Alexander Gustafsson vs Chris Weidman

Análises, Lutas Imaginárias, Discussões sobre lutadores e histórias
Avatar do usuário
Henrique 6-3-3
Mensagens: 2041
Registrado em: 08 Set 2014 17:00
Contato:

Alexander Gustafsson vs Chris Weidman

Mensagem por Henrique 6-3-3 » 22 Jan 2015 19:51

São de categorias diferentes, mas o Weidman é um médio bem grande e pode tranquilamente lutar na 93. Fiquei curioso em saber a opinião da galera nessa possível luta, já que o tópico Weidman vs Jones ta rendendo bastante.

Bom. Eu acho que o jogo simplesmente não casa pro Weidman.
Ele é um grande wrestler, mas a defesa de quedas do sueco é sinistra, além do Gustafsson parecer ser daqueles caras que batem no chão e voltam quando são derrubados. Uma vez no chão a vantagem é toda do americano, mas acho bem difícil que ele derrube.
E em pé, o Mauler é superior, apesar do Weidman ser ótimo nessa área e muito subestimado pela maioria. Mas ele não acha nada em pé contra o sueco. Gusta tem um boxe melhor. se movimenta muito bem, tem mais alcance, queixo monstro e é muito mais rápido (não acho o Weidman lento, é que o sueco é muito rápido mesmo). Acho que o Weidman ficaria perdido em pé, enquanto o Mauler pontuaria e dependendo de como for o gás do campeão da 84 nessa categoria, o Gustafsson pode conseguir um KO/TKO, apesar do bom queixo do Weidman...

E vocês. O que acham que aconteceria nessa possível luta ?

Avatar do usuário
Voa Como Um Falcão_1
Mensagens: 484
Registrado em: 12 Out 2014 00:20

Re: Alexander Gustafsson vs Chris Weidman

Mensagem por Voa Como Um Falcão_1 » 22 Jan 2015 20:28

Chris Weidman por decisão(48x47)
Humildade & Liberdade

Avatar do usuário
Raphael Shaka
Mensagens: 3761
Registrado em: 09 Out 2014 13:20
Contato:

Re: Alexander Gustafsson vs Chris Weidman

Mensagem por Raphael Shaka » 22 Jan 2015 20:52

Gustafsson decisão unanime.
Viciado não é doente :hi:

_BLAKE_
Mensagens: 1971
Registrado em: 25 Out 2014 20:10

Re: Alexander Gustafsson vs Chris Weidman

Mensagem por _BLAKE_ » 22 Jan 2015 20:52

Vou esperar.... mas acho que os TOP5 do meio pesado (Jones, Cormier, Aleks, Rumble e Davis) ganhariam do Weidman, do Machida, do Belfort, do Jacaré... da MW inteira.

Avatar do usuário
Urubu Rei
Mensagens: 8612
Registrado em: 20 Out 2014 20:02
Contato:

Re: Alexander Gustafsson vs Chris Weidman

Mensagem por Urubu Rei » 22 Jan 2015 22:51

Seria um casamento de estilos muito interessante. Se por um lado a eficiência do Weidman em perseguir o adversário reduzindo bem os espaços e encurtando com eficiência poderia auxiliar numa melhor aplicação das suas quedas, bem como num melhor aproveitamento da sua trocação em razão da ameça representada pelas mesmas; por outro, além da boa movimentação e ótima defesa de quedas do Gus, Weidman teria de lidar com uma considerável desvantagem de envergadura.
Com isso quero dizer que o argumento de que se Jones não conseguiu levar ampla vantagem no wrestling sobre o Gus o Weidman também não conseguiria (Ninguém deu esse argumento ainda, só estou o antecipando, hehe) é até valido, mas também é incerto e simplista pois há diferença na maneira como Jones e Weidman usam o wrestling, diferença essa que poderia ou não resultar numa maior efetividade do All American frente ao estilo do Gus.
O ponto é que o wrestling do Weidman já se provou ser muito eficiente no MMA, tanto que "superou" a ótima defesa de quedas do Lyoto mesmo com este passando boa parte da luta sem se expor, porém não sabemos até que ponto ele pode surpreender nesse aspecto como por exemplo o Jones surpreendeu contra o Comier. Pode surpreender, assim como pode decepcionar. Outro ponto é o de que o Weidman baseia seu jogo trabalhando sua vantagem de envergadura e, portanto, teria dificuldades em lidar com uma envergadura maior. Isso é provável, mas da mesma forma não sabemos se ele é "unidimensional" nesse sentido ou se se conseguiria sim lidar bem com essa desvantagem. Da mesma forma, não me lembro se o sueco já lidou com um cara que persegue tão bem o adversário no 8, botando pressão e ainda contando com um wrestler de primeira e um bom boxe. Isso também tem de ser levado em consideração, temos que ver os dois lados da moeda.
Contudo, tendo a chutar que o Gus seria favorito pelas certezas que temos até aqui, ou seja, ele boxeia muito bem e conta com uma ótima defesa de quedas e vantagem de envergadura, ao passo que os prós e contras do Weidman em relação a como lidaria com esse conjunto de qualidades ainda são uma incógnita. Mas quando se trata de Weidman é sempre bom reforçar: Não me surpreenderia e tampouco duvidaria de uma vitória dele.
Editado pela última vez por Urubu Rei em 22 Jan 2015 23:03, em um total de 1 vez.
Penso, logo bustamanteio.

Avatar do usuário
Urubu Rei
Mensagens: 8612
Registrado em: 20 Out 2014 20:02
Contato:

Re: Alexander Gustafsson vs Chris Weidman

Mensagem por Urubu Rei » 23 Jan 2015 00:10

_BLAKE_ escreveu:Vou esperar.... mas acho que os TOP5 do meio pesado (Jones, Cormier, Aleks, Rumble e Davis) ganhariam do Weidman, do Machida, do Belfort, do Jacaré... da MW inteira.
Discordo muito. Não vou me aprofundar muito mas já começa pelo Davis que pra mim ganhou garfado do Lyoto e perderia do Weidman por ser inferior em tudo com exceção do wrestling, no qual penso que no mínimo se equivalem (Inclusive o Weidman já o venceu no wrestling, mas faz tempo). De resto Weidman é muito melhor striker, tem mais JJ e um GNP bem mais violento. Enfim.
Penso, logo bustamanteio.

Avatar do usuário
Zanzzo
Mensagens: 573
Registrado em: 05 Out 2014 22:23
Contato:

Re: Alexander Gustafsson vs Chris Weidman

Mensagem por Zanzzo » 23 Jan 2015 00:15

Gustafsson.

Já teve um tópico dessa luta, inclusive tu postou nele, hehe, se quiser dar uma lida... viewtopic.php?f=17&t=2373" onclick="window.open(this.href);return false;

Avatar do usuário
Henrique 6-3-3
Mensagens: 2041
Registrado em: 08 Set 2014 17:00
Contato:

Re: Alexander Gustafsson vs Chris Weidman

Mensagem por Henrique 6-3-3 » 23 Jan 2015 17:29

Zanzzo escreveu:Gustafsson.

Já teve um tópico dessa luta, inclusive tu postou nele, hehe, se quiser dar uma lida... viewtopic.php?f=17&t=2373" onclick="window.open(this.href);return false;
Porra. Valeu cara.
Tinha esquecido completamente desse tópico.
Moderação pode excluir o tópico, pra não ficar repetitivo...

_BLAKE_
Mensagens: 1971
Registrado em: 25 Out 2014 20:10

Re: Alexander Gustafsson vs Chris Weidman

Mensagem por _BLAKE_ » 23 Jan 2015 17:42

Urubu Rei escreveu:
Discordo muito. Não vou me aprofundar muito mas já começa pelo Davis que pra mim ganhou garfado do Lyoto e perderia do Weidman por ser inferior em tudo com exceção do wrestling, no qual penso que no mínimo se equivalem (Inclusive o Weidman já o venceu no wrestling, mas faz tempo). De resto Weidman é muito melhor striker, tem mais JJ e um GNP bem mais violento. Enfim.
Davis melhorou muito na trocação... Lyoto não achou nada, é um cara forte e adaptou muito bem o wrestling para o MMA (agora sim), altura a mesma coisa, envergadura um pouco maior... JJ acho que devem se equivaler... acho que depende tudo da capacidade do Weidman de cortar espaços para forçar a troca franca, não se deixar quedar e ter gás, para mim 50-50, principalmente se for em 5 rounds.

De resto acho que o Weidman não colocaria o seu jogo de queda em funcionamento e seria um striker pior e mais fraco que o Rumble por exemplo.

Avatar do usuário
Urubu Rei
Mensagens: 8612
Registrado em: 20 Out 2014 20:02
Contato:

Re: Alexander Gustafsson vs Chris Weidman

Mensagem por Urubu Rei » 23 Jan 2015 20:26

_BLAKE_ escreveu:
Davis melhorou muito na trocação... Lyoto não achou nada, é um cara forte e adaptou muito bem o wrestling para o MMA (agora sim), altura a mesma coisa, envergadura um pouco maior... JJ acho que devem se equivaler... acho que depende tudo da capacidade do Weidman de cortar espaços para forçar a troca franca, não se deixar quedar e ter gás, para mim 50-50, principalmente se for em 5 rounds.

De resto acho que o Weidman não colocaria o seu jogo de queda em funcionamento e seria um striker pior e mais fraco que o Rumble por exemplo.
Não achou nada é exagero. Lyoto acertou os melhores golpes na trocação e aplicou um "KD" pelo qual chegou perto de definir a luta. O fato de não ter ido além disso se deve a eficiência do Davis em evitar a troca de golpes junto a ameaça de quedas que representa. Lyoto só não venceu aquela luta porque os juízes tendem a valorizar muito as quedas, não vejo outra explicação.
Contra o Weidman, que provavelmente não temeria suas quedas tanto quanto o brasileiro, complicaria bem mais pro negão. E vejo o Weidman com JJ bem mais afiado, Davis é bem básico nisso, mas têm o mérito de aproveitar bem as melhores oportunidades. Mas apostaria no Weidman vencendo na base da trocação mesmo, acertaria os melhores golpes e se não vencesse por nocaute (Sim, eu sei nem o Rumble nocauteou o Davis, mas luta é luta, cada uma é diferente da outra), venceria por pontos.
Penso, logo bustamanteio.

_BLAKE_
Mensagens: 1971
Registrado em: 25 Out 2014 20:10

Re: Alexander Gustafsson vs Chris Weidman

Mensagem por _BLAKE_ » 23 Jan 2015 21:53

E se o Davis conseguisse quedar nos rounds, e evitar excelentemente bem a trocação.

Avatar do usuário
Urubu Rei
Mensagens: 8612
Registrado em: 20 Out 2014 20:02
Contato:

Re: Alexander Gustafsson vs Chris Weidman

Mensagem por Urubu Rei » 23 Jan 2015 23:55

_BLAKE_ escreveu:E se o Davis conseguisse quedar nos rounds, e evitar excelentemente bem a trocação.
Aí é que tá, não acho que ele conseguiria conter ou se livrar da pressão imposta pelo Weidman, que faz isso muitíssimo bem e, ao contrário do Lyoto, não ficaria tão receoso com as tentativas de queda do Davis. E acredito que envergadura do Davis não seria um grande desafio, uma vez que seu boxe é bem limitado. Então acho que ambos trocariam wrestling sem que um dos dois se sobressaísse tanto, e o que acabaria decidindo a luta seria a trocação mais técnica do Weidman. Mas se a luta fosse pro chão, veria mais chances do Weidman conseguir algo com seu JJ ou se levantar sem grandes danos, ao passo que se ficasse por cima além do seu JJ usaria seu GNP que é muito mais contundente e capaz de "avariar" o adversário. Em suma, vejo considerável vantagem pro Weidman em quase todas as áreas, provavelmente ditaria o ritmo da luta e acertaria bem mais do que seria acertado.
Penso, logo bustamanteio.

Jimmy Luckless
Mensagens: 2882
Registrado em: 01 Out 2014 16:51

Re: Alexander Gustafsson vs Chris Weidman

Mensagem por Jimmy Luckless » 24 Jan 2015 02:43

Urubu Rei escreveu:
Aí é que tá, não acho que ele conseguiria conter ou se livrar da pressão imposta pelo Weidman, que faz isso muitíssimo bem e, ao contrário do Lyoto, não ficaria tão receoso com as tentativas de queda do Davis. E acredito que envergadura do Davis não seria um grande desafio, uma vez que seu boxe é bem limitado. Então acho que ambos trocariam wrestling sem que um dos dois se sobressaísse tanto, e o que acabaria decidindo a luta seria a trocação mais técnica do Weidman. Mas se a luta fosse pro chão, veria mais chances do Weidman conseguir algo com seu JJ ou se levantar sem grandes danos, ao passo que se ficasse por cima além do seu JJ usaria seu GNP que é muito mais contundente e capaz de "avariar" o adversário. Em suma, vejo considerável vantagem pro Weidman em quase todas as áreas, provavelmente ditaria o ritmo da luta e acertaria bem mais do que seria acertado.
Lembra de Rashad vs Davis? Provavelmente o Weidman dominaria com mais facilidade ainda.
Chris Weidman, o melhor que está tendo no momento!!

_BLAKE_
Mensagens: 1971
Registrado em: 25 Out 2014 20:10

Re: Alexander Gustafsson vs Chris Weidman

Mensagem por _BLAKE_ » 24 Jan 2015 07:37

Jimmy é um asno parado no tempo... já tinha frisado o AGORA SIM na parte do wrestling para o Davis, ou seja, ele é outro lutador e aposto que venceria ou cozinharia o Evans hoje... melhor muito e muito a sua parte de quedas (parte de adaptação, tempo, tipo de queda e ângulo), seu striking melhorou sensívelmente também... mais rápido inclusive com o boxe melhor... não tem paralelo o Davis de 2011 com o Davis de 2015.

Vejo sim o Weidman com boas chances de evitar a queda, mas tem que ver também que ele costuma diminuir fortemente o seu ritmo a partir do 3º round, numa luta de 5 se o Davis não se avariar tanto ganha os últimos dois.

Avatar do usuário
Thiago Marques
Mensagens: 1376
Registrado em: 24 Jul 2014 10:04
Contato:

Re: Alexander Gustafsson vs Chris Weidman

Mensagem por Thiago Marques » 24 Jan 2015 22:13

Gus vence Cris numa luta que deve ficar em pé os cinco rounds.
Imagem

"Os mais fortes de todos os guerreiros são estes dois: tempo e paciência" - Tolstói

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 142 visitantes