Respiração / recuperar gás nos intervalos

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Masteron
Contato:

Respiração / recuperar gás nos intervalos

Mensagem por Masteron » 01 Out 2020 07:57

Pros confrades que treinam há anos e/ou ja lutaram, qual vcs acham a técnica melhor de respirar entre os rounds pra recuperar o gás nos treinos e nas lutas ? Alguém sabe se o ideal é hiperventilar mesmo ou respirar mais curto ? Tentar respirar mais pelo nariz ( que entra menos ar ) ou vai pela boca mesmo ?
Nos intervalos do ufc , geralmente os head coachs falam pro lutador das tres hiperventiladas e depois mais curtas , há alguma ciência nisso ?

Imagem
15-40 anos: vc treina p ganhar atenção e aceitação dos outros
Depois: vc treina p manter os músculos e sanidade que ainda não o deixaram

Tartaruga
Contato:

Re: Respiração / recuperar gás nos intervalos

Mensagem por Tartaruga » 01 Out 2020 08:35

Tento manter a boca fechada enquanto dá, muita gente diz pra inspirar pelo nariz e expirar pela boca, pra mim, manter tudo no nariz é a melhor forma. Dá pra manter um ritmo ok, mas cadenciado.

Beber pouca água, a ideia seria molhar a boca, não encher o estômago de água. Deixa isso pro repouso. Isso com relação à lutas, maratonistas devem se hidratar, mas acho que fazem isso aos poucos, um copinho aqui, outro daqui 5-8 kilometros, não tomam um balde água, de uma vez.

Agora, se quiser aquela explosão de curta intencidade, dos últimos metros, últimos segundos, vai precisar de mais oxigênio e vai ter que abrir a boca, mas depois também, ferrou.
Seres pré-históricos, vivendo em instituições medievais, lidando com tecnologia avançada. Que resultado você espera disso?

PHDookie
Contato:

Mensagem por PHDookie » 01 Out 2020 09:21

No CrossFit como temos alguns WOD de 2 minutos cada "round" por 1 de descanso, tento recuperar inspirando prpfundamente pelo nariz e soltar pela boca o mais lento possivel. O coach diz q respiraçao curta nao recupera o folego.
Quando subi o Lascar( 5600 mts), o guia orientava a respirar desse jeito tbm, profunda e lentamente. Uma mina começou a passar mal por conta da altitude e ele disse que ela nao estava respirando direito com a respiraçao muito curta, ficou do lado dela fazendo ela respirar da forma que ele ensinou e ela conseguiu subir ate a cratera.
Quando treinava luta ninguem me falou nada sobre respiraçao so que o condicionamento fisico viria com os treinos...

RicardoBJJ
Contato:

Mensagem por RicardoBJJ » 01 Out 2020 09:38

PHDookie escreveu:
01 Out 2020 09:21
No CrossFit como temos alguns WOD de 2 minutos cada "round" por 1 de descanso, tento recuperar inspirando prpfundamente pelo nariz e soltar pela boca o mais lento possivel. O coach diz q respiraçao curta nao recupera o folego.
Quando subi o Lascar( 5600 mts), o guia orientava a respirar desse jeito tbm, profunda e lentamente. Uma mina começou a passar mal por conta da altitude e ele disse que ela nao estava respirando direito com a respiraçao muito curta, ficou do lado dela fazendo ela respirar da forma que ele ensinou e ela conseguiu subir ate a cratera.
Quando treinava luta ninguem me falou nada sobre respiraçao so que o condicionamento fisico viria com os treinos...
Esse controle de respiração que a moça aí teve que fazer serviu também certamente para conter a ansiedade. Se respirar curto, afobado numa situação dessas, a pessoa vai deixando a ansiedade e o medo tomar conta, acha que não vai aguentar, que vai morrer. Controlar a respiração numa situação dessa ajuda muito, falo por mim mesmo, nem sei qual é o fundamento científico disso.

Agora, quanto ao controle da respiração para recuperação do "gás", também gostaria de saber a forma correta com algum fundamento científico.

Meu irmão é doutor em fisiologia do exercício e me explicou uma vez que isso depende do condicionamento do atleta mesmo, ou seja, da capacidade que o pulmão do atleta tem em captar cada partícula de oxigênio e oxigenar o sangue, isso falando em grosso modo. Se o cara não é atleta ou tem pulmão de fumante, se fode.
Imagem

Raul Nutti
Contato:

Mensagem por Raul Nutti » 01 Out 2020 10:03

Quando meu gás acende o sinal da reserva eu tenho fazer uma respiração profunda tentando "encher as costas"
Sei lá como eu explico isso
"In wars, boy, fools kill other fools for foolish causes"
Imagem

Tony Fla
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por Tony Fla » 01 Out 2020 14:14

phpBB [video]
Octacampeão Brasileiro

Campeão do Bolão Pé na Cova 2024! 🏆

kyo_spirit
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por kyo_spirit » 01 Out 2020 14:57

Masteron escreveu:
01 Out 2020 07:57
Pros confrades que treinam há anos e/ou ja lutaram, qual vcs acham a técnica melhor de respirar entre os rounds pra recuperar o gás nos treinos e nas lutas ? Alguém sabe se o ideal é hiperventilar mesmo ou respirar mais curto ? Tentar respirar mais pelo nariz ( que entra menos ar ) ou vai pela boca mesmo ?
Nos intervalos do ufc , geralmente os head coachs falam pro lutador das tres hiperventiladas e depois mais curtas , há alguma ciência nisso ?
Não tenho a menor noção de fisiologia mas o q sempre fiz é 4 segundos por ação. Inspirar - segurar - expirar. Depois da terceira respirada a sua rotação diminui, e se vc estiver fazendo luvas, a adrenalina tbm dá aquela aliviada.

Sobre postura, tento ficar de pé e com os braços sobre a cabeça. Mas o motivo de fazer isso tb não tem nada a ver com fisiologia, é só pq desde mlk via o Masato fazer isso entre os rounds no k1 e peguei o costume rssss
Não existe trabalho ruim, o ruim é ter que trabalhar (Seu Madruga).

Russell
Contato:

Mensagem por Russell » 01 Out 2020 15:12

Eu tento sempre respirar pelo nariz calmamente, concentrado sem falar com ninguém.
Imagem

codematrixbr
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por codematrixbr » 01 Out 2020 16:39

treinar com aquele protetor bocal duplo aumenta o gas ? pergunto pois treinar com aquilo e foda.
"Bandido solto gera perigo, bandido preso gera custo, bandido morto gera paz!"

Leeo
Contato:

Mensagem por Leeo » 01 Out 2020 17:27

phpBB [video]
"Não espere o futuro mudar sua vida, porque o futuro será a consequência do presente."

Punk666
Contato:

Mensagem por Punk666 » 01 Out 2020 19:01

Ibuki que é empregado como método de treinamento e é um forte som sibilante que auxilia no treinamento de tensão dinâmica. Pense nisso como Sanchin Kata.

Imagem

Ibuki :
É o estilo de respiração difícil, uma técnica de respiração ruidosa, com o objetivo de absorver qualquer força oposta; é feito com uma longa expiração e termina com uma respiração curta e sonora.

Essa técnica é o canal pelo qual o Hara (Tanden - pronunciado dan-ten em chinês) conecta o espírito ao corpo, por meio da (energia interna). Essa técnica serve para contrair os músculos do corpo em um único momento e é capaz de absorver um golpe sem sofrer muito dano, ou pelo menos uma pequena parte. Essa contração, que ocorre por meio da respiração ibuki,é chamada de kime.

o método de respiração “pesado” usado em Sanchin e outros kata) não é realmente forçado, como algumas pessoas podem descrever. Uma respiração forçada indica que você está usando a garganta para estrangular o fluxo de ar.

Você não deve contrair o fluxo de ar ou os músculos da garganta. Em vez disso, ibuki é a pressão controlada medida, mas poderosa, do abdômen. Respiração abdominal pesada, concentrando-se em colapsar o diafragma (e, portanto, os pulmões) em vez de inflá-los para fora (o movimento respiratório deve ser visto na parte inferior do abdômen, não na caixa torácica), depois expire contraindo-se lentamente (com ou sem tensão ) a parede abdominal (como um aspirador de estômago, mas sem prender a respiração), que então empurra o diafragma e os pulmões para cima, comprimindo-os e empurrando o ar para fora novamente.

Esta é uma habilidade excepcional para qualquer Karateka cultivar, especialmente o novato que ficará sobrecarregado com a falta de ar por não respirar durante o movimento, o que pode levar anos para aprender.

phpBB [video]

Essa técnica realmente é útil Ibuki,lembro que meu mestre era um senhor de idade mas ele era experiente não cansava facilmente treinando era um monstrinho com mais gás que os jovens iniciantes.

Tony Fla
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por Tony Fla » 01 Out 2020 19:34

Leeo escreveu:
01 Out 2020 17:27
phpBB [video]
Taí alguém que eu pagaria uma aula particular.
Octacampeão Brasileiro

Campeão do Bolão Pé na Cova 2024! 🏆

Responder