O debate em questão era teórico. De qq modo, permita-me pontuar que, com 14 anos de idade, legalmente ela é uma adolescente.patola escreveu: ↑05 Set 2020 05:17Uma criança de 14 anos não é um adulto. Ciência dos fatos não representa intenção nem culpabilidade quando se trata de uma criança.
Se representasse, adolescente não andava por aí fazendo tanta merda, transando sem camisinha, dirigindo bêbado, roubando carro dos pais, etc. Tudo isso com plena ciência da moral envolvida e das possíveis consequências. Alguns são maduros, outros não. É da idade.
Ela pode ter tido a familiaridade do treino e não respeitado a arma nem temido o suficiente (característica da imaturidade e sentimento de invencibilidade típicos da idade) e isso ter levado ao acidente.
E agora uma opinião própria. Aquelas crianças e adolescentes idealizadas no ECA (que é de 1990) há muito não existem. Por mais que adolescentes façam merda (e isso nunca vai mudar), posso afirmar, sem medo, que um adolescente com 14 anos em 2020 tem muito mais ciência do que faz ou deixa de fazer do que aquele de 14 anos da década de 90/2000.
Então, pra mim, se um adolescente em pleno 2020 aponta a arma para o rosto de alguém e aperta o gatilho é porque efetivamente quis fazer aquilo.