Recomeçando do "zero"

Assuntos gerais que não se enquadrem nos fóruns oficiais serão discutidos aqui.
SUICIDAL
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Re: Recomeçando do "zero"

Mensagem por SUICIDAL » 06 Jul 2021 21:23

thiagobjj escreveu:
06 Jul 2021 19:23
Trabalhei 17 anos com infraestrutura e redes. Era um cara sangue no olho, tirava certificaçao e estudava bagaraio.
Fiquei os ultimos 9 anos em uma empresa que foi uma péssima escolha pra mim. Era uma empresa digamos "familiar", uma empresa grande, mas que se comportava como uma empresa familiar. As vezes beirava uma repartição publica, com funcionario com o pé em cima da mesa nem aí pra nada.
Estava ganhando um ÓTIMO salário mas a empresa fechou. Fui mandado embora em março e apesar de ter pegado um bom acerto, estou tendo MUITA dificuldade em me recolocar. Me sinto um bosta, pois preciso dar dignidade pra minha mae q nao é aposentada, nao tem renda e depende de mim. Além disso moramos de aluguel, tá foda.

Tudo isso aconteceu somente pq eu entrei na vibe da empresa e me acomodei. Fiz apenas uma pós e nada mais, e na hora que fui bater na porta do mercado de trabalho tomei no cú.

O que eu consegui fazer foi estudar uma coisa nova dentro de TI, desde janeiro eu estava num grupo de estudos entre amigos sobre ASP.NET. Um colega mto mto gente boa passou a me dar aulas (eu e mais 3 pessoas) gratuitamente duas vezes por semana.
Em junho comecei um curso de dev de 3 meses caríssimo em uma boa faculdade de sp e to apostando todas as fichas.

É praticamente um recomeço do "zero" já que eu nunca havia programado nada mais do que coisas simples de HTML e css..

Caso eu suma, é porque nao deu certo e virei mendigo.

Em todo caso, boa sorte pra nós.

Aloha!
Vai falando aqui, sempre leio que faltam programadores no mercado. Como você vem se saindo?
Amanheceu mais uma vez, é hora de acordar para vencer!!!

Hardaway
Contato:

Mensagem por Hardaway » 06 Jul 2021 22:18

Do jeito que anda a coisa jamais abriria meu próprio negócio

Muito melhor ser empregado e largar a pressão no colo do patrão

Metal
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por Metal » 06 Jul 2021 22:20

Acho qe tudo depende. Aqui em uma cidade minúscula abriram uma pizzaria delivery only no MEIO da pandemia (Jul/2020) e o negócio tá bombando. Boa sorte anyway, man!!
Who dares wins.

Tony Fla
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por Tony Fla » 07 Jul 2021 02:00

Já deu certo! 🙏🏾👊🏾
Octacampeão Brasileiro

Campeão do Bolão Pé na Cova 2024! 🏆

o homem na estrada
Contato:

Mensagem por o homem na estrada » 07 Jul 2021 02:44

thiagobjj escreveu:
06 Jul 2021 19:23
É praticamente um recomeço do "zero" já que eu nunca havia programado nada mais do que coisas simples de HTML e css..
HTML e CSS não são linguagens de programação
Eu era do ASP clássico até ser abandonado, depois migrei pro PHP e a curva de aprendizado foi bem suave

Está programando em .NET só?
Nesse caso certificados são muito bem vindos

Baden
Contato:

Mensagem por Baden » 07 Jul 2021 05:27

Desejo toda sorte do mundo brow

Nao sei se posso ajudar em algo, mas estamos ae

Qual o ramo?

Que local?
Um homem é rico na proporção do número de coisas de que ele é capaz de abrir mão - Henry David Thoreau

Rust never sleeps (Neil Young)

Dar golpe em democracia pra atingir um suposto inimigo é o mesmo que chutar com toda força a própria bunda - Baden

Nicuri
Contato:

Mensagem por Nicuri » 07 Jul 2021 08:07

Abri minha empresa faz 9 anos.
Trabalhei feito um camelo, ganho menos, tenho mais dor de cabeça, mais sou mais feliz. Vai entender.
A sensação de liberdade de ter meu próprio negócio é sem igual.

Boa sorte.
O Brasil precisa de mais pessoas como vc.
Eu sou eu, Nicuri é o diabo.

thiagobjj
Contato:

Mensagem por thiagobjj » 07 Jul 2021 08:50

SUICIDAL escreveu:
06 Jul 2021 21:23
Vai falando aqui, sempre leio que faltam programadores no mercado. Como você vem se saindo?
A respeito de trampo eu ainda nao comecei a ir efetivamente atrás, pois quero estar bem seguro para pegar uma vaga bacana e entregando o trabalho legal manja?
Estou fazendo um bico com um amigo, onde estamos ajustando um sistema de um cara dos states. Ou seja, já estou ganhando dinheiro com dev mesmo q nao com vinculo formal. Não paga todas as minhas contas mas é uma baita ajuda enquanto estou estudando.

Cara, realmente parece existir uma superabundancia de vagas. Ainda nao direcionei meu linkedIn para esse tipo de vaga, porém só por incluir algumas palavras chave do q eu já apendi, tipo conhecimento em logica de programação e github, aumentaram as visitas no meu perfil em sei lá, uns 30%

Mas é necessário cuidado, a gente ouve falar q tal area tá bombando, vc se prepara e qdo chega para o mercado vc está pegando já o fim do hype. Foi assim comigo na area de redes, tirei o ccna, o ccnp mas qdo tirei o ccnp o mercado já estava meio que "pouco se fodendo para certificações cisco", e antes era um puta diferencial.

Acredito que em qualquer area devemos ter cuidado, senão acabamos abrindo uma "paleteria mexicana" achando q estamos sendo gênios e não conseguimos diferenciar só pq a paleteria está travestida com um escritorio, uma cadeira e um notebook.
Imagem

"Brasil Acima de tudo, Lúcifer acima de todos!!!"

TocToc
Contato:

Mensagem por TocToc » 07 Jul 2021 09:31

Brutus escreveu:
07 Jul 2021 09:22
kkkkkkkkkkk nem me lembre daquele grupo de doentes, mestre, isso não faz mais parte da minha vida, hoje eu encontrei Jesus, mas até hoje ainda sou associado àquele grupo :)) :))

Então, eu trabalhava no departamento de Marketing, agora eu abri uma agência para atender os profissionais de Marketing das empresas do ramo em que eu atuava.

O negócio é promissor mas é aquilo, depende 100% de mim e meus sócios, se a gente não ficar mexendo o caldo o tempo todo, azeda o doce.
Parabéns pela iniciativa. Pelo seu relato, sua transição foi estudada e muito bem feita.

Agora, sugiro jogar o jogo do equity: construir algo com margem, escala e recorrência, de modo a depender não só do trabalho direto dos sócios conforme mencionado acima. Pra isso talvez seja importante treinar uma equipe apta a entregar resultados e de acordo com o crescimento da empresa, investir cada vez mais tempo na inteligência/visão do negócio e menos tempo no operacional.

Enfim, com bastante calma e alguns testes, pode dar muito bom.

SKYWALKER
Contato:

Mensagem por SKYWALKER » 07 Jul 2021 09:32

Philly Shell escreveu:
07 Jul 2021 08:48
Boa sorte, mestre Brutus.

Lembro quando o senhor perdeu um documento importante da empresa e ficou naquele grupo de doentes desesperado hahaha.

Brincadeira. A galera ficou bem preocupada contigo. Até o mestre Catoio ofereceu ajuda.

Se não me engano, o senhor trabalhava com publicidade. O negócio é no mesmo ramo?

Que Deus te abençoe!
Documento esse que um travesti roubou do mestre durante um encontro e colocou na bolsa?
Painho nos enganou..

Puime
Aprendiz
Aprendiz
Contato:

Mensagem por Puime » 07 Jul 2021 10:07

Brutus escreveu:
07 Jul 2021 09:29
fala mestrão, é uma agência de projetos, mas também uma agência de publicidade. Eu vou cuidar dos projetos, o outro sócio é diretor de arte e vai cuidar da parte de publicidde, e o outro sócio é o programador (gênio) q faz as nossas ideias virarem realidade.

A ideia é trabalhar 100% remoto. Contratamos uma funcionária para atendimento ao cliente, mas o restante da equipe por enquanto é tudo terceirizado, então de acordo com os projetos que a gente for pegando, vamos fazendo contratos pontuais com as pessoas q vão nos ajudar em cada projeto.

Vc é da área de criação? Se manjar dessa parte, ou de 3D, ou de programação avançada (pra montar software, app, etc.), manda uma MP q a gente conversa, estamos montando justamente a carteira de profissionais que iremos contratar pontualmente para cada projeto. Como falei, inicialmente vamos trabalhar com profissionais terceiros para essas áreas, mas com o passar do tempo, se a empresa for crescendo, inevitavelmente vamos precisar contratar algumas pessoas como CLT.
Parabéns mestre. Vai ter que segurar na compra das guitarras por enquanto!

My two cents about it...

Larguei a CLT no final de 2017, trabalhando muito e ganhando proporcionalmente pouco pelo que trabalhava. Passei o primeiro ano construindo carteira. Ganhei menos que ganhava antes, mas trabalhava bem menos e não tinha chefe pau no cu. Segundo ano estabilizado, já tava melhor que antes, pensando em expandir e contratar, daí entrou a pandemia.

Reinventei o modelo de trabalho, migrei pra online e investi em mídias e tecnologia e hoje tenho uma demanda (e ganho) 3x maior que ano passado e trabalhando menos do que trabalhava CLT (e do meu jeito). E a tendência é crescer ainda mais. Comecei sozinho e já tenho mais 4 pessoas trabalhando comigo agora.

Após 3 anos e meio:

Prós - Flexibilidade, não ter chefe, financeiro (no meu caso), liberdade pra fazer as coisas do seu jeito (e assumir a bronca), trabalhar de qualquer lugar (online no meu caso).

Contras - esquece férias. No máximo uma ou duas semanas no ano, e olhe lá, pelo menos no começo. Muito mais responsabilidade (taxa, documentos, imposto), instabilidade sasonal, ter que correr atrás de clientes.

Duas coisas muito importantes:

1 - Se reinventar e trazer novidades sempre. Principalmente quando tiver bem. Esperar ficar mal pra pensar em como melhorar a maioria das vezes dá ruim.

2 - Foco: muitas vezes vc vai ter que cuidar de várias coisas ao mesmo tempo, e isso vai ser um desafio foda. Mas manda bala que vale a pena.

Boa sorte!!

Anônimo
Contato:

Mensagem por Anônimo » 07 Jul 2021 10:51

Admiro quem quer empreender no Brasil. Esse país, para quem busca fazer tudo 100% dentro da lei, é muito complicado. Eu sempre tive um lado empreendedor desde moleque. Eu me virava dando aula particular, aos 19 anos, comprei uma filmadora VHS e aquilo me sustentou durante toda a graduação. Naquela época, a telefonia celular ainda não existia e eu não tinha telefone fixo. Mais tarde, morando perto da fronteira, vendia uns perfumes e eletrônicos. Dava para complementar bem a renda, mas sempre pensava que se fosse fazer isso legalmente, seria quase impossível trabalhar.

Aos 34 anos comecei no serviço público, algo que sempre relutei. Confesso que a estabilidade financeira é algo que ajuda a planejar a vida, mas psicologicamente, trabalhar em algo que vc não curte causa danos psicológicos. Sou dinheirista, por isso sempre abortei qualquer possibilidade de sair fora. Até vi uns concursos para fazer algo mais interessante, mas ou pagavam menos ou me obrigariam a ir para Brasília, e acho que a frustração seria mantida. Então veio a pandemia hoje posso trabalhar dentro de casa. Percebi que meu trabalho não é tão ruim assim. Sou eu que não tenho paciência para encarar quase 2 horas de engarrafamento e passar o dia inteiro sentado e fazendo tarefas repetitivas. Com família, grandes mudanças exigem planejamento. Eu hoje não teria coragem, mas quando era novo, sempre tive muitas ideias.
Editado pela última vez por Anônimo em 07 Jul 2021 11:31, em um total de 1 vez.

El Cid
Contato:

Mensagem por El Cid » 07 Jul 2021 11:06

Brutus escreveu:
06 Jul 2021 17:02
Pessoal, essa semana aconteceu uma grande mudança na minha vida e gostaria de compartilhar com vcs. Pode ser que inspire outros que estejam pensando em fazer o mesmo.

Depois de 8 anos trabalhando na mesma empresa, com um cargo bom, estabilidade financeira, plano de saúde para minhas filhas, fora vários outros benefícios, pedi para sair da empresa para abrir meu próprio negócio. Em plena pandemia, com a economia na merda.

Só o tempo vai dizer se foi a decisão correta. Consegui um bom acordo, me pediram para treinar as 2 pessoas que contrataram para o meu lugar, e em troca eles me demitiram. Esse processo durou 2 meses, mas foi vantajoso pois vou conseguir sacar o FGTS acumulado em 8 anos, fora que vou receber uma multa rescisória, etc.

Na sexta a demissão se concretizou e tá caindo a ficha. Claro que não fiz nada de louco, estruturei bem a empresa, já havia iniciado no ano passado, com meus 2 sócios mais à frente e eu nos bastidores, e começamos pegando pequenos jobs, mas em março desse ano fechamos um contrato bom o suficiente que me permitiu pedir as contas da empresa.

Agora não vou mais receber o prato quentinho em casa e vou ter que sair pra caçar minha comida. As possibilidades são ótimas mas sempre existe o risco.

Alguém mais aqui já abandonou o trabalho para virar empreendedor?? Deu certo?? Estou com aquele frio na barriga, mas ao mesmo tempo com sangue nos olhos pq agora o céu é o limite!
boa sorte, mestre. vc tem bolas de aço (no sentido de coragem =)) )
Que Dels perdoe essas pessoas ruins, porque o Bjjforum não perdoa.

xira4i21
Contato:

Mensagem por xira4i21 » 08 Jul 2021 10:56

Brutus escreveu:
07 Jul 2021 09:22
kkkkkkkkkkk nem me lembre daquele grupo de doentes, mestre, isso não faz mais parte da minha vida, hoje eu encontrei Jesus, mas até hoje ainda sou associado àquele grupo :)) :))

Então, eu trabalhava no departamento de Marketing, agora eu abri uma agência para atender os profissionais de Marketing das empresas do ramo em que eu atuava.

O negócio é promissor mas é aquilo, depende 100% de mim e meus sócios, se a gente não ficar mexendo o caldo o tempo todo, azeda o doce.
boa escolha mano !!
sigo um mano que tem um capital,e agora ta trabalhando com isso,marketing,e vejo que ta dando certo !
vejo ele postando no insta direto e vejo que ta melhorando de vida $
foco e correria que ja deu certo ! boa sorte

Kabeça Grande BJJ
Contato:

Mensagem por Kabeça Grande BJJ » 08 Jul 2021 12:03

Brutus escreveu:
07 Jul 2021 09:29
fala mestrão, é uma agência de projetos, mas também uma agência de publicidade. Eu vou cuidar dos projetos, o outro sócio é diretor de arte e vai cuidar da parte de publicidde, e o outro sócio é o programador (gênio) q faz as nossas ideias virarem realidade.

A ideia é trabalhar 100% remoto. Contratamos uma funcionária para atendimento ao cliente, mas o restante da equipe por enquanto é tudo terceirizado, então de acordo com os projetos que a gente for pegando, vamos fazendo contratos pontuais com as pessoas q vão nos ajudar em cada projeto.

Vc é da área de criação? Se manjar dessa parte, ou de 3D, ou de programação avançada (pra montar software, app, etc.), manda uma MP q a gente conversa, estamos montando justamente a carteira de profissionais que iremos contratar pontualmente para cada projeto. Como falei, inicialmente vamos trabalhar com profissionais terceiros para essas áreas, mas com o passar do tempo, se a empresa for crescendo, inevitavelmente vamos precisar contratar algumas pessoas como CLT.
Que da hora.
Pra completar essa carteira se precisar de gestor de anúncios, tráfego com face ads e Google ads, me chama. Tanto criação de estratégia, como otimização de campanha e análise de métricas tamo aí!
"Faz teu corre não e depende desses ladrões aí, pra ver" - Xira4e21

Responder