[HELP] Maldito WI-FI...

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Maestro
OSS
OSS
Contato:

Re: [HELP] Maldito WI-FI...

Mensagem por Maestro » 10 Ago 2020 13:55

FCB escreveu:
10 Ago 2020 13:50
Pois é... cotei aqui e saiu por 340 REAIS.

Cara, desculpe a ignorância, mas eu preciso comprar só esse roteador do link pra resolver o meu problema né? Ou preciso comprar mais alguma coisa?
Reparei q ele é para 1.800 MB, como tenho 300 MB, não teria outra opção que seja muito boa também além dessa do link?
Pergunto pq se comprar pelo aliexpress só chegaria em OUTUBRO, e eu queria algo mais pra agora.
Fiz compras no Aliexpress dia 20 de julho, começou a chegar hoje.

Estão mais rápidos que a bangood.

E não, não é bem assim que funciona, ele precisa ter potência de sinal(pra não cair a cada parede) antenas(pra atender com dedicação mais aparelhos)
E uma série de protocolos. Pra que vc tire o melhor dele.

Comprando esse da xiaomi, vc vai precisar de uma noção boa pra instalar ele, pedir pra desativar o wi-fi da sua Huawei, e usar ela apenas como bridge pros cabos.

Tem uns bons passos a seguir.

E veja se seu aparelho tem suporte pro 5 Ghz, se não tiver, seu wi-fi vai ser lixo independente da rede.

FCB
Apoiador
Apoiador
Contato:

Mensagem por FCB » 10 Ago 2020 13:58

Maestro escreveu:
10 Ago 2020 13:51
https://maxdicas.com.br/roteadores-giga ... a-comprar/

Dentre eles, olhe com carinho os TP-link archer, C6, e talvez um ,C60.

Mas se quiser realmente ir além, e se preparar pra próxima tecnologia do wi-fi( que já ta batendo na porta, vai num roteador AX.

E lembre-se, de preferência, conecte eles ao aparelho da operadora por cabo, um Cat-6 faz o serviço sobrando.

Usa o App que eu indiquei pra descobrir os lugares onde é mais urgente a melhora de sinal.

Boa sorte.
Cara, valeu demais :)

Só duas dúvidas, o que tem de diferente nessa nova tecnologia do WI-FI? E só preciso de um roteador pra resolver o problema ne? não preciso de outro aparelho.

Maestro
OSS
OSS
Contato:

Mensagem por Maestro » 10 Ago 2020 14:05

FCB escreveu:
10 Ago 2020 13:58
Cara, valeu demais :)

Só duas dúvidas, o que tem de diferente nessa nova tecnologia do WI-FI? E só preciso de um roteador pra resolver o problema ne? não preciso de outro aparelho.
Vai depender do tamanho da sua casa, geralmente um só resolve.

Essa tecnologia nova vai trazer duas melhorias significativas:mais qualidade no multi-canal=mais aparelhos com conexão boa e estável.

Mais velocidade(essa não é tão tangível, já que dificilmente você usará mais de 3, 4 gb na sua Net residêncial kkk)

Só que, seus próximos aparelhos, celulares, PCs, tvs, vão vir com essa nova tecnologia, e é legal ser compatível, ainda mais esse brutão da xiaomi.

Como eu creio que vc queira uma opção prós próximos anos, é bom ter um aparelho que te proporcionará qualidade de conexão nós próximos 4, 5 anos facilmente.

Mas como é seu primeiro approach nesse mundo, um TP link Arc C6 pode te fazer bem por pouco, além de já ter no Br.

E NÃO ESQUEÇA DOS CABOS !

FCB
Apoiador
Apoiador
Contato:

Mensagem por FCB » 10 Ago 2020 14:16

Maestro escreveu:
10 Ago 2020 14:05
Vai depender do tamanho da sua casa, geralmente um só resolve.

Essa tecnologia nova vai trazer duas melhorias significativas:mais qualidade no multi-canal=mais aparelhos com conexão boa e estável.

Mais velocidade(essa não é tão tangível, já que dificilmente você usará mais de 3, 4 gb na sua Net residêncial kkk)

Só que, seus próximos aparelhos, celulares, PCs, tvs, vão vir com essa nova tecnologia, e é legal ser compatível, ainda mais esse brutão da xiaomi.

Como eu creio que vc queira uma opção prós próximos anos, é bom ter um aparelho que te proporcionará qualidade de conexão nós próximos 4, 5 anos facilmente.

Mas como é seu primeiro approach nesse mundo, um TP link Arc C6 pode te fazer bem por pouco, além de já ter no Br.

E NÃO ESQUEÇA DOS CABOS !
Show, já vou comprar.

Obrigado a todos que ajudaram.

codematrixbr
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por codematrixbr » 10 Ago 2020 16:09

eu tinha esse problema, ate que botei cabo, sai cabeando a casa toda em cat6, foi foda, mas e a melhor coisa, compra um switch de 60 reais e pronto, apesar de que curti esse roteador da xaiomi, certamente vou fazer aquisição do mesmo, por poder conectar a wifi rápida e por deveras interessante.
"Bandido solto gera perigo, bandido preso gera custo, bandido morto gera paz!"

Maestro
OSS
OSS
Contato:

Mensagem por Maestro » 10 Ago 2020 19:00

codematrixbr escreveu:
10 Ago 2020 16:09
eu tinha esse problema, ate que botei cabo, sai cabeando a casa toda em cat6, foi foda, mas e a melhor coisa, compra um switch de 60 reais e pronto, apesar de que curti esse roteador da xaiomi, certamente vou fazer aquisição do mesmo, por poder conectar a wifi rápida e por deveras interessante.
Ao que indica ele cria uma rede mesh, ou seja, da pra comprar a quantidade que achar necessário, conectar eles na ONU por cabo, e aí vai ter uma qualidade dona em muitos lugares, fora o design nave espacial de ficção científica kkkk.

Se comprar lembra de compartilhar a experiência, se possível.

FCB
Apoiador
Apoiador
Contato:

Mensagem por FCB » 10 Ago 2020 19:25

Maestro escreveu:
10 Ago 2020 19:00
Ao que indica ele cria uma rede mesh, ou seja, da pra comprar a quantidade que achar necessário, conectar eles na ONU por cabo, e aí vai ter uma qualidade dona em muitos lugares, fora o design nave espacial de ficção científica kkkk.

Se comprar lembra de compartilhar a experiência, se possível.
Só mais uma coisa Maestro, "os cabos" q vc se refere são aqueles geralmente azuis de internet né?
Imagem
Ou tem algum outro cabo pra colocar?

Maestro
OSS
OSS
Contato:

Mensagem por Maestro » 10 Ago 2020 19:28

FCB escreveu:
10 Ago 2020 19:25
Só mais uma coisa Maestro, "os cabos" q vc se refere são aqueles geralmente azuis de internet né?
Imagem
Ou tem algum outro cabo pra colocar?
As cores não significam muita coisa.

Mas a esmagadora maioria dos canos aqui no BR são cat5e.
Que, teoricamente, permitem tráfego de até 1 GB, mas pela minha experiência, não vão tão longe, o cat 6 chega até os 1 GB, ou muito perto disso, e não são nem perto de possuir diferença significativa de preço, por isso recomendo eles.

Eles vão ter a mesma cor por fora, que pode ser qualquer uma kkk, mas o padrão de disposição deles interno é diferente, permite uma velocidade maior e estável.

Eu mesmo tenho alguns pra chegar da china, consegui 20 metros por 70ão.

Maestro
OSS
OSS
Contato:

Mensagem por Maestro » 10 Ago 2020 19:31

Ah irmão , vê com eles a velocidade de upload contratada, geralmente ela é metade da velocidade de download, veja se estão entregando menos.

Confere também se o equipamento deles é dual Band( 2.4 e 5 Ghz ) se for assim, ele precisa ter duas redes, se for só 2.4, ele só vai entregar 2.4 mesmo, que é uma velocidade que não chega a 60 MB no wi-fi.

Acho válido verificar essas coisas antes de começar os investimentos.

codematrixbr
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por codematrixbr » 10 Ago 2020 20:09

maestro e tipo, eu tenho 290mb contratada, se eu jogar a 2.4 os 60 mb, eu consigo jogar normalmente via cabo, quando meus pais tiverem detonando a internet vendo aqueles vídeos de YouTube do dr lair Ribeiro que cura tudo pela água alcalina ?
Pergunto pq a solução que eu encontrei foi botei uma internet adsl só para eles de 30mb via Wi-Fi e deixei a fibra exclusivamente no cabo para pc e para o ps4
"Bandido solto gera perigo, bandido preso gera custo, bandido morto gera paz!"

Carl
Contato:

Mensagem por Carl » 10 Ago 2020 20:46

Também não entendo nada dessas coisas e tenho o roteador da net (com 120Mb) num escritório ao lado da sala onde fica o BTV que trava toda hora com eventos ao vivo. Não sei se compro um repetidor pois cabo vai dar muito trabalho...

Maestro
OSS
OSS
Contato:

Mensagem por Maestro » 11 Ago 2020 00:50

codematrixbr escreveu:
10 Ago 2020 20:09
maestro e tipo, eu tenho 290mb contratada, se eu jogar a 2.4 os 60 mb, eu consigo jogar normalmente via cabo, quando meus pais tiverem detonando a internet vendo aqueles vídeos de YouTube do dr lair Ribeiro que cura tudo pela água alcalina ?
Pergunto pq a solução que eu encontrei foi botei uma internet adsl só para eles de 30mb via Wi-Fi e deixei a fibra exclusivamente no cabo para pc e para o ps4
Não precisa necessariamente.

O importante é entender que a banda é a mesma, 290 serão 290, vai de você fazer o melhor uso.

No 2,4 a partir de 3 aparelhos(canais), a banda dele começa a dividir e perder velocidade, mas mantém a potência e alcance.

No 5, são 23 sem sobreposição, porém com um alcance porcaria.

A melhor saída ao meu ver, é resolver o problema do alcance no braço, e ser feliz com 5 Ghz, ela suporta melhor famílias maiores (aqui são 6) e caso dê algum engasgo(muito raramente, e se rolar, é culpa do provedor ou alcance) só jogar no 2.4.

O segredo é a divisão: Tvs, roteadores e PCs, é ideal no cabo.

5 Ghz deixa pros celulares.

2.4 pra periféricos sem fio: Impressora, Mouse, teclado.
E emergências.

Coisas importantes pra se atentar:

Roteador: Precisa ser dual Band, AC(no mínimo) e ter um alcance razoável ( pode ser o alcance padrão se vc optar por mais roteadores atuando numa rede mesh, dessa forma, eles serão Access point(pontos de acesso) de onde seu aparelho vai tirar o sinal conforme você se locomove pela casa.

Tvs, Celulares e Notebook: Aqui temos uma divisão: rede com fio e sem fio:

Com fio, você precisa conferir se a placa de rede RJ45 delas é uma 10/100/1000 Mbps, se for só 10/100, mesmo no cabo elas só vão pegar até 100 MB.

Sem fio, eles precisam possuir protocolo Wi-fi 5 ou 6(AC e AX) que está chegando no mercado, pois só neles você consegue acessar na frequência 5ghz.

Caso uma TV ou notebook/PC não tenha esse acesso, vale investir num adaptador wireless, que vão criar uma rede 5 Ghz pra vc, nesse caso, o fio fica pra quando estabilidade for mais importante que velocidade. Não sei quanto ao funcionamento em Tvs, mas eles são úteis pra um note ou Pc, e custam barato, 50-150 reais(vale pesquisar avaliações).

Cabos: Cat 6(1Gb), você pode eventualmente ter dor de cabeça com menos(Cat 5 até 100 Mb), e definitivamente não precisa de mais (cat 7 ou 8, de ,10 a 40 Gigas,)

Maestro
OSS
OSS
Contato:

Mensagem por Maestro » 11 Ago 2020 00:58

Carl escreveu:
10 Ago 2020 20:46
Também não entendo nada dessas coisas e tenho o roteador da net (com 120Mb) num escritório ao lado da sala onde fica o BTV que trava toda hora com eventos ao vivo. Não sei se compro um repetidor pois cabo vai dar muito trabalho...
Confere a velocidade upload do seu plano(geralmente é metade do download, mas planos não fibra podem entregar bem menos), e peça pra trocar a unidade se ele não possuir um protocolo Wi-fi 5.

Depois, tente usar no fio aquilo que precisar de mais estabilidade.

Por último, invista em roteadores.

Sempre que colocarem internet pessoal, coloquem o modem em uma área central da casa( ou no lugar mais utilizado)
Em uma posição mais alta, para que o sinal se espalhe melhor.

É importante entender que essas unidades 2 em 1 (bridge que recebe a internet e roteador wi-fi) nunca vão fazer as duas coisas bem, como um equipamento dedicado faria, isso é especialmente verdade na questão do wi-fi, que é parte do dia a dia de todos. Não adianta investir num celular top, tv top, e um plano de internet competente, sem pensar a rede e a disposição dela na sua casa antes, o provedor não sabe suas necessidades, vícios, locais onde mais fica com celular, esses pormenores estruturais apenas você pode entender, e é essencial investir num projeto de longo prazo nesse quesito. Dessa forma, o provedor muitas vezes vira apenas um detalhe.

Espero ter ajudado a todos !

Maestro
OSS
OSS
Contato:

Mensagem por Maestro » 11 Ago 2020 06:23

FCB escreveu:
10 Ago 2020 12:45
o MEU É huawei roteador HG8245
Irmão, ao que parece seu roteador é o HG8245H, é isso mesmo ?

Se for, eles te empurraram um equipamento single-band, ou seja, não pega o 5 Ghz, verifica se existem duas redes com o mesmo nome, e em uma delas, um 5 e um G no final.

Se for isso, apenas solicita a troca, é absurdo ter um equipamento assim em 2020, ainda mais com um plano acima de 300 MB. Pode acabar sendo uma solução muito mais barata.

FCB
Apoiador
Apoiador
Contato:

Mensagem por FCB » 11 Ago 2020 09:59

Maestro escreveu:
11 Ago 2020 06:23
Irmão, ao que parece seu roteador é o HG8245H, é isso mesmo ?

Se for, eles te empurraram um equipamento single-band, ou seja, não pega o 5 Ghz, verifica se existem duas redes com o mesmo nome, e em uma delas, um 5 e um G no final.

Se for isso, apenas solicita a troca, é absurdo ter um equipamento assim em 2020, ainda mais com um plano acima de 300 MB. Pode acabar sendo uma solução muito mais barata.
Sim, aparece o 5G aqui do meu sinal.

Acabei comprando o roteador q vc indicou, e seja o q deus quiser... :))

Responder