Muito esclarecedor cara. Valeu. Só senso comum nesse assunto enjoa rápido....Anônimo escreveu: ↑26 Jan 2021 19:02Minha dissertação do mestrado eu escrevi em 1999 e falava do setor automotivo no Mercosul. O problema do Brasil é que existe uma espécie de reserva de mercado. Se a empresa estava instalada aqui, ela podia importar dos países do Mercosul sem pagar impostos de importação. Depois, houve o acordo automotivo com o México. O medo era abrir o mercado e quebrar a indústria nacional. Para disfarçar o protecionismo, os impostos de importação eram mais baixos apenas para quem tinha indústria instalada no Brasil. A bronca é que os maiores importadores de automóveis eram justamente empresas que já estava establecidas aqui há mais de 50 anos.
O impostos elevados explicam boa parte do preços altos. Tem também o custo Brasil. Se você fabrica um carro em SP e transporta para Fortaleza, com estradas ruins, o frete irá subir. Se você tem um PCC incendiando caminhão-cegonha, o frete subirá mais ainda. Tem um livro chamado "A Máquina que Mudou o Mundo". O José Roberto Ferro, da USP, escreveu um capítulo nesse livro voltado para o Brasil. Nossa indústria automotiva, em termos de erros para cada 100 automóveis produzidos, perdia para os grandes produtores, Coreia do Sul, que na época iniciava uma produção para exportação, e até o México. Não recordo se a Argentina estava no estudo, mas o retrabalho no setor automotivo brasileiro era imenso.
Um exemplo que gosto de dar é dos notebooks. Antigamente, os impostos sobre eles eram elevadíssimos, pois eram vistos como artigos de luxo. Boa parte do mercado era abastecida por contrabando. O governo baixou os impostos de produção e hoje, poucos modelos compensa trazer de fora, ainda mais se for para revender.
Ford encerra a produção de veículos no Brasil
Re: Ford encerra a produção de veículos no Brasil
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Carrapeta, Djair Ferreira, jovemsurpreso, lethalshot e 136 visitantes