Eu tbm penso que incentivo ao esporte tem que ser em esturura de base, incluindo desenvolvimento de cidadania, educação financeira e empreeendedorismo.Specter escreveu: ↑08 Ago 2021 16:12Esporte tem um aspecto “cruel” q deve ser observado. Em minhas palavras: “limbo esportivo”. É quando o atleta tem um nível muito superior ao amador, mas não suficiente para ser profissional, ou um bom profissional, aí a pessoa gasta boa parte da sua juventude investindo em um esporte q não o sustentará financeiramente. As pessoas acabam se iludindo pelos elogios a sua performance, e demoram a aceitar q talvez não consigam se sustentar. A carreira de um atleta é curta demais, até para aqueles q conseguem ganhar uma grana. Por essa razão vejo tantos ex-atletas passando dificuldade, mas com a sala cheia de troféu de medalhas
Tenho pessoas próximas, q com quase 40 anos, ainda “treinam” e levam o esporte amador a sério, em detrimento da família. “Amigos” ficam incentivando essa bobagem ainda por cima.
Nunca li estudos a respeito, mas por dedução, acredito q em países pobres esses casos são ainda mais comuns.
Por essa razão, acredito q o incentivo ao esporte deva ser intrinsecamente ligado a educação, para capacitar o ex-atleta a se sustentar no futuro.
Com essa base acima, o atleta que se destacar vai precisar menos de apoio na hora do alto desempenho pra valer. E o que não se destacar tem capacidade de ter uma vida digna e saudável, pois praticou esporte e foi desenvolvido a infância e a juventude toda.
Mas o problema é que governo e iniciativa privada a grosso modo querem aparecer e investir apenas no atleta pronto, medalhista e cheio de seguidores.
Enfim, prioridade tinha que ser formar cidadão melhor e saudável. As consequências seriam ótimas.