Ateísmo

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Avatar do usuário
Fox Murder
Mensagens: 5393
Registrado em: 10 Nov 2014 12:05
Contato:

Re: Ateísmo

Mensagem por Fox Murder » 17 Jan 2015 11:35

joaotavares escreveu:
Caro fox, não há esse "justificar que é boa" nessa frase do Weinberg, pelo menos não na que colaram aí.

"Com ou sem religião, você tem pessoas boas fazendo coisas boas e pessoas ruins fazendo coisas ruins. Mas para pessoas boas fazerem coias ruins, a religião é necessária."

A "lógica inversa" da frase negritada continuaria verdadeira*; seria essa: "Mas para pessoas ruins fazerem coias boas, a religião é necessária"

* em termos gerais, pois ambas as frases exageram ao apontar a religião como único fator para uma pessoa ruim fazer uma coisa boa e vice-versa.


Pois é, acho eu fui direto na análise que foi colocada acima desta da frase do Weinberg, ou talvez foi uma correção que ele mesmo fez.

Mas ok, sobre este assunto eu fico com a ideia que coloquei que acho que é melhor:

Pessoas boas tendem a fazer coisas boas, pessoas más tendem pra fazer coisas más. Mas pra pessoas boas fazerem coisas más achando que é boa é preciso religião*.

*Na real me veio agora na cabeça que não é justo só colocar religião nisto, pois várias ideologias que seguidas cegamente podem ter o mesmo efeito.

leahpar
Mensagens: 86
Registrado em: 23 Dez 2014 15:18
Contato:

Re: Ateísmo

Mensagem por leahpar » 17 Jan 2015 11:38

Achei esse debate interessante: a igreja católica é uma força para o bem no mundo?

https://www.youtube.com/watch?v=wpK8ji1tADg" onclick="window.open(this.href);return false;

Infelizmente não achei legendado, mas pra que manja de inglês acho que vale a pena. Os que defendem que a igreja não é uma força para o bem são o Hitchens e o Stephen Fry. É um vídeo longo então pulem o que não interessar.

Fu Manchu
Mensagens: 1341
Registrado em: 18 Jun 2014 17:04
Contato:

Re: Ateísmo

Mensagem por Fu Manchu » 17 Jan 2015 12:25

joaotavares escreveu:
Caro fox, não há esse "justificar que é boa" nessa frase do Weinberg, pelo menos não na que colaram aí.

"Com ou sem religião, você tem pessoas boas fazendo coisas boas e pessoas ruins fazendo coisas ruins. Mas para pessoas boas fazerem coias ruins, a religião é necessária."

A "lógica inversa" da frase negritada continuaria verdadeira*; seria essa: "Mas para pessoas ruins fazerem coias boas, a religião é necessária"

* em termos gerais, pois ambas as frases exageram ao apontar a religião como único fator para uma pessoa ruim fazer uma coisa boa e vice-versa.

Eu acho essa frase altamente problemática. Porque tenta definir a natureza humana como boa ou ruim, como se a coisa fosse tão simples assim.

Religião faz pessoas ruins fazerem coisas boas, pessoas boas fazerem coisas ruins, pessoas ruins fazerem coisas ruins e pessoas boas fazerem coisas boas. Não só a religião, como qualquer ideologia. Os manos pentecostais que tenho estudado com mais afinco pra dar um exemplo. Eles demonizam as religiões afro e salvam drogados. Não suportam comunistas, mas não espancam essas pessoas (ou pelo menos a maioria não). São extremamente homofóbicos, mas o racismo é praticamente nulo dentro dos templos (tem gente que até reclama de como eles suprimem a luta racial, já que é uma coisa que eles simplesmente não ligam).

Se Kant e a ascensão burguesa mataram Deus como o Nietzsche diz, pra mim o Nietzsche matou o bem e o mal, como algo não correlacionado e intrínseco um ao outro, além é claro, da subjetividade das concepções de bem e mal que nós temos, até como indivíduos.

Essas frases de para-choque de caminhão não me apetecem, mas a democratização do ateísmo é isso aí. Acho legal pros outros, não pra mim.

Fu Manchu
Mensagens: 1341
Registrado em: 18 Jun 2014 17:04
Contato:

Re: Ateísmo

Mensagem por Fu Manchu » 17 Jan 2015 12:29

Pra quem gosta de uma discussão mais acadêmica sobre o assunto religião:
phpBB [video]

Avatar do usuário
Fox Murder
Mensagens: 5393
Registrado em: 10 Nov 2014 12:05
Contato:

Re: Ateísmo

Mensagem por Fox Murder » 17 Jan 2015 12:32

Fu Manchu escreveu: Eu acho essa frase altamente problemática. Porque tenta definir a natureza humana como boa ou ruim, como se a coisa fosse tão simples assim.

Religião faz pessoas ruins fazerem coisas boas, pessoas boas fazerem coisas ruins, pessoas ruins fazerem coisas ruins e pessoas boas fazerem coisas boas. Não só a religião, como qualquer ideologia. Os manos pentecostais que tenho estudado com mais afinco pra dar um exemplo. Eles demonizam as religiões afro e salvam drogados. Não suportam comunistas, mas não espancam essas pessoas (ou pelo menos a maioria não). São extremamente homofóbicos, mas o racismo é praticamente nulo dentro dos templos (tem gente que até reclama de como eles suprimem a luta racial, já que é uma coisa que eles simplesmente não ligam).

Se Kant e a ascensão burguesa mataram Deus como o Nietzsche diz, pra mim o Nietzsche matou o bem e o mal, como algo não correlacionado e intrínseco um ao outro, além é claro, da subjetividade das concepções de bem e mal que nós temos, até como indivíduos.

Essas frases de para-choque de caminhão não me apetecem, mas a democratização do ateísmo é isso aí. Acho legal pros outros, não pra mim.
Pois é, você está mais que certo. Conversinha de bem e mal é bem rasa no geral.

Avatar do usuário
Steve Jabs
Mensagens: 1785
Registrado em: 06 Nov 2014 17:28
Contato:

Re: Ateísmo

Mensagem por Steve Jabs » 17 Jan 2015 18:48

café c/ leite escreveu:Bicho, olha que loucura, um garoto norte-americano chamado Alex Malarkey, após dois meses de coma devido a um acidente de carro, acorda com um relato pós morte com anjos carregando ele e seu pai até o céu, ele chega a descrever Jesus e Satã e até os portões do paraíso.

A história ficou famosa e rendeu um livro chamado The Boy Who Came Back from Heaven, cinco anos depois e milhões de cópias vendidas, o moleque revela que tinha mentido absolutamente sobre tudo.

http://www.today.com/news/alex-malarkey ... 1D80430626" onclick="window.open(this.href);return false;

Hahahaha, a vida imita a arte! Exatamente o mote do filme "Eu e Deus", de 2009, com o Jeff Daniels.

Para quem tem Netflix, o link do filme é esse: http://www.netflix.com/WiMovie/70112459" onclick="window.open(this.href);return false;
"Seguindo no desafio de manter a mente quieta, a espinha ereta e a cabeça no lugar".

Avatar do usuário
Queixodevidro
Mensagens: 4881
Registrado em: 21 Out 2014 18:55
Contato:

Re: Ateísmo

Mensagem por Queixodevidro » 19 Jan 2015 15:26

Fox Murder escreveu:Imagem


Imagem
Um, a 1ª imagem com o X em cima já faz sentido :-?

Sobre essa coisa da natureza da pessoa eu acredito ser inata. A pessoa nasce com a natureza boa ou com a natureza ruim. Basta observar as crianças e perceber que umas são tranquilas e outras parecem estar possuídas rsrsrs batem nas outras, fazem muita coisa errada... A pessoa que tem a natureza boa pode fazer coisas ruins ocasionalmente, mas será um erro e ela sentirá isso. A pessoa que tem a natureza ruim pode se esforçar para fazer coisas boas, mas por mais que se esforce, na maioria das vezes vai optar pelas atitudes ruins.Como disse, isso me parece ser inato e nem religião, nem outro tipo de grupo da qual ela faça parte vai influenciar a pessoa com natureza ruim, isso só pode ocorrer com pessoas de natureza boa. As de natureza ruim são as influenciadoras, as fazedoras. São elas, dentro dos grupos religiosos, ou outros, que propagam a atitude ruim.

Trocando em miúdos e parafraseando a frase do Weinberg: "... Para boas pessoas fazerem coisas ruins é necessário que haja pessoas de natureza ruim as influenciando"
A felicidade não é um prêmio ao final do caminho, ela é o caminho. TEAM TIGER

Avatar do usuário
ophoda
Mensagens: 2422
Registrado em: 03 Out 2014 16:07
Contato:

Re: Ateísmo

Mensagem por ophoda » 19 Jan 2015 15:44

O problema em se distinguir pessoas boas de pessoas ruins é que a própria concepção de bom e ruim é subjetiva. O que é bom pra uma pessoa pode ser ruim pra outra e vice-versa.
Vai Corinthians!!!
Go Falcons!!!


Cartel no UFC on BJJF - 36-41. Última vítima: Mr Mendes

Avatar do usuário
alexvozao
Mensagens: 4830
Registrado em: 06 Out 2014 13:19
Contato:

Re: Ateísmo

Mensagem por alexvozao » 20 Jan 2015 08:27

tenho observado que muitos religiosos falam da necessidade de ter um criador para tudo, se o Universo existe alguém teve que criar e assim por diante, agora vamos considerar que isso seja verdade, mas porque tem que ser o "Deus" deles citado em um livro escrito pelos homens que é esse criador? quando alguém diz que não sabe se existiu um criador, mas pode ser que exista, os cristãos já chegam logo pra tomar pra o seu "Deus" o título de criador, na certa as milhares de religiões espalhadas pelo mundo também o fazem. A existência de um criador não valida em nada nenhuma religião.

Avatar do usuário
Fox Murder
Mensagens: 5393
Registrado em: 10 Nov 2014 12:05
Contato:

Re: Ateísmo

Mensagem por Fox Murder » 20 Jan 2015 09:50

alexvozao escreveu:tenho observado que muitos religiosos falam da necessidade de ter um criador para tudo, se o Universo existe alguém teve que criar e assim por diante, agora vamos considerar que isso seja verdade, mas porque tem que ser o "Deus" deles citado em um livro escrito pelos homens que é esse criador? quando alguém diz que não sabe se existiu um criador, mas pode ser que exista, os cristãos já chegam logo pra tomar pra o seu "Deus" o título de criador, na certa as milhares de religiões espalhadas pelo mundo também o fazem. A existência de um criador não valida em nada nenhuma religião.
Nem existe argumentos que provam que pra tudo precisa existir um criador consciente.

Aqui mesmo acho já coloquei um argumentação que ataca isto.

caipira
Mensagens: 94
Registrado em: 17 Nov 2014 09:53
Contato:

Re: Ateísmo

Mensagem por caipira » 20 Jan 2015 10:20

Mais Deus , mais Evangelho e menos RELIGIÃO.....Jesus não criou nenhuma RELIGIÃO.
A Galera que fica enclausurada no seu Ateísmo sem base nenhuma teológica, nunca vai entender isto.
Todas as Igrejas Protestantes Tradicionais, hoje, seguem esta linha, e as que não seguem tendem a acabar, eu não vou a Igreja atrás de Doutrina, tem muito pretenso ateu aqui que quer ficar "discutindo doutrina" sem base nenhuma....nem do próprio ateísmo, que a bem da verdade prega a ausência de qualquer coisa na ordem natural das coisas...Glup !!!

Estar com Deus , ter Deus no Coração é bom demais....ter fé e crer em Deus. isso é Absoluto.

DarkFallz
Mensagens: 1647
Registrado em: 10 Out 2014 22:54
Contato:

Re: Ateísmo

Mensagem por DarkFallz » 20 Jan 2015 10:33

caipira escreveu:Mais Deus , mais Evangelho e menos RELIGIÃO.....Jesus não criou nenhuma RELIGIÃO.
A Galera que fica enclausurada no seu Ateísmo sem base nenhuma teológica, nunca vai entender isto.
Todas as Igrejas Protestantes Tradicionais, hoje, seguem esta linha, e as que não seguem tendem a acabar, eu não vou a Igreja atrás de Doutrina, tem muito pretenso ateu aqui que quer ficar "discutindo doutrina" sem base nenhuma....nem do próprio ateísmo, que a bem da verdade prega a ausência de qualquer coisa na ordem natural das coisas...Glup !!!
Ateísmo não necessita de base teológica. Uma pessoa não precisa entender as entranhas da bíblia para não crer nela.. Já que não há comprovação nenhuma das alegações feitas na bíblia, é necessário ter fé para crer nelas.

E a fé todo mundo sabe o que é, uma aposta de sorte... Pela fé posso acreditar em qualquer coisa desse planeta, não vejo isso como uma coisa boa.

caipira escreveu: Estar com Deus , ter Deus no Coração é bom demais....ter fé e crer em Deus. isso é Absoluto.
Isso você tem que dizer por você. Frequentei igreja durante 20 anos da minha vida e isso só me fez mal. Como eu não concordava com muitas das coisas mas ainda acreditava naquele deus, morria de medo para ir para o inferno. Foi um período bem negro na minha vida.

rockit
Usuário Fundador
Usuário Fundador

Re: Ateísmo

Mensagem por rockit » 20 Jan 2015 11:22

alguém explica o niilismo ai cara...
o opohda falou que o cara chegou no abismo e quis voltar auha q porra eh essa??
ja procurei e nao entendi nada.. alguem se habilita??

Avatar do usuário
alexvozao
Mensagens: 4830
Registrado em: 06 Out 2014 13:19
Contato:

Re: Ateísmo

Mensagem por alexvozao » 20 Jan 2015 11:39

caipira escreveu:Mais Deus , mais Evangelho e menos RELIGIÃO.....Jesus não criou nenhuma RELIGIÃO.
A Galera que fica enclausurada no seu Ateísmo sem base nenhuma teológica, nunca vai entender isto.
Todas as Igrejas Protestantes Tradicionais, hoje, seguem esta linha, e as que não seguem tendem a acabar, eu não vou a Igreja atrás de Doutrina, tem muito pretenso ateu aqui que quer ficar "discutindo doutrina" sem base nenhuma....nem do próprio ateísmo, que a bem da verdade prega a ausência de qualquer coisa na ordem natural das coisas...Glup !!!

Estar com Deus , ter Deus no Coração é bom demais....ter fé e crer em Deus. isso é Absoluto.
isso nada valida a existência do Deus Cristão, vc segue uma filosofia de vida, segue dogmas e normas criadas por pessoas assim como vc, o que tá escrito na Bíblia não tem nada de sobrenatural, são ideias passados de pessoas para pessoas, se vc tem fé e quer acreditar nessas ideias e se isso faz bem para vc tudo bem, mas não venha com esse papo de que é falta de aprofundamento e conhecimento do assunto pois partindo do pressuposto que tudo não passa de coisas subjetivas, vc não pode dizer que é verdade o que vc acredita. Esse "Deus imaginário" não é necessário para viver uma vida digna e feliz, o que define sua vida são suas escolhas e atitudes, não existe nenhuma manifestação sobrenatural que interfere nos seus atos. Essa é a minha visão baseada no que se tem conhecimento, nada até hj foi provado ser verdade o que tá escrito na Bíblia, não existe nenhuma prova da interferência de qualquer ser sobrenatural nos acontecimentos na Terra ou em qualquer lugar.

caipira
Mensagens: 94
Registrado em: 17 Nov 2014 09:53
Contato:

Re: Ateísmo

Mensagem por caipira » 20 Jan 2015 14:08

DarkFallz escreveu:
Ateísmo não necessita de base teológica. Uma pessoa não precisa entender as entranhas da bíblia para não crer nela.. Já que não há comprovação nenhuma das alegações feitas na bíblia, é necessário ter fé para crer nelas.

E a fé todo mundo sabe o que é, uma aposta de sorte... Pela fé posso acreditar em qualquer coisa desse planeta, não vejo isso como uma coisa boa.




Isso você tem que dizer por você. Frequentei igreja durante 20 anos da minha vida e isso só me fez mal. Como eu não concordava com muitas das coisas mas ainda acreditava naquele deus, morria de medo para ir para o inferno. Foi um período bem negro na minha vida.


Mais é claro que falo por mim.
Realmente é muito triste ver alguém que frequentou Igreja por 20 anos e não entendeu nada ( perder 20 anos é florida ).....será que a culpa é de Deus ou da religião que você frequentava ( no meu post eu falo : mais DEUS e menos religião.....se você era apenas mais um "adorador da idolatria do sucesso"....e se tornou um ser com disturbios psiquiátricos ou neuroses existenciais .....talvez seja porque continua não entendendo o verdadeiro sentido da vida.....que é Amar ao próximo....do que você falou me passou um seguidor de Doutrina e não de Deus.
Talvez você já tenha ouvido muitas vezes, que o tempo de Deus é diferente do nosso tempo, pensando nisto me lembrei de uma história :
Nesses momentos de angústia, nas encruzilhadas que a vida nos leva, onde a opção é apenas ser mais um, aguardando uma mudança nos ventos, de contrários a favoráveis, que nunca chegam, é que vemos até onde conseguimos manter nossos valores, nossas convicções e perseverar em nossos objetivos.
No meu caso, apesar desse palavreado bonito do parágrafo anterior, sinto-me obrigado a confessar que, depois de uma espera que julgava interminável, cheguei ao ponto de dizer: “agora chega! cansei! vou jogar tudo pro alto e desistir… eu não suporto mais!”
Então, naquela casinha de madeira em que morava, ladeada por uma rua poeirenta e sem asfalto, dividindo o pequeno quarto com mais 2 irmãos, abri a janela que dava para a rua e comecei a me lamentar com Deus, expondo, do fundo do meu coração, as mágoas já tão enraizadas que me consumiam e ardiam dentro de mim. Falei tanta coisa, tanta que nem me lembro mais, mas o tema era recorrente: vi-me, novamente, a lançar-Lhe em rosto Suas promessas que nunca chegavam, que nunca aconteciam, que nunca se cumpriam.

Após vários minutos de discussão silenciosa, de um monólogo passivo, onde disse tudo o que estava em meu coração que, se fosse dito a um amigo comum, a amizade teria encontrado seu fim ali mesmo, terminei minha oração (oração ?) com uma frase meio que debochada e desacreditada: “bom, Jesus, eu falei tudo o que eu queria te falar, agora, se o Senhor tem alguma coisa que queira me falar, pode dizer. A tua Palavra tá aqui na minha mão (a Bíblia) e, se o Senhor quiser me dizer alguma coisa, estou aqui pra Te ouvir”.
Ridículo, não é mesmo? Um rapaz esclarecido, beirando os 30 anos, formado, no meio do nada, falando para um céu silencioso, tendo apenas por testemunhas as estrelas ou uma outra arara ou marreca-d’água que passava, voando e gritando, segurando um livro de capa preta na mão, apontando pro céu e bramando: Responda, Deus, se tiver coragem! Se fosse outro me contando isso, eu poderia muito bem dizer: “tá faltando um grau para o hospício e sobrando outro para a besteira“.

Então, como quem não quer nada, abri a esmo o livro da capa preta, para achar, entre as folhas brancas, salpicadas de uma negra tinta, as seguintes palavras, que caíram como uma bomba em meu já despedaçado ânimo infantil:

Pôr-me-ei na minha torre de vigia, colocar-me-ei sobre a fortaleza e vigiarei para ver o que Deus me dirá e que resposta eu terei à minha queixa. O SENHOR me respondeu e disse: Escreve a visão, grava-a sobre tábuas, para que a possa ler até quem passa correndo. Porque a visão ainda está para cumprir-se no tempo determinado, mas se apressa para o fim e não falhará; se tardar, espera-o, porque, certamente, virá, não tardará. Habacuque 2. 1-3

Nesta corrida da vida, somos eu contra mim mesmo, ou eu me venço ou eu me perco.Culpar os outros é sempre o caminho mais fácil.
Mais saiba que Deus sempre te quis de pé, e sabe porque , um campeão não recebe medalha sentado ou deitado.

Paz de Deus Irmão !!!!


OBS.: A história completa você encontra http://wallysou.com/2010/06/24/vou-desi ... ento-mais/

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: bartkaninde, Debulho, Mutcha Lutcha, Tartaruga e 256 visitantes