É aí que tá, pra eles pode ser raça pura mas isso não faz o menor sentido, uma vez que o fenótipo é quem determinaria a qual raça você pertence, diferente dos cachorros e vacas onde a raça está no gene. No Censo de 2010 do IBGE por exemplo não se usou o termo raça e sim cor de pele, ou seja, pouco importa se você teria um pai preto e mãe branca, se sua pele for clara você pode se definir como branco e se for escura, como preto.Kozak escreveu:
Então, é isso que eu quero dizer. Por essa perspectiva, eles seriam uma "raça pura" - "raça única" nos termos que você utilizou. Mas para mim esse conceito de raça branca é muito falho, a mim não diz nada. Não vejo sentido. Se você pegar historicamente como esse conceito surgiu, faz ainda menos sentido.
Enfim, isso já é uma digressão.
Por essas e outras eu sou contra o sistema de cotas, pois primeiro: qualquer um poderia alegar ser preto porque tem um primo de 3º grau preto; e segundo: existem casos de irmãos com pele mais clara do que outros, e o fenótipo poderia ser critério pra se considerar um preto e outro branco (isso já aconteceu com irmãos gêmeos, inclusive).