Dei uma lida no topico para ver como andam as coisas ai no Brasil.
Apesar das informacoes constantemente mudarem e sofrerem updates, dado o que li nas ultimas paginas , resolvi escrever esta nota apenas para lembrar o que os fabricantes das vacinas da Pfizer e Moderna afirmam publicamente ate o momento:
1) As duas vacinas visam proteger os recipientes do desenvolvimento de sintomas mais serios de Covid19. Isso elas conseguem supostamente com uma excelente performance( superior a 90%)
2) E esse eh um ponto que eh importante que todos entendam perfeitamente: Contrariamente a outros tipos de vacina, como variola, sarampo, paralisia infantil, etc, essas duas vacinas nao evitam que os vacinados
sejam infectados e transmissores do virus. Apenas evitam que mesmo portando o virus, desenvolvam o sintomas serios.
3) E finalmente, e igualmente importante:
No momento o observado eh que pessoas vacinadas
e portadoras do virus, continuam contagiosas, embora espera-se que percentualmente menos. O publicado ate agora havia sido uma reducao de 25% aproximadamente na capacidade de contagio. Mais tempo de observacao eh necessario para confirmar ou mudar essas expectativas.
Essas informacoes, como muitos ja perceberam, costumam receber updates a medida que mais dados sao coletados. Porem no momento, a hipotese eh que as duas vacinas soh protegem os vacinados.
Nao evitam que os vacinados continuem sendo foco de infeccao para os demais nem contribuem muito para efeito de "herd imunity" do ponto de vista de transmissao.
Como disse um medico ha pouco na televisao aqui nos US, se voce entrar num estabelecimento onde 100% dos funcionarios estao vacinados a unica inferencia correta eh que 95% dos funcionario estariam protegidos de sintomas mais graves do virus. Mas mesmo vacinados, 100% deles poderiam estar contaminados com o virus e se estima que as chances deles infectarem voce seriam apenas 25% menores que se nenhum estivesse vacinado.
So estou postando essa nota porque me parece que alguns pensam nestas vacinas da mesma forma atribuida a outros tipos. As informacoes podem vir a mudar mais tarde, mas no momento, repito, isso eh o foi dito pelos representantes da Pfizer e Moderna.
Pessoalmente, se o meu ganha pao dependesse de exposicao ao publico, provavelmente tomaria uma delas nos proximos meses. Como nao depende, e moro fora da cidade e nao sinto falta de contato com gente, nao tenho pressa e prefiro esperar pelo menos ate o segundo semestre de 2021 dependendo do correr do barco.
Mas mantenham-se informados, porque como disse, se voce se vacinar com uma das duas, atualmente voce continua sendo um risco para todo mundo nao vacinado (ate mais dados/informacoes provarem o contrario).
Muita saude para todos os colegas foristas.
(
ps: Fui procurar, mas nao encontrei mais onde havia ouvido sobre a estimativa provisoria de reducao no contagio, nunca mais encontrei dados e atualmente se menciona apenas ser indeterminado . Na minha memoria foi na epoca que publicaram o valor de 27% para a vacina de oxford, e alguem entrevistado comparou com a Pfizer. Se preferirem, ignorem o valor. )