Qual a profissão mais inútil na sua opinião?

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Avatar do usuário
JRGL
Mensagens: 58
Registrado em: 20 Out 2016 06:53
Contato:

Re: Qual a profissão mais inútil na sua opinião?

Mensagem por JRGL » 11 Fev 2021 15:33

Humpty Dumpty escreveu:
11 Fev 2021 15:09
Eu fiz pq tive oportunidade, patrão. Meus pais já tinham curso superior, minha mãe dois, inclusive. Meu avô por parte de pai tinha. Por parte de mãe não tinha, mas tinha um bom cargo de ensino médio na Rede Ferroviária, algo equivalente a um técnico de órgão público atualmente, ganhando seus seis ou sete mil reais. Minha mãe a princípio fez um curso superior de Ciências Sociais, atuou muitos anos como professora. Depois entrou na polícia e, após anos de profissão, fez Direito para progredir dentro da carreira que estava. Foi um caminho natural, meu avô era classe média baixa, minha mãe classe média alta e eu me mantive. O que não teria cabimento ao meu ver seria minha mãe querer ser médica pela PUC-SP, diplomata, juíza de direito com 20 anos de idade. Entende o raciocínio? Se o cara começa de baixo, tem que ter pé no chão e galgar os degraus certinho. Tenho um primo cuja mãe é boa advogada que não fez curso superior, viajou pra fora, aprendeu um método de limpeza de carro inovador, aplicou no brasil e está muito bem. Ele é um dos melhores no que faz e virou empresário. Pode ter certeza que lavando carro ele tá muito melhor que 90% dos adEvogados por aí.
E se perguntasse pra alguém: Quantos mil reais alguem deve ganhar pra fazer uma faculdade? Alguem que ganha 2 mil reais pode fazer faculdade? E quem ganha 3 mil será que pode?
Entendo seu raciocínio, mas não concordo com ele. Concordo que a faculdade não garante empregabilidade pra ninguém, mas a ausência dela também não garante. Meu amigo, um sujeito vai a faculdade, e lá apresenta seminários, participa de simpósio, faz pesquisa, escreve relatório. Querendo ou não, ele aprende a falar em público, a escrever melhor, melhora a capacidade de pensamento,de articular ideias. Isso garante emprego? Não! Mas negar que essas habilidades não vão ajudar o cara em algum momento, é coisa de louco negar isso. Mesmo que ele não trabalhe na área, e ganhe muito dinheiro fazendo outra coisa, o que ele aprendeu lá não passa batido.
Fazer faculdade não garante nada pra ninguém, e não fazer também não garante bosta nenhuma. Por isso defendo: Não importa sua renda, quem são seus pais, se você é pobre ou rico, se quer fazer curso superior, faça! Não faz mal pra ninguém.

Humpty Dumpty
Mensagens: 1758
Registrado em: 08 Jun 2020 13:21
Contato:

Re: Qual a profissão mais inútil na sua opinião?

Mensagem por Humpty Dumpty » 11 Fev 2021 16:14

Delta01 escreveu:
11 Fev 2021 15:28
Eu entendo seu raciocinio, mas acho um tanto autoritário chegar para o vendedor da Casas Bahia que sonha em fazer Direito e falar pra ele fazer um técnico em Segurança do Trabalho, porque a mãe dele é faxineira. Cada um é responsável pelas suas escolhas, se ele quis fazer Direito e vai continuar como vendedor de loja, paciência, foi escolha dele, "azar militar".
Então, mas aí entra o problema da estrutura. O Estado não deveria facilitar tanto o acesso ao ensino superior. O governo do PT e seu populismo barato de "agora o filho da empregada finalmente pode sonhar em ser doutor" fodeu com tudo. Foram criados programas extremamente irresponsáveis de financiamento estudantil, bolsas absurdas e apoio irrestrito para o surgimento de zilhões de uniesquinas sem qualificação que preste. Isso permite que o sujeito alimente sonhos quase impossíveis e estrague sua carreira/vida por gerenciamento irresponsável.

O exemplo que eu dei das Casas Bahia é real, eu presenciei o seguinte caso: morava em uma cidade pequena de 30 mil habitantes que tinha uma unidade de uma Uniesquina por lá. Ofereciam vários cursos que não necessitavam de muita estrutura. Logicamente o mais procurado era Direito, com a ilusão das pessoas um dia se tornarem doutô advogado. Sem brincadeira, acredito que 10% da população da cidade era formada em Direito. Lógico que menos de 1% tinha a capacidade de passar na prova da OAB. Eu sou advogado e um dia fui procurar um celular na Magazine Luíza. Comecei a trocar ideia com o vendedor e ele me disse que cursava direito e estava perto de se formar. A conversa ficou nisso. Uns 6 meses depois me bate no escritório esse cara, dizendo que foi mandado embora da Magazine Luíza, tinha acabado de se formar e queria uma oportunidade no escritório. Detalhe que o sujeito PRECISAVA trabalhar, pois tinha mulher e filho. Disse que tinha feito prova da OAB e não tinha passado. Nunca fez estágio em lugar algum, tirando o escritório modelo da faculdade. Daí eu te pergunto, que oportunidade esse cara vai ter?! Quem vai contratar um cara desse pra área jurídica? Infelizmente não pude fazer nada por ele, até pq recebo currículos de advogados experientes todo dia querendo uma oportunidade pra ganhar 1 salário mínimo por mês.

Avatar do usuário
Anônimo
Mensagens: 9691
Registrado em: 01 Out 2014 16:34
Contato:

Re: Qual a profissão mais inútil na sua opinião?

Mensagem por Anônimo » 11 Fev 2021 19:07

Existe a ilusão do curso superior. Do ponto de vista pessoal, é bacana você ser formado em filosofia ou qualquer outra carreira e soltar umas frases de efeito no churrasco da família. Contudo, se você se forma em uma área e trabalha em outra nada a ver, foram recursos desperdiçados por você, se a faculdade foi particular, ou pela sociedade, se foi pública. Não é todo mundo que sairá de um curso superior e conseguirá emprego. Diversos motivos contribuem para isso. O problema do sujeito desempregado com curso superior não é só no Brasil. O ensino universitário expandiu-se na maior parte dos países, e o mercado de trabalho não acompanhou essa oferta. Já pensaram que, se não fosse a prova da OAB, quantos advogados teríamos? Haveria mercado para isso tudo? O pior é que a maioria se forma e reclama do mercado, quando ele deveria antes ter analisado se o mercado tem a capacidade de absorver tanta gente formada.

Avatar do usuário
gus77
Mensagens: 3251
Registrado em: 05 Out 2014 20:02
Contato:

Re: Qual a profissão mais inútil na sua opinião?

Mensagem por gus77 » 11 Fev 2021 19:12

Muita gente que eu conheço escolheu o curso da faculdade por eliminação.

NOCIVO
Mensagens: 120
Registrado em: 03 Jul 2014 14:42
Contato:

Re: Qual a profissão mais inútil na sua opinião?

Mensagem por NOCIVO » 11 Fev 2021 20:01

JRGL escreveu:
11 Fev 2021 09:55
Eu já ouvi muito isso, mas não gosto muito dessa ideia. Quando era da área da educação, ouvia isso de muito professor. Um dia eu provoquei um, e disse pra ele: "Você indica curso técnico pra todo mundo, mas tem nível superior. Pra mim isso soa como curso técnico pros outros, mas pra mim curso superior." Ele meio que concordou comigo. É por isso que não gosto desse argumento, pois curso técnico normalmente só é bom pros outros, mas ninguém quer fazer, ou ninguém quer que seu filho faça.
Sei que faltam bons técnicos no mercado, mas a pessoa tem todo direito de fazer uma faculdade e ter curso superior, ainda que seja numa Uniesquina da vida.
Mas a questao nao eh sobre ter direito, direito vc tem de fazer qlq coisa dentro da lei, inclusive pagar pela sua propria faculdade ou passar em um vestibular de uma faculdade publica. As UniEsquinas tao feliz da vida, o mercado de Educacao superior privada no Brasil ta vivendo um hype absurdo justamente por causa dessa cultura, vende-se um produto muitas vezes ruim, existe uma demanda absurda de pessoas interessadas mesmo sem garantia alguma de se conseguir entrar no mercado de trabalho.

A questao eh ser racional, qual eh o salario medio de um Engenheiro Civil formado em uma faculdade que nao seja de ponta no Brasil? Quanto ele investiu em tempo e dinheiro para finalizar um curso, em media, de 5 anos?

Ele teve retorno financeiro? Ou a satisfacao de possuir um bacharel eh o suficiente?

E isso nao vale somente para o Bacharel, nos ultimos anos tem tido uma chuva absurda de MBA disso, MBA daquilo, MBA online. Voce abre o LinkedIn e acha uns 100 perfis em 20 min de pessoas com experiencia de um analista com 2 MBAs no curriculo.

E mais uma vez, essa cultura tem vinculo direto no preconceito que o brasileiro tem com determinadas profissoes. Moro na Australia atualmente, aqui o sistema de ensino tecnico eh absurdamente difundido. Encanador, Eletricista, Mecanico, Pintor, Carpinteiro muitas vezes fazem mais dinheiro que um Contador, Economista, Jornalista...

A diferenca eh que tanto nas profissoes que vc "precisa" de faculdade como nas que o curso tecnico eh o suficiente da para ser ter uma vida digna, boa ate do ponto de vista financeiro.

Entao vc escolhe o que eh melhor para voce, o que te faz mais feliz. Nem todo mundo nasceu para ficar 5 anos dentro de uma sala de aula de faculdade, nem todo mundo nasceu para trabalhar em escritorio, nem todo mundo nasceu para ser medico.

Se voce eh feliz pintando casa, qual eh o problema nisso?

NOCIVO
Mensagens: 120
Registrado em: 03 Jul 2014 14:42
Contato:

Re: Qual a profissão mais inútil na sua opinião?

Mensagem por NOCIVO » 11 Fev 2021 20:12

pauloctba escreveu:
11 Fev 2021 11:57
Eu acredito que depende muito do caso e da realidade da pessoa.
O mercado de trabalho ainda não comporta a quantidade de pessoas com ensino superior no Brasil, então a grande maioria vai acabar exercendo uma função que não precisaria dessa formação. Para essas pessoas acaba sendo pouco útil ter ensino superior, e talvez valesse mais a pena um técnico em uma área que o mercado tem demanda.
Para os X% que conseguirem tirar proveito da faculdade vale a pena, mas ainda acredito que está restrito a cursos e faculdades de primeiro escalão. Nas uniesquinas, uma minoria vai tirar proveito.
Claro que todos têm o direito, mas a questão é se vale a pena.
Exatamente! E talvez nunca ira comportar caso essa cultura nao mude. Ha alguns anos li um artigo que dizia que o Brasil forma por ano mais Bachareis em Direito do que a Franca tem registrado como "advogados ativos" no pais.

O que isso gera? Gera uma reserva de mercado absurda que somada a uma economia extremamente fragil faz com que milhares e milhares de bachareis tenham que trabalhar em funcoes que o seu diploma eh totalmente desnecessario.

Ai qual eh o segundo passo? O caboclo pensa: "Putz, nao consigo um emprego de Engenheiro Junior pq nao sou tao qualificado quanto deveria, entao no auge dos meus 25 anos com 3 anos de carreira em uma funcao que nao tem vinculo com a engenharia vou fazer um MBA!"

Escolhe um MBA Online pq como ele esta desempregado ou trabalhando em alguma funcao que nao paga bem ele nao tem dinheiro para investir no curso, se forma no MBA e a situacao continua a mesma.

Enquanto isso, como o forista comentou, vc nao tem um pedreiro de confianca para alterar alguma coisa na sua cozinha ou um encanador que consiga finalmente resolver a infiltracao da sua sala...

Fora que, ate para os que de fato querem exercer funcoes "bachareladas", direcionam o investimento que tem da maneira errada, fazem 1 faculdade, 1 MBA, 15 certificacoes mas n falam ingles...

Enfim...

NOCIVO
Mensagens: 120
Registrado em: 03 Jul 2014 14:42
Contato:

Re: Qual a profissão mais inútil na sua opinião?

Mensagem por NOCIVO » 11 Fev 2021 20:30

Humpty Dumpty escreveu:
11 Fev 2021 16:14
Então, mas aí entra o problema da estrutura. O Estado não deveria facilitar tanto o acesso ao ensino superior. O governo do PT e seu populismo barato de "agora o filho da empregada finalmente pode sonhar em ser doutor" fodeu com tudo. Foram criados programas extremamente irresponsáveis de financiamento estudantil, bolsas absurdas e apoio irrestrito para o surgimento de zilhões de uniesquinas sem qualificação que preste. Isso permite que o sujeito alimente sonhos quase impossíveis e estrague sua carreira/vida por gerenciamento irresponsável.

O exemplo que eu dei das Casas Bahia é real, eu presenciei o seguinte caso: morava em uma cidade pequena de 30 mil habitantes que tinha uma unidade de uma Uniesquina por lá. Ofereciam vários cursos que não necessitavam de muita estrutura. Logicamente o mais procurado era Direito, com a ilusão das pessoas um dia se tornarem doutô advogado. Sem brincadeira, acredito que 10% da população da cidade era formada em Direito. Lógico que menos de 1% tinha a capacidade de passar na prova da OAB. Eu sou advogado e um dia fui procurar um celular na Magazine Luíza. Comecei a trocar ideia com o vendedor e ele me disse que cursava direito e estava perto de se formar. A conversa ficou nisso. Uns 6 meses depois me bate no escritório esse cara, dizendo que foi mandado embora da Magazine Luíza, tinha acabado de se formar e queria uma oportunidade no escritório. Detalhe que o sujeito PRECISAVA trabalhar, pois tinha mulher e filho. Disse que tinha feito prova da OAB e não tinha passado. Nunca fez estágio em lugar algum, tirando o escritório modelo da faculdade. Daí eu te pergunto, que oportunidade esse cara vai ter?! Quem vai contratar um cara desse pra área jurídica? Infelizmente não pude fazer nada por ele, até pq recebo currículos de advogados experientes todo dia querendo uma oportunidade pra ganhar 1 salário mínimo por mês.
Exatamente!!! Sou formado em Direito e chutaria que 85% dos meus colegas de faculdade acabaram passando para algum concurso publico, desses 85% uns 90% passaram para concursos de nivel medio...

Ou seja, o cara gastou 5 anos de faculdade (tempo + dinheiro) para exercer uma funcao que se ele tivesse se dedicado ao concurso depois do Ensino Medio estaria no mesmo lugar uns 3 ou 5 anos antes. Nao eh logico...

As pessoas se doem muito com esse raciocinio de "ah mas vc esta querendo dizer que o pobre nao tem o direito de fazer faculdade?"

Obvio que tem, todo mundo tem! Mas faz sentido para o cara se matar financeiramente e psicologicamente para pendurar uma porra de um diploma na parade e trabalhar de uber?

Nos ultimos anos o conceito de Empreendedorismo tem crescido muito no Brasil e isso eh excelente, justamente para, mais uma vez, ratificar que muitas vezes vc NAO precisa de curso superior para "vencer na vida". Tem um monte de empreendedor famoso, podre de rico, com milhares de cases de sucesso e que nunca sentaram a bunda em uma cadeira de faculdade. Alguns dao aula/palestra em MBA de primeira linha inclusive.

Muitos deles tem uma origem extremamente humilde e tiveram visao, enxergaram uma dor coletiva, criaram uma solucao e "venceram na vida".

Avatar do usuário
SKYWALKER
Mensagens: 11327
Registrado em: 01 Out 2014 18:25
Contato:

Re: Qual a profissão mais inútil na sua opinião?

Mensagem por SKYWALKER » 11 Fev 2021 20:47

Chaveiro
"Nascido e criado no off topic"

Ciro/Zema/Tarcísio 2026

AntiRacista/Facista/Nazista/Stalinista/Comunista/Chavista/Bolsopetista.

DiegoGracie
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 5977
Registrado em: 14 Jun 2014 15:47
Contato:

Re: Qual a profissão mais inútil na sua opinião?

Mensagem por DiegoGracie » 12 Fev 2021 08:43

bartkaninde escreveu:
05 Fev 2021 11:53
No meu primeiro emprego publico eu eu era um inútil. Um desperdício de dinheiro publico. Eramos em 8 sendo que 3 pessoas resolveriam o trabalho. Além disso o trabalho era inútil. O setor existia soh como luxo pros grandoes. Hj no meu trabalho sou útil e falta funcionários. Somos em 5 e o ideal seria no mínimo 10, ideal 12. Deveria ter um setor fiscalizando os órgãos públicos e remanejamento funcionários que não fazem nada.
Trabalho no setor público à mais de uma década, é incrível como isso é um padrão em órgãos públicos. Existem setores que simplesmente poderiam deixar de existir que ninguém saberia, enquanto outros existem pessoas sobrecarregadas, atoladas em trabalho. Eu sempre estive do lado dos atolados de trabalho, hahaha.
TEAM ARTHUR O FIEL BBB 22

Avatar do usuário
JRGL
Mensagens: 58
Registrado em: 20 Out 2016 06:53
Contato:

Re: Qual a profissão mais inútil na sua opinião?

Mensagem por JRGL » 12 Fev 2021 11:16

NOCIVO escreveu:
11 Fev 2021 20:01
Mas a questao nao eh sobre ter direito, direito vc tem de fazer qlq coisa dentro da lei, inclusive pagar pela sua propria faculdade ou passar em um vestibular de uma faculdade publica. As UniEsquinas tao feliz da vida, o mercado de Educacao superior privada no Brasil ta vivendo um hype absurdo justamente por causa dessa cultura, vende-se um produto muitas vezes ruim, existe uma demanda absurda de pessoas interessadas mesmo sem garantia alguma de se conseguir entrar no mercado de trabalho.

A questao eh ser racional, qual eh o salario medio de um Engenheiro Civil formado em uma faculdade que nao seja de ponta no Brasil? Quanto ele investiu em tempo e dinheiro para finalizar um curso, em media, de 5 anos?

Ele teve retorno financeiro? Ou a satisfacao de possuir um bacharel eh o suficiente?

E isso nao vale somente para o Bacharel, nos ultimos anos tem tido uma chuva absurda de MBA disso, MBA daquilo, MBA online. Voce abre o LinkedIn e acha uns 100 perfis em 20 min de pessoas com experiencia de um analista com 2 MBAs no curriculo.

E mais uma vez, essa cultura tem vinculo direto no preconceito que o brasileiro tem com determinadas profissoes. Moro na Australia atualmente, aqui o sistema de ensino tecnico eh absurdamente difundido. Encanador, Eletricista, Mecanico, Pintor, Carpinteiro muitas vezes fazem mais dinheiro que um Contador, Economista, Jornalista...

A diferenca eh que tanto nas profissoes que vc "precisa" de faculdade como nas que o curso tecnico eh o suficiente da para ser ter uma vida digna, boa ate do ponto de vista financeiro.

Entao vc escolhe o que eh melhor para voce, o que te faz mais feliz. Nem todo mundo nasceu para ficar 5 anos dentro de uma sala de aula de faculdade, nem todo mundo nasceu para trabalhar em escritorio, nem todo mundo nasceu para ser medico.

Se voce eh feliz pintando casa, qual eh o problema nisso?
Minha questão não é contra o curso tecnico ou outras profissões. Elas dão sim vida digna e são excelentes escolhas profissionais.
O que me deixa puto são as pessoas que querem determinar quem deve fazer curso técnico ou não. E usando justificativas igual o do filho da faxineira que trabalha nas casas bahia, pra mim não desce.
Aonde eu quero chegar: Cursar faculdade ou não, fazer curso técnico ou não é uma decisão pessoal, não são outras pessoas que devem determinar isso. E também não concordo no argumentos de que se a pessoa não trabalha na área é tempo perdido. Eu fiz minha faculdade pelo ProUni numa das piores instituições privadas da minha cidade, e se brincar até do estado. Nos meus primeiros 6 anos de formado eu ganhava menos do que um operário de fábrica, passei por desemprego e tive que trabalhar fora da área de formação. As coisas começaram a acontecer de uns 4 anos pra cá, hoje estou muito bem no quesito profissional. Demorou pra acontecer, mas sem minha formação eu estaria na pior até hoje.
Por isso defendo aqueles que querem fazer o seu curso, ninguém pode dizer se ele deve ou não fazer, senão ele mesmo. E ainda digo, pode não dar retorno financeiro, mas qualquer estudo que você faz te evolui, melhora sua capacidade de pensar. E isso não é tempo perdido, ainda que demore para render frutos $$$$.

NOCIVO
Mensagens: 120
Registrado em: 03 Jul 2014 14:42
Contato:

Re: Qual a profissão mais inútil na sua opinião?

Mensagem por NOCIVO » 12 Fev 2021 22:50

JRGL escreveu:
12 Fev 2021 11:16
Minha questão não é contra o curso tecnico ou outras profissões. Elas dão sim vida digna e são excelentes escolhas profissionais.
O que me deixa puto são as pessoas que querem determinar quem deve fazer curso técnico ou não. E usando justificativas igual o do filho da faxineira que trabalha nas casas bahia, pra mim não desce.
Aonde eu quero chegar: Cursar faculdade ou não, fazer curso técnico ou não é uma decisão pessoal, não são outras pessoas que devem determinar isso. E também não concordo no argumentos de que se a pessoa não trabalha na área é tempo perdido. Eu fiz minha faculdade pelo ProUni numa das piores instituições privadas da minha cidade, e se brincar até do estado. Nos meus primeiros 6 anos de formado eu ganhava menos do que um operário de fábrica, passei por desemprego e tive que trabalhar fora da área de formação. As coisas começaram a acontecer de uns 4 anos pra cá, hoje estou muito bem no quesito profissional. Demorou pra acontecer, mas sem minha formação eu estaria na pior até hoje.
Por isso defendo aqueles que querem fazer o seu curso, ninguém pode dizer se ele deve ou não fazer, senão ele mesmo. E ainda digo, pode não dar retorno financeiro, mas qualquer estudo que você faz te evolui, melhora sua capacidade de pensar. E isso não é tempo perdido, ainda que demore para render frutos $$$$.
Excelente exemplo, tirando você quantos alunos da sua turma de faculdade estão bem de vida nesse momento graças ao curso que fizeram?
O que aconteceu com você é exceção... é fácil de provar, basta entrar no LinkedIn abrir o perfil de 20 grandes empresas do Brasil e procurar a formação acadêmica da galera que está em posição de liderança, se quiser pode ser de coordenação pra cima. Eu dúvido que mais de 5% das pessoas tenham vindo de alguma UniEsquina...

O mercado de educação privada no Brasil está bombando mais do que nunca, justamente por vender essa falsa promessa de: você precisa de uma faculdade para vencer na vida! Pro mercado isso é excelente, olha o quanto Kroton, Estácio, UNIP... cresceram nesses últimos anos.

E de fato, ninguem deve dizer o que o outro deve fazer da vida, mas se você tiver acesso a uma educação de base com qualidade (isso sim é essencial), você vai desenvolver senso crítico suficiente, pelo menos em sua maioria, para conseguir enxergar as oportunidades que existem no mercado. Se mesmo assim você desejar fazer faculdade de biblioteconomia, azar o seu... só não reclama no futuro quando não tiver emprego.

abimaelpirak
Mensagens: 967
Registrado em: 02 Dez 2014 12:23
Contato:

Re: Qual a profissão mais inútil na sua opinião?

Mensagem por abimaelpirak » 13 Fev 2021 08:47

Fora os milhares de pedagogos, educadores físicos, historiadores que se formam todos os anos.

Minha cidadezinha de 30mil hab. tem um Uniesquina, onde só nos últimos 3 anos formou mais de 300 pessoas nas áreas que citei, nenhuma está trabalhando na área de formatura, porque não existe mercado pra esse tipo de formatura aqui, a não ser concurso público, que não tem há mais de 5 anos.

Mas uma coisa é certa, todos tem "curso superior".

Qualquer um pode ser o q quiser, o problema é que a cultura do diploma no brasil faz as pessoas terem a falsa impressão de que esse papelzinho irá mudar suas vidas de forma mágica, o que é uma mentira.

Meu cumpadre era pedreiro (só tem ensino fundamental) e investiu 5 anos para comprar uma máquina de perfurar poços junto com um sócio, hj tá rico em menos de 4 anos. Nenhum diploma faz isso. Hj tem como pagar medicina pra filha e ele era um pobre lascado, filho de faxineira.

Avatar do usuário
Anônimo
Mensagens: 9691
Registrado em: 01 Out 2014 16:34
Contato:

Re: Qual a profissão mais inútil na sua opinião?

Mensagem por Anônimo » 13 Fev 2021 12:11

Ontem fui dar uma saída para tomar umas cervejas, então peguei uma carona na ida e voltei de 99. Vim conversando com o motorista e falei que lecionava em faculdade. Ele disse que tinha vontade de fazer o curso de direito. Perguntei se na escola ele gostava de estudar, se tinha o hábito de ler e se estava disposta a passar 5 anos da vida dele dedicando-se seriamente a um curso. As duas primeiras respostas foram negativas e na última ele titubeou.

Várias pessoas tentam ser jogadores de futebol, músicos, artistas, modelos, etc. A maioria quebra a cara e irá trabalhar em ocupações menos nobres. Contudo, quando o sujeito faz uma graduação e não arruma emprego, existe uma espécie de compaixão da sociedade, e buscam-se inúmeras explicações para o fracasso. Ainda que 10% dos norte-americanos jogassem basquete em altíssimo nível, nem todos seriam estrelas da NBA pelos mais diversos motivos. A construção de uma carreira é algo que vai muito além de um diploma. Se o sujeito faz medicina veterinário e abre um pet shop, ele não pode reclamar que dar banho e tosar dá pouca grana. Para fazer isso, não precisa curso superior.

RedSkin
Mensagens: 357
Registrado em: 16 Fev 2019 10:55
Contato:

Re: Qual a profissão mais inútil na sua opinião?

Mensagem por RedSkin » 13 Fev 2021 12:22

Tirando medicina, e olha que tem muito médico ruim, nível superior virou "segundo grau melhorado", diferencial vai ser disposição em continuar melhorando suas "skills", networking (quem indica) etc.

Quanto ao "derrame" de diplomados por aí, o mercado lima os incompetentes, exceto apadrinhados.

Avatar do usuário
Anônimo
Mensagens: 9691
Registrado em: 01 Out 2014 16:34
Contato:

Re: Qual a profissão mais inútil na sua opinião?

Mensagem por Anônimo » 13 Fev 2021 12:55

RedSkin escreveu:
13 Fev 2021 12:22
Tirando medicina, e olha que tem muito médico ruim, nível superior virou "segundo grau melhorado", diferencial vai ser disposição em continuar melhorando suas "skills", networking (quem indica) etc.

Quanto ao "derrame" de diplomados por aí, o mercado lima os incompetentes, exceto apadrinhados.
Mas mesmo os médicos com boa formação, ainda que ganhem acima da média da população, são poucos os que têm salários altíssimos. Tive uma ex, dermatologista formada na Federal, que falava que tinha uma concorrente dela que cobrava 50 reais a consulta, sem emitir recibo. A mulher tinha se formado em uma faculdade de terceira linha, então ganhava uma boa grana atendendo muita gente usando esses artifícios de atendimento rápido e consulta barata..
Editado pela última vez por Anônimo em 13 Fev 2021 18:42, em um total de 1 vez.

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Currador do Futuro, Djair Ferreira, Germer, Rafael dos Santos, Sieger, The Griot e 367 visitantes