então cara, que eu saiba, o termo cortar se refere a encurralar. ou seja, "cortar ângulo" e "cortar o ringue/cage" é a mesma coisa. como já falado, esse termo ficou "endeusado" de uns tempos pra cá, tão generalizando o termo. acha que o cara se movimenta bem já vem com essa de "cortar" não sei o que. mas é algo simples: "cortar" é um cara que avança sem dar espaço pro adversário "fugir", qualquer coisa diferente disso são outros 500. inclusive, o que o winstrol quis dizer com a envergadura do weidman é que com ela ele dá passos mais curtos. e, até onde eu sei, o termo "cortar" surgiu principalmente por causa de que quem faz isso usa passos mais longos, mais vigorosos, justamente "cortando" "passando por cima" de um suposto passo que precisaria pra avançar tanto em uma passada "normal". mas não basta só isso, quem faz isso tem que saber a direção certa a se avançar. por isso dá pra dizer que o weidman tb "corta", por causa da direção que ele avança, pode não ser com passos longos/impetuosos, mas igualmente faz isso de maneira inteligente, sem dar espaço pro adversário (mas, de novo, sua envergadura o ajuda, e tb desconfio que o medo do adversário de ser derrubado tb). quem corta o ringue geralmente está buscando uma distância mais curta, já weidman faz o "corte" mas mantendo a luta na ponta de seu alcance maior.Ittocs escreveu:
Então, sempre achei q o q o pessoal fala aki e no pvt de "cortar angulos" fosse explorar angulos, use angles ou angular( q como vc disse é algo raro e q quando executado bem dá uma boa vantagem a quem o faz), não achava q estavam se referindo a cortar o ringue "cutt off the ring" q é um termo bastante usado no boxe, não entendo pra q chamar de outa coisa algo q é bem comum então.![]()
O nobremaia q lançou a moda poderia vir aki se manifestar e esclarecer essa parada.
já "ângulo" é um termo que abrange muuuita coisa. tb fica rebuscado usar esse termo "ah ele angulou" pra qualquer coisa que acontece na luta, mas muitas vezes "angular" está intrínseco ao movimento, pelo simples fato do lutador se movimentar. a luta não fica no mesmo lugar o tempo inteiro, isso por si só já caracteriza uma "angulação". realmente tem casos sim de lutadores que exploram melhor essa parte. mas pelo que venho notando, é outro termo que vem sendo generalizado.
enfim, que eu tenha notado, o nobremaia sempre usava esses termos corretamente, mas ele os usava tanto que o pessoal que lia acabou generalizando