No geral to achando bom o documentário, desmistifica e o cara entende o que realmente foram os samurais e o papel deles na época feudal.
Também mostra como surgiu e de onde vem a imagem que o ocidente tem dos NINJAS.
Exato, lutou bem jovem pelo lado do perdedor e conseguiu fugir junto com os poucos que não foram capturados.
Musashi, aos 13 anos,se defrontou com Arima Kihei, um famoso e experiente espadachim da escola de Shinto,habilitado também na lança... Musashi lhe desferiu um golpe certeiro na cabeça e o matou brutalmente.Andy escreveu: ↑03 Mar 2021 11:19Exato, lutou bem jovem pelo lado do perdedor e conseguiu fugir junto com os poucos que não foram capturados.
A partir daí viveu como Ronin se dedicando ao aperfeiçoamento da arte da espada, desafios e após um período recluso e estudando, saiu o livro conhecido, dos 5 anéis.
Mas na época de guerra, de conquistas e dos grandes guerreiros samurais e da pacificação ele não teve nenhuma relevância, até mesmo por nem existir. Isso foi algo que eu não sabia, pelo livro dos 5 anéis achava que ele tinha tido papel fundamental nas estratégias dos conquistadores ( trio pacificador ).
Vivendo e aprendendo.
Boa dica Patola, obrigado.
Tamanho é irrelevante na arte com espadas,o que vale é sua perícia/técnica/habilidade no Kenjutsu/Kendo.
Mais fácil o Samurai pegar essa pedra e jogar na sua cara novamente
Essas coisas também me incomodam muito. Ainda botaram uns 3-4 japoneses que mal apareciam para disfarçar. Nas ciências humanas têm aquela teoria do "distanciamento" para análise das coisas. Discordo profundamente. Pra mim a visão do "outro", do "estrangeiro", que olha de fora, vai ser sempre incompleta e empobrecida. Vai sempre faltar aquele entendimento mais profundo que só quem tem o "espírito do povo" vai compreender. Ainda mais esse bando de anglo hipócrita que toma todos pela sua própria sordidez pra analisar.JackmAtAll escreveu: ↑01 Mar 2021 10:50Vi mais pela diversão porque é feito por um diretor canadenese e com historiadores ocidentais na maioria comentando.
Seria o equivalente a alemanha fazendo uma serie sobre o carnaval do brasil.
Kendoistas eram extremamente respeitados no Japao. Nishiyama, um dos grandes da historia do Karate, havia comecado seus treinos marciais com Kendo aos 5 anos, por influencia do seu pai, visto na epoca como Samurai (de familia) e mestre em kendo.Blue Ocean escreveu: ↑12 Mar 2021 14:17Meu avô foi guarda imperial (verificava-se a retidão no comportamento da linhagem para esse cargo), e a arte do kendô o acompanhou enquanto tinha forças. Lembro da época em que ia visitar a casa de minha avó, quando o via acordar bem cedo e treinar com um bastão, já com mais de 80 anos.
Na época da Segunda Guerra, quando já estava aqui no Brasil, houve um movimento de negacionistas (sempre existiram kkk) da colônia, que criaram um movimento chamado Shindo Rinmei, (tem um livro, Corações Sujos, de Fernando Morais) que espalhavam o terror querendo propagar que o Japão não havia perdido a guerra. Os esclarecidos eram caçados, às x tinham as portas de suas casas marcadas, como sinal de que seriam alvos de atentados. O que de fato ocorreu.
Meu avô sempre acompanhava as notícias, e sabia da rendição.
Tem uma história de que haviam ido alguns atrás dele num bar, e ele tava com o cachaça na cabeça. Mesmo assim, pelo treinamento militar e de judô, derrubou todos e mandou caçarem coquinho.
Minha avó morria de medo de retaliação ou emboscada, mas nunca mais ninguém foi mexer com ele.
Objetos e livros tiveram que ser enterrados ou queimados na época da guerra e foram perdidos, mas pelo menos encontramos umas medalhas q ganhou do Imperador Hiroito, Era Showa.
Enfim, só coloquei aqui porque há quem tenha interesse em um pouco da cultura de artes marciais e de guerras.
Tem um livro que pedimos a tradução, e tem um capítulos interessantes que quero saber sobre o que se refere:
meu "kiai jutsu" (técnica de energia)
A reminiscência de um velho soldado
A rou pa de Kendo e minha mãe
Usuários navegando neste fórum: Anom, Boca, edmor, FernandoFS, JackmAtAll, Will R e 139 visitantes