Existem teorias sobre a fadiga, numa delas o governador central (nosso cérebro) manda sinais através do nosso sistema nervoso para que nosso corpo "canse" de modo a preservar nosso organismo. Então num exercício muito intenso a nossa percepção de esforço vai aumentando conforme nossa força vai diminuindo. Existe tbm a fadiga periférica que é mais causada pela acidez, nosso corpo para produzir energia rápida acaba liberando algumas substâncias que se acumulam e causam uma acidez que dói e faz você ficar travado, procure a luta Lesnar vs Carwin, o Carwin na ânsia de nocautear ficou batendo forte e precisou dessa energia rápida por muito tempo, aí acumulou esses metabólitos e o corpo dele não conseguiu eliminar, ficou travado e o Lesnar derrubou e venceu.Tiago de Paula escreveu: ↑31 Out 2020 19:39Entendi, eu nunca senti um cansaço ou dor por alguma atividade, sempre foi e sempre é por causa dessa doença.
Minha força é quase nenhuma, por exemplo, em teste feito pelos médicos, fico sentado, eles pedem pra eu levantar uma das pernas e segurar ela levantada, eu não consigo ficar nem 50 segundos, a mesma coisa com os braços, não consigo manter eles esticado pra frente, muitos poucos segundos. Se eu sentar no chão, eu não consigo levantar, sem ajuda de uma pessoa ou me apoiando em uma cadeira.
Tenho curiosidades de saber como é sentir um cansaço por ter praticado alguma atividade física, uma corrida, ou jogar futebol, ou do simples ato de subir e descer uma escada.
Então pra resumir para você.
Se eu usar uma carga muita alta, muito peso num exercício, eu tenho fadiga neuromuscular, minha força vai embora, mas eu não fico cansado, é algo entre o cérebro e o músculo.
Tem a fadiga periférica que é causada pelo acúmulo de metabólitos pelo excesso de esforço numa intensidade alta
Outra coisa interessante, existe um intensidade na corrida que não acumula fadiga, essas substâncias não se acumulam o atleta consegue correr por muito tempo, essa é a velocidade que um maratonista corre por horas, mas os caras são tão sinistros que a velocidade que eles correm por horas sem acumular fadiga, é uma velocidade que a maioria dos atletas não conseguem manter por 3 minutos.