JackmAtAll escreveu: ↑21 Ago 2020 13:01
O ratel que a onça havia pego acho que não seu deu bem, não levantou mais.
Não confunda Onça com Leopardo. Onça = jaguar
A diferença entre o guepardo e o leão é clara como o dia, mas e o leopardo e a onça-pintada? Não tanto.
Esses grandes felinos são predadores de tocaia musculosos, com pele pintada e uma aparência bastante similar.
É por isso que muitas pessoas acabam confundindo os dois, ou acreditam que sejam da mesma espécie.
Onças (Jaguar) São maiores e mais duronas
Primeiro, as onças vivem na América Central e do Sul, onde vivem os maiores grandes felinos, enquanto os leopardos são os menores grandes felinos em seu habitat na África e na Ásia.
Onças são maiores e mais corpulentas do que os leopardos, pesando até 110 kg contra os 80 kg do leopardo.
Onças também possuem grandes dentes, músculos no maxilar e contam com a mais forte mordida entre todos os grandes felinos, diz Boone Smith, pesquisador independente de grandes felinos baseado em Idaho, EUA.
A variação no tamanho do maxilar e do corpo provavelmente existe porque onças e leopardos vivem em diferentes ambientes, e com isso precisam abater presas diferentes.
Ambos os felinos são bons nadadores, mas
“onças amam a água e contam com crocodilos e anacondas como parte da dieta” – presas que são predadoras por essência, e que requerem uma força inacreditável para serem dominadas.
Leopardos são inclinados a evitar a água e geralmente não comem crocodilos, preferem veados e outros mamíferos.
Pode-se dizer que os dois animais também possuem suas próprias peculiaridades em relação às personalidades.
“Onças basicamente têm a arrogância do leão africano. São os reis e sabem disso”, diz Smith.
Apesar de não ser normalmente agressiva com pessoas, se ficar cara a cara com alguém, a onça vai “dialogar bastante” com rosnados e rugidos.
Leopardos, diz ele, não são de muitas palavras – por não “serem os reis de suas selvas”, observa Smith. Eles precisam estar atentos aos predadores maiores, como os leões.
Porém, apesar de mais fracos, leopardos são mais atléticos – podem arrastar com mais facilidade um antílope africano árvore acima, por exemplo.
Executarei neles grande vingança e os castigarei na minha ira. Então, quando eu me vingar deles, saberão que eu sou o Senhor".