Qual a profissão mais inútil na sua opinião?

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
pauloctba
Mensagens: 1581
Registrado em: 11 Out 2014 22:18
Contato:

Re: Qual a profissão mais inútil na sua opinião?

Mensagem por pauloctba » 13 Fev 2021 14:01

NOCIVO escreveu:
11 Fev 2021 20:01

E mais uma vez, essa cultura tem vinculo direto no preconceito que o brasileiro tem com determinadas profissoes. Moro na Australia atualmente, aqui o sistema de ensino tecnico eh absurdamente difundido. Encanador, Eletricista, Mecanico, Pintor, Carpinteiro muitas vezes fazem mais dinheiro que um Contador, Economista, Jornalista...

A diferenca eh que tanto nas profissoes que vc "precisa" de faculdade como nas que o curso tecnico eh o suficiente da para ser ter uma vida digna, boa ate do ponto de vista financeiro.

Entao vc escolhe o que eh melhor para voce, o que te faz mais feliz. Nem todo mundo nasceu para ficar 5 anos dentro de uma sala de aula de faculdade, nem todo mundo nasceu para trabalhar em escritorio, nem todo mundo nasceu para ser medico.

Se voce eh feliz pintando casa, qual eh o problema nisso?
Embora discorde, eu até entendo o sentimento de quem faz qualquer faculdade pensando em crescer na vida.

Na Europa, por exemplo, um caixa de supermercado ganha 1.5k EUR, e um analista recém formado ganha 4k (em empresas como Google, FB, Mckinsey). Aqui no Brasil, é 1.5k reais vs 20k.
A diferença aqui é muito maior, lá os low paid jobs já te dão uma vida de classe média quase alta daqui.

Dai o cara entra na facul com o sonho de ser esse cara que ganha 20k. Obviamente é quase impossível para alguém que não teve uma base muito boa e precisa trabalhar para se manter na facul.

Avatar do usuário
Nicuri
Mensagens: 2517
Registrado em: 13 Abr 2015 12:30
Contato:

Re: Qual a profissão mais inútil na sua opinião?

Mensagem por Nicuri » 13 Fev 2021 14:16

Parça do Neymar.
Eu sou eu, Nicuri é o diabo.

Avatar do usuário
Anônimo
Mensagens: 9691
Registrado em: 01 Out 2014 16:34
Contato:

Re: Qual a profissão mais inútil na sua opinião?

Mensagem por Anônimo » 13 Fev 2021 18:36

pauloctba escreveu:
13 Fev 2021 14:01
Embora discorde, eu até entendo o sentimento de quem faz qualquer faculdade pensando em crescer na vida.

Na Europa, por exemplo, um caixa de supermercado ganha 1.5k EUR, e um analista recém formado ganha 4k (em empresas como Google, FB, Mckinsey). Aqui no Brasil, é 1.5k reais vs 20k.
A diferença aqui é muito maior, lá os low paid jobs já te dão uma vida de classe média quase alta daqui.

Dai o cara entra na facul com o sonho de ser esse cara que ganha 20k. Obviamente é quase impossível para alguém que não teve uma base muito boa e precisa trabalhar para se manter na facul.
Olha, para ganha 20k hoje em dia, só concurso público ou depois de anos ralando em uma empresa top.

Avatar do usuário
Renan26
Apoiador
Apoiador
Mensagens: 2031
Registrado em: 23 Out 2015 22:24
Contato:

Re: Qual a profissão mais inútil na sua opinião?

Mensagem por Renan26 » 13 Fev 2021 18:44

Anônimo escreveu:
13 Fev 2021 18:36
Olha, para ganha 20k hoje em dia, só concurso público ou depois de anos ralando em uma empresa top.
Tem a questão também da renda variável, geralmente fora do Brasil falamos em salário anual.

Vou dar o exemplo da minha área (sou bancário), tenho amigos em diversos bancos (públicos e privados ambos de diferentes portes) e as variáveis chegam a representar metade ou mais do salário anual em alguns casos.

Controller de empresa, cargos de gerência, comissão sobre vendas e etc.

Agora concordo com muita coisa no tópico, inclusive a questão da uniesquina e que seria muito mais proveitoso se tivesses um monte de cursos técnicos e profissionalizantes ao invés de unifakes por aí...
Imagem

"Existem três jeitos de fazer as coisas: o jeito certo, o jeito errado, e o meu jeito, que é igual ao jeito errado, só que mais rápido."

Avatar do usuário
Kabeça Grande BJJ
Mensagens: 11806
Registrado em: 10 Abr 2017 12:09
Contato:

Re: Qual a profissão mais inútil na sua opinião?

Mensagem por Kabeça Grande BJJ » 13 Fev 2021 18:56

NOCIVO escreveu:
11 Fev 2021 20:30


Nos ultimos anos o conceito de Empreendedorismo tem crescido muito no Brasil e isso eh excelente, justamente para, mais uma vez, ratificar que muitas vezes vc NAO precisa de curso superior para "vencer na vida". Tem um monte de empreendedor famoso, podre de rico, com milhares de cases de sucesso e que nunca sentaram a bunda em uma cadeira de faculdade. Alguns dao aula/palestra em MBA de primeira linha inclusive.

Muitos deles tem uma origem extremamente humilde e tiveram visao, enxergaram uma dor coletiva, criaram uma solucao e "venceram na vida".
Eu tiro por mim. Sou publicitário, tenho especialização, trabalhei nas maiores agências de comunicação, publi e mkt do país, trabalhei com gente do calibre de Sergio Valente, J Hawilla, entre outros...
... E larguei tudo pra ser feliz vendendo comida hahahahahaha.
Mas uma vez fui explicar isso que falou do empreendedorismo pra uma ex colega da área, formada na federal do Rio e pqp.
Esquece. A esquerda odeia essa filosofia de vida e esse conceito de empreendedorismo.
É como falar q fez despacho pra um crente. Sempre rola aquele papo de que Cuba é q é legal, pq lá todo mundo é formado.
Desculpa até entrar nesse assunto de esquerda... Não é a AP.
Mas esse país só evolui qd empreendedorismo educação financeira e ética forem ensinados deade o Jd de Infância.
"Faz teu corre não e depende desses ladrões aí, pra ver" - Xira4e21

Avatar do usuário
Anônimo
Mensagens: 9691
Registrado em: 01 Out 2014 16:34
Contato:

Re: Qual a profissão mais inútil na sua opinião?

Mensagem por Anônimo » 13 Fev 2021 20:17

Kabeça Grande BJJ escreveu:
13 Fev 2021 18:56
Eu tiro por mim. Sou publicitário, tenho especialização, trabalhei nas maiores agências de comunicação, publi e mkt do país, trabalhei com gente do calibre de Sergio Valente, J Hawilla, entre outros...
... E larguei tudo pra ser feliz vendendo comida hahahahahaha.
Mas uma vez fui explicar isso que falou do empreendedorismo pra uma ex colega da área, formada na federal do Rio e pqp.
Esquece. A esquerda odeia essa filosofia de vida e esse conceito de empreendedorismo.
É como falar q fez despacho pra um crente. Sempre rola aquele papo de que Cuba é q é legal, pq lá todo mundo é formado.
Desculpa até entrar nesse assunto de esquerda... Não é a AP.
Mas esse país só evolui qd empreendedorismo educação financeira e ética forem ensinados deade o Jd de Infância.
Aqui no Brasil, toda a nossa formação é voltada para virar empregado, reclamar do patrão ou fazer concurso. A nossa burocracia impede o surgimento de novas ideias. Eu sempre gosto de dar o exemplo da internet. O Brasil teve acesso à internet, ainda que não na mesma velocidade e áreas de cobertura, quase no mesmo ritmo dos países desenvolvidos (por causa de idiotices, ainda não temos o 5G). Que ideia inovadora surgiu no Brasil com a internet? Falo de algo original, jamais visto em outro lugar. De cabeça, não me vem nada. Tudo o que temos foi cópia do que já havia em outros países. Alguém acha que um Uber ou Booking surgiriam aqui? Os caras seriam processados, presos e massacrados por políticos e grupos de interesse.

Avatar do usuário
Kabeça Grande BJJ
Mensagens: 11806
Registrado em: 10 Abr 2017 12:09
Contato:

Re: Qual a profissão mais inútil na sua opinião?

Mensagem por Kabeça Grande BJJ » 13 Fev 2021 20:43

Anônimo escreveu:
13 Fev 2021 20:17
Aqui no Brasil, toda a nossa formação é voltada para virar empregado, reclamar do patrão ou fazer concurso. A nossa burocracia impede o surgimento de novas ideias. Eu sempre gosto de dar o exemplo da internet. O Brasil teve acesso à internet, ainda que não na mesma velocidade e áreas de cobertura, quase no mesmo ritmo dos países desenvolvidos (por causa de idiotices, ainda não temos o 5G). Que ideia inovadora surgiu no Brasil com a internet? Falo de algo original, jamais visto em outro lugar. De cabeça, não me vem nada. Tudo o que temos foi cópia do que já havia em outros países. Alguém acha que um Uber ou Booking surgiriam aqui? Os caras seriam processados, presos e massacrados por políticos e grupos de interesse.
Ifood. Surgiu aqui.
Mas olha a guerra... Até greve de entregador de app já rolou hahaha
"Faz teu corre não e depende desses ladrões aí, pra ver" - Xira4e21

Avatar do usuário
Anônimo
Mensagens: 9691
Registrado em: 01 Out 2014 16:34
Contato:

Re: Qual a profissão mais inútil na sua opinião?

Mensagem por Anônimo » 13 Fev 2021 20:48

Kabeça Grande BJJ escreveu:
13 Fev 2021 20:43
Ifood. Surgiu aqui.
Mas olha a guerra... Até greve de entregador de app já rolou hahaha
O iFood surgiu aqui, mas acho que apps similares já havia em outros países. Sim, dá para ver a birra com a relação entre entregadores e o iFood.

pauloctba
Mensagens: 1581
Registrado em: 11 Out 2014 22:18
Contato:

Re: Qual a profissão mais inútil na sua opinião?

Mensagem por pauloctba » 13 Fev 2021 22:07

Anônimo escreveu:
13 Fev 2021 18:36
Olha, para ganha 20k hoje em dia, só concurso público ou depois de anos ralando em uma empresa top.
Consultorias e algumas techs pagam +200k por ano para recém formados. Bancos de investimento, private equities e fundos de investimento pagam bem mais. Sem contar que nos bons trainees, o pessoal efetivado sai ganhando bem também.

Obviamente é uma realidade de USP, Unicamp, ITA e afins, sem contar medicina. O foda é a galera investir para estudar adm em uniesquina achando que vai mudar de vida, esse pessoal acaba começando bem de baixo mesmo, a ponto de não fazer diferença na maioria dos casos ter ensino superior ou não. Só serve pra pegar cela especial mesmo.

Tartaruga
Mensagens: 14282
Registrado em: 21 Jun 2014 03:30
Contato:

Re: Qual a profissão mais inútil na sua opinião?

Mensagem por Tartaruga » 13 Fev 2021 22:15

Essa questão cultural de se matar pra ser engraçado é foda! O pessoal formado nas principais universidades americanas acham que o CEO de uma empresa é mais um empregado.

No Brasil o cara se mata, compete com outros mil, pra ser analista.
Seres pré-históricos, vivendo em instituições medievais, lidando com tecnologia avançada. Que resultado você espera disso?

Avatar do usuário
Anônimo
Mensagens: 9691
Registrado em: 01 Out 2014 16:34
Contato:

Re: Qual a profissão mais inútil na sua opinião?

Mensagem por Anônimo » 13 Fev 2021 22:20

pauloctba escreveu:
13 Fev 2021 22:07
Consultorias e algumas techs pagam +200k por ano para recém formados. Bancos de investimento, private equities e fundos de investimento pagam bem mais. Sem contar que nos bons trainees, o pessoal efetivado sai ganhando bem também.

Obviamente é uma realidade de USP, Unicamp, ITA e afins, sem contar medicina. O foda é a galera investir para estudar adm em uniesquina achando que vai mudar de vida, esse pessoal acaba começando bem de baixo mesmo, a ponto de não fazer diferença na maioria dos casos ter ensino superior ou não. Só serve pra pegar cela especial mesmo.
Então, mas isso é coisa para cidades grandes como SP, univs de ponta, caras brilhantes e com uma bagagem educacional que inclui inglês fluente mais outro idioma, intercâmbio internacional e outros predicados. São as moscas brancas das cidades mais desenvolvidas.

Avatar do usuário
Godfather
Mensagens: 1010
Registrado em: 01 Out 2014 12:24
Contato:

Re: Qual a profissão mais inútil na sua opinião?

Mensagem por Godfather » 13 Fev 2021 22:20

RedSkin escreveu:
13 Fev 2021 12:22
Tirando medicina, e olha que tem muito médico ruim, nível superior virou "segundo grau melhorado", diferencial vai ser disposição em continuar melhorando suas "skills", networking (quem indica) etc.

Quanto ao "derrame" de diplomados por aí, o mercado lima os incompetentes, exceto apadrinhados.
Perfeito, bem isso. Hoje, ainda único que tá valendo entrar sabendo que sairá empregado é medicina, não sei como será essa bolha daqui 15 anos. Tanta faculdade particular de medicina que abriu cobrando mais de 9mil mensalidade, inclusive esse ano teve vestibular online de medicina kkkk. Tanto de médico açougueiro que tá ali só pelo dinheiro formando não é brincadeira. Cursar med será como cursar direito.. daqui uns tempos.. qualquer um vai fazer.
Já os outros cursos em particular nem precisa mais de vestibular, só pagar e entrar.

pauloctba
Mensagens: 1581
Registrado em: 11 Out 2014 22:18
Contato:

Re: Qual a profissão mais inútil na sua opinião?

Mensagem por pauloctba » 13 Fev 2021 22:41

Anônimo escreveu:
13 Fev 2021 22:20
Então, mas isso é coisa para cidades grandes como SP, univs de ponta, caras brilhantes e com uma bagagem educacional que inclui inglês fluente mais outro idioma, intercâmbio internacional e outros predicados. São as moscas brancas das cidades mais desenvolvidas.
Exatamente. O meu ponto era ressaltar que pessoas simples, sem essa base investem em um ensino superior com o sonho de chegar nesses lugares, sem ter em mente que a realidade da maioria dos recem formados é o desemprego ou um emprego que nem precisava de superior. Nesse caso era melhor fazer um técnico mesmo.

pauloctba
Mensagens: 1581
Registrado em: 11 Out 2014 22:18
Contato:

Re: Qual a profissão mais inútil na sua opinião?

Mensagem por pauloctba » 13 Fev 2021 22:43

Godfather escreveu:
13 Fev 2021 22:20
Perfeito, bem isso. Hoje, ainda único que tá valendo entrar sabendo que sairá empregado é medicina, não sei como será essa bolha daqui 15 anos. Tanta faculdade particular de medicina que abriu cobrando mais de 9mil mensalidade, inclusive esse ano teve vestibular online de medicina kkkk. Tanto de médico açougueiro que tá ali só pelo dinheiro formando não é brincadeira. Cursar med será como cursar direito.. daqui uns tempos.. qualquer um vai fazer.
Já os outros cursos em particular nem precisa mais de vestibular, só pagar e entrar.
A diferença é que o CFM limita a quantidade de vagas de medicina com o objetivo de proteger essa classe.

Punk666
Mensagens: 1870
Registrado em: 20 Mar 2015 14:45
Contato:

Re: Qual a profissão mais inútil na sua opinião?

Mensagem por Punk666 » 13 Fev 2021 22:57

Sou contratado diariamente pra não fazer nada’: o homem no Japão que ganha dinheiro praticando o ócio
Shoji Morimoto abriu um negócio para vender por R$ 530 o que diz fazer de melhor nada.

"Eu pensei que talvez 'fazer algo' não fosse bom para mim."

Ganhar a vida "sem fazer nada" é relativamente recente na vida de Shoji Morimoto.

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Albur, FROST, Germer, Jeansl, jigsaw.silva e 233 visitantes