de 30 anos de idade. E o mais importante: DE ONDE ESSE NÚMERO DE 800? Ora, esse número é simplesmente um número possível dentro de uma estatística populacional. Ou seja, muitas pessoas tem esse número pq nasceram naquela forma e por fatores ambientais, todavia esse alguém não é você. Você tem testo 400 e, se não tiver nenhum sintoma de testo baixa, é o seu normal e está muito bom. Da mesma forma que alguns tem 1,70 de altura, outros tem 2,00.

Enfim, existem muitos médicos SÉRIOS como o MASTERON que sabem disso tudo, mas muitos são apenas dinheiristas e querem vender tratamentos sem necessidade. Se algum médico disser que sua testo está baixa, desconfie. Se sua ideia é apenas tomar bomba com um respaldo de exames médicos, daí sim pode se abraçar. Mas procure alguém com bastante conhecimento no meio, pois detonar a saude pra pouco resultado não compensa.

Ded
Contato:

Mensagem por Ded » 08 Jun 2020 16:28

lethalshot escreveu:
06 Jun 2020 23:14
Meu endócrino é pelo plano e me prescreve há 9 anos . Faço desde os 30 . Não tinha deficiência hormonal alguma com 30 quando iniciei , porém decidi entrar e pesei os riscos e benefícios com o intuito de manter sempre minha testo na casa dos 800 ( e consigo manter ) , o que , naturalmente , é impossível . A cada 3 meses faço toda a bateria de exames e levo pra ele e sempre está tudo ok . Quando desregula algo , não é devido ao TRT , como por exemplo HB1AC mais alto em alguma época que ando comendo mais porcaria.
Interessante saber que é opcional

Sempre achei que era somente para quem tivesse alguma deficiência hormonal ou níveis "normais", porém, extremamente baixos
Imagem

Responder