Flamenco vs Choro vs Música Erudita vs Jazz vs Metal

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Raul Nutti
Contato:

Re: Flamenco vs Choro vs Música Erudita vs Jazz vs Metal

Mensagem por Raul Nutti » 27 Set 2020 09:42

Quero contribuir com o tópico

phpBB [video]
"In wars, boy, fools kill other fools for foolish causes"
Imagem

LucasYeahNegoMariano
Contato:

Mensagem por LucasYeahNegoMariano » 28 Set 2020 13:20

cantanomicrofone escreveu:
21 Ago 2020 12:36
...
Bateristas, por exemplo. Pessoal metalzinho gosta de citar o Aquiles. Mas Aquiles não amarra nem os cadarços do Kiko Freitas, por exemplo. E isso você pode perguntar pro próprio Aquiles! Aliás, o Aquiles certa feita foi no Altas Horas como convidado substituir a baterista da banda de lá, e tocou aquelas músicas de fundo típicas de talk shows com quase o mesmo peso que toca metal, kkkkkkkk, maluco não tem versatilidade nenhuma! Imagina botar ele pra tentar tocar qualquer coisa do Buddy Rich! Ia se foder de verde e amarelo!
...
O próprio Aquiles se diz um robô, quadradão (em entrevista no segundo Dvd institucional dele); e por coincidencia, no solo dele há uma parte em q ele adaptou Mercy Mercy Mercy, fazendo em formato metal.

Eu só fico "meio assim" com o argumento de considerar o improviso. Ok, pra improvisar o músico precisa ter total controle da habilidade, excelente conhecimento técnico tanto do instrumento qto rítmica, e controle da canção (ou não, no caso de solo), porém eu fico pensando na frase do Michael Kamen, nos extras do dvd do Metallica S&M qdo ele diz q se vc colocar "cocô de mosquito" pra orquestra tocar, eles tocarão .. não será propriamente um improviso, pq eles precisam da leitura, mas uma vez q esteja no papel eles teem capacidade d executar d forma rápida e precisa mesmo sem terem um contato prévio com a obra (aqui vale um destaque pro Vinnie Colaiuta), sendo q após alguns ensaios a música sairá d forma perfeita, redonda - é quase um improviso, vai. E ainda falando de improviso, pra não parecer q eu não admire, cito o Dave Weckl q sempre entrega solos coerentes, improvisados, onde a bateria canta e não apenas faz brbrbrbrtrtrtrtr ta tum. :D

Eu prefiro pensar na capacidade d criação; e ainda focando nessa fala do MK, imaginaria q a música erudita iria encabeçar a lista, por mais q eu babe nos violões dos Gipsy Kings .. acho aquilo da hora dmais, mesmo sabendo q é quase a mesma coisa em todas as músicas (OBS.: sou leigo em técnica de guitarra / violão, falo por percepção mesmo).

edit.: acabei esquecendo d falar mais do aquiles e do metal / heavy metal .. o q rola ali é uma coisa meio "endurance", ou seja, e creio q não seja apenas com os bateristas q role isso; essa coisa d tocar mais complexo e rápido vai pendendo pra uma coisa meio atlética.
...

Clonaldinho Carioca
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por Clonaldinho Carioca » 04 Out 2020 13:50

LucasYeahNegoMariano escreveu:
28 Set 2020 13:20
O próprio Aquiles se diz um robô, quadradão (em entrevista no segundo Dvd institucional dele); e por coincidencia, no solo dele há uma parte em q ele adaptou Mercy Mercy Mercy, fazendo em formato metal.

Eu só fico "meio assim" com o argumento de considerar o improviso. Ok, pra improvisar o músico precisa ter total controle da habilidade, excelente conhecimento técnico tanto do instrumento qto rítmica, e controle da canção (ou não, no caso de solo), porém eu fico pensando na frase do Michael Kamen, nos extras do dvd do Metallica S&M qdo ele diz q se vc colocar "cocô de mosquito" pra orquestra tocar, eles tocarão .. não será propriamente um improviso, pq eles precisam da leitura, mas uma vez q esteja no papel eles teem capacidade d executar d forma rápida e precisa mesmo sem terem um contato prévio com a obra (aqui vale um destaque pro Vinnie Colaiuta), sendo q após alguns ensaios a música sairá d forma perfeita, redonda - é quase um improviso, vai. E ainda falando de improviso, pra não parecer q eu não admire, cito o Dave Weckl q sempre entrega solos coerentes, improvisados, onde a bateria canta e não apenas faz brbrbrbrtrtrtrtr ta tum. :D

Eu prefiro pensar na capacidade d criação; e ainda focando nessa fala do MK, imaginaria q a música erudita iria encabeçar a lista, por mais q eu babe nos violões dos Gipsy Kings .. acho aquilo da hora dmais, mesmo sabendo q é quase a mesma coisa em todas as músicas (OBS.: sou leigo em técnica de guitarra / violão, falo por percepção mesmo).

edit.: acabei esquecendo d falar mais do aquiles e do metal / heavy metal .. o q rola ali é uma coisa meio "endurance", ou seja, e creio q não seja apenas com os bateristas q role isso; essa coisa d tocar mais complexo e rápido vai pendendo pra uma coisa meio atlética.
Na verdade, capacidade de improvisação e tocar instantaneamente lendo uma partitura são duas habilidades bem diferentes. E improvisação é bem mais difícil, dependendo do nível exigido.

No caso de tocar o que se está lendo na partitura, isso não é realmente muito difícil de se fazer, desde que, é claro, a música em si não seja tecnicamente difícil. No caso da música ter uma execução complicada, o problema não é de ler e tocar aquilo na hora, e sim o fato de que o músico vai ter que treinar várias vezes antes para conseguir tocar o trecho corretamente. Ou seja, o problema é a dificuldade da música em si, e não a leitura com execução simultânea.

Na verdade, é similar a eu te dar um livro que vc nunca leu, e te pedir para ler em voz alta assim que teus olhos batem nas letras do livro. Vc vai fazer isso sem problemas, desde que entenda língua na qual o livro foi escrito. Neste caso, sendo letrado no idioma do livro, vc está apenas recitando as palavras de uma obra já escrita, não está criando nada novo, e nem muito menos criando algo novo na hora!

Improvisação é muito mais complicado que ler uma partitura e executar o que está escrito ali! Numa analogia, é como se eu te desse um livro com um poema rimado incompleto, onde você começa a ler as rimas escritas por alguém, mas o poema precisa ser finalizado na hora por você! Veja que isso é MUITO MAIS COMPLICADO: para finalizar o poema na hora, você precisa fazer rimas instantâneas, mantendo o tema do poema! Isso requer que vc tenha um domínio amplo de vocabulário, além de um conhecimento grande de diferentes assuntos que possam ser tratados em poemas, do contrário vc não conseguiria finalizar na hora um poema com as suas próprias rimas!

De fato, músicos eruditos geralmente tem um conhecimento de teoria musical muito, mas muito inferior ao de um jazzista. E, por essa razão, e não por motivos envolvendo técnica instrumental, eles geralmente não conseguem improvisar, a não ser sobre harmonias e ritmos simples.

No jazz o foco é todo na improvisação, enquanto que na música erudita é o contrário: vc tem que ser o mais fiel possível à obra original que está interpretando. Se vc pegar uma música de jazz e tocar exatamente da mesma forma como ela foi gravada pelo seu autor, vc será considerado um músico sem criatividade, pois "apenas" tocou o que já foi composto, e não foi capaz de colocar sua própria contribuição na hora da execução, fazendo modificações e acréscimos improvisados sobre a obra original.

Dominar improvisação em alto nível é algo bem incomum fora do jazz, bem incomum mesmo! E um músico completo precisa desenvolver essa habilidade específica também!

Clonaldinho Carioca
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por Clonaldinho Carioca » 04 Out 2020 14:34

Sobre improvisação na bateria, veja o bicho pegando aqui, com uma música que é até simples:

phpBB [video]

O Bruno Valverde foi improvisar aí e deu umas atravessadas bizarras, haha! Mas ficou bonito ainda assim!

O cara é tecnicamente bom pra rock/metal, mas veja que o domínio de improvisação dele ainda não é elevado, pelos erros já observados aí.

A propósito, uma dúvida pra quem toca bateria: nesse instrumento, atualmente a match grip é a mais usada, mas no jazz a traditional grip ainda é a pegada tradicional, de fato! Me parece que tocando em match grip o baterista tem um controle menor na precisão do impacto da baqueta sobre a bateria, confere isso?!

Quanto você precisa de trechos executados de forma suave, e com variações de intensidade frequentes, me parece que o pessoal que toca de traditional tem maior facilidade para ter esse controle da expressão. Além de aparentemente permitir maior velocidade tb. Me lembro do finado e saudoso mestre Buddy Rich trollando a galera que toca com match grip:

phpBB [video]

Já vi vídeos de bateristas de rock, muito bons até, como Marco Minemman e Neil Peart, tocando músicas do Buddy RIch, mas soando de forma bem diferente, engessada, e mais pesada. A diferença é bem nítida!

Me parece que para tocar a maior parte dos estilos, a match grip funciona bem, exceto para estilos que envolvem muitas variações de intensidade, como o jazz, e também para estilos muito suaves como a bossa nova. Por outro lado, para tocar estilos muito pesados, como metal, a traditional grip já pode ser inconveniente (o próprio Bruno Valverde que é do rock/metal e toca de traditional menciona que ele tem que tomar bastante cuidado para não foder com a coluna usando traditional no metal, além de precisar de treinos específicos para poder tocar forte com essa pegada traditional).

E uma dúvida que sempre tive, mas nunca vi ninguém comentar: seria possível, a princípio, tocar bem usando a "pegada invertida" da baqueta da forma usada na mão esquerda em traditional, mas fazendo isso nas duas mãos? Claro que nesse caso o drum kit teria que ser configurado com angulações diferentes para permitir movimentos ergonométricos do baterista, mas seria algo viável em tese? Alguém conhece algum baterista que já tenho tocado alguma vez dessa forma? Ou seria algo totalmente sem cabimento?

Clonaldinho Carioca
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por Clonaldinho Carioca » 04 Out 2020 14:59

Interessante que no teste pra batera do Dream Theater, uma das etapas era de improvisação. No vídeo que vi há anos atrás no youtube, não tinha os testes completos de todos os candidatos. Se alguém souber se há esses vídeos e puder compartilhar aqui, seria interessante!

Lá foi possível vermos o Aquiles passando uma puta vergonha, e a cara do Jordan Rudess com a atravessada horrível que o Aquiles deu foi impagável, haha:

phpBB [video]

Do que foi possível ver lá, o cara que mais gostei foi o Thomas Lang, a parte de improvisação dele ficou muito foda:

phpBB [video]

Mas ele comenta que cometeu algum erro também. Provavelmente o Mangini entrou por talvez ter sido o único a não ter errado nada. Mas sinceramente não acho a participação dele no DT muito legal não, embora tecnicamente seja um cara fenomenal...

Pra falar a verdade, a melhor fase do DT pra mim foi registrada nos albuns "Images and Words" e no "Awake", ali eles estabeleceram o padrão DT de prog metal com músicas muito bonitas e inspiradas!

Djair Ferreira
Contato:

Mensagem por Djair Ferreira » 04 Out 2020 15:04

Não dá para comparar jazz com metal
Metal é voltado para parte mais mecânica da técnica
Se em 2018 tu votou no pt mesmo depois da maior recessão, maior escândalo de corrupção e 14 milhões de desempregados
Sim, vc é um genocida

Clonaldinho Carioca
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por Clonaldinho Carioca » 04 Out 2020 15:26

Djair Ferreira escreveu:
04 Out 2020 15:04
Não dá para comparar jazz com metal
Metal é voltado para parte mais mecânica da técnica
Dá para comparar dificuldade técnica, estrutura harmônica e melódica, variedade rítmica, e improvisação. Dá para fazer comparações nesse sentido entre quaisquer estilos.

Claro que diferentes estilos terão diferentes propostas gerais. Por isso o melhor músico será sempre o mais versátil e que consegue dominar a maior parte dos conceitos e das técnicas envolvidas nos mais diversos estilos. Similar a vc comparar diferentes artes marciais puras, e depois comparar com MMA. O cara mais versátil será sempre o melhor sob condições gerais.

PS: achei um video do florista FernandoFS tentando aprender jazz e desistindo:

phpBB [video]

PS: o engraçado é quando o manolo solta a palheta e tenta tocar fingerstyle, vc vê a mão direita totalmente atrofiada e sem jeito, ahaha! =)) =))

PS II: guitarra mais usual normalmente tem nut de 47mm, isso é uma merda pra tocar pra quem não é mulher ou tem a mão pequena. Violão clássico de nylon normalmente tem 52mm de nut (isso para um violão normal de 6 cordas). A dificuldade maior de tocar com nut curto é justamente pra técnica de mão direita! Pra dedilhado fica uma merda, é necessário um espaçamento maior. Nut pequeno é só pra palheta mesmo, em particular para instrumentos tipo cavaquinho onde a separação das cordas é muito pequena e inviabiliza o uso livre e articulado dos dedos da mão direita...

Fpmg
Contato:

Mensagem por Fpmg » 04 Out 2020 18:02

Clonaldinho Carioca escreveu:
04 Out 2020 14:59
Interessante que no teste pra batera do Dream Theater, uma das etapas era de improvisação. No vídeo que vi há anos atrás no youtube, não tinha os testes completos de todos os candidatos. Se alguém souber se há esses vídeos e puder compartilhar aqui, seria interessante!

Lá foi possível vermos o Aquiles passando uma puta vergonha, e a cara do Jordan Rudess com a atravessada horrível que o Aquiles deu foi impagável, haha:

phpBB [video]

Do que foi possível ver lá, o cara que mais gostei foi o Thomas Lang, a parte de improvisação dele ficou muito foda:

phpBB [video]

Mas ele comenta que cometeu algum erro também. Provavelmente o Mangini entrou por talvez ter sido o único a não ter errado nada. Mas sinceramente não acho a participação dele no DT muito legal não, embora tecnicamente seja um cara fenomenal...

Pra falar a verdade, a melhor fase do DT pra mim foi registrada nos albuns "Images and Words" e no "Awake", ali eles estabeleceram o padrão DT de prog metal com músicas muito bonitas e inspiradas!
E aí, voltou do gancho? Foi chorar no colo do superestimado Yamandu?

Baden
Contato:

Mensagem por Baden » 04 Out 2020 18:42

Poe mpb aí tbm
Um homem é rico na proporção do número de coisas de que ele é capaz de abrir mão - Henry David Thoreau

Rust never sleeps (Neil Young)

Dar golpe em democracia pra atingir um suposto inimigo é o mesmo que chutar com toda força a própria bunda - Baden

Baden
Contato:

Mensagem por Baden » 04 Out 2020 18:49

phpBB [video]
Um homem é rico na proporção do número de coisas de que ele é capaz de abrir mão - Henry David Thoreau

Dar golpe em democracia pra atingir um suposto inimigo é o mesmo que chutar com toda força a própria bunda - Baden

Baden
Contato:

Mensagem por Baden » 04 Out 2020 19:01

phpBB [video]

Baden
Contato:

Mensagem por Baden » 04 Out 2020 19:07

phpBB [video]

Clonaldinho Carioca
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por Clonaldinho Carioca » 04 Out 2020 19:32

Fpmg escreveu:
04 Out 2020 18:02
E aí, voltou do gancho? Foi chorar no colo do superestimado Yamandu?
hahaha, vacilão, me fez cair no bait! Mas tá blz, já estou ligado nessas armadilhas agora! B-)

Clonaldinho Carioca
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por Clonaldinho Carioca » 04 Out 2020 19:44

Baden escreveu:
04 Out 2020 18:42
Poe mpb aí tbm
MPB é igual musica classica, no sentido de ser um termo muito generico e que engloba muitos estilos diferentes.

A não ser que vc exclua bossa nova da mpb, e outros estilos musicais instrumentais brasileiros tb, e chame de mpb apenas algo na linha de gil, caetano, milton, djavan, etc. Mas como vc colocou Toninho Horta e João Gilberto, me parece que vc está usando mpb num sentido mais amplo.

Toninho Horta tem uma técnica muito boa! O João Gilberto não era exatamente um virtuose, mas compôs músicas com uma grande riqueza harmônica, além de ter inventado a bossa nova, ao lado do maestro tom jobim (vinicius não conta, pois não era músico!), sendo esse o estilo musical brasileiro mais conhecido mundo afora.

Lamento muito pelo choro ser pouco conhecido no exterior, ele teve seu auge como música popular entre meados e final do século XIX, e início do século XX, onde televisão e rádio estavam engatinhando ainda. Maestros como Villa-Lobos (que é bem conhecido, mas apenas entre músicos eruditos lá fora) e Pixinguinha foram realmente geniais! Fora outros nomes específicos do violão, como o Dilermando Reis, que foi considerado o pai do violão brasileiro.

Mais "recentemente", Baden, Raphael Rabello e o Yamandu conseguiram emplacar carreiras internacionais, embora não exatamente dentro da cultura mainstream, que está cada vez mais bestializada...

Clonaldinho Carioca
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por Clonaldinho Carioca » 04 Out 2020 19:53

Outro cara foda da mpb é o Guinga:

phpBB [video]

phpBB [video]

E aqui o mestrão Yamandu interpretando a "Desacompanhado" do Guinga (usando o violão de 7 cordas):

phpBB [video]

Yamandu é monstro demais! B-)

Responder