Filho_da_D.Florinda escreveu:O grande problema do brasileiro é a falta de senso de coletividade. Daí que surgem todos outros problemas como jogar lixo na rua, furar fila, não respeitar vagas de idosos e deficientes, ser corruptível... enfim, falta de respeito e malandragem.
Vc percebe isso nas coisas mais banais do seu dia dia. Pare por 10 minutos numa avenida e repare: carro que para no meio da avenida pra pegar filho na escola, ou buscar alguma coisa em alguma loja; pessoas que saem do banco falando no celular; gente espaçosa que anda na rua sem permitir a passagem de outros pedestres; idosos de pé em ônibus; pessoas que olham artodoadas um deficiente físico como se o mesmo fosse uma atração pública e por aí vai.
Nesse sentido acho que não existe país mais avançado do que o japão, que mesmo sendo um país minúsculo tão povoado possui um senso de coletividade extramente acentuado. E isso não é pela presença de elevado número de leis, ou porque as crianças aprendem a constituição na escola. Quando vc impõe uma lei pra evitar algum comportamento, voce faz com que as pessoas ajam para não burlar a lei, e não porque vc é um ser civilizado.
os japoneses aprendem a respeitar os mais velhos desde a infancia. Isso traz um hábito de segurança incrível, pois voce sabe que seus pais, avôs também serão respeitados por alheios. Que poderão andar em transportes públicos ou fazer caminhada a noite na rua, pois serão bem tratadas.
As escolas japonesas possuem atividades escolares de varrer as ruas da cidade por exemplo. Quer maneira mais simples de ensinar ao jovem que não se deve jogar lixo na rua? Pais japoneses morrem de vergonha quando seus filhos são repreendidos pelo professor da escola. Para eles isso é inadmissivel haja vista a valorização de um educador.
Desde a infância aprendem hábitos de etiqueta em uma cerimônia. Aprendem a cumprir horários e a cumprir seus compromissos. Aprendem a respeitar o espaço do próximo. Por exemplo, um amigo meu disse que quando estudava no Japão, uma vez ocorreu de um grupo estar fazendo muito barulho na biblioteca. Ele foi até um dos funcionarios fez a reclamação e o grupinho barulhento por iniciativa própria pegou suas coisas e saiu do local, sem antes cada um do grupo se desculpar com este meu amigo. Aqui nego só para de fazer bagunça se for repreendido umas 3x e ainda reclamam que o chato é o incomodado.
Enfim, nossa cultura, nosso povo, nossa educacao é uma bosta.
O que eu acho escroto no Japão é o seguinte, essa semana tava ouvindo na rádio que o JP é o pais com o maior numero de pessoas acima de 65 anos, e de 100 anos também, e que a natalidade lá vem caindo drasticamente pois os jovens não querem mais saber de relacionamentos pois preferem namorar com um software de computador.
Perguntaram a sexóloga lá quanto a vontade de fazer sexo, o que é um instinto do ser humano e ela falou q os caras se satisfazem na punheta.
Perguntaram pra ela a causa desse fenômeno, e ela acha que os japoneses no caso tem medo de se relacionar e quebrar a cara, por isso preferem namorar com o computador que não tem perigo de meter um chifre neles.
Quando li isso fiquei de cara velho...