Ron news - Apagou negros e índios: estudo irrita cientistas ao ligar cearense a viking

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Paulo J.
Contato:

Re: Ron news - Apagou negros e índios: estudo irrita cientistas ao ligar cearense a viking

Mensagem por Paulo J. » 12 Ago 2020 12:54

Ron escreveu:
12 Ago 2020 12:43
A questão racial é complicada aqui mesmo, assim como outros países que tiveram miscigenação.

Portugal de Lisboa para baixo, Espanha na Andaluzia e Castilla, e Itália na Sicília, Calábria e Campania por exemplo, tem muita gente com pele morena, pela mistura que tiveram com os mouros e outros povos do norte da África.

Meu avô era de travassos, já no norte de Portugal bem próxima da Espanha e fronteira com a Galícia, a pele dele era bem clara com olho azul. Já no Porto e nas regiões é bem mais fácil de você achar português de pele clara do que no sul.

Na Espanha morei na Galícia e lá também teve forte influência celta e não foi tomada pelos mouros então as pessoas são mais "brancas" em relação ao sul que teve pesada miscigenação. Nas Astúrias, pais Basco e em menor grau na Catalunha também.

Na Itália a mesma coisa.

No Brasil temos uma mistura bem maior por ser um país de imigrantes. Eu mesmo, minha mãe é branca, tinha o cabelo claro, já meu pai também é branco, mas enquanto minha avó tem era loura e com olho verde o meu avô já era o fenótipo brasileiro daquele "branco" que na verdade é pardo. Então apesar de eu ter o fenótipo "branco", eu tenho a miscigenação da herança do meu avô paterno.
No caso do Ceará ainda teve um período de dominação dos holandeses de Pernambuco. É mistura em cima de mistura.
Representante Oficial do Partido Comunista Conservador

POBRELOKO
Contato:

Re: Ron news - Apagou negros e índios: estudo irrita cientistas ao ligar cearense a viking

Mensagem por POBRELOKO » 12 Ago 2020 13:06

SUICIDAL escreveu:
12 Ago 2020 12:50
Isso advém da época dos capitães do mato... Já que uns eram filhos de escravos com senhores de engenho e trabalhavam na captura de seus irmãos e contra suas mães. E chamavam de pardos para se distinguir dos filhos de sua mãe.

Abração.
Já ouvi várias teorias sobre isso inclusive essa ai mais mesmo assim não me importo de me declarar pardo.

A título de curiosidade olhe quantas teorias sobre a origem da palavra mulato.

PHDookie
Contato:

Mensagem por PHDookie » 12 Ago 2020 13:23

SUICIDAL escreveu:
12 Ago 2020 12:50
Isso advém da época dos capitães do mato... Já que uns eram filhos de escravos com senhores de engenho e trabalhavam na captura de seus irmãos e contra suas mães. E chamavam de pardos para se distinguir dos filhos de sua mãe.

Abração.
Tinha muito branco que se juntava com escrava tbm, nao apenas senhores ricos. Mulher portuguesa/branca era escassa. Mais famoso desses o Comendador que se casou com a Xica da Silva.

Ytsejam
Contato:

Mensagem por Ytsejam » 13 Ago 2020 10:51

patola escreveu:
12 Ago 2020 13:34
Dois filhos dos mesmos pais podem ter cores de pele e feições completamente diferentes, apesar de dividirem exatamente a mesma herança genética e a mesma condição social inerente a ela. Um vai ter "cara de playboy" e o outro "cara de favelado". Um vai levantar suspeitas no segurança da loja e o outro não. Um vai ser considerado bonitinho e o outro com cara de motoboy, e por aí vai.

Mas aí já tem um problema. No interior do RS ou em SC o pardo que tem "cara de playboy" (pra outros estados) talvez já sofra preconceito e o pardo mais escuro vai ser considerado negro. Em outros estados, vice versa. Aí um pardo que se inscreva com cotas no sul (porque pros padrões da sociedade dele ele é considerado negro) pode ser acusado de se aproveitar do sistema por pessoas de outros estados que consideram ele branco. As consequências de ser pardo mudarem de acordo com local e com os interesses do interlocutor (eu nao gostei do video do florista, mas que o movimento negro faz isso é real) faz com que seja uma situação complicada (e bem bosta)

POBRELOKO
Contato:

Mensagem por POBRELOKO » 13 Ago 2020 11:13

Acho que as cotas deveria ser social/econômica.

Professor Ludovico
Contato:

Mensagem por Professor Ludovico » 13 Ago 2020 11:47

Mutcha Lutcha escreveu:
12 Ago 2020 12:38
Comentei isso com um pessoal ontem, é o famoso "jogando pra galera" , "jogar com o regulamento embaixo do braço", ganhar sem sustos amarrando, estilo mestre Arona!
Eu tenho minhas dúvidas se nos EUA isto vai ajudar muito, apesar do momento ser favorável. Acho que lá o negócio é bem mais complexo, da mesma forma que ele ganha muitos votos ele também acaba perdendo muitos eleitores em outros colegiados.
Executarei neles grande vingança e os castigarei na minha ira. Então, quando eu me vingar deles, saberão que eu sou o Senhor".

Paulo J.
Contato:

Mensagem por Paulo J. » 13 Ago 2020 12:20

patola escreveu:
12 Ago 2020 13:34
Na verdade, caro colega, é até bem simples.

Raça é uma questão subjetiva, mas as consequências não são. Podemos adotar vários critérios para discutir a questão, de acordo com o que estamos discutindo.

Dificilmente se fala em raça como genótipo e sim como fenótipo. A aparência, porque é daí que vem a percepção e as consequências sociais da raça.

Dois filhos dos mesmos pais podem ter cores de pele e feições completamente diferentes, apesar de dividirem exatamente a mesma herança genética e a mesma condição social inerente a ela. Um vai ter "cara de playboy" e o outro "cara de favelado". Um vai levantar suspeitas no segurança da loja e o outro não. Um vai ser considerado bonitinho e o outro com cara de motoboy, e por aí vai.

Quando discutimos racismo, falamos de cor da pele porque o racismo lida com as consequências disso.

Quando discutimos história, usamos genealogia. Ela também tem consequências que vão além da aparência.

Um filho e neto de negros de pele clara miscigenados que cresceu na favela filho, neto e bisneto de favelados pode não ser perseguido no shopping mas vive o contexto social que a escravidão dos seus antepassados lhe legou, e lida com as consequências disto também. Seu legado genético tem impacto na sua vida.

Por fim, existe simplesmente a celebração étnica, que também tem a ver com história e genealogia e trata de cultura e não da cor da pele. Um negro claro e um escuro e até mesmo um tataraneto de escrava como eu pode celebrar essa pequena parcela de nós com amor e orgulho sem problema.
A tema só é complexo para quem adota o racismo ainda que indiretamente. Olha esses textos absurdos de vocês. Um nazista dos anos 40 não escreveria tanta barbaridade. Não existe remédio para o racismo que passe por separar as pessoas por cor de pele, celebração étnica e grau de vitimismo histórico. Muito menos achar que o papai Estado com suas políticas vai mudar o que tá errado na sociedade.Nao mudou nem nos países comunistas (veja o exemplo da Iuguslavia). A Esquerda realmente é mestra em vender veneno como remédio.

Paulo J.
Contato:

Mensagem por Paulo J. » 13 Ago 2020 12:21

POBRELOKO escreveu:
13 Ago 2020 11:13
Acho que as cotas deveria ser social/econômica.
Mais bolsa família? Políticos adoram esse tipo de coisa.

Paulo J.
Contato:

Mensagem por Paulo J. » 13 Ago 2020 13:21

patola escreveu:
13 Ago 2020 12:24
foda-se

seu retardado mental
Sério? O grande ser humano que vai resolver os problemas da humanidade deseja que esse indivíduo se foda? Não estou surpreso. Vocês coletivistas são tudo farinha do mesmo saco. Me mostre um coletivista que te mostro alguém que odeia o ser humano real.

Responder