Gastronomia Amadora - Tópico Oficial
- H.Wolowitz
- Contato:
Re: Gastronomia Amadora - Tópico Oficial
Tenho cozinhado bastante na quarentena, especialmente feito churras, burger do zero e tal (principalmente o pão), preciso tirar um tempo pra upar as fotos.
Alguém já fez picles de pepino? Qual receita usou?
A Man Got to Have a Code
Depois de passar por uns problemas pessoais, fui meio que "obrigado" a aprender a cozinhar. O pior disso tudo é que meu pai manjava muito de cozinhar e eu nunca dei bola. E por ironias do destino, agora eu to me aventurando nisso.
Aprendi no começo com coisas básicas: Arroz, Feijão e Macarrão. O Arroz é facil e já to craque, o feijão ainda falta refinar o faro.
Meu pai fazia um macarrão a bolonhesa bem gostoso com vinho no molho. E eu estou tentando chegar nisso, mas na primeira tentativa eu não usei muito sal e pimenta do reino e tudo ficou meio sem sabor. Na segunda tentativa, eu me atentei a isso e adicionei outras coisinhas como manjericão e orégano. E deu bem certo... no macarrão eu usei manteiga e molho pesto e depois coloquei tudo numa travessa e mandei um queijo por cima e depois mandei pro forno para gratinar o queijo.
E eu peguei uma TV 32 que eu tinha e coloquei na cozinha e fico botando as receitas pelo youtube para seguir. Ou então botar alguma música para acompanhar a preparação. To gostando de me aventurar nisso, quem diria... haha
Aprendi no começo com coisas básicas: Arroz, Feijão e Macarrão. O Arroz é facil e já to craque, o feijão ainda falta refinar o faro.
Meu pai fazia um macarrão a bolonhesa bem gostoso com vinho no molho. E eu estou tentando chegar nisso, mas na primeira tentativa eu não usei muito sal e pimenta do reino e tudo ficou meio sem sabor. Na segunda tentativa, eu me atentei a isso e adicionei outras coisinhas como manjericão e orégano. E deu bem certo... no macarrão eu usei manteiga e molho pesto e depois coloquei tudo numa travessa e mandei um queijo por cima e depois mandei pro forno para gratinar o queijo.
E eu peguei uma TV 32 que eu tinha e coloquei na cozinha e fico botando as receitas pelo youtube para seguir. Ou então botar alguma música para acompanhar a preparação. To gostando de me aventurar nisso, quem diria... haha
- Kabeça Grande BJJ
- Contato:
Mandou muito bem.thiagobjj escreveu: ↑18 Jun 2020 09:33Pressão, 40 minutos cozinhando com cerveja, tomilho, alho, cebola, sal, páprica, pimenta do reino e sal.
Os 3 pimentoes, cebola, alho, tomate foram refogados na panela de ferro.
Aí desfiei com um garfo o pernil, refoguei nos legumes.
Tem que parar de cozinhar qdo tem um pouqunho de caldo no fundo da panela, senao seca. Quando o pernil esfria ele absorve esse caldo e fica molhadinho.
Uso um molho de abacaxi. Combina tbm
"Faz teu corre não e depende desses ladrões aí, pra ver" - Xira4e21
Poderia dar uma receita de pão realmente top e os "pulos do gato "?. Os q faço n ficam nível os top q já comi.H.Wolowitz escreveu: ↑18 Jun 2020 11:21Tenho cozinhado bastante na quarentena, especialmente feito churras, burger do zero e tal (principalmente o pão), preciso tirar um tempo pra upar as fotos.
Posta as fotos ai
- Kabeça Grande BJJ
- Contato:
Vai curtir muito. Cozinhar faz bem. To fazendo uma carne seca nesse instante que meu Deus. To até orgulhoso.Anom escreveu: ↑18 Jun 2020 12:31Depois de passar por uns problemas pessoais, fui meio que "obrigado" a aprender a cozinhar. O pior disso tudo é que meu pai manjava muito de cozinhar e eu nunca dei bola. E por ironias do destino, agora eu to me aventurando nisso.
E macarrão pra mim é com muito queijo. Não economizo hahaha
- Kabeça Grande BJJ
- Contato:
Sal água vinagre e açúcar.
Mto simples
- Zé Tempero
- Contato:
Eu também, velho. E uso mesmo com massa que tenha frutos do mar. Os italianos, que inventaram a regra que não pode, que esperneiemKabeça Grande BJJ escreveu: ↑22 Jun 2020 14:09Vai curtir muito. Cozinhar faz bem. To fazendo uma carne seca nesse instante que meu Deus. To até orgulhoso.
E macarrão pra mim é com muito queijo. Não economizo hahaha
Para o carbonara o pecorino é bem mais difícil de achar que parmesão e grana, fora o sabor mesmo, nem todos gostam. Guanciale então...
Castanhas em geral (caju, pará, amendoas) já são caras, imagina um pinoli pra fazer pesto.
-
- Aprendiz
- Contato:
Se for seguir à risca tudo que os italianos dizem, ninguém mais ia fazer massa em casa.Zé Tempero escreveu: ↑22 Jun 2020 18:14Eu também, velho. E uso mesmo com massa que tenha frutos do mar. Os italianos, que inventaram a regra que não pode, que esperneiem
Para o carbonara o pecorino é bem mais difícil de achar que parmesão e grana, fora o sabor mesmo, nem todos gostam. Guanciale então...
Castanhas em geral (caju, pará, amendoas) já são caras, imagina um pinoli pra fazer pesto.
- Zé Tempero
- Contato:
Com certeza!LeoMatosJJ escreveu: ↑22 Jun 2020 20:31Se for seguir à risca tudo que os italianos dizem, ninguém mais ia fazer massa em casa.
E ainda não pode misturar cebola e alho kkkkkkkk
Um primo meu é casado com uma italiana e ela me ensinou a fazer molho bolonhesa.
Aí depois que ela me passou a receita, ele perguntou se ela disse que era pra usar ou alho ou cebola e não misturar os dois
-
- Aprendiz
- Contato:
No carbonara mesmo muita gente usa alho. Os italianos puristas acham um crime.Zé Tempero escreveu: ↑22 Jun 2020 22:40Com certeza!
E ainda não pode misturar cebola e alho kkkkkkkk
Um primo meu é casado com uma italiana e ela me ensinou a fazer molho bolonhesa.
Aí depois que ela me passou a receita, ele perguntou se ela disse que era pra usar ou alho ou cebola e não misturar os dois
Eu acho uma puta idiotice cagar regra em comida. Se vc tem um estabelecimento comercial, justo seguir a receita mais original possível. Agora na nossa casa o paladar é de cada um .LeoMatosJJ escreveu: ↑22 Jun 2020 23:14No carbonara mesmo muita gente usa alho. Os italianos puristas acham um crime.
Vejo muita gente cagando regra de burger com sal e pimenta.
Descobri no canal bbq em casa um rub com cebola em pó, sal , alho em pó e fumaça em pó q ficou padrão hamburgueria top. Segredo é n misturar no meio da carne . Só salpicar por cima antes de fritar. Ele da um diferencial sem roubar o sabor da carne.
Sua cozinha, suas regras, simples assim.
Na brasa uso só sal.e pimenta, na chapa esse tempero fica outro nível
- Zé Tempero
- Contato:
Olha, eu até acho totalmente desnecessário alho no carbonara.LeoMatosJJ escreveu: ↑22 Jun 2020 23:14No carbonara mesmo muita gente usa alho. Os italianos puristas acham um crime.
Pq tem muito sabor, seja do queijo ou do guanciale é o alho acho que acaba com Isso.
Minha cisma maior é quando são coisas que não fazem tanta diferença. Tipo alho e cebola num molho que cozinha 3h (bolonhesa), bacon/parmesão no lugar de guanciale/pecorino. Parmesão com massa de frutos do mar.
Aí acho doideira.
Por outro lado, tem uma questão de identidade cultural. São pratos muito antigos e que se não houver uma "briga" pela identidade, pode acabar desaparecendo. Dá pra entender os dois lados.
- Kabeça Grande BJJ
- Contato:
Eu entendo seu contraponto no parágrafo final. Mas como diz a molecada, eles que lutem hahah.Zé Tempero escreveu: ↑22 Jun 2020 23:42Olha, eu até acho totalmente desnecessário alho no carbonara.
Pq tem muito sabor, seja do queijo ou do guanciale é o alho acho que acaba com Isso.
Minha cisma maior é quando são coisas que não fazem tanta diferença. Tipo alho e cebola num molho que cozinha 3h (bolonhesa), bacon/parmesão no lugar de guanciale/pecorino. Parmesão com massa de frutos do mar.
Aí acho doideira.
Por outro lado, tem uma questão de identidade cultural. São pratos muito antigos e que se não houver uma "briga" pela identidade, pode acabar desaparecendo. Dá pra entender os dois lados.
Lá na Itália, falando com a mão, torcendo pro Napoli ou pra Roma, eles que sejam tradicionalistas. Eu ponho queijo no frutos do mar sim e eles que reclamem hahahahahahaha.
Em estabelecimento comercial vale analisar seu nicho. Se tua clientela é purista tem que ser receita original. Mas isso é específico, nicho e não é comida pra grande público. Geral que come fora segue o padrão brasileiro de comida: muito queijo, muito molho, muito recheio.
Eu sirvo um sanduba de carne seca com bbc na minha lanchonete. De longe o que mais vende, o mais bem avaliado (modéstia a parte, não que eu tenha algum lanche mal avaliado no app) e tudo mais. A carne seca é a tradicional que minha vó fazia desde 1930 e poucos. Mas se ela tivesse viva ela me espancaria pelo barbecue...
... Mas vende. Vende muito e a galera pira. Desculpa vó, no céu da Bahia a senhora ta meio braba, mas é assim q pago o colégio dos teus bisnetos kkkkkkkk
Agora falando muito muito sério. Encontrar um pao de qualidade é tarefa hercúlea. Se eu tivesse estrutura eu produziria em escala minha própria baguete e ciabatta. Ta doido.
É uma discussão muito boa!! Eu assisto bastante documentário e leio sobre o quanto a culinária se correlaciona com a história de cada região, sendo de fato uma identidade local. E a construção de sabores obtida ao longo do tempo também não é para se desprezar.Zé Tempero escreveu: ↑22 Jun 2020 23:42Olha, eu até acho totalmente desnecessário alho no carbonara.
Aí acho doideira.
O parmesão salgado rouba demais o sabor dos frutos do mar, mas obviamente que se for feito de uma maneira adequada, com vários processos envolvidos. Se usar um camarão chinfrim, um molho pobre, o parmesão vai até ajudar a dar algum sabor no prato