A definição de classe média é muito grande. Vou dar exemplo de SP, que é onde moro. Um cara que ganha 4k e um que ganha 10k embora sejam classificados na classe C vao ter vidas extremamente diferentes. Nessa faixa aí, eu acho totalmente o contrário do que você falou. O cara que ganha 10k vai poder morar num bairro bom, perto do trabalho, e optar por nao ter carro e gastar esse dinheiro basicamente com lazer. Um cara que ganha 4k vai provavelmente morar na pqp e ou vai ter que se foder no transito ou no transporte publico. Um deles vai poder pagar suavemente faxineira 2x por mês, o outro talvez nao. Um deles vai poder sair todo fds e gastar 200 reais em um restaurante conceituado, o outro não. E por aí vai.jotaerre escreveu: ↑07 Abr 2021 14:43Agora ser classe média, aquele cara enrolado que não se vira muito bem, tem que agradecer ao acesso à saúde universal, a possibilidade de formar um filho de graça, ao fato da prestação de serviço aqui ser tão barata que nos permite contratar alguém pra limpar a casa, cortar a grama ou lavar o carro sem ser rico, etc.
Lembrando sempre que tô falando de SP, 4k é suficiente pra ter uma ótima vida em outras cidades. Mesmo assim pra certas coisas o valor do dinheiro não muda. Pra investir no fim do mês, pra comprar bens (de consumo ou imoveis) esse valor que sobra é o mesmo.
Então, alguem que esteja na parte de baixo da classe média e pense em ir pra fora, eu não condeno. É possível que mesmo ele trabalhando em um total subemprego lá fora tenha uma vida muito melhor do que aqui. Ele nao vai ter como pagar por prestação de serviço, mas talvez prefira nao correr o risco de ser assaltado depois ficar 1 ano pagando um iphone, por exemplo, ou prefira morar num lugar ruim e ir trabalhar de Camaro (como citaram aqui) ao invés de Marcopolo