COMO È SER PROFESSOR NA ESCOLA PÙBLICA?

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
codematrixbr
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Re: COMO È SER PROFESSOR NA ESCOLA PÙBLICA?

Mensagem por codematrixbr » 04 Abr 2021 11:32

Careca do Brazzers escreveu:
03 Abr 2021 18:53
O idiota nem me respondeu, viu que foi destruído pela minha argumentação e ficou com o rabinho entre as pernas... Aqui no Brasil é assim, não deixe que a faculdade/escola atrapalhar seus estudos.

Como eu já disse, quem acredita nesse sistema de ensino tradicional está fadado ao fracasso, depois que percebi isso e comecei a jogar o verdadeiro jogo foi quando minha vida foi pra frente.
Ensina o jogo verdadeiro ai mestre, ademais concordo, estudar pra que ? Se pode vender panela nos estacionamentos de supermercado, andar em caminhonete, morar na praça, e de quebra ainda viver viajando.
Deixa os burros como eu passar 30 anos pagando apartamento de 2 quartos da MRV rs....
"Bandido solto gera perigo, bandido preso gera custo, bandido morto gera paz!"

Peixola
Admin
Admin
Contato:

Mensagem por Peixola » 04 Abr 2021 11:46

Sagramor escreveu:
03 Abr 2021 18:52

Existe muito problema estrutural na educação do país mas a queda na participação dos pais na educação dos filhos é uma falha crítica e que pouco se fala. Cai tudo no colo do profissional.
Você vê essa redução na participação dos pais em todas as classes sociais?

Eu tenho amigos professores em universidades públicas e privadas que relatam esse problema em classes mais elevadas, do tipo pais que trabalham fora o dia todo e a educação é dada pela babá. Crianças socialmente mais isoladas e sem estímulos para aprendizado e criatividade.

Careca do Brazzers
Contato:

Mensagem por Careca do Brazzers » 04 Abr 2021 12:35

codematrixbr escreveu:
04 Abr 2021 11:32
Ensina o jogo verdadeiro ai mestre, ademais concordo, estudar pra que ? Se pode vender panela nos estacionamentos de supermercado, andar em caminhonete, morar na praça, e de quebra ainda viver viajando.
Deixa os burros como eu passar 30 anos pagando apartamento de 2 quartos da MRV rs....
Blz engraçadão, a camionete q eu ando deve valer mais q seu apartamento de 2 quartos

Maestro
OSS
OSS
Contato:

Mensagem por Maestro » 04 Abr 2021 13:18

04 Abr 2021 12:35
Blz engraçadão, a camionete q eu ando deve valer mais q seu apartamento de 2 quartos

Tu pilota ela descalço mestre ?

Djair Ferreira
Contato:

Mensagem por Djair Ferreira » 04 Abr 2021 13:22

Tem uma tenda na carroceria dela ?
Se em 2018 tu votou no pt mesmo depois da maior recessão, maior escândalo de corrupção e 14 milhões de desempregados
Sim, vc é um genocida

SKYWALKER
Contato:

Mensagem por SKYWALKER » 04 Abr 2021 13:36

Mestre Careca anda de Mercedes G63
Painho nos enganou..

Sagramor
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por Sagramor » 04 Abr 2021 13:40

Peixola escreveu:
04 Abr 2021 11:46
Você vê essa redução na participação dos pais em todas as classes sociais?

Eu tenho amigos professores em universidades públicas e privadas que relatam esse problema em classes mais elevadas, do tipo pais que trabalham fora o dia todo e a educação é dada pela babá. Crianças socialmente mais isoladas e sem estímulos para aprendizado e criatividade.
Eu realmente não sei colocar isso em números, deve ter alguém estudando o tema melhor (ou pelo menos deveria). O que eu observei dos tempos em que dei aula em uma instituição federal que tinha ensino médio foram os perfis dos pais/responsáveis que compareciam e se interessavam na vida escolar do filho. Eram poucos mas, ou eram de classe média mais esclarecida (geralmente os próprios pais eram professores, psicólogos, pedagogos e afins) ou eram de famílias mais pobres mas aparentemente muitos trabalhadores (geralmente mães solteiras ou avós). A desculpa dos "pais trabalhando" nunca é válida, pelo menos não na participação escolar, porque as escolas que se preocupam com isso abrem sempre a possibilidade para que os país procurem a instituição em outros horários.

O que acompanham dos meus colegas ao redor é que os núcleos familiares hoje não se preocupam mais com a educação formal da criança como se preocupavam antes. Nas classes mais baixas existe uma descrença crescente sobre a capacidade do ensino escolar em gerar mudança de classe social e nas mais altas uma certeza de que o conhecimento, em geral, não é recompensado mais do que contatos.

Hans de Sulivan
Contato:

Mensagem por Hans de Sulivan » 04 Abr 2021 15:09

Djair Ferreira escreveu:
03 Abr 2021 19:33
Concordo
Mas parece que se perdeu o respeito por tudo
Perdeu - se o respeito por professor
Lembro que quando criança existia o magistério
Toda menina queria ser professora,
Fazer o magistério
Concordo com a primeira parte. É mt importam a questão de civilidade. Quanto a 2 parte, era mais uma questão de sociedade patriarcal. Tradicionalmente, as mulheres no Brasil só podiam ser normalistas, enfermeiras ou coisas do tipo.

Djair Ferreira
Contato:

Mensagem por Djair Ferreira » 04 Abr 2021 15:17

Hans de Sulivan escreveu:
04 Abr 2021 15:09
Concordo com a primeira parte. É mt importam a questão de civilidade. Quanto a 2 parte, era mais uma questão de sociedade patriarcal. Tradicionalmente, as mulheres no Brasil só podiam ser normalistas, enfermeiras ou coisas do tipo.
Sim tinha isso tb mestre
Mas tinha um status ser professora, diferente de ser enfermeira
Era um respeito
Minha mãe nasceu em uma roça, difícil acesso à educação
Tinha que andar todos os dias 16 km para estudar
Ela falava com um respeito de Cleide, que era sua professora
Essa mulher tinha um status na região
Tinha um corcel em uma época que poucas pessoas tinham carro
Ainda mais na zona rural
Se em 2018 tu votou no pt mesmo depois da maior recessão, maior escândalo de corrupção e 14 milhões de desempregados
Sim, vc é um genocida

Hans de Sulivan
Contato:

Mensagem por Hans de Sulivan » 04 Abr 2021 15:22

Sagramor escreveu:
04 Abr 2021 13:40

O que acompanham dos meus colegas ao redor é que os núcleos familiares hoje não se preocupam mais com a educação formal da criança como se preocupavam antes. Nas classes mais baixas existe uma descrença crescente sobre a capacidade do ensino escolar em gerar mudança de classe social e nas mais altas uma certeza de que o conhecimento, em geral, não é recompensado mais do que contatos.
Quanto à essa parte, o mais triste é o descrédito da população mais pobre em geral quanto à possibilidade do ensino formal promover mudanças social. O tempo todo os jovens pobres são bombardeados com coisas do tipo: “não adianta nada estudar, tem que trabalhar logo”; “estudar pra que se com escola pública vc não consegue nada”; “se não pagar cursinho vc não chega a lugar algum”.

Fora o tráfico que promete uma ascensão social rápida.

Quanto à ausência dos pais na formação dos filhos, o que vejo é que geralmente isso gera jovens e adultos problemáticos, desequilibrados, com desvio de caráter. Isso porque no momento em que deviam estar sendo corrigidos esses problemas os pais estavam ausentes. Muitos pais simplesmente tentam terceirizar a educação dos filhos a empregadas etc. se não derem mt sorte, a merda acontece.

Sagramor
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por Sagramor » 04 Abr 2021 17:17

Hans de Sulivan escreveu:
04 Abr 2021 15:22
Quanto à essa parte, o mais triste é o descrédito da população mais pobre em geral quanto à possibilidade do ensino formal promover mudanças social. O tempo todo os jovens pobres são bombardeados com coisas do tipo: “não adianta nada estudar, tem que trabalhar logo”; “estudar pra que se com escola pública vc não consegue nada”; “se não pagar cursinho vc não chega a lugar algum”.

Fora o tráfico que promete uma ascensão social rápida.
Esse problema se estende inclusive à classe média. A frase "não deixe a faculdade atrapalhar seus estudos", citada por um dos personagens do tópico, é um sintoma disso. Transforma-se a frustração em relação ao sistema educacional e à essa percepção de que o ensino formal não ser transformador, em uma crítica ao próprio conhecimento formal e técnico. Juntando isso ao efeito Dunning-Kruger causado pela Internet, que impede as pessoas de entenderem os limites do próprio conhecimento e, voilà, temos as condições iniciais da criação de uma parcela da população totalmente idiotizada e sem conhecimento técnico e teórico para gerar riqueza e estabelecer conhecimento para a sociedade.

O sistema se retroalimenta gerando país cada vez mais dispersos e relação à educação formal de seus filhos.

JRGL
Contato:

Mensagem por JRGL » 05 Abr 2021 10:02

Trabalhei como professor de ensino médio em escola pública por 6 anos. Sempre fui destaque na profissão, e sou bem lembrado até hoje por meus ex alunos. Com minha boa experiência, tenho pontos que acredito que melhorariam nosso ensino:
1. Enxugamento de conteúdo. Um exemplo, ensinei reações de adição, regra de markovnikov, anti-markovnikov. Será necessário mesmo chegar nesse nível pra um aluno de ensino médio? Acredito que dava pra enxugar muita coisa, ganhando tempo para trabalhar em outros assuntos e garantir um melhor aprendizado desses. Na escola pública há quem calcule bem bhaskara, mas precisa usar regra de três pra descobrir quanto são 15% de 300.
2. Acho impossível dedicar tempo e qualidade a um aluno em uma sala de aula com mais de 20 pessoas. Nas escolas que trabalhei a média era de 35 a 40 alunos em sala, mas já tive turmas de 66 pessoas. Impossível dedicar atenção, ou você faz um ensino coletivo que não é eficaz, ou você dedica atenção a um e outro é desprezado. No mundo perfeito, 15 a 20 alunos por sala devia ser o máximo.
3. O professor na escola pública é consumido pela burocracia. Diários, planos de aulas, espelho de notas e outros documentos consomem demais o tempo. Quantas vezes deixei de preparar uma boa aula para mexer com documentação? As vezes insistia e tentava fazer tudo, mas finais de semana iam embora tentando manter documentação em dia e preparando boas aulas.
Três pontos, simples, que acredito que melhorariam bastante nosso ensino. Sobre a profissão professor, respeito, mas não endeuso. E até acho que professor ganha mal por causa desse endeusamento, que torna o professor como um missionário da vida e não como um profissional. O dia que enxergarem professor como profissão e não como missão, a valorização virá.

jiuhu
Contato:

Mensagem por jiuhu » 05 Abr 2021 12:00

Não li todo o tópico e nem vi o vídeo todo. Mas trabalhei em escola pública por dois anos e o que vi de professor ruim não tá no gibi. Consigo contar nos dedos a quantidade que realmente eram bons.

O que me deixava muito puto, era professor cometer erro básico de ortografia. Já vi escreverem, por exemplo, "Cindicato" e "Poraí". Muitos não sabem diferenciar mas e mais, concordância tbm é um erro muito comum que vi cometerem.
[img]http://i.imgur.com/FSCuBRs.png[/img]

codematrixbr
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por codematrixbr » 05 Abr 2021 15:24

Vale mesmo meu amigo, quando tu tiver na minha cidade, manda um alô, caso precise tirar aquele cochilo, ou tomar aquele banho, só não pode abrir o chuveiro com a bunda, no mais, você seria bem vindo na minha casa. Abraços.
"Bandido solto gera perigo, bandido preso gera custo, bandido morto gera paz!"

Sharivan
Contato:

Mensagem por Sharivan » 06 Abr 2021 09:47

jiuhu escreveu:
05 Abr 2021 12:00
Não li todo o tópico e nem vi o vídeo todo. Mas trabalhei em escola pública por dois anos e o que vi de professor ruim não tá no gibi. Consigo contar nos dedos a quantidade que realmente eram bons.

O que me deixava muito puto, era professor cometer erro básico de ortografia. Já vi escreverem, por exemplo, "Cindicato" e "Poraí". Muitos não sabem diferenciar mas e mais, concordância tbm é um erro muito comum que vi cometerem.
Eita! Estudei em escola pública e tive alguns professores bem ruins, mas nada que chegasse a tal nível! Kkkkk!
Eis que Deus é a minha salvação; nele confiarei, e não temerei, porque o SENHOR DEUS é a minha força e o meu cântico, e se tornou a minha salvação. Isaías 12:2

Responder