the_sinner_go escreveu: ↑26 Jan 2021 17:44
Eu nao sou puxa saco de nenhum governante, mas pelo que eu li, o grande calcanhar de aquiles da vacina da Pfizer/Modena, é a questao de necessitar de ultra congelamento. Parece-me que apos, retirada dos freezers de ultra congelamento ( - 80 graus ), elas so duram 8 horas, entao nao poderia ser aplicada em qualquer lugar, devido ao tamanho do nosso pais.
Mas poderiam ser aplicadas, nas principais capitais, nao resta duvidas.
Não passa de discurso da boca pra fora do governo federal.
A Moderna precisa ser conservada em -20, ou seja, não é necessário nenhum freezer muito especial para isso e esta pode ficar 30 dias em geladeiras comuns. São casos bem distintos Pfizer e Moderna.
Essa informação, que por sinal vem sendo discutida a algum tempo, não procede. A vacina da Pfizer pode ser transportada no próprio recipiente preparado e fornecido pela empresa por até duas semanas. Depois disso, ela pode ser conservada em refrigerador comum por até seis dias. São 20 dias entre a saída da vacina até sua possível aplicação final. Se o governo quisesse, conseguiria vacinar em qualquer lugar do país. Além disso, a vacina do Ebola, a qual é conservada em -80 graus, enquanto a do COVID é -70, foi aplicada no continente africano com absoluto êxito. Se dá pra fazer na África, dá pra fazer aqui muito mais fácil.
As duas vacinas, Pfizer e Moderna, são plenamente funcionais e o Brasil tem todas as condições para implementar o seu uso, se assim quisesse.