Melhor banda de rock brasileira de todos os tempos

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Puime
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Re: Melhor banda de rock brasileira de todos os tempos

Mensagem por Puime » 29 Out 2020 23:15

Clonaldinho Carioca escreveu:
29 Out 2020 21:36
com base em que critério vc diz que eles são bons músicos?

vc já estudou formalmente música, ou toca algum instrumento além do meramente básico?

a coisa que eu acho mais interessante pra mudar a percepção musical de alguém, é fazer com que a pessoa se dedique a aprender seriamente um instrumento, e de uma forma mais geral, música em si.

geralmente funciona. de fato, não conheço NINGUÉM que entenda, por exemplo, harmonia funcional e que saiba do que se trata o ciclo das quintas, que curta funk ou nirvana, por exemplo.

o meus critérios para definir bons músicos são extremamente objetivos e não tem nada a ver com o meu gosto pessoal (tanto não tem, que eu DETESTO sepultura, e reconheço que o batera atual deles é muito bom, embora, ao meu ver, esteja desperdiçando seu talento tocando numa latrina como é o sepultura):

1. se o músico é um instrumentista puro (e não um compositor ou improvisador), eu só vou considerá-lo minimamente bom se ele for capaz de executar um determinado repertório mínimo no seu instrumento. esse repertório mínimo deverá incluir músicas representativas de ao menos 3 estilos musicais razoavelmente distintos. note que isso que eu falei aqui está abaixo do nível de exigência que se aplica a um concertista, por exemplo! isso que eu falei aqui o MÍNIMO para que vc possa adjetivar um instrumentista como bom! do contrário, vc simplesmente prostitui o significado do termo "bom" e ele já não tem mais valor algum. é a mesma coisa que ocorre com gente medíocre se autodenominando "inteligente". se a tua inteligência é mediana não se autodeclare "inteligente", deixe esse termo para ser usado apenas por pessoas acima da média! termos como "gênio", as pessoas deveriam ter um grande PUDOR em utilizar, pois a grande maioria jamais conheceu um gênio pessoalmente (seja em que área de atuação humana for).

2. se o músico é um compositor ou um improvisador, ele deverá ser capaz de entender bem teoria musical e ser capaz de compor e/ou improvisar em cima de harmonias não-triviais, incluindo também a utilização de divisões rítmicas variadas.

dentro desses critérios acima, por exemplo, eu não considero o b.b. king um bom guitarrista no geral, pois era um instrumentista EXTREMAMENTE limitado. e olha que eu gosto muito de várias músicas dele. mas, como eu disse, eu não misturo o meu gosto musical com análise crítica musical. se eu disser que o b.b. king é um grande guitarrista, o que eu vou dizer então do george benson, pat metheny, wes montgomery, guthrie govan, stanley jordan, dentre vários outros?

do mesmo modo, eu posso dizer que o paul macartney é um grande cantor só pq eu gosto da melodia de the long and winding road ou de yesterday? claro que não!

então, quando o pessoal deixa esse lugar comum de associar sue gosto pessoal ao talento de alguém como músico no geral, passa a ficar claro o quão ridículo é falar, por exemplo, que duas nulidades na guitarra, como marco túlio, ou frejat, são "bons guitarristas". apenas digam que vcs gostam do som que eles fazem, o que é um outro conceito!
Muito bacana, muito legal, porém tem um grande problema nesse raciocínio... Música não é um esporte, uma competição e sim uma arte. E por isso mesmo o critério emocional pesa muito na equação.

Qual o objetivo da música? Ser o melhor tecnicamente em um instrumento ou causar sentimentos nas pessoas? Tocar diversos estilos com maestria no YouTube ou fazer um show histórico pra 100k pessoas?

O Govan é um guitarrista fenomenal, praticamente perfeito na técnica, porém nao chega na palheta do Angus Young no quesito performance. E ele pode ter os melhores músicos do mundo acompanhando ele que mesmo assim não chega nos pés do ACDC, que move multidões por décadas. O próprio Nirvana que foi citado (que eu pessoalmente não suporto), tecnicamente não chega aos pés do Winery Dogs, e o Kurt nao trocaria um riff do Kotzen, mas o Nirvana é muito mais relevante pra música que qualquer banda que o Kotzen tocou.

Se quiser aplicar o critério de músico ou banda mais técnico, tudo bem. Mas ser o melhor na música envolve muito mais que saber tocar uma música com perfeição ou saber técnicas perfeitas.

VBB
Contato:

Mensagem por VBB » 29 Out 2020 23:43

Confesso que não li as bíblias sobre técnica musical aí mas devo dizer que o Max com 4 cordas da guitarra, sem dente e pesando 150 kg cria riffs mais poderosos e divertidos que o Angra.

LucasYeahNegoMariano
Contato:

Mensagem por LucasYeahNegoMariano » 30 Out 2020 01:37

Clonaldinho Carioca escreveu:
29 Out 2020 20:52

...

então, os 3 vocalistas que o angra já teve foram / são ruins ao vivo, embora sejam bons em estúdio, o que mostra que hoje em dia vc não pode confiar em cds gravados em estúdio, precisa realmente checar a performance ao vivo para ver se aquilo lá é real.

...
Não entendi o seu "hoje em dia", principalmente em referência ao André. Auto-tune surgiu no final dos anos 90, e chuto dizer q aqui no brasil, mesmo após lançado, não tinha essa tecnologia pra afinar a voz no estúdio.

Dos cds do Angra, eu prefiro os q tem a voz do Edu ao invés do agudíssimo André; mas ao vivo o André não deixa mta dúvida não. Com a idade é normal a conta chegar, mas até ali no Shaaman vc via apresentações ao vivo muito honestas dele.

Agora, décadas d 80 e 90 os caras gravavam coisas sem pensar muito a longo prazo; daí solta um cd com 200 músicas igual Carry On e quer q as cordas vocais funcionem como máquina ... dá não (Bom Jovem q o diga).
...

LucasYeahNegoMariano
Contato:

Mensagem por LucasYeahNegoMariano » 30 Out 2020 01:42

Puime escreveu:
29 Out 2020 23:15
Muito bacana, muito legal, porém tem um grande problema nesse raciocínio... Música não é um esporte, uma competição e sim uma arte. E por isso mesmo o critério emocional pesa muito na equação.

Qual o objetivo da música? Ser o melhor tecnicamente em um instrumento ou causar sentimentos nas pessoas? Tocar diversos estilos com maestria no YouTube ou fazer um show histórico pra 100k pessoas?

O Govan é um guitarrista fenomenal, praticamente perfeito na técnica, porém nao chega na palheta do Angus Young no quesito performance. E ele pode ter os melhores músicos do mundo acompanhando ele que mesmo assim não chega nos pés do ACDC, que move multidões por décadas. O próprio Nirvana que foi citado (que eu pessoalmente não suporto), tecnicamente não chega aos pés do Winery Dogs, e o Kurt nao trocaria um riff do Kotzen, mas o Nirvana é muito mais relevante pra música que qualquer banda que o Kotzen tocou.

Se quiser aplicar o critério de músico ou banda mais técnico, tudo bem. Mas ser o melhor na música envolve muito mais que saber tocar uma música com perfeição ou saber técnicas perfeitas.
Sobre a subjetividade da música (corroborando o q vc falou na msg)

phpBB [video]
...

Professor Ludovico
Contato:

Mensagem por Professor Ludovico » 30 Out 2020 02:46

Mestre Santana escreveu:
29 Out 2020 15:36
1 jota quest não é rock, é pop

2 e ainda por cima, é ruim

Maiores/melhores bandas de rock br, em relação a qualidade musical e sucesso, sao (sem ordem):

Barão vermelho
Paralamas
Titãs
Legião urbana
Mutantes
Sepultura
Ultraje a rigor
Raimundos
Angra

Não eram bandas, mas Rita lee, Raul seixas e Cassia eller entram nessa lista aí.

Nego citou Novos baianos. Apesar de me amarrar no som deles, pra mim, n se encaixa no gênero rock. Na minha opinião, eles sao mpb. Inclusive seus maiores sucessos, tem nadinha de rock
Cassia era uma grande interprete, más acho que nunca fez uma composição. Era a grande amiga do Nando Reis.

Também gostava muito da Rita Lee e Raul Seixas

Bandas :
Titãs
Raimundos.
Barão vermelho
Paralamas
Legião urbana
Mutantes
Ultraje a rigor
Executarei neles grande vingança e os castigarei na minha ira. Então, quando eu me vingar deles, saberão que eu sou o Senhor".

Paulo J.
Contato:

Mensagem por Paulo J. » 30 Out 2020 02:54

Banda Metro. Puro new wave nacional.

phpBB [video]
Representante Oficial do Partido Comunista Conservador

zehmetal
Contato:

Mensagem por zehmetal » 30 Out 2020 09:37

LucasYeahNegoMariano escreveu:
30 Out 2020 01:37
Não entendi o seu "hoje em dia", principalmente em referência ao André. Auto-tune surgiu no final dos anos 90, e chuto dizer q aqui no brasil, mesmo após lançado, não tinha essa tecnologia pra afinar a voz no estúdio.

Dos cds do Angra, eu prefiro os q tem a voz do Edu ao invés do agudíssimo André; mas ao vivo o André não deixa mta dúvida não. Com a idade é normal a conta chegar, mas até ali no Shaaman vc via apresentações ao vivo muito honestas dele.

Agora, décadas d 80 e 90 os caras gravavam coisas sem pensar muito a longo prazo; daí solta um cd com 200 músicas igual Carry On e quer q as cordas vocais funcionem como máquina ... dá não (Bom Jovem q o diga).
This!
Perdendo horas de vida em Fóruns de MMA desde 2003

Campeão do BJJF Fantasy
1º Campeão do PVT Fantasy

http://ufconfantasy.forumeiros.com

Clonaldinho Carioca
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por Clonaldinho Carioca » 30 Out 2020 16:13

El Cid escreveu:
29 Out 2020 22:33
Arranho um violaozinho e uma guitarra sem compromisso.

Nao sou um desafio pra vc =))

Sou daqueles que acham que um arpejo na velocidade da luz que parece exercicio de velocidade nao Vale uma nota tocada com feeling. Bb king é o exemplo maximo.

Mas ja ci que vc não gosta dele, então fica de exemplo o gary moore.

Irmao eu vi o grunge nascer e morrer.
Virtuosismo nao me impressiona.
dumongo, leia de novo, eu disse que GOSTO do b.b. king, só não o considero um grande guitarrista.

eu gosto até de algumas músicas dos beatles, mas ninguem ali era um grande músico (em nenhum sentido possível imaginável).

Clonaldinho Carioca
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por Clonaldinho Carioca » 30 Out 2020 16:19

Humpty Dumpty escreveu:
29 Out 2020 22:39
Mestre, quais os cantores populares da atualidade (no sentido de não serem eruditos) que você considera bons na atualidade, em performances ao vivo? No Brasil eu só vejo o Xororó cantando igual ao estúdio, talvez o Bruno também. Acredito que se o Xororó tivesse cantado no Angra a banda poderia ser uma das melhores da história do gênero mundialmente.

Xororó >>>>>>>>>>>>>>>>> André Mattos >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Falaschi
cara, eu não escuto muita música cantada, e faz tempo que não vou a shows ao vivo, então realmente estou por fora das atualidades em termos de música cantada.

agora, concordo com vc, e daqui a pouco aparece os metalzinhos chorando: mas xororó >>>>>>>>>>> andré matos >>>>>>>>> falaschi.

eu não gosto nem um pouco de sertanejo, mas só sendo retardado mental para não reconhecer a qualidade absurda da técnica do xororó no canto. e esse cara é tão foda que até hoje ele canta galopeira!

teve uma apresentação que tava ele, o leonardo e aquele zeze di camargo e luciano, foi naquela merda do altas horas, tocaram a galopeira, xororó engoliu todo mundo ali! leonardo e zeze di camargo e luciano já perderam a voz (assim como bon jovi, axel rose, etc), mas o xororó manteve o nível até hoje, assim como caras como o bruce dickinson.

apesar de não ser muito fã de música cantada, e muito menos de sertanejo, reconheço o valor do xororó, o cara é um cantor foda mesmo!

Clonaldinho Carioca
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por Clonaldinho Carioca » 30 Out 2020 16:37

Puime escreveu:
29 Out 2020 23:15

puime, eu não estou falando de competição necessariamente, e sim da capacidade de execução técnica ou de composição de um músico.

o guthrie (e, na verdade, qualquer moleque de 6, 7 anos de idade) toca qualquer musica do AC/DC. o contrário não ocorre. LOGO, a única conclusão lógica possível é que o guthrie é superior.

o raciocínio é muito simples, e simplesmente inescapável: seja lá o que for, se você consegue fazer tudo o que eu faço, e além disso consegue fazer outras coisas que eu não consigo fazer, você é melhor que eu. não tem como você dizer o contrário!

gosto pessoal é outra coisa, e eu simplesmente acho inutil discutir gosto pessoal pq é subjetivo. é inutil eu querer discutir o gosto de alguem relativo a cores, por exemplo. minha cor predileta é o azul, e alguem prefere o verde, como eu vou "provar" que o gosto do cara está "errado"? por isso eu não costumo entrar em discussões sobre gosto pessoal, a não ser que seja pra trollar alguém.

agora, música pode ser analisada de forma criticamente objetiva, e nesse escopo ela está sujeita a diversos critérios que simplesmente não deixam margens para dúvidas ao se analisar a competência de um músico.

no final das contas, um domínio técnico amplo e um bom conhecimento de teoria musical permite ao músico explorar uma gama de sonoridades que ele simplesmente não conseguiria gerar se não se dedicasse para atingir um alto nível técnico e de domínio de composição e improvisação. me desculpe, mas se o pessoal do AD/DC ou do nirvana tivessem formação sólida em música, eles não teriam passado suas vidas todas tocando aquilo! simplesmente porque é MUITO POUCO!

isso não quer dizer que um músico erudito ou um concertista não possa gostar de AD/DC, mas tenha certeza que aquilo ali não é o ápice da música para ninguém, e que certamente alguém com um amplo domínio de seu instrumento não se satisfaria de modo algum em passar a vida inteira tocando 7, 8 acordes básicos por música!

e o teu argumento sobre popularidade é desprovido de qualquer valor. se tocar para multidões fosse balizador de qualidade musical, anita seria a melhor cantora brasileira, seguida de perto de outras nulidades como claudia leite, ludmilla, etc. e eu tenho certeza que vc sequer cogita a possibilidade disso ser uma assertiva que faça qualquer sentido!

vc não precisa se restringir a música. quem é mais popular no brasil, schopenhauer ou paulo coelho? tomás de aquino ou padre fábio de melo? agora, uma outra pergunta, quem é o MELHOR, dentre esses escritores e pensadores?

por isso eu digo, nada melhor para apurar os sentidos do que tentar entender a fundo aquilo que se está escutando, lendo, etc.

Clonaldinho Carioca
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por Clonaldinho Carioca » 30 Out 2020 16:47

LucasYeahNegoMariano escreveu:
30 Out 2020 01:37

esse hoje em dia, na verdade, é excluindo cantores e cantoras antigos, onde o pessoal gravava na raça mesmo. aí chegavam ao vivo e faziam bonito!

no caso do andré matos, tem apresentações do angra no youtube do início da década de 90 (se não me engano o angels cry é de 92 ou 93), e ele já mandava mal ao vivo naquela época. no shaman ele realmente melhorou a execução ao vivo das músicas DO SHAMAN, mas não do angra, principalmente da fase do angels cry. não existe nenhum registro ao vivo que eu conheça da carry on onde qualquer pessoa tenha cantado aquela música de forma remotamente fidedigna ao que foi feito em estúdio! de fato, eu não sei se é realmente possível fazer ao vivo aquilo que está registrado em estúdio para a carry on, pois diferentes cantores (e cantoras!) que eu vi ao vivo, seja do angra mesmo, seja de covers, nunca conseguiram cantar aquela música como no registro de estúdio!

o que eu desconfio que foi feito ali foi o seguinte: a música foi gravada em vários takes diferentes, certamente não foi em um take só, e daí editaram para pegar os melhores takes de cada trecho. possivelmente algumas correções devem ter sido feitas no computador também (embora eu não tenha certeza disso). ao vivo não tem como vc selecionar takes, vai tudo numa toada só, fora que vc já vem de outras músicas anteriores no show (se estiver em turnê, pior ainda). por isso é simplesmente suicídio para qualquer cantor gravar um cd como o angels cry, pois é bem claro que será impossível executar aquilo durante um certo tempo, sem foder totalmente com a voz!

pq o pavarotti nunca perdeu a voz? pq além do domínio técnico correto, ele não saía frequentemente de sua tessitura.

bruce dickinson, rob halford, hansi kursch tão aí até hoje cantando bem, mesmo depois de velhos. agora, nego que quer cantar no talo 100% das músicas, vai ter vida curta mesmo!

Clonaldinho Carioca
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por Clonaldinho Carioca » 30 Out 2020 17:00

aqui o registro de estúdio da carry on:

phpBB [video]

versão ao vivo de 94, com o matos ainda novo (então, sem desculpa de que já tinha fodido a voz, etc):

phpBB [video]

como que consideram esse camarada um grande cantor?

foi um bom compositor, na minha opinião o melhor compositor de rock / metal brasileiro, mas como cantor era quase uma fraude, pois não entregava ao vivo o que registrava no estúdio!

mas depois que virou presunto, até pessoal que metia o pau nele começou a falar que era um grande cantor e etc. parece que depois que abotoa o paletó, o pessoal vira santo!

comigo não tem essa que aqui não é o teletubbie, matos e os demais cantores do angra sempre foram ruins ao vivo, e não dá pra julgar a realidade só ouvindo registro de estúdio!

thiagobjj
Contato:

Mensagem por thiagobjj » 30 Out 2020 17:09

Cantava nada mesmo o André Matos:

phpBB [video]

Acompanhei o Angra até o temple of shadows. Curtia a voz do edu falaschi e curtia e curto o shaman.

Das bandas brasileiras gosto hoje em dia só do Shaman e do Sepultura no ramo das musicas mais pesadas.

As bandas classicas de rock nacional, tenho nada contra mas nao me considero fã não. De vez em quando escuto RPM, Barão Vermelho, Raimundos e alguma coisa do Ultraje.

Devido as minhas muitas idas a eventos de motoclubes, comecei a curtir também o made in brazil, casa das máquinas e harppia. Inclusive já cantei casa de rock com uma banda amiga em varios eventos, essa pegada é bem legal.

Rock é complicado, eu nao consigo me declarar fã de uma banda só. Até pq eu enjoo do som, entao prefiro escutar um pouco de cada coisa.

Quando propuseram o tópico, melhor banda de rock brasileira de todos os tempos, difícil né? O que vale para ser a melhor de todos os tempos? Desenvoltura no instrumento? Presença de palco? Lotação em show? Vendas de discos? Qual é a unidade de medida pra dizer qual é a melhor?

Como disse, curto bastante essa pegada do angra e do shaman, mas nao bato no peito pra falar q era ou é uma das duas a melhor. Ou outra. Sei lá.

Só acho curioso esse negocio que o roquista tem, de querer eleger quem é melhor que quem.

Aliás, tem duas discussões que são eternas em rodinhas de dorme sujo:

"Qual é a melhor banda/vocalista/guitarrista/baterista/punhetista?"

"Pq o rock nao tem espaço na mídia?"

Oras, se não é consenso nem entre o próprio publico, como acha que isso vai ser transmitido em massa na mídia?

Sei lá, nao costumo ver os marmanjos que curtem sertanejo "Ain, mas o gustavo lima consegue pegar um a5 com voz de cabeça, o xororó não". "Ain, o batera do leonardo é muito melhor do que o do gustavo lima".

É uma punhetação intelectual...
Imagem

"Brasil Acima de tudo, Lúcifer acima de todos!!!"

Clonaldinho Carioca
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por Clonaldinho Carioca » 30 Out 2020 17:13

Aqui mulheres tentando cantar carry on e se fodendo tb de verde e amarelo (fora que no primeiro vídeo tá tudo editado em estúdio, e ainda assim tá ruim essa porra!):

phpBB [video]

phpBB [video]

phpBB [video]

phpBB [video]

phpBB [video]

essa última aí de cima, apesar de não parecer mulher, é uma! :lol:

TNC, não dá pra cantar essa porra não!

se me chamam de jurado nessas porras eu botava no cu de todo mundo, como diria o dourado, aqui não é a disney, porra, canta direito ou vai fazer outra coisa da vida!

Clonaldinho Carioca
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por Clonaldinho Carioca » 30 Out 2020 17:17

thiagobjj escreveu:
30 Out 2020 17:09
Cantava nada mesmo o André Matos:
chola mais faniquito:

phpBB [video]

explica essa porra aí em cima, irmão! B-)

vc joga a verdade na cara dos faniquitos e eles não aceitam. B-)

Responder