Colega, a minha opinião é esta. Creio que a humanidade está no mínimo mil anos atrasada em todos os campos em decorrência da influência daigreja católica.joaotavares escreveu:“Em teoria podemos dizer que uma reação violenta a uma ofensa, a uma provocação, não é aceitável, não é uma coisa boa. Temos de fazer o que o Evangelho diz, devemos oferecer a outra face. Em teoria podemos dizer que entendemos o que é a liberdade de expressão. Em teoria, todos concordamos. Mas somos humanos. E há a prudência, que é uma virtude da coexistência humana. Eu não posso insultar ou provocar alguém continuamente sob risco de deixá-lo bravo, sob o risco de receber uma reação injusta”
“O que estou dizendo é que a liberdade de expressão precisa levar em conta a natureza humana e isso significa que precisa ser prudente. Prudência é a virtude humana que regula nossos relacionamentos. Uma reação violenta é sempre ruim (...) É por isso que a liberdade deve andar sempre de mãos dadas com a prudência”
O Papa esclareceu seus comentários. Acho que foi perfeito agora. Concordo com tudo. Não deixou espaço para interpretações equivocadas.
Ninguém é obrigado a gostar da Igreja. Mas me permita achar generalizações desse tipo bem infantis. A Igreja é muito diversificada para ser colocada toda num "mesmo balaio". A mesma Igreja tem desde a Opus Deis até as Pastorais, de "padres cantores estrelas" a franciscanos e jesuítas. Além de várias idiossincrasias de cada região do mundo. Há setores progressistas e há setores conservadores, todos católicos. Você pode ser de direita e católico, ser de esquerda e católico.
Essa suposta "excrescência" da humanidade mantém mais de 117 mil instituições de saúde e caridade no mundo (entre dispensários, hospitais, orfanatos, asilos, leprosários, etc). Essa "excrescência" foi fundamental na preservação do conhecimento antigo dos gregos, na difusão do saber na idade média (com a criação das universidades) e na própria formação da civilização ocidental.
Por último, se seu argumento, no sentido de que escolheram o Papa por "marketing", fosse verdadeiro, não haveria reação de vários grupos tradicionalistas católicos contra o Papa. O Francisco nem conseguiu aprovar a versão mais progressistas em relação aos gays que defendia no Sínodo da Família. Se os membros da Igreja pensassem apenas em "parecer legal e cool", defenderiam aborto, casamento gay e outras medidas com apoio popular (principalmente nos países mais desenvolvidos)...
E o prós que vc elencou eu vejo como resultantes principalmente da solidariedade, inteligência e etc... Que são inerentes da natureza humana, e não pelo fato de serem católicos ou qualquer outra coisa.