Mensagem
por JRGL » 05 Abr 2021 10:02
Trabalhei como professor de ensino médio em escola pública por 6 anos. Sempre fui destaque na profissão, e sou bem lembrado até hoje por meus ex alunos. Com minha boa experiência, tenho pontos que acredito que melhorariam nosso ensino:
1. Enxugamento de conteúdo. Um exemplo, ensinei reações de adição, regra de markovnikov, anti-markovnikov. Será necessário mesmo chegar nesse nível pra um aluno de ensino médio? Acredito que dava pra enxugar muita coisa, ganhando tempo para trabalhar em outros assuntos e garantir um melhor aprendizado desses. Na escola pública há quem calcule bem bhaskara, mas precisa usar regra de três pra descobrir quanto são 15% de 300.
2. Acho impossível dedicar tempo e qualidade a um aluno em uma sala de aula com mais de 20 pessoas. Nas escolas que trabalhei a média era de 35 a 40 alunos em sala, mas já tive turmas de 66 pessoas. Impossível dedicar atenção, ou você faz um ensino coletivo que não é eficaz, ou você dedica atenção a um e outro é desprezado. No mundo perfeito, 15 a 20 alunos por sala devia ser o máximo.
3. O professor na escola pública é consumido pela burocracia. Diários, planos de aulas, espelho de notas e outros documentos consomem demais o tempo. Quantas vezes deixei de preparar uma boa aula para mexer com documentação? As vezes insistia e tentava fazer tudo, mas finais de semana iam embora tentando manter documentação em dia e preparando boas aulas.
Três pontos, simples, que acredito que melhorariam bastante nosso ensino. Sobre a profissão professor, respeito, mas não endeuso. E até acho que professor ganha mal por causa desse endeusamento, que torna o professor como um missionário da vida e não como um profissional. O dia que enxergarem professor como profissão e não como missão, a valorização virá.