Qual a profissão mais inútil na sua opinião?

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
Avatar do usuário
Godfather
Mensagens: 1010
Registrado em: 01 Out 2014 12:24
Contato:

Re: Qual a profissão mais inútil na sua opinião?

Mensagem por Godfather » 13 Fev 2021 23:30

pauloctba escreveu:
13 Fev 2021 22:43
A diferença é que o CFM limita a quantidade de vagas de medicina com o objetivo de proteger essa classe.
Não sei até que ponto. Anos atrás estava abrindo exponencialmente facul particular de med com aval do MEC, só 2019 criaram um lei pra bloquear um pouco abertura de novas facul de medicina e olha que ainda muitas estão funcionando sob judice. É um loteria pra instituição, mensalidade de 9.800,00 com 60 alunos, meio milhão por mês só de uma turma. Uma média de 20.000 novos médicos no mercado por ano. Tem espaço ainda, mas uma hora infla.

Online
Humpty Dumpty
Mensagens: 1758
Registrado em: 08 Jun 2020 13:21
Contato:

Re: Qual a profissão mais inútil na sua opinião?

Mensagem por Humpty Dumpty » 13 Fev 2021 23:35

[rutube][/rutube]
JRGL escreveu:
12 Fev 2021 11:16
Minha questão não é contra o curso tecnico ou outras profissões. Elas dão sim vida digna e são excelentes escolhas profissionais.
O que me deixa puto são as pessoas que querem determinar quem deve fazer curso técnico ou não. E usando justificativas igual o do filho da faxineira que trabalha nas casas bahia, pra mim não desce.
Aonde eu quero chegar: Cursar faculdade ou não, fazer curso técnico ou não é uma decisão pessoal, não são outras pessoas que devem determinar isso. E também não concordo no argumentos de que se a pessoa não trabalha na área é tempo perdido. Eu fiz minha faculdade pelo ProUni numa das piores instituições privadas da minha cidade, e se brincar até do estado. Nos meus primeiros 6 anos de formado eu ganhava menos do que um operário de fábrica, passei por desemprego e tive que trabalhar fora da área de formação. As coisas começaram a acontecer de uns 4 anos pra cá, hoje estou muito bem no quesito profissional. Demorou pra acontecer, mas sem minha formação eu estaria na pior até hoje.
Por isso defendo aqueles que querem fazer o seu curso, ninguém pode dizer se ele deve ou não fazer, senão ele mesmo. E ainda digo, pode não dar retorno financeiro, mas qualquer estudo que você faz te evolui, melhora sua capacidade de pensar. E isso não é tempo perdido, ainda que demore para render frutos $$$$.
Cara, com todo respeito, mas seu discurso é demagogia pura. É por causa disso que muita gente tá na merda. Essa "decisão pessoal" na verdade é determinada por decisões políticas de gestão estatal. Esse 'boom' universitário que se deu na época do PT foi prejudicial ao país, só ajudou os donos de grandes grupos de universidade que surgiram. É um novo jeito de mamar nas tetas do governo. Em primeiro lugar, a qualidade do ensino superior nessas universidades é PÉSSIMA. Em segundo, nem se quisessem o ensino poderia ser bom, tendo em vista que os alunos que lá chegam vem de PÉSSIMO ensino de base. O sujeito chega na universidade sem saber conjugar um verbo ou resolver uma equação de segundo grau. Ocorre que daí a uniesquina tem que passar esse sujeito de ano para não perder os incentivos e não perder o aluno, pois se houver reprovação o sujeito perde o Prouni. Uma vez eu fiz uma prova para contratar estagiário, apareceram 23 pessoas interessadas e nenhuma passou na nota de corte que estabeleci. Eu tive que escolher o menos pior porque precisava de um estagiário. Sinceramente, não acredito que alguém ali pudesse vingar na carreira jurídica. Não se tratava apenas de desleixo de estudo pra prova em questão, mas o pessoal não sabia escrever e nem abrir o código direito (sim, a prova foi com consulta ao código e todas as respostas estavam lá, bastava saber procurar). Você diz que a faculdade sempre servirá de alguma coisa, mas isso é mentira. A maioria dessas faculdade é semipresencial, dissertação é copiada e colada etc. o sujeito sai mais burro do que quando entrou.

Enfim, acabam surgindo vários profissionais de mentirinha, sem conteúdo de verdade, apenas com um diploma, que é o que conta para muitos. Mas na vida real esse diploma não servirá de porcaria nenhuma e a pessoa descobrirá isso rapidinho no mercado. No caso de cursos como direito isso só trará danos à própria pessoa, que no fim das contas é uma vítima, mas em outros casos muita gente pode ser prejudicada pela péssima formação dessa geração.

O país devia era investir massivamente em educação de base, ensino médio mesclado com cursos técnicos e iniciativas desse tipo, como há houve no passado. Se daí o sujeito quisesse partir para uma faculdade bancada do seu próprio bolso, excelente, caso contrário, fica como técnico.

Avatar do usuário
JRGL
Mensagens: 58
Registrado em: 20 Out 2016 06:53
Contato:

Re: Qual a profissão mais inútil na sua opinião?

Mensagem por JRGL » 14 Fev 2021 02:50

Humpty Dumpty escreveu:
13 Fev 2021 23:35
[rutube][/rutube]

Cara, com todo respeito, mas seu discurso é demagogia pura. É por causa disso que muita gente tá na merda. Essa "decisão pessoal" na verdade é determinada por decisões políticas de gestão estatal. Esse 'boom' universitário que se deu na época do PT foi prejudicial ao país, só ajudou os donos de grandes grupos de universidade que surgiram. É um novo jeito de mamar nas tetas do governo. Em primeiro lugar, a qualidade do ensino superior nessas universidades é PÉSSIMA. Em segundo, nem se quisessem o ensino poderia ser bom, tendo em vista que os alunos que lá chegam vem de PÉSSIMO ensino de base. O sujeito chega na universidade sem saber conjugar um verbo ou resolver uma equação de segundo grau. Ocorre que daí a uniesquina tem que passar esse sujeito de ano para não perder os incentivos e não perder o aluno, pois se houver reprovação o sujeito perde o Prouni. Uma vez eu fiz uma prova para contratar estagiário, apareceram 23 pessoas interessadas e nenhuma passou na nota de corte que estabeleci. Eu tive que escolher o menos pior porque precisava de um estagiário. Sinceramente, não acredito que alguém ali pudesse vingar na carreira jurídica. Não se tratava apenas de desleixo de estudo pra prova em questão, mas o pessoal não sabia escrever e nem abrir o código direito (sim, a prova foi com consulta ao código e todas as respostas estavam lá, bastava saber procurar). Você diz que a faculdade sempre servirá de alguma coisa, mas isso é mentira. A maioria dessas faculdade é semipresencial, dissertação é copiada e colada etc. o sujeito sai mais burro do que quando entrou.

Enfim, acabam surgindo vários profissionais de mentirinha, sem conteúdo de verdade, apenas com um diploma, que é o que conta para muitos. Mas na vida real esse diploma não servirá de porcaria nenhuma e a pessoa descobrirá isso rapidinho no mercado. No caso de cursos como direito isso só trará danos à própria pessoa, que no fim das contas é uma vítima, mas em outros casos muita gente pode ser prejudicada pela péssima formação dessa geração.

O país devia era investir massivamente em educação de base, ensino médio mesclado com cursos técnicos e iniciativas desse tipo, como há houve no passado. Se daí o sujeito quisesse partir para uma faculdade bancada do seu próprio bolso, excelente, caso contrário, fica como técnico.
Tem muita faculdade ruim por aí. Logo quem deve melhorar são as faculdades.
Entendo que faculdade não é pra todos. Mas se existe um filtro pra entrar na faculdade, esse filtro deveria ser a propria faculdade. Se o cara não tem condições pra área, iria ficar pra trás, igual acontece nas universidades federais.
Tem quem defenda que o filtro pra entrar numa faculdade é o finaceiro. Cara, acho isso um absurdo, uma palhaçada. Falar pra um cara que faculdade não é pra ele porque é pobre, é um discurso aberração pra mim. Jamais vou entender isso.
Agora se existe gente sem condições pra atuar na profissão, é culpa do sistema de ensino. Nas universidades federais ocorre muito isso nos cursos de exatas. Quem não tem desempenho vai ficando pra trás, vai desistindo. Esse é o único filtro que deve existir.
Pra Melhorar nosso ensino, o trabalho é longo e praticamente impossível. Melhorar o ensino base e essas uniesquinas que tem por aí é quase que uma utopia.

Avatar do usuário
Lorde
Mensagens: 405
Registrado em: 13 Nov 2014 08:36
Contato:

Re: Qual a profissão mais inútil na sua opinião?

Mensagem por Lorde » 14 Fev 2021 09:51

Humpty Dumpty escreveu:
13 Fev 2021 23:35
[rutube][/rutube]

Cara, com todo respeito, mas seu discurso é demagogia pura. É por causa disso que muita gente tá na merda. Essa "decisão pessoal" na verdade é determinada por decisões políticas de gestão estatal. Esse 'boom' universitário que se deu na época do PT foi prejudicial ao país, só ajudou os donos de grandes grupos de universidade que surgiram. É um novo jeito de mamar nas tetas do governo. Em primeiro lugar, a qualidade do ensino superior nessas universidades é PÉSSIMA. Em segundo, nem se quisessem o ensino poderia ser bom, tendo em vista que os alunos que lá chegam vem de PÉSSIMO ensino de base. O sujeito chega na universidade sem saber conjugar um verbo ou resolver uma equação de segundo grau. Ocorre que daí a uniesquina tem que passar esse sujeito de ano para não perder os incentivos e não perder o aluno, pois se houver reprovação o sujeito perde o Prouni. Uma vez eu fiz uma prova para contratar estagiário, apareceram 23 pessoas interessadas e nenhuma passou na nota de corte que estabeleci. Eu tive que escolher o menos pior porque precisava de um estagiário. Sinceramente, não acredito que alguém ali pudesse vingar na carreira jurídica. Não se tratava apenas de desleixo de estudo pra prova em questão, mas o pessoal não sabia escrever e nem abrir o código direito (sim, a prova foi com consulta ao código e todas as respostas estavam lá, bastava saber procurar). Você diz que a faculdade sempre servirá de alguma coisa, mas isso é mentira. A maioria dessas faculdade é semipresencial, dissertação é copiada e colada etc. o sujeito sai mais burro do que quando entrou.

Enfim, acabam surgindo vários profissionais de mentirinha, sem conteúdo de verdade, apenas com um diploma, que é o que conta para muitos. Mas na vida real esse diploma não servirá de porcaria nenhuma e a pessoa descobrirá isso rapidinho no mercado. No caso de cursos como direito isso só trará danos à própria pessoa, que no fim das contas é uma vítima, mas em outros casos muita gente pode ser prejudicada pela péssima formação dessa geração.

O país devia era investir massivamente em educação de base, ensino médio mesclado com cursos técnicos e iniciativas desse tipo, como há houve no passado. Se daí o sujeito quisesse partir para uma faculdade bancada do seu próprio bolso, excelente, caso contrário, fica como técnico.
Faz sentido, se um aluno de alto nível de base chega a faculdade, seja boa ou ruim, ele tem grande chance de performar bem. Se o cara já chega precário, é ilusão achar que a universidade vai conseguir desenvolver esse cara.

Eu vejo no meu trabalho, o pessoal (universitário) escreve cada email horrível, copiando um monte de gente , bate aquela vergonha alheia...

Carl
Mensagens: 1898
Registrado em: 08 Dez 2014 14:29
Contato:

Re: Qual a profissão mais inútil na sua opinião?

Mensagem por Carl » 14 Fev 2021 11:15

Entrando no tema de educação, a minha concepcao é um excelente estudo de base universal (incluindo técnico desde a escola) e faculdade cada um se vira.

Avatar do usuário
Kabeça Grande BJJ
Mensagens: 11806
Registrado em: 10 Abr 2017 12:09
Contato:

Re: Qual a profissão mais inútil na sua opinião?

Mensagem por Kabeça Grande BJJ » 14 Fev 2021 11:41

Carl escreveu:
14 Fev 2021 11:15
Entrando no tema de educação, a minha concepcao é um excelente estudo de base universal (incluindo técnico desde a escola) e faculdade cada um se vira.
De acordo
"Faz teu corre não e depende desses ladrões aí, pra ver" - Xira4e21

FROST
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 4030
Registrado em: 16 Jun 2014 05:26
Contato:

Re: Qual a profissão mais inútil na sua opinião?

Mensagem por FROST » 15 Fev 2021 12:34

Eu falo por mim. Formado em engenharia em federal, com intercâmbio fora, falo mais de dois idiomas e ainda sim foi um inferno pra achar uma vaga onde o salário é inversamente proporcional às responsabilidades e carga de trabalho.

É o que tem, não dá pra reclamar, mas espero até o final do ano que vem não estar mais morando aqui.

Avatar do usuário
Paulo J.
Mensagens: 14652
Registrado em: 09 Abr 2016 21:04
Contato:

Re: Qual a profissão mais inútil na sua opinião?

Mensagem por Paulo J. » 15 Fev 2021 16:20

JRGL escreveu:
14 Fev 2021 02:50
Tem muita faculdade ruim por aí. Logo quem deve melhorar são as faculdades.
Entendo que faculdade não é pra todos. Mas se existe um filtro pra entrar na faculdade, esse filtro deveria ser a propria faculdade. Se o cara não tem condições pra área, iria ficar pra trás, igual acontece nas universidades federais.
Tem quem defenda que o filtro pra entrar numa faculdade é o finaceiro. Cara, acho isso um absurdo, uma palhaçada. Falar pra um cara que faculdade não é pra ele porque é pobre, é um discurso aberração pra mim. Jamais vou entender isso.
Agora se existe gente sem condições pra atuar na profissão, é culpa do sistema de ensino. Nas universidades federais ocorre muito isso nos cursos de exatas. Quem não tem desempenho vai ficando pra trás, vai desistindo. Esse é o único filtro que deve existir.
Pra Melhorar nosso ensino, o trabalho é longo e praticamente impossível. Melhorar o ensino base e essas uniesquinas que tem por aí é quase que uma utopia.
Não importa se você não gosta. Dinheiro é o filtro para tudo. Demagogia do Estado não muda isso. Por isso as melhores do mundo são caras e não entra qualquer um.
Representante Oficial do Partido Comunista Conservador

NOCIVO
Mensagens: 120
Registrado em: 03 Jul 2014 14:42
Contato:

Re: Qual a profissão mais inútil na sua opinião?

Mensagem por NOCIVO » 16 Fev 2021 00:16

patola escreveu:
15 Fev 2021 16:30
Não existe correlação linear entre preço e qualidade.


As melhores do mundo oferecem muitas bolsas.
Nao existe? Voce tem ideia de quanto custa um MBA na Universidade Chicago? Um curso de graduacao em qualquer Ivy League?
Fora que, diferente do Brasil, praticamente todas Universidades de ponta do mundo recebem muito dinheiro de "doacao" da iniciativa privada e ainda assim cobram muito caro, corretamente, para os alunos que nao sao bolsistas.

Na Australia, que esta longe de ser um pais referencia mundial de Universidade, voce nao faz um MBA/Bacharelado de ponta com menos de 100 mil dolares australianos. Falar que isso eh barato e que nao existe relacao entre preco e qualidade eh brincadeira.

Em contrapartida voce encontra universidades menos privilegiadas cobrando 25, 30k em um MBA ou graduacao.

Existe e existe muita relacao entre preco/qualidade.

NOCIVO
Mensagens: 120
Registrado em: 03 Jul 2014 14:42
Contato:

Re: Qual a profissão mais inútil na sua opinião?

Mensagem por NOCIVO » 16 Fev 2021 00:30

JRGL escreveu:
14 Fev 2021 02:50
Tem muita faculdade ruim por aí. Logo quem deve melhorar são as faculdades.
Entendo que faculdade não é pra todos. Mas se existe um filtro pra entrar na faculdade, esse filtro deveria ser a propria faculdade. Se o cara não tem condições pra área, iria ficar pra trás, igual acontece nas universidades federais.
Tem quem defenda que o filtro pra entrar numa faculdade é o finaceiro. Cara, acho isso um absurdo, uma palhaçada. Falar pra um cara que faculdade não é pra ele porque é pobre, é um discurso aberração pra mim. Jamais vou entender isso.
Agora se existe gente sem condições pra atuar na profissão, é culpa do sistema de ensino. Nas universidades federais ocorre muito isso nos cursos de exatas. Quem não tem desempenho vai ficando pra trás, vai desistindo. Esse é o único filtro que deve existir.
Pra Melhorar nosso ensino, o trabalho é longo e praticamente impossível. Melhorar o ensino base e essas uniesquinas que tem por aí é quase que uma utopia.
Pq que as faculdades particulares vao melhorar? Qual eh o incentivo? Elas oferecem um servico de bosta e mesmo assim continuam crescendo, gerando lucro.

Faculdade particular nao eh ONG, nao eh Clube, eles querem e precisam gerar lucro para os acionistas e como qualquer empresa se eh possivel fazer isso com um custo X pq q eu vou aumentar o meu custo para 2X?

A unica maneira de forcar essas faculdades a melhorarem o servico seria justamente atraves da demanda que eles tem, se as pessoas tivessem a nocao de que o diploma que estao parcelando em nada vai ajudar na vida delas a procura pelas UniEsquinas cai e ai elas tem duas opcoes; ou fecham as portas ou melhoram o servico/qualidade.

Esse argumento de que retira-se o direito do pobre de ir para faculdade quando se diz que o curso superior nao eh para todos sempre cai por terra em paises que a educacao de base, publica, eh de fato bem prestada. Se todos tivessem acesso a educacao de base de qualidade tanto o pobre como o rico conseguiriam entrar em uma faculdade de ponta. Ate mesmo mantendo o atual sistema de vestibular vigente no Brasil.

O que nao se percebe eh que enquanto o sucateamento do ensino superior for mantido em prol de uma "suposta politica de igualdade social" quem vai mais se prejudicar sao justamente as camadas mais pobres da sociedade. O rico vai continuar pagando as melhores escolas para o filho, que vai ter uma preparacao muito melhor para o vestibular, que provavelmente vai conseguir o maior numero de vagas e que, caso nao consiga, vai ter condicoes de pagar por uma faculdade particular que de fato faca com que ele aprenda algo, simples assim.

Avatar do usuário
kyo_spirit
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 21817
Registrado em: 20 Fev 2015 09:11
Contato:

Re: Qual a profissão mais inútil na sua opinião?

Mensagem por kyo_spirit » 17 Fev 2021 15:41

Uhhhhhh não tinha pensado em um outro: corretor de imóveis.

Não sei se tive pouca sorte, mas até hoje só tive contato com corretor absolutamente inútil. Tenho a impressão de q era gente q não tinha opção nenhuma pra seguir carreira e acabou caindo na area. São pessoas q não conseguiriam nem vender um tênis numa loja, as vendas dos imóveis só ocorrem pq o comprador está mto afim.
Não existe trabalho ruim, o ruim é ter que trabalhar (Seu Madruga).

Avatar do usuário
AçoitaBjj
Mensagens: 2306
Registrado em: 25 Abr 2016 20:04
Contato:

Re: Qual a profissão mais inútil na sua opinião?

Mensagem por AçoitaBjj » 17 Fev 2021 17:33

kyo_spirit escreveu:
17 Fev 2021 15:41
Uhhhhhh não tinha pensado em um outro: corretor de imóveis.

Não sei se tive pouca sorte, mas até hoje só tive contato com corretor absolutamente inútil. Tenho a impressão de q era gente q não tinha opção nenhuma pra seguir carreira e acabou caindo na area. São pessoas q não conseguiriam nem vender um tênis numa loja, as vendas dos imóveis só ocorrem pq o comprador está mto afim.
Perfeito sua definição!!
Concordo. Ainda mais nos dias de hoje, que o acesso a informação e diversidade de apps para locação/venda de imóveis é bem grande. É o típico profissional preguiçoso, quando trabalhava com construção os corretores não queriam nem ter o trabalho de ler a documentação pronta do imóvel com todos os detalhes. Iam receber clientes e ficavam me perguntando tudo em cima da hora, a mesma coisa de ir para uma reunião pra vender um projeto e ficar perguntando para outro profissional oq estava escrito lá. TOMAR NO CU... Nunca conheci um corretor competente

luizmma
Admin
Admin
Mensagens: 6776
Registrado em: 03 Jul 2014 15:24
Contato:

Re: Qual a profissão mais inútil na sua opinião?

Mensagem por luizmma » 17 Fev 2021 17:39

kyo_spirit escreveu:
17 Fev 2021 15:41
Uhhhhhh não tinha pensado em um outro: corretor de imóveis.

Não sei se tive pouca sorte, mas até hoje só tive contato com corretor absolutamente inútil. Tenho a impressão de q era gente q não tinha opção nenhuma pra seguir carreira e acabou caindo na area. São pessoas q não conseguiriam nem vender um tênis numa loja, as vendas dos imóveis só ocorrem pq o comprador está mto afim.
Shaka o Dream Seller não concorda com vcs :))
Meu país demonstrou vergonha de ter minha cor
(Hã, hã)
Seus cuzão, né pra qualquer um memo não!!!

Avatar do usuário
Renan26
Apoiador
Apoiador
Mensagens: 2031
Registrado em: 23 Out 2015 22:24
Contato:

Re: Qual a profissão mais inútil na sua opinião?

Mensagem por Renan26 » 18 Fev 2021 09:56

Eu acho que na profissão CORRETOR DE IMÓVEIS o problema é o nível dos profissionais e não a profissão em si.

Pro cara que é investidor esporádico, por exemplo, ter alguém vasculhando o mercado por um negócio de ocasião pode ser interessante.

A minha experiência quando fui comprar meu primeiro imóvel (terreno) foi horrível c corretor/imobiliária, tanto que acabei c omprando pela Olx direto com proprietário. Como eu entendo o básico do assunto não tive problema nenhum na operacionalização da compra, que seria atribuição do intermediador, o que tenho reparado que a maioria não tá nem aí, só querem receber a comissão na entrada e foda-se o resto.

Acredito que é uma profissão em extinção ou que vá reduzir muito com as plataformas de venda online nos próximos 10 anos...
Imagem

"Existem três jeitos de fazer as coisas: o jeito certo, o jeito errado, e o meu jeito, que é igual ao jeito errado, só que mais rápido."

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Djair Ferreira, Hags, Humpty Dumpty, Tubarao Floripa e 279 visitantes