codematrixbr escreveu: ↑10 Ago 2021 01:00
Rapaz, acho o modelo russo muito semelhante ao americano heim, ademais, eles tem uma estrutura muito boa no quesito educação, escolas de nível médio publicas não é essa zoeira que as br não, alias aqui no brasil tem umas escolas particulares que vou te contar, não sei nem como alguem chama aquilo de escola, me espanta quando vejo nego no br querendo falar sobre a educação russa, e só pesquisar. segue um trecho de uma entrevista de alguns profissionais do esporte que estudaram na russia — "Essa planificação é o “ouro” deles — corrobora Tiaraju Orsi, gaúcho de Vacaria que faz doutorado em modelos de treinamento de kickboxing na Scolipe. — Eles avaliam a aptidão do atleta já na infância e alguns vão para escolas especiais, que chamam de “reserva olímpica”. Com isso, sabem tudo que a criança fez e tudo que ela treinou desde cedo. Isso rende um material farto para pesquisa acadêmica."
fonte:
https://oglobo.globo.com/esportes/saiba ... a-22617745
Não consegui ler a matéria, mas eu tive um treinador que foi atleta na União Soviética e ele me falou um pouco sobre essa época. Ele disse que já na escola eram feitos testes e seleções, todas as crianças queriam ser atletas para terem uma vida melhor, viajar e tbm pq não tinha porra nenhuma pra fazer, um frio do kct, tudo longe e a vida era bebida e treino. Só que as instalações eram tops e não faltava equipamento, era tudo do bom e do melhor.
Outro treinador já foi em Cuba várias vezes e lá o sistema era parecido, desde cedo testes e acompanhamento, se a criança não evoluisse era tirada do programa e todos querem ser atletas. Apesar de faltar estrutura, os técnicos sempre foram tops, gente com doutorado que estudou e foi treinado para ser técnico.
Aqui no Brasil não funcionaria, acho que o modelo americano impulsionado por incentivos seria o ideal, se a tv e patrocinadores chegassem junto, mesmo que transmitindo num domingo de manhã, a coisa poderia dar certo.