Nojo e desprezo ao menos favorecido.

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
ophoda
Contato:

Re: Nojo e desprezo ao menos favorecido.

Mensagem por ophoda » 30 Jan 2015 20:33

Kozak escreveu:
Então, é isso que eu quero dizer. Por essa perspectiva, eles seriam uma "raça pura" - "raça única" nos termos que você utilizou. Mas para mim esse conceito de raça branca é muito falho, a mim não diz nada. Não vejo sentido. Se você pegar historicamente como esse conceito surgiu, faz ainda menos sentido.

Enfim, isso já é uma digressão.
É aí que tá, pra eles pode ser raça pura mas isso não faz o menor sentido, uma vez que o fenótipo é quem determinaria a qual raça você pertence, diferente dos cachorros e vacas onde a raça está no gene. No Censo de 2010 do IBGE por exemplo não se usou o termo raça e sim cor de pele, ou seja, pouco importa se você teria um pai preto e mãe branca, se sua pele for clara você pode se definir como branco e se for escura, como preto.

Por essas e outras eu sou contra o sistema de cotas, pois primeiro: qualquer um poderia alegar ser preto porque tem um primo de 3º grau preto; e segundo: existem casos de irmãos com pele mais clara do que outros, e o fenótipo poderia ser critério pra se considerar um preto e outro branco (isso já aconteceu com irmãos gêmeos, inclusive).
Vai Corinthians!!!
Go Falcons!!!

Cartel no UFC on BJJF - 36-41. Última vítima: Mr Mendes

KYO
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por KYO » 30 Jan 2015 21:44

Sagramor escreveu:Fico sem palavras quando leio absurdos como "afrocoitadismo".

Já fui vítima de racismo e posso dizer que foi uma das coisas mais humilhantes que me aconteceram na vida. Veja bem, eu sou um cara durão, engrossado em anos de JJ e boxe, nasci pobre e hoje estou terminado um mestrado (o primeiro da família). Não chorei nem quando minha avó, muito próxima a mim, faleceu. Mas no dia que o episódio aconteceu a única coisa que consegui sentir foi raiva, depois tristeza, humilhação. Seguida de vontade de chorar, quando estava sozinho.

Eu realmente acho de uma falta de respeito imensa uma pessoa que nunca passou por isso ou que está distante dessa realidade emitir pareceres sobre o "vitimismo dos negros". Vitimismo existe mesmo, e não tem cor, não te religião, não tem nada. Vai ter sempre pessoas chorando aquilo que não tem, reclamando dos sofrimentos da vida. Mas porra, por mais duro que você seja, por mais que você tenha lutado e estudado a vida toda, por mais que você seja um cara que nunca pediu nada pra ninguém e que aprendeu a ser homem na porrada, ser humilhado por uma característica besta como cor de pele acaba com qualquer um.
No meu caso foi como o ZarakiAoshi disse...

Também usava muito o termo "coitadismo" quando começou a história das cotas, e só percebi a merda quando um colega de infância me relatou um caso de racismo

Quando é com você ou pessoas próximas, é impossível não sentir empatia...

Continuo contra as cotas, mas acho que foi o argumento mais forte que ouvi... Que era para combater a ideia equivocada, que negros deveriam se sujeitar a trabalhos braçais e cargos de menor "relevância".

É o ambiente que de certa forma foi perpetuado mesmo após a abolição

Jose_
Contato:

Mensagem por Jose_ » 31 Jan 2015 01:30

Pior que racismo no Brasil é essa relação Casa Grande x Senzala que existe entre rico/poderoso e pobre/desfavorecido. Eu acho que existe racismo no Brasil, especialmente entre pessoas mais idosas, é importante isso ser debatido, mas não precisa parar todo país e criar um bolsa afro.

Não sei se é olhar seletivo,mas de modo geral existe uma violência muito grande na relação rico x pobre.

É o patrão que aproveita qualquer momento pra "comer o rabo" do empregado.
É o mendigo/menino de rua que olhado com olhar desintegrante.
É a autoridade que usa o "você sabe com quem tá falando".
É fiscal que chega querendo tapete vermelho(ou mais)

No "Blink" o Malcon Gladwell fala sobre um indicador que mede o nível de medo/respeito entre as classes(tudo isso por causa de um acidente de avião que foi causado porque o copiloto não teve coragem de falar claramente pro piloto que ele tava fazendo merda) e o Brasil é um dos países que tem isso mais alto. Um cidadão sueco médio vê um médico/juiz/deputado como uma pessoa como ele, que ele pode encontrar no metro. No Brasil(em geral) existe esse olhar de nojo de quem tá no topo(independente da raça).

E nesse ponto o texto tá bem correto. Se existe um olhar de nojo, existe outro de ódio.

robinholoureiro
Contato:

Mensagem por robinholoureiro » 31 Jan 2015 04:52

The Joker escreveu:Não sei porque as pessoas como você tem mania de achar que esse desprezo (aqui concordamos, é ridiculo) acontece com a pessoa por ser negra.

Sou branco e já sofri isso na pele algumas vezes...Quando engordo, vejo as pessoas me olhando com nojo, quando vou mal vestido a um lugar, acontece o mesmo. E não é só branco que olha com nojo não. Negro também faz isso e muito.

O negro hoje já possui mais direitos que os brancos...Os brancos não tem direito a cotas, bolsas, nem um ministério pra proteger casos de racismo que acontecem e muito.

Parem de chorar o passado de 500 anos atrás. Nenhum brasileiro hoje tem culpa disso e nada vai mudar o passado. A raça negra, tão bonita, que já nos deu Muhammad Ali, Luther King, Malcom X, Bolt, Tyson, Romario, Michael Jackson, Jordan, Jesse Owens, Oprah, Whoopi entre tantos milhares, não precisa mendigar nada.
Isso mesmo, o que a gente mais vê é um monte de branquinho pedindo dinheiro ou vendendo bala no sinal.

Hans de Sulivan
Contato:

Mensagem por Hans de Sulivan » 31 Jan 2015 05:04

robinholoureiro escreveu:
Isso mesmo, o que a gente mais vê é um monte de branquinho pedindo dinheiro ou vendendo bala no sinal.
O cara ainda usa as exceções como regras! Impressionante! :ymapplause:

robinholoureiro
Contato:

Mensagem por robinholoureiro » 31 Jan 2015 05:06

Hans de Sulivan escreveu:
O cara ainda usa as exceções como regras! Impressionante! :ymapplause:
Estava tentando ser irônico, brother!

Hans de Sulivan
Contato:

Mensagem por Hans de Sulivan » 31 Jan 2015 05:11

ophoda escreveu: A meu ver, se definir como branco, pardo ou preto tem mais a ver com fenótipo do que genótipo.
Na hora de atravessarem a rua pensando que e ladrão todo mundo sabe quem e o preto estereotipado. Na hora de revistar em blitz, na hora de fazer piada. Na hora do segurança seguir no shopping e por aí vai.

Socialmente falando, o fenotipo e que dita o racismo.

Hans de Sulivan
Contato:

Mensagem por Hans de Sulivan » 31 Jan 2015 05:13

robinholoureiro escreveu: Estava tentando ser irônico, brother!
Desculpe se não fui claro, mas me referi ao post ai de cima! Do amigo que citou mike tyson.

Esse aqui

The Joker escreveu:
Não sei porque as pessoas como você tem mania de achar que esse desprezo (aqui concordamos, é ridiculo) acontece com a pessoa por ser negra.

Sou branco e já sofri isso na pele algumas vezes...Quando engordo, vejo as pessoas me olhando com nojo, quando vou mal vestido a um lugar, acontece o mesmo. E não é só branco que olha com nojo não. Negro também faz isso e muito.

O negro hoje já possui mais direitos que os brancos...Os brancos não tem direito a cotas, bolsas, nem um ministério pra proteger casos de racismo que acontecem e muito.

Parem de chorar o passado de 500 anos atrás. Nenhum brasileiro hoje tem culpa disso e nada vai mudar o passado. A raça negra, tão bonita, que já nos deu Muhammad Ali, Luther King, Malcom X, Bolt, Tyson, Romario, Michael Jackson, Jordan, Jesse Owens, Oprah, Whoopi entre tantos milhares, não precisa mendigar nada.

robinholoureiro
Contato:

Mensagem por robinholoureiro » 31 Jan 2015 05:50

O gordo pode emagrecer, o mal vestido pode passar a se vestir bem. E o negro?

minhoca
Contato:

Mensagem por minhoca » 31 Jan 2015 06:07

The Joker escreveu:Quatro Perguntas pra todos que dizem que quem discorda do texto é leite com pera.
1- O que acham da cota de negros ?

Eu acho injusto, pois o critério para cotas deveria ser social e não por causa da cor.

2- Vocês a utilizam ? O que acham de um branco tirar uma nota maior que a de um negro, e o negro passar por causa de cotas ?

Eu acho injusto que uma pessoa melhor preparada seja prejudicada por uma falha social.

3- O que vocês acham de criarem um ministério para defender o direito do branco que sofrer racismo ?

4- Se você está em uma rua escura, conhecida por ter muitos assaltos, as 00 horas...E em um lado da calçada, passa um negro sem camisa de chinelo com andar estranho e cara de drogado...No outro lado, está um branco sem camisa de chinelo com andar estranho e cara de drogado...Vocês vão ter que passar pelo lado de um dos dois...De que lado vocês passariam ? Decidiram isso por causa da cor ?

Sinceramente andaria no meio da rua, pois eu acharia que esses dois supostos drogados estariam agindo juntos.

minhoca
Contato:

Mensagem por minhoca » 31 Jan 2015 06:09

robinholoureiro escreveu:O gordo pode emagrecer, o mal vestido pode passar a se vestir bem. E o negro?
Michael Jackson uhahuauah vira rico???? todo mundo gosta dinheiro, principalmente mulher loira

minhoca
Contato:

Mensagem por minhoca » 31 Jan 2015 06:16

Jose_ escreveu:Pior que racismo no Brasil é essa relação Casa Grande x Senzala que existe entre rico/poderoso e pobre/desfavorecido. Eu acho que existe racismo no Brasil, especialmente entre pessoas mais idosas, é importante isso ser debatido, mas não precisa parar todo país e criar um bolsa afro.

Não sei se é olhar seletivo,mas de modo geral existe uma violência muito grande na relação rico x pobre.

No "Blink" o Malcon Gladwell fala sobre um indicador que mede o nível de medo/respeito entre as classes(tudo isso por causa de um acidente de avião que foi causado porque o copiloto não teve coragem de falar claramente pro piloto que ele tava fazendo merda) e o Brasil é um dos países que tem isso mais alto. Um cidadão sueco médio vê um médico/juiz/deputado como uma pessoa como ele, que ele pode encontrar no metro. No Brasil(em geral) existe esse olhar de nojo de quem tá no topo(independente da raça).

E nesse ponto o texto tá bem correto. Se existe um olhar de nojo, existe outro de ódio.
Concordo com você cara, na nossa sociedade é a diferença que importa, se você é médico, advogado e juiz você está num patamar acima das outras profissões.

kkkkk quanto a sua frase do olhar de nojo é foda quando eu era adolescente o meu nariz era torto, pois eu havia quebrado o nariz jogando basquete e lembro do olhar de nojo das minas e da galera tirando sarro me chamando de torto eheehhe é foda isso na época se eu pudesse enfiava porrada em todo mundo heheheheh

cardonelli
Contato:

Mensagem por cardonelli » 31 Jan 2015 06:48

robinholoureiro escreveu:O gordo pode emagrecer, o mal vestido pode passar a se vestir bem. E o negro?
o negro tem que ter orgulho de ser negro, foda-se o que os outros pensam..

e o negro tem as mesmas chances que qualquer um de evoluir profissionalmente e pessoalmente.
America needs Trump.
The World needs Mr. Trump.
Give peace a chance. "THE GREAT WHITE HOPE" :2handed:

FROST
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por FROST » 31 Jan 2015 07:34

The Joker escreveu:Quatro Perguntas pra todos que dizem que quem discorda do texto é leite com pera.

1- O que acham da cota de negros ?
2- Vocês a utilizam ? O que acham de um branco tirar uma nota maior que a de um negro, e o negro passar por causa de cotas ?
3- O que vocês acham de criarem um ministério para defender o direito do branco que sofrer racismo ?
4- Se você está em uma rua escura, conhecida por ter muitos assaltos, as 00 horas...E em um lado da calçada, passa um negro sem camisa de chinelo com andar estranho e cara de drogado...No outro lado, está um branco sem camisa de chinelo com andar estranho e cara de drogado...Vocês vão ter que passar pelo lado de um dos dois...De que lado vocês passariam ? Decidiram isso por causa da cor ?

Se me permite responder tmb...

1 - totalmente contra
2 - sou pardo(bem mais pra preto do que pra branco, jamais utilizaria, se em 2012 tivesse usado cotas hj poderia estar na academia de oficiais da PM do PR)
3 - não tem que ter ministério nem pra branco e nem pra preto.
4 - continuo no mesmo lado que estou.

Flaalmendra
Contato:

Mensagem por Flaalmendra » 31 Jan 2015 08:13

Nao Li tudo.
Mas eu fico pensativo: um dos caras mais preconceituosos que vi foi o Mano Brown, em uma entrevista q nao lembro qual.

E chamar as pessoas de "leite com pera" nao e uma forma de preconceito???

Falam muito do preconceito de negros, que ha e historicamente e o mais conhecido. Mas preconceito sempre vai haver quando algo saia do q a sociedade chama de "normalidade". Tenho um amigo que tem laboliborino era impressionante com as pessoas faziam cara de nojo para ele. Outro tinha uma mancha em metade da cara e esse nem saia de casa.

Aqui no forum mesmo tem negros e pobres q falam das pessoas da classe media com maior desprezo. O problema do ser humano e sofrer algo reclamar e responder na mesma moeda cheio da razao!

Responder