Qual a profissão mais inútil na sua opinião?

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Tartaruga
Mensagens: 14282
Registrado em: 21 Jun 2014 03:30
Contato:

Re: Qual a profissão mais inútil na sua opinião?

Mensagem por Tartaruga » 11 Fev 2021 01:46

Coach motivacional!

Se você não for o Tony Robbins, esquece!

Nego quer ganhar dinheiro com isso sem ter uma qualificação por trás.
Seres pré-históricos, vivendo em instituições medievais, lidando com tecnologia avançada. Que resultado você espera disso?

Avatar do usuário
JRGL
Mensagens: 58
Registrado em: 20 Out 2016 06:53
Contato:

Re: Qual a profissão mais inútil na sua opinião?

Mensagem por JRGL » 11 Fev 2021 09:55

NOCIVO escreveu:
11 Fev 2021 00:40
Concordo com voce! Para mim isso tem relacao direta com a ausencia de investimento em ensino tecnico. Se os cursos tecnicos fossem mais explorados, deixando um pouco de lado essa cultura maluca e atrasada na qual todo mundo tem que ser Bacharel de alguma coisa, voce voltaria a ter mao de obra tecnicamente qualificada para esse tipo de servico.

Com certeza tem uma cacetada de encanador bom no Brasil que ganha mais dinheiro que muito Engenheiro Civil de UniEsquina... mas a obsessao que o brasileiro medio tem por faculdade faz com que muitos nao enxerguem isso e sem demanda nao tem mais oferta de curso tecnico de qualidade.

Ai vc acaba vendo muitos prestadores de servico sem base nenhuma teorica, aprenderam na marra e isso esta nitidamente refletido na qualidade.
Eu já ouvi muito isso, mas não gosto muito dessa ideia. Quando era da área da educação, ouvia isso de muito professor. Um dia eu provoquei um, e disse pra ele: "Você indica curso técnico pra todo mundo, mas tem nível superior. Pra mim isso soa como curso técnico pros outros, mas pra mim curso superior." Ele meio que concordou comigo. É por isso que não gosto desse argumento, pois curso técnico normalmente só é bom pros outros, mas ninguém quer fazer, ou ninguém quer que seu filho faça.
Sei que faltam bons técnicos no mercado, mas a pessoa tem todo direito de fazer uma faculdade e ter curso superior, ainda que seja numa Uniesquina da vida.

netoOSS
Mensagens: 43
Registrado em: 19 Mai 2015 08:57
Contato:

Re: Qual a profissão mais inútil na sua opinião?

Mensagem por netoOSS » 11 Fev 2021 10:23

Tartaruga escreveu:
11 Fev 2021 01:46
Coach motivacional!

Se você não for o Tony Robbins, esquece!

Nego quer ganhar dinheiro com isso sem ter uma qualificação por trás.


mais inútil do que esse, impossível... salva vidas de nadador olimpico kkkkkkkkkkkk


Imagem

Avatar do usuário
Coconut
Mensagens: 486
Registrado em: 17 Jun 2014 09:13
Contato:

Re: Qual a profissão mais inútil na sua opinião?

Mensagem por Coconut » 11 Fev 2021 10:30

Concordo com ambos os argumentos sobre curso técnico e superior.
Curso técnico vai te preparar mais rápido pro mercado e vai te permitir um salario bom. O curso superior seria o próximo passo pra quem quer "evoluir" a carreira (porque acho que salario vai depender de muitos fatores e o técnico pode ganhar mais sim).
Curso superior leva mais tempo e te prepara menos pra executar trabalho técnicos, Porem, te prepara mais pra teoria e gerenciamento de funções.

Mais ou menos isso.

Sou técnico desenhista projetista (trabalhava na área) e estudo engenharia civil (procuro estagio agora).

Avatar do usuário
Kabeça Grande BJJ
Mensagens: 11806
Registrado em: 10 Abr 2017 12:09
Contato:

Re: Qual a profissão mais inútil na sua opinião?

Mensagem por Kabeça Grande BJJ » 11 Fev 2021 11:22

netoOSS escreveu:
11 Fev 2021 10:23
mais inútil do que esse, impossível... salva vidas de nadador olimpico kkkkkkkkkkkk


Imagem
Eu sei que é um ambiente onde muotos sabem nadar. Mas saber nadar é diferente de saber resgatar um nadador que bateu a cabeça na pedra da borda e caiu com traumatismo craniano emborcado na água. Aí entra em cena muito mais primeiros socorros do que saber nadar.

Eu já quase me afoguei em piscina olímpica qd era criança, fui salvo por um colega. Mas se eu tivesse uma parada cardiorrespiratória ou escorregasse e fraturasse uma perna só um guarda vidas poderia fazer algo.
"Faz teu corre não e depende desses ladrões aí, pra ver" - Xira4e21

Avatar do usuário
Anônimo
Mensagens: 9691
Registrado em: 01 Out 2014 16:34
Contato:

Re: Qual a profissão mais inútil na sua opinião?

Mensagem por Anônimo » 11 Fev 2021 11:55

Para mim, o problema maior é fazer um curso superior, MBA, mestrado e doutorado apenas para pendurar um diploma na parede. Eu gosto de perguntar para algumas pessoas, anos depois de formadas, quantos da sua turma trabalham efetivamente na área. Em algumas áreas, menos da metade. Um exemplo que gosto de dar é do curso de nutrição. Na minha época de faculdade, conheci várias meninas do curso. Hoje, passados mais de 20 anos, das que conheci, só um trabalha na área. Uma fez faculdade de biologia e virou professora, outra trabalha com a irmã em uma empresa de eventos e fez um EAD em administração. Tem uma que namorava um médico, casou com ele, e fez medicina depois. Estou falando de universidades como UFF e UERJ. De vez em quando vejo umas marombeiras de Instagram, postando vídeos na academia e fotos de salada com peito de frango, enfatizando que fazem nutrição.

pauloctba
Mensagens: 1581
Registrado em: 11 Out 2014 22:18
Contato:

Re: Qual a profissão mais inútil na sua opinião?

Mensagem por pauloctba » 11 Fev 2021 11:57

JRGL escreveu:
11 Fev 2021 09:55
Eu já ouvi muito isso, mas não gosto muito dessa ideia. Quando era da área da educação, ouvia isso de muito professor. Um dia eu provoquei um, e disse pra ele: "Você indica curso técnico pra todo mundo, mas tem nível superior. Pra mim isso soa como curso técnico pros outros, mas pra mim curso superior." Ele meio que concordou comigo. É por isso que não gosto desse argumento, pois curso técnico normalmente só é bom pros outros, mas ninguém quer fazer, ou ninguém quer que seu filho faça.
Sei que faltam bons técnicos no mercado, mas a pessoa tem todo direito de fazer uma faculdade e ter curso superior, ainda que seja numa Uniesquina da vida.
Eu acredito que depende muito do caso e da realidade da pessoa.
O mercado de trabalho ainda não comporta a quantidade de pessoas com ensino superior no Brasil, então a grande maioria vai acabar exercendo uma função que não precisaria dessa formação. Para essas pessoas acaba sendo pouco útil ter ensino superior, e talvez valesse mais a pena um técnico em uma área que o mercado tem demanda.
Para os X% que conseguirem tirar proveito da faculdade vale a pena, mas ainda acredito que está restrito a cursos e faculdades de primeiro escalão. Nas uniesquinas, uma minoria vai tirar proveito.
Claro que todos têm o direito, mas a questão é se vale a pena.

Avatar do usuário
JackmAtAll
Admin
Admin
Mensagens: 26319
Registrado em: 20 Jan 2015 22:55
Contato:

Re: Qual a profissão mais inútil na sua opinião?

Mensagem por JackmAtAll » 11 Fev 2021 12:37

Anônimo escreveu:
11 Fev 2021 11:55
Para mim, o problema maior é fazer um curso superior, MBA, mestrado e doutorado apenas para pendurar um diploma na parede. Eu gosto de perguntar para algumas pessoas, anos depois de formadas, quantos da sua turma trabalham efetivamente na área. Em algumas áreas, menos da metade. Um exemplo que gosto de dar é do curso de nutrição. Na minha época de faculdade, conheci várias meninas do curso. Hoje, passados mais de 20 anos, das que conheci, só um trabalha na área. Uma fez faculdade de biologia e virou professora, outra trabalha com a irmã em uma empresa de eventos e fez um EAD em administração. Tem uma que namorava um médico, casou com ele, e fez medicina depois. Estou falando de universidades como UFF e UERJ. De vez em quando vejo umas marombeiras de Instagram, postando vídeos na academia e fotos de salada com peito de frango, enfatizando que fazem nutrição.
Nutricionista pode trabalhar em um hospital fazendo dieta dos paciente por exemplos, mas realmente o mercado é uma merda, salário muito baixo, poucas vagas e muito trabalho.

Minha irmã se formou em nutrição no técnico mas hoje é formada em enfermagem no superior atuando como chefe de enfermagem.
Auditor de tretas

Avatar do usuário
Anônimo
Mensagens: 9691
Registrado em: 01 Out 2014 16:34
Contato:

Re: Qual a profissão mais inútil na sua opinião?

Mensagem por Anônimo » 11 Fev 2021 12:46

Filipe escreveu:
11 Fev 2021 12:40
Minha ex era nutricionista.

Começou trabalhando dentro de navio em cruzeiro e hj tem um consultório.

Tira uma grana ferrada.
Então, essa única nutricionista que conheci e que se manteve na área, trabalhava embarcada em navio da Petrobras, mas acho que ela era terceirizada. A maioria meio que desistiu da carreira. Em toda a profissão, temos os expoentes, mas no geral, os salários para nutricionista não são elevados. Hoje, por causa dessa onda fitness, vejo muita gente fazendo, mas acho pouco provável que a maior parte consiga sobreviver trabalhando na área.

Avatar do usuário
Anônimo
Mensagens: 9691
Registrado em: 01 Out 2014 16:34
Contato:

Re: Qual a profissão mais inútil na sua opinião?

Mensagem por Anônimo » 11 Fev 2021 12:52

JackmAtAll escreveu:
11 Fev 2021 12:37
Nutricionista pode trabalhar em um hospital fazendo dieta dos paciente por exemplos, mas realmente o mercado é uma merda, salário muito baixo, poucas vagas e muito trabalho.

Minha irmã se formou em nutrição no técnico mas hoje é formada em enfermagem no superior atuando como chefe de enfermagem.
Enfermagem é uma área em que a pessoa não fica desempregada. Mesmo os concursos público de enfermagem, pagam bem. Claro, a pessoa tem que estar pronta para trabalhar sábado, domingo e feriado em algs casos, mas vale muito a pena.

Avatar do usuário
JRGL
Mensagens: 58
Registrado em: 20 Out 2016 06:53
Contato:

Re: Qual a profissão mais inútil na sua opinião?

Mensagem por JRGL » 11 Fev 2021 14:29

Anônimo escreveu:
11 Fev 2021 11:55
Para mim, o problema maior é fazer um curso superior, MBA, mestrado e doutorado apenas para pendurar um diploma na parede. Eu gosto de perguntar para algumas pessoas, anos depois de formadas, quantos da sua turma trabalham efetivamente na área. Em algumas áreas, menos da metade. Um exemplo que gosto de dar é do curso de nutrição. Na minha época de faculdade, conheci várias meninas do curso. Hoje, passados mais de 20 anos, das que conheci, só um trabalha na área. Uma fez faculdade de biologia e virou professora, outra trabalha com a irmã em uma empresa de eventos e fez um EAD em administração. Tem uma que namorava um médico, casou com ele, e fez medicina depois. Estou falando de universidades como UFF e UERJ. De vez em quando vejo umas marombeiras de Instagram, postando vídeos na academia e fotos de salada com peito de frango, enfatizando que fazem nutrição.
Eu comecei a fazer faculdade aos 17 anos, por uma pressão exercida de todas as partes (escola, família). Mais de 10 anos depois de formado (e atuando na área de formação) me pergunto se hoje eu faria o curso que fiz, provavelmente não. Mudei muito nesse tempo, sou praticamente outra pessoa desde lá, desde gostos, estilo de vida, ideias, visão do mercado de trabalho, tudo mudou. Não descarto um dia mudar de profissão.

Humpty Dumpty
Mensagens: 1758
Registrado em: 08 Jun 2020 13:21
Contato:

Re: Qual a profissão mais inútil na sua opinião?

Mensagem por Humpty Dumpty » 11 Fev 2021 14:47

JRGL escreveu:
11 Fev 2021 09:55
Eu já ouvi muito isso, mas não gosto muito dessa ideia. Quando era da área da educação, ouvia isso de muito professor. Um dia eu provoquei um, e disse pra ele: "Você indica curso técnico pra todo mundo, mas tem nível superior. Pra mim isso soa como curso técnico pros outros, mas pra mim curso superior." Ele meio que concordou comigo. É por isso que não gosto desse argumento, pois curso técnico normalmente só é bom pros outros, mas ninguém quer fazer, ou ninguém quer que seu filho faça.
Sei que faltam bons técnicos no mercado, mas a pessoa tem todo direito de fazer uma faculdade e ter curso superior, ainda que seja numa Uniesquina da vida.
Essa merda de pensamento que faz nosso país ser a merda que é. Mas o problema é estrutural, na estrutura do ensino. Pra começo de conversa, não deveria haver curso superior gratuito. Toda a verba de educação deveria ir para o ensino básico. A partir daí poderia fazer curso superior, mas seria salgado pro bolso. Pode parecer elitismo, mas infelizmente é assim que funcionam as coisas. Essa utopia que "todos deviam ter o direito de ter superior" só caga. Pega o filho de uma empregada doméstica que vive com um salário. O cara se emprega como vendedor das casas bahia e à noite faz um curso de direito. Conheci vários casos assim. O sujeito não usa o curso na sua profissão e nunca terá condições de usar! Quem quiser advogar tem que ter muita experiência em estágios e apadrinhamento de algum escritório. Se quiser prestar concurso público pra nível superior terá que abdicar do trabalho para se matar de estudar. O cara poderá fazer isso? Lógico que não. Vai continuar como vendedor das casas bahia, mas formado em direito. Se tivesse feito um curso técnico de qualquer coisa estaria em um emprego melhor e ganhando mais. As pessoas não podem PULAR ETAPAS entre GERAÇÕES. Um filho de faxineira virar médico é exceção das exceções das exceções.

Avatar do usuário
gus77
Mensagens: 3251
Registrado em: 05 Out 2014 20:02
Contato:

Re: Qual a profissão mais inútil na sua opinião?

Mensagem por gus77 » 11 Fev 2021 14:55

Um conhecido se graduou, nunca tinha feito estágio e não conseguia emprego, para não ficar muito tempo parado fez um mestrado. Terminou o mestrado e continuou sem conseguir emprego. Começou a ver se fazia concurso, mas tb tava difícil. Última vez que falei com ele, estava vendo ia fazer um doutorado e depois tentar emendar na carreira acadêmica em uma universidade qq para virar professor pois teria as credenciais.

Praticamente um esquema de piramide, o plano era ensinar outras pessoas o curso que ele concluiu e não tinha servido para nada para ele.

Avatar do usuário
JRGL
Mensagens: 58
Registrado em: 20 Out 2016 06:53
Contato:

Re: Qual a profissão mais inútil na sua opinião?

Mensagem por JRGL » 11 Fev 2021 15:00

Humpty Dumpty escreveu:
11 Fev 2021 14:47
Essa merda de pensamento que faz nosso país ser a merda que é. Mas o problema é estrutural, na estrutura do ensino. Pra começo de conversa, não deveria haver curso superior gratuito. Toda a verba de educação deveria ir para o ensino básico. A partir daí poderia fazer curso superior, mas seria salgado pro bolso. Pode parecer elitismo, mas infelizmente é assim que funcionam as coisas. Essa utopia que "todos deviam ter o direito de ter superior" só caga. Pega o filho de uma empregada doméstica que vive com um salário. O cara se emprega como vendedor das casas bahia e à noite faz um curso de direito. Conheci vários casos assim. O sujeito não usa o curso na sua profissão e nunca terá condições de usar! Quem quiser advogar tem que ter muita experiência em estágios e apadrinhamento de algum escritório. Se quiser prestar concurso público pra nível superior terá que abdicar do trabalho para se matar de estudar. O cara poderá fazer isso? Lógico que não. Vai continuar como vendedor das casas bahia, mas formado em direito. Se tivesse feito um curso técnico de qualquer coisa estaria em um emprego melhor e ganhando mais. As pessoas não podem PULAR ETAPAS entre GERAÇÕES. Um filho de faxineira virar médico é exceção das exceções das exceções.
Eu só acho irônico que todos que me falam isso já tem curso superior, ou estão fazendo.

Humpty Dumpty
Mensagens: 1758
Registrado em: 08 Jun 2020 13:21
Contato:

Re: Qual a profissão mais inútil na sua opinião?

Mensagem por Humpty Dumpty » 11 Fev 2021 15:09

JRGL escreveu:
11 Fev 2021 15:00
Eu só acho irônico que todos que me falam isso já tem curso superior, ou estão fazendo.
Eu fiz pq tive oportunidade, patrão. Meus pais já tinham curso superior, minha mãe dois, inclusive. Meu avô por parte de pai tinha. Por parte de mãe não tinha, mas tinha um bom cargo de ensino médio na Rede Ferroviária, algo equivalente a um técnico de órgão público atualmente, ganhando seus seis ou sete mil reais. Minha mãe a princípio fez um curso superior de Ciências Sociais, atuou muitos anos como professora. Depois entrou na polícia e, após anos de profissão, fez Direito para progredir dentro da carreira que estava. Foi um caminho natural, meu avô era classe média baixa, minha mãe classe média alta e eu me mantive. O que não teria cabimento ao meu ver seria minha mãe querer ser médica pela PUC-SP, diplomata, juíza de direito com 20 anos de idade. Entende o raciocínio? Se o cara começa de baixo, tem que ter pé no chão e galgar os degraus certinho. Tenho um primo cuja mãe é boa advogada que não fez curso superior, viajou pra fora, aprendeu um método de limpeza de carro inovador, aplicou no brasil e está muito bem. Ele é um dos melhores no que faz e virou empresário. Pode ter certeza que lavando carro ele tá muito melhor que 90% dos adEvogados por aí.

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: FROST, Germer, Jeansl, jigsaw.silva e 170 visitantes