codematrixbr escreveu: ↑10 Ago 2020 20:09
maestro e tipo, eu tenho 290mb contratada, se eu jogar a 2.4 os 60 mb, eu consigo jogar normalmente via cabo, quando meus pais tiverem detonando a internet vendo aqueles vídeos de YouTube do dr lair Ribeiro que cura tudo pela água alcalina ?
Pergunto pq a solução que eu encontrei foi botei uma internet adsl só para eles de 30mb via Wi-Fi e deixei a fibra exclusivamente no cabo para pc e para o ps4
Não precisa necessariamente.
O importante é entender que a banda é a mesma, 290 serão 290, vai de você fazer o melhor uso.
No 2,4 a partir de 3 aparelhos(canais), a banda dele começa a dividir e perder velocidade, mas mantém a potência e alcance.
No 5, são 23 sem sobreposição, porém com um alcance porcaria.
A melhor saída ao meu ver, é resolver o problema do alcance no braço, e ser feliz com 5 Ghz, ela suporta melhor famílias maiores (aqui são 6) e caso dê algum engasgo(muito raramente, e se rolar, é culpa do provedor ou alcance) só jogar no 2.4.
O segredo é a divisão: Tvs, roteadores e PCs, é ideal no cabo.
5 Ghz deixa pros celulares.
2.4 pra periféricos sem fio: Impressora, Mouse, teclado.
E emergências.
Coisas importantes pra se atentar:
Roteador: Precisa ser dual Band, AC(no mínimo) e ter um alcance razoável ( pode ser o alcance padrão se vc optar por mais roteadores atuando numa rede mesh, dessa forma, eles serão Access point(pontos de acesso) de onde seu aparelho vai tirar o sinal conforme você se locomove pela casa.
Tvs, Celulares e Notebook: Aqui temos uma divisão: rede com fio e sem fio:
Com fio, você precisa conferir se a placa de rede RJ45 delas é uma 10/100/1000 Mbps, se for só 10/100, mesmo no cabo elas só vão pegar até 100 MB.
Sem fio, eles precisam possuir protocolo Wi-fi 5 ou 6(AC e AX) que está chegando no mercado, pois só neles você consegue acessar na frequência 5ghz.
Caso uma TV ou notebook/PC não tenha esse acesso, vale investir num adaptador wireless, que vão criar uma rede 5 Ghz pra vc, nesse caso, o fio fica pra quando estabilidade for mais importante que velocidade. Não sei quanto ao funcionamento em Tvs, mas eles são úteis pra um note ou Pc, e custam barato, 50-150 reais(vale pesquisar avaliações).
Cabos: Cat 6(1Gb), você pode eventualmente ter dor de cabeça com menos(Cat 5 até 100 Mb), e definitivamente não precisa de mais (cat 7 ou 8, de ,10 a 40 Gigas,)