Tá ai um dos motivos do pq o Brasil nunca será uma potencia tecnológica
Re: Tá ai um dos motivos do pq o Brasil nunca será uma potencia tecnológica
Pô, tem gente que perdeu completamente o cerne da questão. Claro que ser juiz "não é ruim", mas o garoto, aparentemente, tem potencial para "muito mais", e numa área muito mais produtiva, carente e restrita. Isso porque "qualquer um pode ser um juiz". E, de fato, toda vez que precisar, e novas vagas forem criadas, alguém vai estar lá para preencher. Claro que um completo boçal como juiz não é bom para ninguém, mas o certame já dá conta disso. Alguns ignóbeis passam, mas não em número estatisticamente relevante - antes, mais, porque tinha mais corrupção nos concursos. Outrossim, no final das contas, um juiz honesto faz mais bem do que um juiz genial. E inteligência e honestidade nunca foram sinônimos.
Não dá para fazer concurso público para achar gênio da tecnologia, ou do empreendedorismo. E se o cara é nota 9 ou 10, ou até mesmo 8, vai fazer muito pouca diferença no magistério. Só para jurista mala metido a intelectual, que acha que ficar esmiuçando os meandros da Teoria Geral do Direito é a pedra filosofal para o desenvolvimento nacional. Ademais porque, no final das contas, as grandes decisões jurídicas que impactam o país e a sociedade, são tomadas por fatores políticos e sociais, não por apuro técnico jurídico. Aliás, por vezes, em detrimento do apuro técnico...
Funcionalismo precisa de grandes técnicos - infelizmente atrai um monte de chimpanzé. Pessoas normais, com inteligência mediana, dispostas a fazer seu trabalho com competência e eficiência - de "preferência", com honestidade. Alguém que domine, por estudo, a sua área de atuação. Não precisa de nenhuma mente brilhante revolucionária. Precisa mais de transpiração do que inspiração. Os diferenciados vão efetivamente "fazer diferença" no setor privado. É lá que a gente precisa de genialidade, criatividade, inovação, pensamento "fora da caixa". O cara nota 10 é o que vai fazer diferença "lá fora". Colocar esse cara para ficar "cumprindo" decisão de bandido do STF?
E não é só uma questão de mercado x funcionalismo. É a área de atuação mesmo. Quais são os maiores juristas do país? Qual foi a grande contribuição deles para a sociedade? O Direito não precisa de Bill Gates, de Bezos, de Musks, etc. Ou a solução para o país é alguma teoria milagrosa e revolucionária do direito que algum visionário precisa "descobrir"?
Por fim, é uma questão do que o indivíduo aqui valoriza como "ápice". O brasileiro médio acha que um alto cargo do funcionalismo é a glória final. Nenhum problema que o mediano pense assim. O problema é quando o diferenciado pensa da mesma forma. Para ficar na área do direito mesmo, nos EUA os caras sonham em se destacar em algum cargo público para depois encher o cu de dinheiro no mercado. Aqui o cargo público é o fim.
Com essa mentalidade, nunca vamos a lugar algum. Até porque o futuro, cada vez mais, será da tecnologia. Enquanto isso, continuamos perseguindo o sonho de que o país seja uma grande repartição pública.
Espero que o moleque, se for diferenciado mesmo, e tudo indica que é, tenha alguma epifania eventualmente. O problema é, vai encontrar que estrutura? Então talvez ele tenha alguma epifania e vá produzir no "mundo civilizado". Mas, tá tudo certo, porque o Gilmar Mendes é brilhante, e ele tá no STF. Nosso futuro está garantido e em boas mãos. Eu duvido que os EUA tenham um "justice" do quilate intelectual do sapão. Chupem.
Não dá para fazer concurso público para achar gênio da tecnologia, ou do empreendedorismo. E se o cara é nota 9 ou 10, ou até mesmo 8, vai fazer muito pouca diferença no magistério. Só para jurista mala metido a intelectual, que acha que ficar esmiuçando os meandros da Teoria Geral do Direito é a pedra filosofal para o desenvolvimento nacional. Ademais porque, no final das contas, as grandes decisões jurídicas que impactam o país e a sociedade, são tomadas por fatores políticos e sociais, não por apuro técnico jurídico. Aliás, por vezes, em detrimento do apuro técnico...
Funcionalismo precisa de grandes técnicos - infelizmente atrai um monte de chimpanzé. Pessoas normais, com inteligência mediana, dispostas a fazer seu trabalho com competência e eficiência - de "preferência", com honestidade. Alguém que domine, por estudo, a sua área de atuação. Não precisa de nenhuma mente brilhante revolucionária. Precisa mais de transpiração do que inspiração. Os diferenciados vão efetivamente "fazer diferença" no setor privado. É lá que a gente precisa de genialidade, criatividade, inovação, pensamento "fora da caixa". O cara nota 10 é o que vai fazer diferença "lá fora". Colocar esse cara para ficar "cumprindo" decisão de bandido do STF?
E não é só uma questão de mercado x funcionalismo. É a área de atuação mesmo. Quais são os maiores juristas do país? Qual foi a grande contribuição deles para a sociedade? O Direito não precisa de Bill Gates, de Bezos, de Musks, etc. Ou a solução para o país é alguma teoria milagrosa e revolucionária do direito que algum visionário precisa "descobrir"?
Por fim, é uma questão do que o indivíduo aqui valoriza como "ápice". O brasileiro médio acha que um alto cargo do funcionalismo é a glória final. Nenhum problema que o mediano pense assim. O problema é quando o diferenciado pensa da mesma forma. Para ficar na área do direito mesmo, nos EUA os caras sonham em se destacar em algum cargo público para depois encher o cu de dinheiro no mercado. Aqui o cargo público é o fim.
Com essa mentalidade, nunca vamos a lugar algum. Até porque o futuro, cada vez mais, será da tecnologia. Enquanto isso, continuamos perseguindo o sonho de que o país seja uma grande repartição pública.
Espero que o moleque, se for diferenciado mesmo, e tudo indica que é, tenha alguma epifania eventualmente. O problema é, vai encontrar que estrutura? Então talvez ele tenha alguma epifania e vá produzir no "mundo civilizado". Mas, tá tudo certo, porque o Gilmar Mendes é brilhante, e ele tá no STF. Nosso futuro está garantido e em boas mãos. Eu duvido que os EUA tenham um "justice" do quilate intelectual do sapão. Chupem.
o cara que é bom ganha dinheiro na iniciativa privada ou publica não tem essa. No caso a criança gosta de direito mas a maior parte dos medalhistas olímpicos vi pro IME e pro ITA ganhar MUITO MAIS na iniciática privada.
quando eu fazia matemática numa federal fiquei em 3 lugar no ordenamento da minha turma mas não cheguei nem perto de passar no IME.(e como tentar passar numa prova de mestrado de matemática,física e química ao mesmo tempo...)
quem passa em ultimo nesses 2 institutos de ponta é melhor que o 1 de UNICAMP,Universidade federal do RJ,SP,RS,MG Ceara etç
Pode se ganhar muito dinheiro na marinha mercante salários inicias de 5 mil e no fim de carreia chegando de 15 a 25
Um cursinho de ponta como Poliedro paga R$100 a hora pra mais. Da 15.000 mensais trabalhando 8 horas diárias.
Uma forma que a maioria das pessoas com inteligência comum mas estudiosas faz é ir pra marinha mercante(a faculdade é publcia mas se trabalha na iniciativa privada). Salários iniciais e mesmo estágios são de 4, 5 mil mensais e em final de carreira chega de 15 a 25 mil.
Só alguns exemplos que conheço.
quando eu fazia matemática numa federal fiquei em 3 lugar no ordenamento da minha turma mas não cheguei nem perto de passar no IME.(e como tentar passar numa prova de mestrado de matemática,física e química ao mesmo tempo...)
quem passa em ultimo nesses 2 institutos de ponta é melhor que o 1 de UNICAMP,Universidade federal do RJ,SP,RS,MG Ceara etç
Pode se ganhar muito dinheiro na marinha mercante salários inicias de 5 mil e no fim de carreia chegando de 15 a 25
Um cursinho de ponta como Poliedro paga R$100 a hora pra mais. Da 15.000 mensais trabalhando 8 horas diárias.
Uma forma que a maioria das pessoas com inteligência comum mas estudiosas faz é ir pra marinha mercante(a faculdade é publcia mas se trabalha na iniciativa privada). Salários iniciais e mesmo estágios são de 4, 5 mil mensais e em final de carreira chega de 15 a 25 mil.

-
- Aprendiz
- Contato:
Pior que não mestre. Da pra contar no dedo quantos promotores e juízes possuem trabalhos de relevância acadêmica. A grande maioria que produz algo se foca no mercado dos concursos e faz livros para esse público.Filipe escreveu: ↑28 Ago 2021 10:16Ah, galera... Existem grandes nomes no magistrado que são excelentes juristas, autores de importantes livros e professores universitários.
N diria que esses que se destacam possuem uma vida menos produtiva do que um tech guy que inventou um novo app de pegação ou algo do tipo.
Dificilmente, vc vera livro de juízes sendo respeitados na academia e, por conseguinte, indicados por professores.
De qualquer forma, isso não diminui em nada as enormes responsabilidades desses cargos, que também são essenciais à sociedade.
O problema é que grandes mentes de nosso país, infelizmente, quase sempre optam pelo caminho do concurso, devido aos problemas de nossa iniciativa privada. Por isso temos poucas inovações.
-
- Aprendiz
- Contato:
Com relação a iniciativa privada não é bem assim, especialmente a advocacia. Tive alguns colegas que eram bem acima da média e sonhavam em advogar, mas quando se formaram e se depararam com a realidade do mercado desistiram e foram pro mundo dos concursos.NOGI escreveu: ↑28 Ago 2021 12:27o cara que é bom ganha dinheiro na iniciativa privada ou publica não tem essa. No caso a criança gosta de direito mas a maior parte dos medalhistas olímpicos vi pro IME e pro ITA ganhar MUITO MAIS na iniciática privada.
Não roubando a água da Comarca/Fórum já tá de bom tamanho rsrs.
Agora, sério, "O brasileiro médio acha que um alto cargo do funcionalismo é a glória final.", isso é verdade para muitos, sou servidor público federal, e no órgão que trabalho, vários se acham e vivem numa bolha.
No mais, que o jovem acerte nas escolhas dele.
Agora, sério, "O brasileiro médio acha que um alto cargo do funcionalismo é a glória final.", isso é verdade para muitos, sou servidor público federal, e no órgão que trabalho, vários se acham e vivem numa bolha.
No mais, que o jovem acerte nas escolhas dele.
- Kabeça Grande BJJ
- Contato:
Mas seu comentário ilustra bem o nosso gap em tenolcogia. Vc pra defender um jurista de destaque fez um paralelo como se ter destaque na tecnologia fosse criar um noto Tinder.Filipe escreveu: ↑28 Ago 2021 10:16Ah, galera... Existem grandes nomes no magistrado que são excelentes juristas, autores de importantes livros e professores universitários.
N diria que esses que se destacam possuem uma vida menos produtiva do que um tech guy que inventou um novo app de pegação ou algo do tipo.
A gente não tem hidrovia, mesmo tendo a maior bacia fluvial do planeta. A gente não tem ferrovia, mesmo sendo um país de dimensões continentais. Não aproveitamos quase nada de energia eólica. Não investimos maciçamente em energia solar, mesmo com clima tropical e conta de luz cada vez mais cara. Não há cultura náutica, desenvolvimento turístico nosso é uma piada perto do potencial.
E o que vc enxerga como potencial de produtividade de um mini gênio desse é um app de pegação?
Compreendo que tu é galã e falou da tua realidade qd veio tecnologia à mente, mas foi um exemplo perfeito.
Imagina esse menino liderando um daqueles tópicos acima... Já mudava parte de um país. Ou todo.
"Faz teu corre não e depende desses ladrões aí, pra ver" - Xira4e21
- Kabeça Grande BJJ
- Contato:
Enfim... Ensinem os filhos de vocês a empreender. Falo sério.
"Faz teu corre não e depende desses ladrões aí, pra ver" - Xira4e21
Moleque tá certíssimo.
Sou eng civil, amo minha profissão, mas no “Afeganistão do Sul” não dá pra fazer o q ama não.... Infelizmente
Milhares de horas de estudo, e o país não me passa segurança nenhuma. Tenho uma vida bacana, não é ser azedo não, mas e quem está tomando na cabeça?
Já disse aqui: o LENDÁRIO Paul Jay já deu o papo: o estado está GIGANTE e cada vez mais faminto....
Aqui temos castas, como na Índia, vamos a elas: Médicos, servidores (cargos mais altos), empresários (“amigos do rei”) e nossos dedicados políticos
Sou eng civil, amo minha profissão, mas no “Afeganistão do Sul” não dá pra fazer o q ama não.... Infelizmente
Milhares de horas de estudo, e o país não me passa segurança nenhuma. Tenho uma vida bacana, não é ser azedo não, mas e quem está tomando na cabeça?
Já disse aqui: o LENDÁRIO Paul Jay já deu o papo: o estado está GIGANTE e cada vez mais faminto....
Aqui temos castas, como na Índia, vamos a elas: Médicos, servidores (cargos mais altos), empresários (“amigos do rei”) e nossos dedicados políticos
Editado pela última vez por Specter em 28 Ago 2021 14:15, em um total de 1 vez.
[img]https://i.imgur.com/828it48.png[/img]
- Qui-Gon Jinn
- Aprendiz
- Contato:
tem algum produto br que vcs comprariam e dariam uma chance? corta essa. troller fabricava carros excelentes, totalmente adaptados a nossa situação, e olha o que aconteceu, tem que ser pilantra, fabricando coisa duvidosa e de péssima qualidade, crescendo sobre a população leiga! vide positivo
TEAM Sagraódio
É eu abri esse tópico, mas é um tópico triste, a verdade é essa
Sem cair pra baboseiras políticas:
Esse mês, 2 pessoas deixaram escapar q não estão tendo grana pra comer carne diariamente. Vem alternando com sardinha se ovos.
Meu sobrinho queria estudar pra ser engenheiro, trabalhar comigo. Estou “empurrando” o jovem para concursos OU mergulhar em TI (ele curte a área tb) para ter condições técnicas de sair do Brasil.
Esse mês, 2 pessoas deixaram escapar q não estão tendo grana pra comer carne diariamente. Vem alternando com sardinha se ovos.
Meu sobrinho queria estudar pra ser engenheiro, trabalhar comigo. Estou “empurrando” o jovem para concursos OU mergulhar em TI (ele curte a área tb) para ter condições técnicas de sair do Brasil.
A questão não é juiz ser uma profissão desejada.
A questão é o QUÃO desejada ela é, e não só ela, mas todo o topo do funcionalismo público, em relação a todo resto.
Em 2000, 49% dos estudantes Brasileiros queriam:
Engenharia
Direito
Medicina
Em 2020, esse valor foi para 53%
O Brasil simplesmente cagou pra Mudança de cenário dos últimos 20 anos, a juventude toda seguiu na mesma direção.
38% destes, citaram empregos que podem não existir nos próximos 15 anos. Esse é o primeiro passo para que, lá na frente você vire um uber frustrado com um diploma servindo de peso de papel(nada contra, mas o meme do Engenheiro uber é real).
Ninguém nos seus 15, 16 anos, está buscando antecipar as tendências pra Suprir as demandas do mercado, e porra, são várias:
Área financeira, em 2018 0,5% dos Brasileiros Investiam na bolsa, hoje, estamos chegando a 4%.
Um cara esperto, sabendo que o teto populacional de investimento em um país desenvolvido é 55-65% já teria feito uma caralha de cursos. Porque a área é promissora, e sabemos muito bem o quão única é a oportunidade de vivenciar o crescimento exponencial que é o período de maturação da Bolsa de Valores de um país...
Isso é só um exemplo, nem entrei em TI pq aí as comparações viram covardia.
Mas não.
Tá TODO MUNDO, igual louco, desesperado por uma boquinha no concurso.
E isso não é pq eu "GOSTO DE TAL ÁREA " o povo nem sabe o que é um back-front end porra. Nem se deu a chance de gostar de qualquer coisa diferente do status quo.
Aposto o cu do Djair que esse moleque não gosta de Direito, ele gosta do Status/dinheiro/estabilidade que isso proporciona.
Essa é a merda triste, é olhar os outros caminhos e sentir que nem vale a pena.
A questão é o QUÃO desejada ela é, e não só ela, mas todo o topo do funcionalismo público, em relação a todo resto.
Em 2000, 49% dos estudantes Brasileiros queriam:
Engenharia
Direito
Medicina
Em 2020, esse valor foi para 53%
O Brasil simplesmente cagou pra Mudança de cenário dos últimos 20 anos, a juventude toda seguiu na mesma direção.
38% destes, citaram empregos que podem não existir nos próximos 15 anos. Esse é o primeiro passo para que, lá na frente você vire um uber frustrado com um diploma servindo de peso de papel(nada contra, mas o meme do Engenheiro uber é real).
Ninguém nos seus 15, 16 anos, está buscando antecipar as tendências pra Suprir as demandas do mercado, e porra, são várias:
Área financeira, em 2018 0,5% dos Brasileiros Investiam na bolsa, hoje, estamos chegando a 4%.
Um cara esperto, sabendo que o teto populacional de investimento em um país desenvolvido é 55-65% já teria feito uma caralha de cursos. Porque a área é promissora, e sabemos muito bem o quão única é a oportunidade de vivenciar o crescimento exponencial que é o período de maturação da Bolsa de Valores de um país...
Isso é só um exemplo, nem entrei em TI pq aí as comparações viram covardia.
Mas não.
Tá TODO MUNDO, igual louco, desesperado por uma boquinha no concurso.
E isso não é pq eu "GOSTO DE TAL ÁREA " o povo nem sabe o que é um back-front end porra. Nem se deu a chance de gostar de qualquer coisa diferente do status quo.
Aposto o cu do Djair que esse moleque não gosta de Direito, ele gosta do Status/dinheiro/estabilidade que isso proporciona.
Essa é a merda triste, é olhar os outros caminhos e sentir que nem vale a pena.
Editado pela última vez por Maestro em 28 Ago 2021 14:31, em um total de 1 vez.
Sem levar pro lado da política....vou colocar de 2 partidos pra tentar evitar discussões...
PT paga R$ 1,5 milhão para advogados que defendem Lula
https://oglobo.globo.com/brasil/pt-paga ... a-23078152
Campanha de Aécio gastou R$ 5,3 milhões com advogados,Valor supera em 18% despesas de Dilma Rousseff
https://www.jota.info/justica/campanha- ... s-02122014
Mesmo no direito os advogados de políticos, de multinacionais ganha milhões defendendo seus clientes.U
Rico no Brasil(em 2017) usando o critério de 1% da população....é quem ganha 70 mil mensais por cima.Funcionários que públicos que ganham 20,25 mil por mês são classe alta. Cerca de 10% da população
Claro que tem aberrações no funcionalismo publico práticos(quem estaciona navios)donos de cartórios que ganham centenas de milhares de reais por mês....

Esse lance de ajudar é bacana demais.
Época q morava com meu irmão, tinha uma senhora q trabalhava para nós. Uma época ela veio pedir ajuda para orientar a filha. Disse a ela q fizesse uma escola técnica. Pagamos um cursinho (eu e ele) e ela passou na escola técnica federal. Comprei um notebook pra ela, e a danada caiu dentro. Resultado: terminou a escola técnica (Tec mecânica), resolveu fazer uma faculdade (federal tb) e hoje está terminando arquitetura. Sensação boa do caralho...
Recomendo a todos, q tenham condições, fazer o mesmo
-
- Aprendiz
- Contato:
Um jato da Embraer, mestre. Mas acredito que só o Kratos Coach e o Cabritista estejam nesse patamar aqui no fórum.Qui-Gon Jinn escreveu: ↑28 Ago 2021 14:05tem algum produto br que vcs comprariam e dariam uma chance? corta essa. troller fabricava carros excelentes, totalmente adaptados a nossa situação, e olha o que aconteceu, tem que ser pilantra, fabricando coisa duvidosa e de péssima qualidade, crescendo sobre a população leiga! vide positivo