Produzir cerveja artesanal para consumo próprio

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Currador do Futuro
Contato:

Produzir cerveja artesanal para consumo próprio

Mensagem por Currador do Futuro » 10 Jun 2020 23:40

Quem faz?

Tenho pesquisado bastante, e tomei coragem para comprar o mínimo de equipamento necessário. Pelo que vi, precisarei:
Panela, para fazer o mosto. Pretendo comprar uma entre 15 a 20L de capacidade. (Uns 80)

Voal de cortina, para fazer o bag dentro da panela para filtrar o mosto e levedura (será um saco grande e um pequeno). (20 pila)
Devo esfriar o mosto numa bacia grande de gelo.
Mangueira de silicone, para fazer o efeito sifão e jogar o mosto no fermentador.(20 no Max)

Terei 2 fermentadores de 10L, para ser mais fácil por na geladeira e para experimentar diferentes abordagens na mesma leva de mosto (usar leveduras diferentes, lúpulos diferentes para dry hop, adição de especiarias diferentes).(+- 100 reais pelos 2).

Garrafa pet dura, para armazenamento da cerveja (mais segura que vidro para primming, visto que no começo posso fazer merda). (+- 100 reais para 40 de 500ml)

Termômetro.(+- 30 reais)

Densímetro (+- 90 reais)

Se eu meter um fogão de 1 boca, mais uns 60.

Total: 500 reais.

Tô querendo brincar com isso, para no meu aniversário (outubro) se tudo tiver liberado, fazer uns 60L de breja prós meus convidados, hohoho

Quem aí já produz e tem as manha?
:offtopic:

Aldebarã
Contato:

Re: Produzir cerveja artesanal para consumo próprio

Mensagem por Aldebarã » 11 Jun 2020 02:33

Mas pelas suas pesquisas, o resultado alcança um bom nível de agradabilidade? Tipo: dá pra encarcar o dente sem dó? Nao sabia que era "facil" assim. Irei acompanhar esse tópico. Valeu por inicia-lo
Team Cara de Sapato :gunthug:

LeoMatosJJ
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por LeoMatosJJ » 11 Jun 2020 04:18

Dá um trabalho da porra, e se for fazer essas IPAs modernas, a brincadeira fica bem cara. Tem um amigo meu que faz.

Mas deve ser uma satisfação enorme tomar a própria breja.

POBRELOKO
Contato:

Mensagem por POBRELOKO » 11 Jun 2020 08:18

Faço umas 3x por ano , da muito trabalho e precisa de espaço, quando faço sempre entro com mais um amigo ou dois para baixar o custo é dividir o trabalho

Os equipamentos que usamo são simples e a maioria foi feito pelo meu "sócio" temos gambiarras para tudo mais é legal cozinhar
Tem umas panelas automatizadas no mercado que praticamente faz sozinha o cozimento não precisa ficar olhando temperatura o mechendo o mosto etc basta programar temperatura aumento descendo etc que ela faz, deve custar uns r$ 4.000 uma de 50 litros.

Montfort
Contato:

Mensagem por Montfort » 11 Jun 2020 08:39

Muito legal.

Alguns estilos são muito difíceis de fazer em casa, dentre eles, a popular pilsen. Estilos belga tbm são, pois para se obter a complexidade de sabores a levedura precisa trabalhar em diferentes temperaturas durante a fermentação, entre outras muitas minúcias q os belgas ñ revelam. Mas cervejas muito lupuladas ou stouts ficam bem legais. No começo tu vai levat umas 13 horas para brassar 20 litros, mas com prática conseguirá fazer em 8, porém, vou te dar um conselho: só convide para a brassagem quem vai te ajudar, ou seja UMA pessoa :)) , o resto é curioso q só atrapalhan e vão te desanimar a fazer novamente.
“There was some one thing that was too great for God to show us when He walked upon our earth; and I have sometimes fancied that it was His mirth.”
G.K. Chesterton, Orthodoxy.

Johnny Ramone
Contato:

Mensagem por Johnny Ramone » 11 Jun 2020 08:50

Tenho um cunhado que um tempo atras caiu nessa também de fazer cerveja artesanal em casa. Dá um trabalho DO CARALHO. O processo é longo, trabalhoso e na boa eu achava uma merda as cervejas que ele fazia (meu gosto por cerveja é pelas mais suaves). Depois de ter feito umas meia duzia de vezes a quincalharia dele tá tudo jogada num canto na casa dele...

JackmAtAll
Admin
Admin
Contato:

Mensagem por JackmAtAll » 11 Jun 2020 08:52

Acho até legal, mas gastar uma grana pra fazer uma cerveja ruim to fora kkk
Tapirus terrestris

Montfort
Contato:

Mensagem por Montfort » 11 Jun 2020 09:00

JackmAtAll escreveu:
11 Jun 2020 08:52
Acho até legal, mas gastar uma grana pra fazer uma cerveja ruim to fora kkk
Além do equipamento e gás (gasta gás pra caramba), uma boa cerveja, bem lupulada e duplo maltada, custará uns 7 reais em insumos por litro. Se tu "acertar", isso é 25% do preço de venda.
“There was some one thing that was too great for God to show us when He walked upon our earth; and I have sometimes fancied that it was His mirth.”

Peixola
Admin
Admin
Contato:

Mensagem por Peixola » 11 Jun 2020 09:05

É a nova onda do tiozão, além de comprar uma Harley

Gigan

Mensagem por Gigan » 11 Jun 2020 10:35

Cara que fazia era o finado LEV!
Tinha um tópico antigo dele, falando das experiências.

dgm_nrt
Contato:

Mensagem por dgm_nrt » 11 Jun 2020 11:04

Currador do Futuro escreveu:
10 Jun 2020 23:40
Quem faz?

Faço cerveja desde Dez/18.
To enrolado de trampo agora, mas assim que conseguir volto aqui pra gente conversar sobre.

Tai-Pan
Contato:

Mensagem por Tai-Pan » 11 Jun 2020 12:27

Massa, eu tenho vontade de fazer, mas acho que não tenho paciência não. Parece que dá muito trabalho. Vi agora o valor. Eu tenho um fogão bom de 2 bocas.

Montfort
Contato:

Mensagem por Montfort » 11 Jun 2020 21:26

Deletei vários posts que descambaram para cultivo doméstico de canabis, o que nem é assunto para o off. Quem quiser que faça um tópico na AP. Peço aos colegas q se atenham ao tópico.

Tai-Pan
Contato:

Mensagem por Tai-Pan » 11 Jun 2020 21:43

Alguém tem tipo o que é necessário para fazer a primeira vez? Uma lista de material.

Currador do Futuro
Contato:

Mensagem por Currador do Futuro » 11 Jun 2020 22:38

Se for pra fazer o mais fácil de todos, é Kvass, que QQ um faz sem precisar de equipamento.
No YouTube tem vários vídeos.
Vc usa pão torrado, uva passa ou ameixa seca, limão, açúcar e fermento de pão, rsrs.
Equipamento é panela, qualquer jarra para fermentar a bebida e garrafa pet usada.

É ridículo de fácil.

Abs
:offtopic:

Responder