A história é bizarra: imagine um lutador aceitar um duelo no Daguestão. Lá, encara um russo. Vence por finalização no segundo round. Tem seu braço erguido. Porém, no registro oficial da luta, seu nome aparece como derrotado. Indignado, obviamente, procura entender o que aconteceu. E depara-se com uma situação suja e vexatória.
É por esse calvário que está passando Maiquel Falcão. O brasileiro enfrentou o russo Artur Guseinov em um evento chamado Battle of Stars, no dia 6 de dezembro do ano passado. Na ocasião, Maiquel conseguiu finalizar o adversário com um mata-leão no segundo assalto e pensou ter adicionado mais uma vitória a seu cartel. Negativo. O russo lutou sob contrato com a organização UFSC, e, conforme Falcão explicou em entrevista à TATAME, não poderia perder o confronto. Por isso, a companhia adotou uma postura, no mínimo, questionável: para não prejudicar Artur, o Battle of Stars trocou seu nome no Sherdog (site oficial com os resultados das lutas), e, lá, consta que Maiquel Falcão encarou um tal Alavutdin Gadjiev – e o resultado foi “No Contest”. O brasileiro, claro, está inconformado.

Maiquel realmente lutou com Artur. O Battle of Stars, porém, sabotou o resultado do confronto (Foto reprodução)
“Ganhei de um russo que treina com o irmão do Fedor Emelianenko. O nome dele é Artur Guseinov. Fui chamado para lutar no Daguestão, porém, alguns problemas com a organização antes e após a luta me deixaram triste. Quando acabou a luta, fomos até o vestiário, pois eles ficaram de nos pagar, mas disseram que não tinham todo o dinheiro naquele momento. Além disso, me falaram que não poderiam colocar essa luta no Sherdog, pois meu adversário tinha um tal contrato com o UFSC e não podia perder a luta. Me falaram que, depois de alguns dias, iriam colocar a minha vitória no registro, mas acabei voltando ao Brasil sem grande parte do dinheiro e com minha vitória anulada por esses vigaristas”, relatou Maiquel.
De fato, o brasileiro enfrentou Artur Guseinov – e não Alavutdin Gadjiev – no Battle of Stars. Há vídeos e fotos que comprovam sua teoria. Todavia, a história ainda precisa ser melhor explicada, pois não se varre essa quantidade de sujeira para debaixo do tapete. Cabe a organização esclarecer o ocorrido, visto que, até agora, o torneio não adotou nenhum posicionamento oficial.
Assista à luta que causou toda a polêmica: