zen budismo
zen budismo
As montanhas e os rios
Antes de entendermos o Zen, as montanhas são montanhas e os rios são rios;
Ao nos esforçarmos para entender o Zen, as montanhas deixam de ser montanhas e os rios deixam de ser rios;
Quando finalmente entendemos o Zen, as montanhas voltam a ser montanhas e os rios voltam a ser rios.
Conto Zen
Esse pequeno texto talvez resuma o que acho interessante no zen. Alguem conhece um pouco o assunto ou se interessa por ele? Fiquei com vontade de abrir um tópico pra trocar umas ideias sobre o tema e aprender um pouco mais. Se ja houver similar, fiquem a vontade para apagar.
Mesmo a troca de alguns pequenos contos e sentenças zen pode valer a pena.
Antes de entendermos o Zen, as montanhas são montanhas e os rios são rios;
Ao nos esforçarmos para entender o Zen, as montanhas deixam de ser montanhas e os rios deixam de ser rios;
Quando finalmente entendemos o Zen, as montanhas voltam a ser montanhas e os rios voltam a ser rios.
Conto Zen
Esse pequeno texto talvez resuma o que acho interessante no zen. Alguem conhece um pouco o assunto ou se interessa por ele? Fiquei com vontade de abrir um tópico pra trocar umas ideias sobre o tema e aprender um pouco mais. Se ja houver similar, fiquem a vontade para apagar.
Mesmo a troca de alguns pequenos contos e sentenças zen pode valer a pena.
Um homem é rico na proporção do número de coisas de que ele é capaz de abrir mão - Henry David Thoreau
Rust never sleeps (Neil Young)
Dar golpe em democracia pra atingir um suposto inimigo é o mesmo que chutar com toda força a própria bunda - Baden
Dar golpe em democracia pra atingir um suposto inimigo é o mesmo que chutar com toda força a própria bunda - Baden
-
- Contato:
Re: zen budismo
Tem um proverbio que acho foda e sempre carrego pra minha vida
Entre paz e felicidade, escolho a paz sempre pq vem de dentroPerto de Tóquio vivia um grande samurai, já idoso, que agora se dedicava a ensinar o zen (meditação) aos jovens. Apesar de sua idade, corria a lenda de que ainda era capaz de derrotar qualquer adversário.
Certa tarde, um guerreiro conhecido por sua total falta de escrúpulos apareceu por ali. Era famoso por utilizar a técnica da provocação: esperava que seu adversário fizesse o primeiro movimento e, dotado de uma inteligência privilegiada para reparar os erros cometidos, contra-atacava com velocidade fulminante.
O jovem e impaciente guerreiro jamais havia perdido uma luta. Conhecendo a reputação do samurai, estava ali para derrotá-lo, e aumentar sua fama. Todos os estudantes se manifestaram contra a idéia, mas o velho aceitou o desafio.
Foram todos para a praça da cidade, e o jovem começou a insultar o velho mestre. Chutou algumas pedras em sua direção, cuspiu em seu rosto, gritou todos os insultos conhecidos, ofendendo inclusive seus ancestrais. Durante horas fez tudo para provocá-lo, mas o velho permaneceu impassível. No final da tarde, sentindo-se já exausto e humilhado, o impetuoso guerreiro retirou-se.
Desapontados pelo fato de que o mestre aceitar tantos insultos e provocações, os alunos perguntaram: "Como o senhor pode suportar tanta indignidade? Por que não usou sua espada, mesmo sabendo que podia perder a luta, ao invés de mostrar-se covarde diante de todos nós?"
"Se alguém chega até você com um presente, e você não o aceita, a quem pertence o presente?" - perguntou o Samurai. "A quem tentou entregá-lo" - respondeu um dos discípulos. "O mesmo vale para a inveja, a raiva, e os insultos" - disse o mestre. "Quando não são aceitos, continuam pertencendo a quem os carregava consigo. A sua paz interior, depende exclusivamente de você. As pessoas não podem lhe tirar a calma, só se você permitir..."
Curti o provérbio do velho samurai.
-
- Contato:
Este conto do velho samurai é muito interessante e serve de referência para que se possa ficar mais leve frente a relacionamentos tóxicos, mas que você não pode evitar.
No meu ambiente de trabalho, quando finalmente entendi que não posso controlar as palavras e pensamento dos outros, tive uma melhora muito grande de ambiente e rendimento/progresso.
Isso já a longos anos, e esse provérbio se aplica bem para entendermos isso no relacionamento humano.
No meu ambiente de trabalho, quando finalmente entendi que não posso controlar as palavras e pensamento dos outros, tive uma melhora muito grande de ambiente e rendimento/progresso.
Isso já a longos anos, e esse provérbio se aplica bem para entendermos isso no relacionamento humano.
Eu tenho lido bastante sobre oa estoicos inclusive com dicas daqui do forum.
É uma especie de "budismo" da grecia e roma antiga.
Quando vc aceita as coisas como são e que vc nao deve sofrer por coisas que não tem controle, a vida melhora um bocado.
Quando a sabedoria se encontra em diversos lugares diferentes no mundo em diferentes períodos
Alguma utilidade deve ter
Quando vc aceita as coisas como são e que vc nao deve sofrer por coisas que não tem controle, a vida melhora um bocado.
Quando a sabedoria se encontra em diversos lugares diferentes no mundo em diferentes períodos
Que Dels perdoe essas pessoas ruins, porque o Bjjforum não perdoa.
- Mutcha Lutcha
- Contato:
E se o velho samurai estiver na balada e passarem a mão no bumbum de sua patroa ?!
- JackmAtAll
- Admin
- Contato:
Acho as metaforas e filosofias do budismo boas no ponto que não prometem paraíso, outra vida ou recompensas, mas são simples a ponto de fazer a pessoa entender que a vida é essa fudida desse jeito e a aceitação e compreensão é o caminho.
Tapirus terrestris
-
- Aprendiz
- Contato:
Balada não é para casais. Façam um favor a humanidade: não levem suas esposas Ou namoradas em boates, só da treta.Mutcha Lutcha escreveu: ↑01 Set 2020 09:36E se o velho samurai estiver na balada e passarem a mão no bumbum de sua patroa ?!
Sim, existem umas semelhanças entre o zen e certas vertentes do pensamento antigo. Mas acho que tem 1 diferença bastante geral entre ocidente e oriente que talvez tbm acarrete consequencias na comparaćao estoicos e zen.. O ocidente eh mto marcado por 1 forte dualismo entre corpo e mente, com a valorizaçao dessa ultima, enqto o oriente parace buscar mais um equilibrio, uma harmonia entre ambos.El Cid escreveu: ↑01 Set 2020 09:36Eu tenho lido bastante sobre oa estoicos inclusive com dicas daqui do forum.
Por isso a tendencia contenplativa e teorica meio que predomina nas correntes ocidentais, enquanto o zen, por exemplo, se quer sobretudo pratico. Nao eh 1 modo de pensar sobre as coisas, mas um modo de viver. Baseado mais na intuiçao do que em especulaçoes conceituais.
O estoicismo tem aquele pendor fortemente ascetico, ate onde sei. Ele se contraporia ao epicurismo por investir contra o desejo e o prazer. Mas nao conheço tanto, e isso talvez seja uma simplificaçao.
Se fosse dar 1 palpite, eu diria que Diogenes, o cinico, foi o que mais se aproximou de uma perspectica zen budista.
Ah, tem toda uma corrente do budismo que eh tbm mistico.contemplativa. Por isso eh importante considerar a particularidade do zen, que se aparta das outras formas de budismo.
Um homem é rico na proporção do número de coisas de que ele é capaz de abrir mão - Henry David Thoreau
Só um porem. O estoicismo não é contra o prazer, ele busca evitar os sentimentos negativos. Segue uma linha de desapego mas num sentido diferente dos que seguiam o cinismo. O cinismo fala em rejeitar todos os prazeres para não sentir desejo , não tendo desejo de nada e feliz com tudo o que tem a pessoa não sofreria.Baden escreveu: ↑01 Set 2020 21:42Sim, existem umas semelhanças entre o zen e certas vertentes do pensamento antigo. Mas acho que tem 1 diferença bastante geral entre ocidente e oriente que talvez tbm acarrete consequencias na comparaćao estoicos e zen.. O ocidente eh mto marcado por 1 forte dualismo entre corpo e mente, com a valorizaçao dessa ultima, enqto o oriente parace buscar mais um equilibrio, uma harmonia entre ambos.
Por isso a tendencia contenplativa e teorica meio que predomina nas correntes ocidentais, enquanto o zen, por exemplo, se quer sobretudo pratico. Nao eh 1 modo de pensar sobre as coisas, mas um modo de viver. Baseado mais na intuiçao do que em especulaçoes conceituais.
O estoicismo tem aquele pendor fortemente ascetico, ate onde sei. Ele se contraporia ao epicurismo por investir contra o desejo e o prazer. Mas nao conheço tanto, e isso talvez seja uma simplificaçao.
Se fosse dar 1 palpite, eu diria que Diogenes, o cinico, foi o que mais se aproximou de uma perspectica zen budista.
Ah, tem toda uma corrente do budismo que eh tbm mistico.contemplativa. Por isso eh importante considerar a particularidade do zen, que se aparta das outras formas de budismo.
O estoicismo é diferente ele fala em não atrelar a sua felicidade a algo. Por exemplo você pode ficar feliz e contente em ter um super carro mas não pode deixar sua felicidade depender disso. A entender que muitas das coisas que nos causam sofrimento são nossa culpa ( ex. fica protelando uma tarefa e sofrendo de ansiedade pq sabe que precisa ser feita invés de fazer logo e continuar calmo e feliz)
Em suma é a busca para o auto fortalecimento para superar os sentimentos negativos somando auto controle, condutas éticas e a aceitar as desventuras da vida e tentar superar invés de ficar se perguntando o pq delas terem acontecido com você.
nulla tenaci invia est via
Esse é um tema que me interessa muito, vou colar um texto com comentários da Monja Coen
-
Musashi, quando jovem, era um guerreiro valente e audacioso, mas não sabia controlar sua força e seu temperamento. Estava sempre criando problemas e um dia foi preso. Seria julgado etalvez executado. No caminho, passou pelo templo de sua infância, e o monge Takuan o reconheceu. Insistiu com os soldados que deixassem Musashi amarrado de ponta-cabeça na árvore e sob seus cuidados. Ele dobraria a fera. Monge Takuan era confiável, amigo do senhor feudal. Assimoi feito
.
Furioso, o jovem Musashi gritava para que o monge o soltasse, mas esse apenas ria debaixo da árvore. Musashi cuspia, falava de forma grosseira, mas o monge apenas ria, até que disse:
—
Essa sua raiva pessoal não serve para nada. Se sua indignação fosse maior do que você,oderia sair dessa árvore
.
Foi assim que o monge Takuan soltou Musashi e o treinou na arte zen do autoconhecimento para que se tornasse um dos maiores samurais do Japão
.
•
Nossa raiva individual, nossos insultos e gritos não são capazes de transformar a realidade. Podem apenas amargurar nossa própria vida e nossa boca.Mas, quando sentimos uma indignação maior do que nós, podemos usá-la como alavanca de transformação do mundo. Então, não sairemos cuspindo e ofendendo. Sairemos, sim, nos comprometendo a ser a transformação que queremos no mundo – como dizia Mahatma Gandhi. É por meio do exemplo e da vida pura que tudo pode ser modificado. Musashi Sensei treinava o uso da espada, mas agora como uma arte sutil e profunda. Passou a respeitar seus adversários — o que não fazia antes — e a dizer:— Meu adversário sou sempre eu mesmo.
Vencer a si. Vencer os ódios e as vinganças. Vencer o medo e a fúria. Verdadeiras vitórias.Seu último embate foi vencido não pela força, mas pela estratégia. Usou uma espada demadeira contra a espada longa de seu jovem e poderoso adversário.O adversário talvez fosse mais hábil, mas Musashi Sensei havia vencido a si mesmo.Controlado e preciso. Centrado.Soube colocar-se contra o sol nascente. Venceu sem matar, sem cortar e depois foi ser poeta e pintor.Uma vida de vitórias, e a maior delas foi vencer a si mesmo, conhecendo-se e escolhendo seu próprio caminho.
-
Musashi, quando jovem, era um guerreiro valente e audacioso, mas não sabia controlar sua força e seu temperamento. Estava sempre criando problemas e um dia foi preso. Seria julgado etalvez executado. No caminho, passou pelo templo de sua infância, e o monge Takuan o reconheceu. Insistiu com os soldados que deixassem Musashi amarrado de ponta-cabeça na árvore e sob seus cuidados. Ele dobraria a fera. Monge Takuan era confiável, amigo do senhor feudal. Assimoi feito
.
Furioso, o jovem Musashi gritava para que o monge o soltasse, mas esse apenas ria debaixo da árvore. Musashi cuspia, falava de forma grosseira, mas o monge apenas ria, até que disse:
—
Essa sua raiva pessoal não serve para nada. Se sua indignação fosse maior do que você,oderia sair dessa árvore
.
Foi assim que o monge Takuan soltou Musashi e o treinou na arte zen do autoconhecimento para que se tornasse um dos maiores samurais do Japão
.
•
Nossa raiva individual, nossos insultos e gritos não são capazes de transformar a realidade. Podem apenas amargurar nossa própria vida e nossa boca.Mas, quando sentimos uma indignação maior do que nós, podemos usá-la como alavanca de transformação do mundo. Então, não sairemos cuspindo e ofendendo. Sairemos, sim, nos comprometendo a ser a transformação que queremos no mundo – como dizia Mahatma Gandhi. É por meio do exemplo e da vida pura que tudo pode ser modificado. Musashi Sensei treinava o uso da espada, mas agora como uma arte sutil e profunda. Passou a respeitar seus adversários — o que não fazia antes — e a dizer:— Meu adversário sou sempre eu mesmo.
Vencer a si. Vencer os ódios e as vinganças. Vencer o medo e a fúria. Verdadeiras vitórias.Seu último embate foi vencido não pela força, mas pela estratégia. Usou uma espada demadeira contra a espada longa de seu jovem e poderoso adversário.O adversário talvez fosse mais hábil, mas Musashi Sensei havia vencido a si mesmo.Controlado e preciso. Centrado.Soube colocar-se contra o sol nascente. Venceu sem matar, sem cortar e depois foi ser poeta e pintor.Uma vida de vitórias, e a maior delas foi vencer a si mesmo, conhecendo-se e escolhendo seu próprio caminho.
Interessante, nobre centauro... Bons esclarecimentos. Como eu disse, nao conheço a fundo a visao estoica. Ela muitas vezes eh apresentada numa oposiçao, que parece simplificadora, ao epicurismo.QUIRON escreveu: ↑02 Set 2020 07:41Só um porem. O estoicismo não é contra o prazer, ele busca evitar os sentimentos negativos. Segue uma linha de desapego mas num sentido diferente dos que seguiam o cinismo. O cinismo fala em rejeitar todos os prazeres para não sentir desejo , não tendo desejo de nada e feliz com tudo o que tem a pessoa não sofreria.
O estoicismo é diferente ele fala em não atrelar a sua felicidade a algo. Por exemplo você pode ficar feliz e contente em ter um super carro mas não pode deixar sua felicidade depender disso. A entender que muitas das coisas que nos causam sofrimento são nossa culpa ( ex. fica protelando uma tarefa e sofrendo de ansiedade pq sabe que precisa ser feita invés de fazer logo e continuar calmo e feliz)
Em suma é a busca para o auto fortalecimento para superar os sentimentos negativos somando auto controle, condutas éticas e a aceitar as desventuras da vida e tentar superar invés de ficar se perguntando o pq delas terem acontecido com você.
Aproveito para perguntar... Os estoicos nutriam um ideal contemplativo diante da existencia? Quer dizer, sua meta consistia em se libertar das ocupaçoes mundanas para se dedicar ao occio intelectual?
Pelo que estou vendo, o zen budismo eh anti.intelectual e anti.contemplativo. Algo bem peculiar. Tao peculiar a ponto de nem mesmo poder transmitir liçoes de qualquer tipo. Pois as palavras dificilmente nao desvirtuariam o sentido do zen.
Opa vamos la. Na verdade como muitas das escolas filosóficas de origem grega ha a busca pela eudemonia. No caso dos seguidores do estoicismo isso esta em ter uma vida equilibrada e guiada pela razão , reconhecendo sentimentos ( ruins e bons) mas não se deixar guiar por eles. Com entendimento da física ( que para os gregos alem de uma deusa era também o estudo dos fenômenos naturais, natureza e as leis que governam o universo etc).Baden escreveu: ↑03 Set 2020 00:39Interessante, nobre centauro... Bons esclarecimentos. Como eu disse, nao conheço a fundo a visao estoica. Ela muitas vezes eh apresentada numa oposiçao, que parece simplificadora, ao epicurismo.
Aproveito para perguntar... Os estoicos nutriam um ideal contemplativo diante da existencia? Quer dizer, sua meta consistia em se libertar das ocupaçoes mundanas para se dedicar ao occio intelectual?
Pelo que estou vendo, o zen budismo eh anti.intelectual e anti.contemplativo. Algo bem peculiar. Tao peculiar a ponto de nem mesmo poder transmitir liçoes de qualquer tipo. Pois as palavras dificilmente nao desvirtuariam o sentido do zen.
Na verdade não era um ideal contemplativo e sim investigativo.
Tem um livro muito legal eu só achei em inglês se chama The Stoics do F.H Sandbach .
Se você consegue entender inglês tem uma serie de cursos no audible ( nâo sei se tem em outras plataformas) que se chama GREAT COURSES tem dos mais variados assuntos são todos ministrados por professores renomados dos eua um que eu estou ouvindo agora e é muito bom é o GREAT IDEAS Of PHILOSOPHY cara é muito muito bom. Eu vi também o The foundations of westen civilization que é fantástico.
Uma coisa que eu comecei a fazer é parar de ouvir radio e musica enquanto estou no transito e ficar nos audiobooks e aulas. Um dos melhores investimentos que eu fiz. Gasto entre ida e volta do trabalho entre 60 e 90 minutos da pra ver uma aula de boa as vezes em duas semanas eu mato um livro.
nulla tenaci invia est via
Tô realmente ficando simpático a ideia do audiobook, vou começar a pegar estrada... Indica algum app?QUIRON escreveu: ↑03 Set 2020 07:49
Uma coisa que eu comecei a fazer é parar de ouvir radio e musica enquanto estou no transito e ficar nos audiobooks e aulas. Um dos melhores investimentos que eu fiz. Gasto entre ida e volta do trabalho entre 60 e 90 minutos da pra ver uma aula de boa as vezes em duas semanas eu mato um livro.
Eu normalmente escuto podcast, mas os que eu ouço estão caindo bem de qualidade.