Caso Isabele: Polícia diz que menina atirou em amiga intencionalmente em Mato Grosso

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
leo-laranjeiras
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Re: Caso Isabele: Polícia diz que menina atirou em amiga intencionalmente em Mato Grosso

Mensagem por leo-laranjeiras » 05 Set 2020 09:55

patola escreveu:
05 Set 2020 05:17
Uma criança de 14 anos não é um adulto. Ciência dos fatos não representa intenção nem culpabilidade quando se trata de uma criança.

Se representasse, adolescente não andava por aí fazendo tanta merda, transando sem camisinha, dirigindo bêbado, roubando carro dos pais, etc. Tudo isso com plena ciência da moral envolvida e das possíveis consequências. Alguns são maduros, outros não. É da idade.

Ela pode ter tido a familiaridade do treino e não respeitado a arma nem temido o suficiente (característica da imaturidade e sentimento de invencibilidade típicos da idade) e isso ter levado ao acidente.
O debate em questão era teórico. De qq modo, permita-me pontuar que, com 14 anos de idade, legalmente ela é uma adolescente.

E agora uma opinião própria. Aquelas crianças e adolescentes idealizadas no ECA (que é de 1990) há muito não existem. Por mais que adolescentes façam merda (e isso nunca vai mudar), posso afirmar, sem medo, que um adolescente com 14 anos em 2020 tem muito mais ciência do que faz ou deixa de fazer do que aquele de 14 anos da década de 90/2000.

Então, pra mim, se um adolescente em pleno 2020 aponta a arma para o rosto de alguém e aperta o gatilho é porque efetivamente quis fazer aquilo.
Sucesso é sucesso!!!

adauto_mma
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Re: Caso Isabele: Polícia diz que menina atirou em amiga intencionalmente em Mato Grosso

Mensagem por adauto_mma » 05 Set 2020 10:01

leo-laranjeiras escreveu:
05 Set 2020 02:44
Vc acha mesmo q o juiz não vai aplicar a internação? Acredito que rola até provisória. Veja a gravidade do ato... A menina deu um tiro à queima-roupa no rosto da amiga! LA acho difícil. Por sua vez, prestação de serviço comunitário seria um escárnio.
Concordo.
Todos os homens morrem, a maioria nunca vive!
(William Wallace)

adauto_mma
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por adauto_mma » 05 Set 2020 10:15

patola escreveu:
Uma criança de 14 anos não é um adulto. Ciência dos fatos não representa intenção nem culpabilidade quando se trata de uma criança.

Se representasse, adolescente não andava por aí fazendo tanta merda, transando sem camisinha, dirigindo bêbado, roubando carro dos pais, etc. Tudo isso com plena ciência da moral envolvida e das possíveis consequências. Alguns são maduros, outros não. É da idade.

Ela pode ter tido a familiaridade do treino e não respeitado a arma nem temido o suficiente (característica da imaturidade e sentimento de invencibilidade típicos da idade) e isso ter levado ao acidente.
Estávamos discutindo a lei e os elementos colhidos pelo delegado, até porque a base de informações é a reportagem e não os autos.

Vc tem razão quanto a imaturidade e suas consequências, porém isso já é mitigado em alguns institutos do CP, CPP e nesse caso na aplicação do ECA, que prevê medidas "adequadas" e distintas tanto para crianças quanto para adolescentes.
(William Wallace)

brunodsr
Contato:

Mensagem por brunodsr » 05 Set 2020 10:34

patola escreveu:

Concordo. Adultos não fazem essas coisas.
"Ser famoso na Internet vale tanto quanto ser rico no Banco Imobiliário." by NoFun
"Você fala uma mentira na TV e 100 milhões de pessoas te assistem. Depois, três artigos te desmentem e cinco mil pessoas lêem." by César Benjamin

brunodsr
Contato:

Mensagem por brunodsr » 05 Set 2020 11:06

patola escreveu:
05 Set 2020 10:45
Tem adulto que usa fraldas. Todos os nenéns cagam nas calças.

Equivalencia justa?

So faltou o hur dur

Se for pra nao falar comigo na moral nem fale
Alguns adolescentes tocam o foda-se para as consequências, enquanto outros trabalham desde cedo, estudam pra caralho, entram numa boa universidade, etc. A falta de maturidade só serve quando fazem merda?

E mais, quem buscou equivalência foi você (choro horroroso esse aí). Só pontuei que nada do que vc falou é coisa da idade. Como falaram aí, um moleque de 14 anos brincava de bola de gude e rodava peão. Hoje em dia já zerou o xvideos e conhece o submundo da Internet até mais do que você. Já manja mais de causa e efeito do que muito adulto aí. Dá pra jogar isso na imaturidade da idade n
"Ser famoso na Internet vale tanto quanto ser rico no Banco Imobiliário." by NoFun
"Você fala uma mentira na TV e 100 milhões de pessoas te assistem. Depois, três artigos te desmentem e cinco mil pessoas lêem." by César Benjamin

adauto_mma
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por adauto_mma » 05 Set 2020 11:40

patola escreveu:
05 Set 2020 10:47
Eu não estou falando da lei.

Estou falando que o fato da menina ser treinada no uso de armas de fogo NÃO quer dizer que ela tenha capacidade para agir de acordo com sua ciência e seu treinamento.

Estou dizendo que é perfeitamente possível, e provável, que apesar de ter treinado com armas de fogo ela tenha vacilado ao brincar ou mostrar a arma pra amiga e metido um tiro na cara dela.

Devido a idade, a probabilidade é maior.
Sim, nesse ponto eu concordo.
(William Wallace)

Qui-Gon Jinn
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por Qui-Gon Jinn » 05 Set 2020 11:54

concordo com dst mestre patola, em um pais justo ela perderia a fase da adolescência na cadeia pra aprender a parar de fazer merda
TEAM Sagraódio

Qui-Gon Jinn
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por Qui-Gon Jinn » 05 Set 2020 12:24

patola escreveu:
05 Set 2020 12:15
concordo com o mestre Qui Gonn

que por sua vez nao aprendeu ate hoje :punk:
daria um bom tópico mestre, a maior merda que fizemos na adolescência, sabe se tem?
TEAM Sagraódio

Qui-Gon Jinn
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por Qui-Gon Jinn » 05 Set 2020 12:41

patola escreveu:
05 Set 2020 12:36
Nao sei se tem mas seria bacana. Abre la!

A minha foi terrivel ao ponto de eu nao gostar de pensar, que dira falar a respeito. Mas tirando um erro, a minha adolescencia foi bem tranquila.

Eu vim de uma familia onde nem nos momentos de maior raiva eu ousaria nao chamar meu pai de Senhor e minha mae de Senhora ao discutir, que dirá fazer merda de verdade. Quando eu ia na casa dos amigos e via a folga, a informalidade, e a ocasional grosseria que cometiam para com os pais eu ficava estarrecido.
Exemplo, eu na adolescencia tava na casa de um amigo jogando street fighter e a mae veio trazer sanduiches, ela olhou o jogo e comecou a fazer perguntas e meu amigo falou "mae cala a boca e sai daque que -voce- esta atrapalhando"

a mae dele saiu rindo, e eu pensando mermao se fosse la em casa a minha mae socava o videogame na privada e me fazia engolir um cinto de tanta porrada

:lol:
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk minha mãe e desse tipo tbm
TEAM Sagraódio

brunodsr
Contato:

Mensagem por brunodsr » 05 Set 2020 12:43

patola escreveu:
05 Set 2020 11:15
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articl ... 20behavior.

In adolescence, a fundamental reorganization of the brain takes place that continues into the beginning of the third decade of life.

Adolescent brain development is characterized by an imbalance between the limbic and reward systems, which mature earlier, and the not yet fully mature prefrontal control system. This imbalance may be the neural substrate for the typical emotional reactive style of adolescence, and it may promote risky behavior.

Typical adolescent behavior is the basis for the development of autonomy in adolescents and promotes their emancipation from the primary family.

The hormones of puberty affect the further sex-specific restructuring of the adolescent brain.

The reorganization of the adolescent brain renders it particularly susceptible to environmental influences, both positive and negative.

---

nao sou eu nem voce que joga isso na imaturidade, é quem entende do assunto.

E repito, se for pra nao falar comigo na moral nem fale. Valeu
Você tá muito sensível, ferinha. Se for pra escolher as palavras que vou trocar com macho barbado, falo porra nenhuma mesmo não. Se fode aí.

De resto, você falou que esperava que o adolescente de 17 anos que matou seus agressores mofasse na cadeia. Depois pegou um vídeo dele defendendo a irmã pra julgar o caráter do moleque. Agora ignorou tudo isso e falou que adolescente é assim mesmo.

Faz assim, pow, já que tu não consegues ser contrariado, ignora meus posts. A partir de hoje, vou ignorar os teus.

Flw

Psymarley
Contato:

Mensagem por Psymarley » 05 Set 2020 13:17

Pra mim é uma vagabunda que tirou a vida de outra pessoa por ciúmes , como disseram acima , ela por praticar tiros a pelo menos 4 meses ela sabia se a arma estava carregada ou não . Triste d+.

Tuf
Contato:

Mensagem por Tuf » 05 Set 2020 13:43

Tirar a vida de outra pessoa é grave demais para ficar por isso mesmo. Por mais que o pai tenha algum nível de responsabilidade em ensinar princípios e valores, o ato foi cometido pela menina.

Acho que ela teria que cumprir medida socioeducativa em uma Fundação sim. Claro que há chance de ela sair de lá pior do que entrou. Mas também vai haver tempo de refletir sobre a vida, o quão privilegiada ela era e que para atos graves, as consequências tb o são.

Seria uma frustração muito grande para a família da menina morta não haver nenhuma medida. O mais triste depois da morte é que a verdade talvez nunca venha à tona já que a história tá mal contada e a cena do crime ou acidente foi toda alterada. Eu penso que se tivesse sido acidente, não teria pq alterar tanto assim a cena. A desculpa de que ela foi tomar banho na casa da vizinha pq estava abalada não cola. E as ligações pro SAMU tentando falar que a amiga escorregou no banheiro. WTF? Pensaram que talvez não descobrissem que foi tiro?

Tuf
Contato:

Mensagem por Tuf » 05 Set 2020 13:48

Já visitei essas casas de medidas socioeducativas para adolescentes e é muito parecido com uma prisão mesmo a não ser pela idade dos internos.

Até uma espécie de solitária havia para casos disciplinares reincidentes. A maioria dos adolescentes são aqueles que já vêm de ambientes de risco, muito pobres e usuários de drogas. Para uma menina de classe alta/média alta como essa, vai ser um grande choque de realidade.

jotaerre
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por jotaerre » 05 Set 2020 14:01

Não tem muito sentido ter sido assassinato.

Não por não ser possível uma adolescente matar outra por ciúmes, deve tá cheio de caso assim. Mas por que raios ela faria isso no banheiro da própria casa, com seu pai no local, sabendo que depois não teria como se livrar do corpo nem da investigação como principal suspeita? Isso é básico, mesmo pra alguém na idade dela.

Acredito que a acusação de dolo vem do fato dela ter assumido o risco, pois por ser treinada sabia que não se brinca com arma, e muito menos sem verificar imediatamente antes se ela está descarregada. Mas a intenção dela , eu acredito ter sido uma brincadeira estúpida de dar um auto na amiga.

leo-laranjeiras
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por leo-laranjeiras » 05 Set 2020 14:18

Queria saber que realidade é essa em que adolescentes de 14 anos pegam em armas pra brincar.

Juro que não entra na minha cabeça. Em plena era de enorme discussão sobre afrouxamento do porte de arma de fogo, com todos os prós e contras, aliado ao fato de que a menina é de classe média (e portanto, presume-se que tenha ciência disso tudo), não há como reputar o ato como "brincadeira".

Respeito os colegas que pensam diferente, mas ela matou a colega com um TIRO no ROSTO. Quer brincar? Mira na perna, na barriga... Enfim, pra mim é caso de internação!
Sucesso é sucesso!!!

Responder