Interessante, vou dar uma olhada nisso amanhã.Currador do Futuro escreveu: ↑11 Jun 2020 22:38Se for pra fazer o mais fácil de todos, é Kvass, que QQ um faz sem precisar de equipamento.
No YouTube tem vários vídeos.
Vc usa pão torrado, uva passa ou ameixa seca, limão, açúcar e fermento de pão, rsrs.
Equipamento é panela, qualquer jarra para fermentar a bebida e garrafa pet usada.
É ridículo de fácil.
Abs
Produzir cerveja artesanal para consumo próprio
Re: Produzir cerveja artesanal para consumo próprio
Preguiça da porra disso. Vou no mercado, compro umas Heinekens e pronto, estou tomando uma boa cerveja.
Mas tenho curiosidade de provar essas feitas em casa pra ver se vale a pena o trabalho.
Mas tenho curiosidade de provar essas feitas em casa pra ver se vale a pena o trabalho.
Conservador e cristão, mas às vezes sou hipócrita.
Foda-se
Foda-se
Já que o negócio aqui é facilidade, algo que não existe no preparo de cerveja em casa, vou mandar minha receita secreta que qualquer preguiçoso faz. É uma "cerveja" facílima, gostosa, baixíssimo custo e menos calórica (pero no mucho, +- 430 cal litro). Tudo que precisarão é duas panelas com capacidade de 15 litros no mínimo e um fogão.
CERVEJA DE CARQUEJA DOCE
12 litros de água mineral
1,2 quilos de açúcar
1 maço de carqueja doce
1 copo 200 ml de pinga
1 colher de café de fermento para pão
Ferver a carqueja com 800 g de açúcar por 30 min. Com os 400 g restantes, faça uma calda amarelada e misture. Depois de frio, adicionar a pinga e o fermento; coar com o pano e deixar descansar na panela por 24 horas. Engarrafar e deixar repousar por 8 dias.
CERVEJA DE CARQUEJA DOCE
12 litros de água mineral
1,2 quilos de açúcar
1 maço de carqueja doce
1 copo 200 ml de pinga
1 colher de café de fermento para pão
Ferver a carqueja com 800 g de açúcar por 30 min. Com os 400 g restantes, faça uma calda amarelada e misture. Depois de frio, adicionar a pinga e o fermento; coar com o pano e deixar descansar na panela por 24 horas. Engarrafar e deixar repousar por 8 dias.
“There was some one thing that was too great for God to show us when He walked upon our earth; and I have sometimes fancied that it was His mirth.”
G.K. Chesterton, Orthodoxy.
- Raul Nutti
- Contato:
Mas MãoSanta, isso chega a ser considerado cerveja? Sem lúpulo ou cevada e a levedura é fermento biológico?
"In wars, boy, fools kill other fools for foolish causes"

Cerveja entre aspas, prezado, pois não tem malte. Mas a carqueja doce tem aroma e amargor na medida. Sim, fermento biológico.Raul Nutti escreveu: ↑12 Jun 2020 10:21Mas MãoSanta, isso chega a ser considerado cerveja? Sem lúpulo ou cevada e a levedura é fermento biológico?
Se tiver na dúvida, faz meia receita e antes faça um chá de carqueja DOCE que dá para ter uma prévia dos aromas. Se gostar, cai dentro. Não vai gastar 15 reais.
“There was some one thing that was too great for God to show us when He walked upon our earth; and I have sometimes fancied that it was His mirth.”
Eu gosto muito. Cerveja bem herbal e pouco doce, como meu paladar gosta. Mas a carqueja tem q ser DOCE. A maioria dos chás de carqueja q eu vejo no mercado é a "convencional". E não se esqueça q é o maço; carqueja desidratada não serve.
meu cunhado faz ha uns 6, 7 anos, no começa era dificil beber, saia cada coisa, hoje em dia ele ta fazendo ceva mto boa. ja ajudei ele algumas vzs em troca de cerveja!! to pensando em fz alguma tbm, mas tenho certa preguiça.

- Raul Nutti
- Contato:
De qualquer maneira é uma alternativa barata, valeu a dica.Montfort escreveu: ↑12 Jun 2020 11:04Cerveja entre aspas, prezado, pois não tem malte. Mas a carqueja doce tem aroma e amargor na medida. Sim, fermento biológico.
Se tiver na dúvida, faz meia receita e antes faça um chá de carqueja DOCE que dá para ter uma prévia dos aromas. Se gostar, cai dentro. Não vai gastar 15 reais.
Eu já tive uns amigos que se aventuraram em fazer cerveja em casa, mas eu já tenho hobbies demais pra gastar tempo e dinheiro com isso, bebo uma garrafa de ipa por mês.
Hidromel você já fez? Uns tempos atrás eu quase comprei um destilador pq tava barato num grupo de desapego mas minha consciência não deixou queimar dinheiro assim

Fervura é 30 minutos. Quantidade é um maço, cujo peso ñ faço ideia, mas qto mais carqueja, mais amargor e aroma. É uma receitinha safada q dá pra diminuir ou aumentar o açúcar e a carqueja a gosto do freguês - com limites, obviamente. Se tu achar doce demais ou amarga demais, dá pra mexer na quantidade tranquilamente. A ideia é ser uma alternativa bebível, barata e fácil.
- ILmagustoLI
- Aprendiz
- Contato:
Jah to fazendo tem uns meses, soh leva de 10 litros e método biab...
Para quem não tem ideia e quer começar recomendo procurar o canal cerveja fácil no YouTube e a série de biab que ele fez e tem 6 vídeos, sussa fazer a partir dali
E o cara disponibilizar um PDF com muitas receitas, soh SE divertir...
As ales são mais fáceis de fazer devido ao controle de tempo não ser rigoroso como lagers
Abs
Para quem não tem ideia e quer começar recomendo procurar o canal cerveja fácil no YouTube e a série de biab que ele fez e tem 6 vídeos, sussa fazer a partir dali
As ales são mais fáceis de fazer devido ao controle de tempo não ser rigoroso como lagers
Abs
- ILmagustoLI
- Aprendiz
- Contato:
Procura kit biab dez litros na internet, é difícil eu paguei uns 450 no meu kit com o kit de insumos da primeira receita incluso...
Caça uma brew house perto de ontem mora, jah começa os kits com o malte moído...
Uma receita de 20 litros de APA sai uns 80 conto... 90... Etc..
Bom começar por elas... Aí para fazer levas de dez é dividir a qtde no meio, malte lúpulo e levedura...
Sobre dar trabalho, até da, mas no meu caso é o hobby que eu nunca tive... Quem tem outros como marcenaria, pescaria etc, vai ver que toma tempo igual...
Então se gostar mesmo de cerveja e do processo, vai se amarrar e com o tempo melhorar nas receitas
Vc comprou esse mano?ILmagustoLI escreveu: ↑12 Jun 2020 14:01Jah to fazendo tem uns meses, soh leva de 10 litros e método biab...
Abs
https://cervejafacil.com/produto/kit-eq ... 0-biab-10l

- ILmagustoLI
- Aprendiz
- Contato:
Isso, basicamente eu tenho um equivalente ... Comprei numa loja aqui da minha cidade chamada lamas brewshopTai-Pan escreveu: ↑13 Jun 2020 11:55Vc comprou esse mano?
https://cervejafacil.com/produto/kit-eq ... 0-biab-10l
Tbm tenho um equipamento de vinte litro que comprei na olx. Como alguns disseram, dá trabalho, mas igual QQ outro hobby que de fato vc se dedique. É gratificante tomar uma cerveja que vc mesmo fez, se tiver uma parceria mais legal ainda, seja um amigo ou seja até a mineira. No meu caso tenho os dois, quando meu amigo não consegue dar uma ajuda a mineira se dispõe totalmente a ajudar.
E só para finalizar da o trabalho que vc e seu dinheiro permita. Quanto mais investimento mais fácil vai ficando e tbm quanto mais vc faz, mais gambiarra vc começa a desenvolver para ajudar no processo.
Até hoje não perdi nenhuma leva soh cuidar bem da sanitização e inoculação da levedura que eh ceva garantida
Abs
-
- Contato:
Você fermenta em temperatura controlada?ILmagustoLI escreveu: ↑14 Jun 2020 08:20Isso, basicamente eu tenho um equivalente ... Comprei numa loja aqui da minha cidade chamada lamas brewshop
Tbm tenho um equipamento de vinte litro que comprei na olx. Como alguns disseram, dá trabalho, mas igual QQ outro hobby que de fato vc se dedique. É gratificante tomar uma cerveja que vc mesmo fez, se tiver uma parceria mais legal ainda, seja um amigo ou seja até a mineira. No meu caso tenho os dois, quando meu amigo não consegue dar uma ajuda a mineira se dispõe totalmente a ajudar.
E só para finalizar da o trabalho que vc e seu dinheiro permita. Quanto mais investimento mais fácil vai ficando e tbm quanto mais vc faz, mais gambiarra vc começa a desenvolver para ajudar no processo.
Até hoje não perdi nenhuma leva soh cuidar bem da sanitização e inoculação da levedura que eh ceva garantida
Abs

- Raul Nutti
- Contato:
Tenta ver com algum amigo que se encarne tbm.
Conheço muita gente que divide hobbies com quem tem mais espaço