INVESTIMENTOS & FINANÇAS - Sugestões e Possibilidades

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
R.SEFO
Contato:

Re: INVESTIMENTOS & FINANÇAS - Sugestões e Possibilidades

Mensagem por R.SEFO » 23 Ago 2020 09:41

Shin escreveu:
23 Ago 2020 01:14
Fui dar uma olhada nas páginas passadas pra ver a treta do Kratos e acabei vendo essa pergunta, que acho que ninguém respondeu direito. Como é uma dúvida comum a todo mundo que tá iniciando e um erro pode custar uma fortuna, vou explicar.

A ordem normal é executada no melhor preço do book. No caso de uma ordem de compra, a ordem é acionada imediatamente. Se você enviar uma ordem de compra de, digamos, 20 reais e o ask no book estiver a 19, a ordem vai ser executada a 19. Se você mandar a 18, ela fica pendente até que o ask caia pra 18. A bolsa tenta executar a ordem no preço mais favorável sempre. O mesmo vale pra ordem normal de venda. Se uma ordem de compra for enviada num preço acima do ask, não importa a distância, vai sempre ser executada no ask. O mesmo vale pra uma ordem de venda.

Já a ordem stop só vai ser acionada se/quando o preço for atingido. Pegando o mesmo exemplo, se você manda uma ordem stop a 20 reais e no ask tá 19, a ordem vai ficar pendente de execução até que saia um negócio a 20 reais. É só depois que o preço chegar a 20 reais que a ordem vai a execução. É por isso que você não consegue enviar uma ordem stop de compra num preço abaixo do bid nem uma ordem stop de venda acima do ask. Se você quer comprar uma ação só depois que ela atingir um determinado patamar de preço pra cima, tem que usar uma ordem stop. Se mandar uma ordem normal a 40 reais, ela vai ser executada a 19 mesmo assim.

Pra quem for se meter a fazer trade, isso é fundamental. Uma dedada errada pode custar muito caro.
Obrigado pela explicação, eu mesmo questionei algo semelhante paginas atras.
Imagem

Xyz
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por Xyz » 23 Ago 2020 12:37

Ron escreveu:
23 Ago 2020 11:09
Ignora Kratos. Esse é o problema desse fórum, tem gente que não sabemos quem é, ou até sabemos, que querem descreditar e tumultuar usuários que estão desde o início, contribuem e tem uma boa relação com quase todos.
Concordo 100%

cantanomicrofone

Mensagem por cantanomicrofone » 23 Ago 2020 16:26

Foi dito aqui recentemente que fundos de investimentos são ruins e que no longo prazo tende-se a perder dinheiro neles (por uma suposta tendência dos fundos de comprar na alta e vender na baixa associada com os aportes / resgates mais frequentes dos investidores individuais dos fundos, agindo supostamente sob efeito manada). Foi citado o índice S&P500 e comparação com alguns fundos estrangeiros. Não sei nada sobre fundos gringos, mas em termos de fundos brasileiros, essa afirmação não me parece correta.

Seguem alguns exemplos de fundos de ações e multimercado (com inícios em épocas diferentes) comparados com benchmarks usuais como Ibovespa e CDI (com retornos acumulados nos períodos iguais), respectivamente.

1. Indie FIC FIA:

https://maisretorno.com/fundo/indie-fic-fia

Fundo começou no início de 2013. Rendimento acumulado (descontando todas as taxas, exceto IR) até agosto de 2020 de 274.45% contra 66.47% do Ibovespa no mesmo período.

2. Equitas Selection FIC FIA:

https://maisretorno.com/fundo/equitas-selection-fic-fia

Fundo começou em meados de 2010. Rendimento acumulado de 485.24% contra 59.99% do Ibovespa no mesmo período.

3. Vista FIC FIA:

https://maisretorno.com/fundo/vista-fic-fia

Fundo começou no final de 2014. Rendimento acumulado de 256.00% contra 102.91% do Ibovespa no mesmo período.

4. Dahlia Total Return FIC FIM:

https://maisretorno.com/fundo/dahlia-to ... rn-fic-fim

Fundo começou em meados de 2018. Rendimento acumulado de 69.19% contra 12.13% do CDI no mesmo período (o Ibovespa no mesmo período acumulou alta de 32.20%).

5. Ibiuna Hedge STH FIC FIM:

https://maisretorno.com/fundo/ibiuna-hedge-sth-fic-fim

Fundo começou no final de 2012. Rendimento acumulado de 176.01% contra 96.63% do CDI no mesmo período (o Ibovespa no mesmo período acumulou alta de 76.54%, abaixo até mesmo do CDI).

6. Opportunity Total FIC FIM:

https://maisretorno.com/fundo/opportunity-total-fic-fim

Fundo começou em meados de 2003. Rendimento acumulado de 930.43% contra 547.41% do CDI no mesmo período (o Ibovespa no mesmo período acumulou alta de 659.56%).

Dá pra ter aí, ao menos para alguns fundos mais antigos, uma noção se essa história de perder dinheiro no longo prazo em fundos é correta ou não. Não parece ser!

Claro que se o cara entrou em dezembro de 2019 e saiu com medo em março de 2020 ele perdeu dinheiro pra cacete, mas aí a culpa não é do fundo.

Então, isso é algo que eu tinha perguntado antes: o pessoal que investe por conta própria em ações aqui, performa melhor que estes fundos, por exemplo?

Carl
Contato:

Mensagem por Carl » 23 Ago 2020 16:39

cantanomicrofone escreveu:
23 Ago 2020 16:26
Foi dito aqui recentemente que fundos de investimentos são ruins e que no longo prazo tende-se a perder dinheiro neles (por uma suposta tendência
Spoiler:
dos fundos de comprar na alta e vender na baixa associada com os aportes / resgates mais frequentes dos investidores individuais dos fundos, agindo supostamente sob efeito manada). Foi citado o índice S&P500 e comparação com alguns fundos estrangeiros. Não sei nada sobre fundos gringos, mas em termos de fundos brasileiros, essa afirmação não me parece correta.

Seguem alguns exemplos de fundos de ações e multimercado (com inícios em épocas diferentes) comparados com benchmarks usuais como Ibovespa e CDI (com retornos acumulados nos períodos iguais), respectivamente.

1. Indie FIC FIA:

https://maisretorno.com/fundo/indie-fic-fia

Fundo começou no início de 2013. Rendimento acumulado (descontando todas as taxas, exceto IR) até agosto de 2020 de 274.45% contra 66.47% do Ibovespa no mesmo período.

2. Equitas Selection FIC FIA:

https://maisretorno.com/fundo/equitas-selection-fic-fia

Fundo começou em meados de 2010. Rendimento acumulado de 485.24% contra 59.99% do Ibovespa no mesmo período.

3. Vista FIC FIA:

https://maisretorno.com/fundo/vista-fic-fia

Fundo começou no final de 2014. Rendimento acumulado de 256.00% contra 102.91% do Ibovespa no mesmo período.

4. Dahlia Total Return FIC FIM:

https://maisretorno.com/fundo/dahlia-to ... rn-fic-fim

Fundo começou em meados de 2018. Rendimento acumulado de 69.19% contra 12.13% do CDI no mesmo período (o Ibovespa no mesmo período acumulou alta de 32.20%).

5. Ibiuna Hedge STH FIC FIM:

https://maisretorno.com/fundo/ibiuna-hedge-sth-fic-fim

Fundo começou no final de 2012. Rendimento acumulado de 176.01% contra 96.63% do CDI no mesmo período (o Ibovespa no mesmo período acumulou alta de 76.54%, abaixo até mesmo do CDI).

Pode-se alegar que não são fundos muito antigos, o mais velho aí é de 2010. De todo modo, dá pra ter uma noção em 10 anos se essa história de perder dinheiro no longo prazo em fundos é correta ou não.

Claro que se o cara entrou em dezembro de 2019 e saiu com medo em março de 2020 ele perdeu dinheiro pra cacete, mas aí a culpa não é do fundo.

Então, isso é algo que eu tinha perguntado antes: o pessoal que investe por conta própria em ações aqui, performa melhor que estes fundos, por exemplo?
Eu já tive o Equitas e o Vista, renderam muito bem mas me incomodava a falta de liquidez (Equitas D+30 e Vista D+15) acabei colocando em um com D+2.

cantanomicrofone

Mensagem por cantanomicrofone » 23 Ago 2020 16:42

Carl escreveu:
23 Ago 2020 16:39
Eu já tive o Equitas e o Vista, renderam muito bem mas me incomodava a falta de liquidez (Equitas D+30 e Vista D+15) acabei colocando em um com D+2.
Opa, isso é verdade, FIA's geralmente tem baixa liquidez. Vários FIM's tem baixa liquidez tb. Acho que isso é possivelmente inclusive uma das ferramentas que esses fundos de investimento usam para proteger suas estratégias, ao menos parcialmente, do efeito manada que foi aventado anteriormente aqui.

Imagina um FIA com bilhões investidos tendo que prover uma liquidez grande pros investidores, como que os gestores iriam conseguir montar uma estratégia boa dessa forma?

Tem várias complicações aí. Mas, o que foi colocado de que se perde dinheiro em fundos no longo prazo, não é verdade olhando esses fundos citados, e poderia colocar vários outros aqui tb.

rafanake
Contato:

Mensagem por rafanake » 23 Ago 2020 18:36

cantanomicrofone escreveu:
23 Ago 2020 16:42
Opa, isso é verdade, FIA's geralmente tem baixa liquidez. Vários FIM's tem baixa liquidez tb. Acho que isso é possivelmente inclusive uma das ferramentas que esses fundos de investimento usam para proteger suas estratégias, ao menos parcialmente, do efeito manada que foi aventado anteriormente aqui.

Imagina um FIA com bilhões investidos tendo que prover uma liquidez grande pros investidores, como que os gestores iriam conseguir montar uma estratégia boa dessa forma?

Tem várias complicações aí. Mas, o que foi colocado de que se perde dinheiro em fundos no longo prazo, não é verdade olhando esses fundos citados, e poderia colocar vários outros aqui tb.
70% dos fundos perdem para o Ibovespa! Esses que você apresentou realmente tiveram uma boa performance, mas fazer esse exercício olhando para trás é fácil. Difícil é achar um fundo que irá performar bem daqui pra frente... Ai pra fazer "Stock Picking" em FIA, eu já acho melhor ir na ação direto! Pelo menos recebo dividendos, tenho isenção de IR e sem falar na liquidez, que se der uma merda até resgatar o dinheiro do FIA você já tomou no c& de tudo que é jeito!

Dartagnan
Contato:

Mensagem por Dartagnan » 23 Ago 2020 19:39

rafanake escreveu:
23 Ago 2020 18:36
70% dos fundos perdem para o Ibovespa! Esses que você apresentou realmente tiveram uma boa performance, mas fazer esse exercício olhando para trás é fácil. Difícil é achar um fundo que irá performar bem daqui pra frente... Ai pra fazer "Stock Picking" em FIA, eu já acho melhor ir na ação direto! Pelo menos recebo dividendos, tenho isenção de IR e sem falar na liquidez, que se der uma merda até resgatar o dinheiro do FIA você já tomou no c& de tudo que é jeito!
Também vejo dessa forma.

Algo mais automático pra se fazer: já pensei em comprar cotas do Divo11, que funciona como um fundo só de dividendos selecionados. Vou dar uma estudada nessa ideia ainda pra ver. Em geral, também prefiro a liberdade de ter as ações individuais.

Xyz
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por Xyz » 23 Ago 2020 20:26

KRATOSCS 85 escreveu:
23 Ago 2020 20:11
ETF e FIA são para quem não quer aprender nada, eu gosto de investimentos que gerem renda, e ambos não geram, além da questão de IR que eles tem na venda com lucro, mas isso vai muito do perfil de cada um, eu gosto bastante de ouvir os gestores e como eles pensam.
Eu gosto do dynamo e do tarkus tirando esses, nenhum me atrai

Nicuri
Contato:

Mensagem por Nicuri » 23 Ago 2020 20:30

Xyz escreveu:
23 Ago 2020 20:26
Eu gosto do dynamo e do tarkus tirando esses, nenhum me atrai
Estava pensando em colocar uma grana no dynamo, em janeiro, ai veio a pandemia e quase fali, ainda bem que segurei a grana.
Eu sou eu, Nicuri é o diabo.

Xyz
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por Xyz » 23 Ago 2020 20:38

Acho que é o melhor fia

Nicuri
Contato:

Mensagem por Nicuri » 23 Ago 2020 20:40

Xyz escreveu:
23 Ago 2020 20:38
Acho que é o melhor fia
Foda é que os caras não brincam com pouco.
Eu sou eu, Nicuri é o diabo.

Avalon
Contato:

Mensagem por Avalon » 24 Ago 2020 10:41

Begege escreveu:
20 Ago 2020 22:36
rapaz, no mercado tem cada coisa boçal que pqp... grafista x fundamentalista, trader x holder.

hahah os caras que fazem dinheiro mesmo, tao poco se fudendo com essas palhaçadas...

realmente, muito cuidado com conselhos, aqui mesmo teve um usuario que copiava textos de outro lugar como se fosse seu... decepcionante...
Só observo esse tópico mas vou dar meu pitaco sobre minha participação nele.

Comprei algumas ações de um conselho que vi aqui no tópico e tomei ferro... não dá nem para fazer um preço médio com elas ainda para tentar salvar uma parte do prejuízo, mas como é do jogo isso acontece e sei que devo recuperar no longo prazo e não estou, no momento, precisando do valor investido mas se fosse o caso...

No mais esse tópico é ótimo.

rafanake
Contato:

Mensagem por rafanake » 24 Ago 2020 10:52

Em qual papel vc levou ferro? rs
Acontece...

Fiz um swingão em Marfrig, peguei por 13conto no começo do mês, e hoje bateu 18. To pulando fora mesmo acreditando que possa subir ainda mais. Mas não consigo ficar confortável quando posicionado neste setor

Shin
Ombudsman
Ombudsman
Contato:

Mensagem por Shin » 24 Ago 2020 12:06

Ontem o Tesouro Já mandou um recado avisado que o colchão de segurança tá no mínimo. Garantiu que cobre os vencimentos pros próximos três meses mas alertou que pode não ter dinheiro pra pagar os títulos que vão vencer no primeiro semestre do ano que vem.

O título de 10 anos já tá cobrando 7,2% ao ano enquanto a Selic tá nos 2,25% atuais.

cantanomicrofone

Mensagem por cantanomicrofone » 24 Ago 2020 14:07

Shin escreveu:
24 Ago 2020 12:06
Ontem o Tesouro Já mandou um recado avisado que o colchão de segurança tá no mínimo. Garantiu que cobre os vencimentos pros próximos três meses mas alertou que pode não ter dinheiro pra pagar os títulos que vão vencer no primeiro semestre do ano que vem.

O título de 10 anos já tá cobrando 7,2% ao ano enquanto a Selic tá nos 2,25% atuais.
O que significa isso na prática?

Pelo o que li, os títulos do tesouro são mais seguros do que a própria poupança, pois o único risco do investidor não ser remunerado seria no caso de quebra do próprio Estado...

Responder