Mudanças críticas do WhatsApp

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
LucasYeahNegoMariano
Contato:

Re: Mudanças críticas do WhatsApp

Mensagem por LucasYeahNegoMariano » 15 Jan 2021 14:10

Germer escreveu:
14 Jan 2021 20:06
Não sei se não entendi direito, mas o que tem de demais que vai ser compartilhado no Facebook e Instagram? Qual é o principal motivo de tanta polêmica já que (pelo que entendi) nada de realmente particular será compartilhado - fora que muitos já se expõem desnecessariamente nessas redes... Mas vou pesquisar mais, porque realmente não entendi o drama

PS: compartilhado com as outras empresas do grupo, é isso? O que tem demais nisso? Já devem fazer isso há muito tempo até...
Depende do q vc chama de "particular".

Lá em "Termos de Privacidade" do zap eles falam q não vão "compartilhar nenhuma mensagem..."; os dados q serão compartilhados com facebook e todos os seus parceiros (é mostrado isso no vídeo da BBC q postaram aí):

Número de telefone
Dados do telefone
Marca
Modelo
Números dos contatos
Sua operadora
Localização da conexão
Seu ip
Tempo de uso
Transação financeira
Atualização de status
Nome

com certeza vai ter mais coisa compartilhada.

Sobre qual app usar, eu li falando q o Signal tem um processo d encriptamento das msgs bem semelhante ao do whatsapp, ou seja, o próprio app não 'lê' as msgs e não compartilha os dados ... já o telegram usa um tipo d backup automático pra um servidor deles, se não me engano, e isso pode ser uma brecha na segurança, porém ele já é mais popular do q o signal .. aliás, este último foi criado em conjunto com o criador do zapzap.
...

zehmetal
Contato:

Mensagem por zehmetal » 15 Jan 2021 14:24

Shin escreveu:
15 Jan 2021 11:46
Acho que essa medida do facebook veio como consequência das mudanças que a Apple fez no iOS 14 e que entram em vigor agora em fevereiro.

Apesar de aqui parecer estranho que uma mudança no sistema móvel da Apple tenha alguma coisa a ver com o WhatsApp, faz muito sentido. O que a Apple fez foi permitir que o usuário de iPhones, que nos EUA são 50% do mercado e os clientes de anúncios com maior ticket médio, escolha se quer ou não permitir que seus dados sejam rastreados nos aplicativos e sites. Essa opção já existia mas ficava escondida nas configurações. Agora vai aparecer uma caixa de diálogo quando o app for aberto pela primeira vez pedindo a expressa autorização do usuário, como já acontece com o uso da câmera, da localização, das notificações e etc. Isso impacta profundamente a capacidade do Facebook de rastrear a atividade online dos usuários nos apps e sites próprios e de terceiros, e consequentemente afeta a possibilidade de segmentação dos anúncios que dá rende tanto dinheiro.

Com essa limitação na capacidade de rastreio no iOS, imagino que eles tenham optado por tirar todo o leite possível do WhatsApp pra compensar. Mas é interessante lembrar que a mudança é só no prazo pra que o usuário aceite os novos termos. O compartilhamento mesmo já acontece faz muito tempo.
É bem nessa linha mesmo Shin.

E, apesar de ser "agressivo" este modo de alteração de termos de uso, para beneficiar a empresa, é assim que funciona mesmo, e está de acordo com a Lei.
Talvez, se não tivessem adiado a ANPD por tanto tempo, talvez ela poderia ter atuado como as agências reguladoras europeias.
Perdendo horas de vida em Fóruns de MMA desde 2003

Campeão do BJJF Fantasy
1º Campeão do PVT Fantasy

http://ufconfantasy.forumeiros.com

Saci na giratória
Contato:

Mensagem por Saci na giratória » 15 Jan 2021 20:39

Germer escreveu:
14 Jan 2021 20:06
Não sei se não entendi direito, mas o que tem de demais que vai ser compartilhado no Facebook e Instagram? Qual é o principal motivo de tanta polêmica já que (pelo que entendi) nada de realmente particular será compartilhado - fora que muitos já se expõem desnecessariamente nessas redes... Mas vou pesquisar mais, porque realmente não entendi o drama

PS: compartilhado com as outras empresas do grupo, é isso? O que tem demais nisso? Já devem fazer isso há muito tempo até...
Antigamente quando alguém assinava uma revista ou um jornal, o endereço do assinante era compartilhado e aí fica visível para o marketing.

Isso sempre existiu.

A diferença é que agora basicamente tudo teu pode ser analisado. Esse compartilhamento já existe há tempos, o whatsapp só tá celebrando oficialmente.
"Somente um povo armado é forte e livre" (MUSSOLINI, 1937)

"Povo armado jamais será escravizado" (BOLSONARO, 2020)

kyo_spirit
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por kyo_spirit » 15 Jan 2021 21:04

Povo posta até o q comeu no almoço e fica com preocupação de privacidade?
Não existe trabalho ruim, o ruim é ter que trabalhar (Seu Madruga).

carodrigues
Contato:

Mensagem por carodrigues » 15 Jan 2021 21:23

Só chancelaram o que já faziam informalmente. Acho engraçado é acharem que o telegram não compartilha nada, qualquer app armazena e compartilha seus dados e preferências.

Germer
Contato:

Mensagem por Germer » 16 Jan 2021 00:00

LucasYeahNegoMariano escreveu:
15 Jan 2021 14:10
Depende do q vc chama de "particular".

Lá em "Termos de Privacidade" do zap eles falam q não vão "compartilhar nenhuma mensagem..."; os dados q serão compartilhados com facebook e todos os seus parceiros (é mostrado isso no vídeo da BBC q postaram aí):

Número de telefone
Dados do telefone
Marca
Modelo
Números dos contatos
Sua operadora
Localização da conexão
Seu ip
Tempo de uso
Transação financeira
Atualização de status
Nome

com certeza vai ter mais coisa compartilhada.

Sobre qual app usar, eu li falando q o Signal tem um processo d encriptamento das msgs bem semelhante ao do whatsapp, ou seja, o próprio app não 'lê' as msgs e não compartilha os dados ... já o telegram usa um tipo d backup automático pra um servidor deles, se não me engano, e isso pode ser uma brecha na segurança, porém ele já é mais popular do q o signal .. aliás, este último foi criado em conjunto com o criador do zapzap.
quando começaram a falar sobre a tal polêmica da nova política do whatsapp eu juro que comecei a pensar coisas absurdas tipo "ué, nossas conversas vão ser mostradas nas redes, será isso?" :))

cara, como eu já falei aqui e outros também: eles já têm esses dados há muito tempo, e nos observam e nos escutam (sempre bom enfatizar isso aqui: NÃO, isso não é uma teoria maluca da conspiração... tô falando por experiência própria), e compartilham informações faz tempo... sei lá o que houve que fizeram eles anunciarem isso de maneira oficial

Saci na giratória escreveu:
15 Jan 2021 20:39
Antigamente quando alguém assinava uma revista ou um jornal, o endereço do assinante era compartilhado e aí fica visível para o marketing.

Isso sempre existiu.

A diferença é que agora basicamente tudo teu pode ser analisado. Esse compartilhamento já existe há tempos, o whatsapp só tá celebrando oficialmente.
é isso aí... mas entendo a "polêmica", já que pra alguns isso pode ser uma surpresa

NoNickName85
Contato:

Mensagem por NoNickName85 » 16 Jan 2021 01:15

Pessoal, não tenho facebook, como fica minha situação?

Uso whats mais para me comunicar em serviço.
Nick no antigo PVT: Aniquilator

Baden
Contato:

Mensagem por Baden » 16 Jan 2021 02:28

NoNickName85 escreveu:
16 Jan 2021 01:15
Pessoal, não tenho facebook, como fica minha situação?

Uso whats mais para me comunicar em serviço.
2
Um homem é rico na proporção do número de coisas de que ele é capaz de abrir mão - Henry David Thoreau

Rust never sleeps (Neil Young)

Dar golpe em democracia pra atingir um suposto inimigo é o mesmo que chutar com toda força a própria bunda - Baden

didigo
Contato:

Mensagem por didigo » 16 Jan 2021 02:47

Muda merda nenhuma isso, quem nunca comprou em algum site e eles ligam para confirmar, cheio de informações suas antigas e etc...

O que mais rola e troca de informações por aí.

Tony Fla
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por Tony Fla » 16 Jan 2021 03:14

Germer escreveu:
16 Jan 2021 00:00

cara, como eu já falei aqui e outros também: eles já têm esses dados há muito tempo, e nos observam e nos escutam (sempre bom enfatizar isso aqui: NÃO, isso não é uma teoria maluca da conspiração... tô falando por experiência própria), e compartilham informações faz tempo... sei lá o que houve que fizeram eles anunciarem isso de maneira oficial

:-?
Octacampeão Brasileiro

Campeão do Bolão Pé na Cova 2024! 🏆

Germer
Contato:

Mensagem por Germer » 16 Jan 2021 16:55

Tony Fla escreveu:
16 Jan 2021 03:14
:-?
celular conectado te escuta... já aconteceu, e ainda acontece, de eu falar sobre qualquer assunto e sem nenhuma outra razão esse assunto aparecer pra mim nos vídeos recomendados do youtube, ou em algum anúncio nos sites... e pode acreditar que já apareceu coisa completamente fora de meus interesses em anúncio, coisa que eu nunca sequer tinha falado a respeito, muito menos pesquisado no google ou qualquer coisa parecida... isso só porque eu conversei sobre com uma colega de trabalho

Responder